Honda WR-V e HR-V, nem o céu é o limite

Com duas versões disponíveis no mercado, o Honda HR-V, diferente de outros projetos vistos no Brasil, nasceu com base no Fit e compartilha diversos componentes, incluindo a plataforma e a estrutura da carroceria.

Carros
2 anos atrás
Honda WR-V e HR-V, nem o céu é o limite

Por ser um Honda, o carro dispensa comentários e é uma ótima opção entre o HR-V e o próprio FIT. Exuberante e lindo por si e por seus detalhes, o carros vem para arrebentar no quesito limite e beleza. É simplesmente esplêndido.

Apresentado pelo primeira vez no Brasil no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 2016, a linha 2018 chega com novos preços divulgados pelo fabricante e segue sendo comercializado em apenas duas versões: EX e EXL.

O Honda WRV, desde seu lançamento, apresenta uma personalidade própria logo que se observa sua frente. O olhar é agressivo, que não faz lembrar nem o HR-V e muito menos o FIT do qual deriva.

Já na parte de trás, a substituição dos refletores nas laterais da vigia, extensão das lanternas do monovolume, deram ao crossover mais individualidade.

Internamente, o Honda WRV tem espaço generoso e boa ergonomia. O sistema multimídia chama atenção por apresentar hot spot Wi-Fi e SD Card, além de navegador GPS, câmera de ré, Bluetooth, entre outros.

O quadro de instrumentos é bem completo e tem luzes indicadoras de eficiência e econômetro.
A nova linha tem padronagem de tecido com um material navalhado em tonalidade laranja ou prata, ambas mescladas com a cor preta.

Os materiais são mais resistentes. Completo, o volante é revestido em couro, tendo inclusive comandos de computador de bordo, mídia, telefonia e piloto automático.

Com semelhanças ao Honda Fit, a motorização do WR-V também será o mesmo, um motor 1.5 i-VTEC Flexone com 116 cv de potência. O mesmo ocorre com a transmissão com câmbio CVT e conversor de torque.

Preços e versões do Honda WR-V

O Honda WR-V 2018 tem preços elevados, posicionando-se na faixa dos R$ 80 mil, considerado alto para os padrões do carro embora não deixe nada a desejar em sua lista de equipamentos, mesmo na versão de entrada.

Honda WR-V 2018 2019 – EX – R$ 80.200,00
Honda WR-V 2018 2019 – EXL – R$ 84.200,00

Motor e desempenho do crossover

Para quem busca desempenho e velocidade, o Honda tem motor 1.5 i-VTEC da atual gama de motores da marca. Contudo, mantém o sistema de injeção indireta de combustível. Com quatro cilindros em linha, ele possui a tecnologia VTEC com comando único no cabeçote, que permite abertura e fechamento das válvulas de acordo com o desempenho do propulsor.

O propulsor do Honda trabalha com a tecnologia FlexOne, que consiste em pré-aquecimento do combustível em partidas a frio, retirando assim o tanque de gasolina do cofre do motor, que até pouco tem era usado e ainda exigia um bocal separado para abastecimento.

Embora seja um 16V com alta rotação, o motor se garante na tecnologia VTEC, onde geralmente trabalha com oito válvulas em baixas rotações para obter mais torque nessas condições, enquanto as outras oito entram em rotações mais altas, quando o veículo precisa de melhor performance.

Assim, o carro entrega 115 cv a 6.000 rpm com gasolina e 15,2 kgfm a 4.800 rpm no mesmo combustível. Com etanol, o propulsor oferece 116 cv a 6.000 rpm e 15,3 kgfm a 4.800 rpm. O Honda WR-V 2018 não tem câmbio manual de cinco marchas, mas apenas o CVT sem posições de marcha, além de paddle shifts no volante multifuncional.

Com tudo isso presente no carro, os números adequados para o modelo garantem a ele a marca de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos, com velocidade máxima de 168 km/h. O consumo urbano é de 8,2 km/litro com etanol e 8,7 km/litro com gasolina, enquanto o rodoviário é de 11,7 km/litro com etanol e 12,4 km/litro com gasolina.

WR-V Turbo

Com visual invocado, a Honda surpreendeu e lançou uma versão turbo do WR-V para ser Pace-Car da Indy no Brasil. O modelo preparado pela Honda tem várias personalizações exclusivas, a começar pelo visual mais invocado, evidenciado pelo novo ajuste de suspensão, que deixou o carro bem mais baixo. As rodas são de 17 polegadas, com pintura na cor grafite e pneus 215/45 R17 ExtremeContact da Continental.

Em meio a tantas novidades, o que mais chama atenção é o que está debaixo do capô. O motor empregado foi o conhecido 1.5 16V que originalmente entrega até 116 cv de potência com etanol, que com a adição de um turbo ganhou 50 cv adicionais. Já o torque passou de 15,3 kgfm para 19,4 kgfm, gerenciado por um câmbio manual de cinco marchas que não existe no WR-V urbano. Para completar, na parte interna a única mudança foi promovida foram nos bancos tipo concha de competição da Sparco com cinto de segurança de quatro pontos/

