Honda Civic 2019, a mistura de charme e poder

Com muitas novidades, o Honda Civic Geração 10, sedã mais moderno do segmento, passa a trazer de série em todas as versões, centrais multimídia com sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Além de lindo e absolutamente renovado, o designe chegou ao extremo da beleza e até futurismo.

Carros
2 anos atrás
Honda Civic 2019, a mistura de charme e poder

Galã por excelência, o premiado sedã recebeu novos equipamentos de conforto e comodidade, tornando o modelo ainda mais completo e atraente para o consumidor que consegue parar e ficar bons tempos admirando as inovações.

Algumas das versões como a EXL, por exemplo, recebeu sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e novos acabamentos internos e retrovisores com pintura Cristal Black perolizada foram empregadas no modelo Sport.

A principal novidade, a nova central multimídia tem fácil operação e manuseio semelhante ao de um tablet, permitindo a operação intuitiva de mapas do sistema de navegação do Waze (por meio do Android Auto), além da reprodução de músicas via Bluetooth, por dispositivos portáteis, ou de serviços de streaming.

Essa central oferece a visualização da câmera de ré com três ângulos de visão e indicação de distância por cores, além de diversas possibilidades de regulagem de áudio, permitindo uma equalização adequada para cada estilo musical.

As versões EXL e Touring, por sua vez, seguem com a moderna central multimídia lançada com o modelo, que traz tela de sete polegadas sensível ao toque, navegador integrado e compatibilidade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Com isso, todas as versões do Civic passam a trazer integração com a maioria dos smartphones disponíveis no mercado, permitindo uma condução mais segura e maior conectividade para o motorista.

Preços e versões do Civic

Com mais comodidade e conforto, a Geração 10 do Civic tem versões para todos os gostos.

  • Civic 2.0 Sport MT – R$ 88.966
  • Civic 2.0 Sport CVT – R$ 95.037
  • Civic 2.0 EX – R$ 98.423
  • Civic 2.0 EXL – R$ 104.630
  • Civic 1.5 turbo Touring – R$ 124.081
  • Civic Si – R$ 159.900

O modelo EXL recebeu sensores de estacionamento frontais e traseiros, que complementam o auxílio da câmera de ré em manobras, permitindo estacionar o Civic com mais facilidade em vagas estreitas. O sistema, o mesmo adotado na versão Touring, traz indicação visual da distância na central multimídia além de alertas sonoros que avisam a aproximação de objetos nas extremidades do veículo.

Já a versão Sport recebe mudanças externas e internas que valorizam ainda mais o seu perfil jovial. Os retrovisores ganham novo acabamento, com pintura Cristal Black perolizada, que acompanha o visual da grade frontal e das rodas de liga leve com acabamento escurecido.

Na parte interna, a versão Sport passa a adotar, além da nova central multimídia, bancos com um novo acabamento de alta qualidade, com costuras em contraste – o mesmo adotado no Civic norte-americano. Os bancos trazem ainda um acabamento diferenciado na parte central, que reforça o aspecto mais jovial da versão.

As versões Sport e EX chegam com um quadro de instrumentos atualizado, com indicadores de temperatura do motor e do nível de combustível na cor vermelha.

Duas décadas de Brasil

Em 2017, o Honda Civic completou 20 anos de produção no Brasil. Neste período, o sedã médio introduziu no mercado nacional diversas inovações e tecnologias sendo um dos principais responsáveis pela construção da história e da imagem da montadora no país.

Para marcar esse momento, a Honda acrescentou um detalhe especial ao modelo. Em todas as versões atuais do Civic o consumidor irá encontrar um tapete de borracha no console central. Na parte de baixo deste, desenhos aleatórios em baixo relevo representam diferentes valores da Honda. Um destes Easter Eggs simboliza os 20 anos de produção do modelo no Brasil, e traz as cinco gerações do Civic produzidas no país.

Civic Geração 10

O Civic Geração 10 é a maior e mais extensa renovação do modelo em toda sua história, que resultou na criação de um automóvel mais sofisticado, espaçoso, seguro e tecnológico, com eficiência e desempenho.

Ele foi desenvolvido para estabelecer um novo padrão de performance dinâmica em seu segmento e para competir com sedãs sofisticados em aspectos-chave como sensação ao volante, precisão de direção, qualidade de rodagem e nível de ruído e vibração.

Também se destacam o desempenho em aceleração e frenagem, a entrega de potência de forma linear e a eficiência energética. O Civic Geração 10 foi o primeiro modelo da Honda no Brasil a introduzir a motorização turbo combinada à transmissão CVT. Todo esse desenvolvimento do modelo foi reconhecido pelas diversas premiações recebidas no Brasil e, também, no mundo.

O modelo é oferecido em três propostas: EX e EXL, com um perfil mais elegante e focado no conforto e na tecnologia; Sport, com personalidade esportiva e jovial; e Touring, com apelo superior para competir com os sedãs sofisticados.

O modelo traz duas opções de transmissão: manual de seis velocidades (Sport), e uma continuamente variável (Sport, EX, EXL e Touring), além de duas opções de motorização – 2.0 FlexOne de 155 cv, para as versões Sport, EX e EXL e 1.5 Turbo, de 173 cv para a Touring.

Em todas as propostas, o Civic já oferece um pacote completo de equipamentos onde se destacam: ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold, controle de cruzeiro e botão ECON de modo de condução econômico.

Todas as versões trazem ainda airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist), sistema de partida em aclive (HSA), sistema de vetorização de torque baseado em frenagem Agile Handling Assist (AHA), dentre outros equipamentos de segurança, conforto e comodidade.

Civic Si, a geração esportiva do sedã

A Honda Automóveis do Brasil iniciou este ano as vendas do novo Civic Si. O cupê foi criado para oferecer a mais pura experiência de pilotagem esportiva aos motoristas entusiastas. Isso é possível devido ao comportamento dinâmico e performance únicos aliado à máxima sensação de controle promovida pela transmissão manual de seis velocidades, com engates precisos e curtos.

O veículo será oferecido na versão cupê de duas portas e chega recheado de soluções voltadas para a performance, como suspensão adaptativa com dois modos de operação, direção direta com relação variável, freios, rodas e pneus focados em performance, bem como interior e design únicos, o modelo também marca a chegada da tecnologia de turbo e injeção direta para a sigla.

“O Civic Si é o primeiro Si turbo e estabelece um novo patamar em termos de agilidade e de direção precisa,” explica Issao Mizoguchi, presidente da Honda Automóveis do Brasil. “Trata-se de um modelo que já tem uma tradição no Brasil e que possui uma legião de entusiastas apaixonados pela performance e pelo design esportivo que ele entrega. Essa nova geração eleva essas qualidades à um novo patamar e é muito aguardada pelos fãs brasileiros”.
Powertrain e chassi

O sedã esportivo vem equipado com o motor 1.5 turbo de alta performance e torque, com injeção direta, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote (Dual VTC) e quatro cilindros.

Combinado com uma transmissão manual de seis velocidades – e engates curtos – esse conjunto proporciona uma nova experiência de direção, com torque abundante durante toda a faixa de rotação do motor. O motor traz potência máxima de 208 cv aos 5.700 rpm e o torque de 26,5 kgf.m aparece aos 2.100 rpm, e é mantido em 70% da faixa de rotação do motor.

Com o motor a toda prova é possível perceber que significativamente ele é mais leve que a antiga geração e traz carroceria mais rígida, incluindo componentes de chassi e de direção aprimorados.

Essas melhorias incluem a direção elétrica adaptativa de duplo pinhão com relação variável, suspensão com acerto esportivo, amortecedores adaptativos e diferencial com deslizamento limitado. O Si traz ainda discos de freio de 12,3 polegadas na dianteira e largos pneus 235/40 R18.

Em complemento aos amortecedores adaptativos, a suspensão recebeu ainda molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas, buchas sólidas na dianteira e traseira, além de braços de controle ultra rígidos na traseira, oriundos do Civic Type R.

O objetivo das mudanças é oferecer uma experiência de condução mais conectada, onde o motorista pode perceber com mais precisão todo o retorno do piso, permitindo explorar todos os limites do Si com o máximo de segurança e confiança.

Modos de condução aprimorados

De forma inédita, o Civic Si traz um aprimoramento de condução, que aumenta a dinâmica na utilização esportiva e, também, permite conforto no uso diário. Por meio da tecla Sport, localizada no console central, o condutor pode escolher entre dois ajustes de rodagem, que alteram parâmetros de suspensão, acelerador e assistência de direção.