Itens presentes nos modelos da Honda

WR-V – EX
Micro antena na parte traseira do teto
Brake light
Câmera de marcha a ré
Faróis de halogênio com Luzes de Rodagem Diurna (DRL) em LED
Faróis de Neblina
Grade frontal cromada com acabamento black piano
Limpador de para-brisa com função intermitente
Limpador do vidro traseiro
Maçanetas externas na cor do veículo
Para-brisa degradê
Retrovisores elétricos com luz indicadora de direção em LED
Rack de teto
Rodas de liga leve 16″ com design exclusivo
Vidros verdes com filtro UV
Apoio para o pé
Ar-condicionado
4 Alto-falantes (dois dianteiros e dois traseiros)
Áudio com visor LCD de 5 polegadas (CD / AM-FM / USB / P2 / Bluetooth)
Bluetooth com comandos HFT (Hands Free Telephone) no volante
Banco do motorista com regulagem de altura
Coluna de direção ajustável em altura e profundidade
Console central com porta-copos
Desembaçador do vidro traseiro
Encosto de cabeça para todos os ocupantes
Iluminação interna dianteira individual e central
Iluminação interna do porta-malas
Painel Bluemeter com computador de bordo multifunções
Para-sóis com espelho de vaidade para motorista e passageiro
Piloto automático (cruise control)
Porta-objetos nas portas dianteiras
Porta-revistas atrás dos bancos dianteiros do motorista e passageiro
Revestimento exclusivo dos bancos de tecido com combinação dos acabamentos em preto e laranja ou preto e prata, dependendo da cor externa do veículo.
Sistema de rebatimento dos bancos ULTRa SEAT – com bancos traseiros reclináveis e bipartidos (60/40)
Tomada 12 Volts
Vidro do motorista com função 1 toque (subida e descida) e anti-esmagamento
Vidros elétricos para todos os ocupantes
Volante multifuncional com revestimento em couro
Acabamentos e detalhes internos no painel e portas na cor prata
Airbag frontal e lateral para motorista e passageiro dianteiro
Alarme
Barras de proteção lateral
Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista
Cintos de seg. dianteiros de 3 pontos com pré-tensionador; lim. força e reg. altura
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes
Chave tipo canivete com controle de abertura / fechamento das portas
Estrutura de deformação progressiva ACE™ (Advanced Compatibility Engineering)
Freios dianteiros a disco e traseiros a tambor
Freios com ABS / EBD (Antilock Brake System / Electronic Brake Distribuiton)
Sistema Immobilizer
Sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil
Pino de segurança para tapete do motorista
Trava de segurança central dos vidros dos passageiros
Trava de segurança na portas traseiras
Travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h

Honda WR-V – EXl
Micro antena na parte traseira do teto
Brake light
Câmera de marcha a ré
Faróis de halogênio com Luzes de Rodagem Diurna (DRL) em LED
Faróis de Neblina
Grade frontal cromada com acabamento black piano
Limpador de para-brisa com função intermitente
Limpador do vidro traseiro
Maçanetas externas na cor do veículo
Para-brisa degradê
Retrovisores elétricos com luz indicadora de direção em LED
Rack de teto
Rodas de liga leve 16″ com design exclusivo
Vidros verdes com filtro UV
Apoio para o pé
Ar-condicionado
4 Alto-falantes (dois dianteiros e dois traseiros)
Multimídia de 7″ multi-touchscreen com navegador GPS (AM-FM / Bluetooth / internet browser – via hospot / USB (2x) / Micro SD )
Bluetooth com comandos HFT (Hands Free Telephone) no volante
Banco do motorista com regulagem de altura
Coluna de direção ajustável em altura e profundidade
Console central com porta-copos
Desembaçador do vidro traseiro
Encosto de cabeça para todos os ocupantes
Iluminação interna dianteira individual e central
Iluminação interna do porta-malas
Painel Bluemeter com computador de bordo multifunções
Para-sóis com espelho de vaidade para motorista e passageiro
Piloto automático (cruise control)
Porta-objetos nas portas dianteiras
Porta-revistas atrás dos bancos dianteiros do motorista e passageiro
Revestimento exclusivo dos bancos de tecido com combinação dos acabamentos em preto e laranja ou preto e prata, dependendo da cor externa do veículo.
Sistema de rebatimento dos bancos ULTRa SEAT – com bancos traseiros reclináveis e bipartidos (60/40)
Tomada 12 Volts
Vidro do motorista com função 1 toque (subida e descida) e anti-esmagamento
Vidros elétricos para todos os ocupantes
Volante multifuncional com revestimento em couro
Acabamentos e detalhes internos no painel e portas na cor prata
Airbag frontal e lateral para motorista e passageiro dianteiro e airbag de cortina
Alarme
Barras de proteção lateral
Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista
Cintos de seg. dianteiros de 3 pontos com pré-tensionador; lim. força e reg. altura
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes
Chave tipo canivete com controle de abertura / fechamento das portas
Estrutura de deformação progressiva ACE™ (Advanced Compatibility Engineering)
Freios dianteiros a disco e traseiros a tambor
Freios com ABS / EBD (Antilock Brake System / Electronic Brake Distribuiton)
Sistema Immobilizer
Sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil
Pino de segurança para tapete do motorista
Trava de segurança central dos vidros dos passageiros
Trava de segurança na portas traseiras e travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h

Ficha Técnica do Honda WR-V

Motor: 1.5 L 16 V SOHC i-VTEC FlexOne
Potência: 116 cv (e) / 115 cv (g) – 6.000 rpm
Torque: 15,3 kgfm (e) / 15,2 kgfm – 4.800 rpm
Tração: Dianteira
Transmissão: Automática – Tipo CVT
Pneus: 195/60 R16 – Liga leve Aro 16 polegadas
Direção: EPS – Eletroassistida Progressiva
Suspensão Dianteira: MacPherson
Suspensão Traseira: Barra de Torção
Distância entre eixos: 2.555 mm
Comprimento: 4.000 mm
Altura: 1.599 mm
Largura: 1.734 mm
Peso: 1.590 kg
Tanque de Combustível: 45,3 l
Porta – Malas: 363 L
Alimentação: Flex (Gasolina e Etanol)

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?