No modo conforto, amortecedores operam de forma mais suave, a assistência da direção é aprimorada e o acelerador opera de forma menos direta, permitindo uma condução mais suave.

Com o modo Sport acionado, os amortecedores trabalham com mais carga, enquanto a resposta de acelerador fica mais direta e a direção, por sua vez, tem a sua assistência reduzida, tornando a conexão do condutor ainda mais visceral e intensa.

Esportividade de ponta a ponta

Para ampliar o conceito esportivo do Civic, os modelos Si trazem uma dianteira agressiva com grade frontal preta e largas tomadas de ar. A versão vendida no Brasil traz uma exclusividade, que é a adoção dos faróis full LED, ampliando a luminosidade e a sofisticação.

As rodas, atração do público jovem, são liga leve de 18 polegadas, com dez raios e acabamento exclusivo em dois tons. Elas caçam pneus de 235 mm, largos, de perfil baixo.

Na traseira, o cupê mantém a assinatura de design do modelo, com o elevado aerofólio traseiro e acrescenta novos elementos como a barra de LED horizontal que acompanha toda extensão da traseira e escapamento central com formato poligonal e acabamento cromado.

Por dentro, o Si reforça ainda mais o caráter esportivo e traz exclusivos e envolventes bancos dianteiros em formato de concha, com costuras vermelhas e logotipos da versão. A costura vermelha dos bancos é replicada nas portas, volante e na coifa do câmbio, com alavanca em alumínio.

Outros detalhes do interior são a iluminação vermelha do painel em TFT e dos comandos internos, os pedais em alumínio e o friso do painel de instrumentos com acabamento Dry Metal Carbon.

Conforto interno, conveniência e conectividade

O novo Civic Si traz alto conforto e equipamentos de conveniência, vindos de outras versões do Civic, que incluem:
Freio de estacionamento eletrônico
Travamento das portas por distância
Ar condicionado digital de duas zonas
Sensor de chuva

Para as necessidades modernas de conectividade, o novo Civic Si também traz um sistema multimídia de sete polegadas sensível ao toque, que controla todas as funções de áudio e é integrada aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, proporcionando uma conexão fácil do smartphone ao automóvel. O Si traz ainda sistema de áudio de 450 watts, com 10 auto-falantes.

Segurança e comercialização

O Civic Si foi desenvolvido para proporcionar alto nível de segurança em diversos cenários. Isso é possível graças a sua visibilidade ampla, direção precisa, estável e previsível, além da alta performance dos freios.

O sistema ABS, com distribuição eletrônica de frenagem, o VSA (controle de tração e estabilidade), além do exclusivo Agile Handling Assist garantem dirigibilidade máxima em diversas situações.

O Civic Si é comercializado no Brasil em versão única, cupê de duas portas, com quatro opções de cores: White Orchid Pearl, Crystal Black Pearl, Brilliant Sporty Blue Metallic e Rallye Red. O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem.

Ficha técnica do Civic Si

  • Motor em Alumínio 1.5l Turbo 16V DOHC Duplo VTC com Injeção Direta
  • Potência (Gasolina) 208cv / 5700rpm
  • Torque (Gasolina) 26.5kgfm / 2100 ~ 5000rpm
  • Escapamento Central Cromado
  • Transmissão manual com 6 marchas: Manopla do câmbio revestida em alumínio e couro*
  • Modo de Condução Esportivo (tecla Sport)
  • Sistema de Amortecimento Adaptativo
  • Tração dianteira
  • Suspensão Dianteira: MacPherson com coxins hidráulicos e barras estabilizadoras
  • Suspensão Traseira Multi-link com coxins hidráulicos e barras estabilizadoras
  • Pneus 235/40R18
  • Direção com assistência elétrica progressiva (EPS) com duplo pinhão e relação variável
  • Duas Portas Coupé
  • Rodas liga leve 18″ diamantadas com detalhes em Preto Brilhante
  • Estepe temporário T125/70R17 98M
  • Distância entre eixos (mm): 2.700
  • Comprimento (mm): 4.522
  • Altura (mm): 1.421
  • Largura (mm): 1.799
  • Peso em ordem de marcha (kg): 1.321
  • Peso bruto total (kg)\: 1.740
  • Volume porta-malas (litros): 334
  • Tanque de combustível (litros): 46,9

Pilotando Sonhos

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