JAC J5 completo, bom no preço, bom na aparência

Com um porte que causa boa impressão, a linha 2018 do JAC J5 agrada pelo design moderno e imponente. Se apresenta com respeito diante dos concorrentes de peso e chama a atenção pela aparência arrojada.

Carros
2 anos atrás
JAC J5 completo, bom no preço, bom na aparência

O preço do carro surge como outro grande atrativo, se considerado o que oferece frente aos adversários como Honda Civic e Toyota Corolla, muito observados no mercado.

Um ponto que parece estar sem motivação, é a questão da motorização que é apenas a gasolina. O sedã poderia ocupar uma posição de vendas ainda melhor do que já ostenta se tivesse a opção flex.

Mesmo assim, o fato deste carro não usar etanol, não quer dizer que ele pode ser prejudicado no quesito vendas. Vale lembrar que há muitos motoristas que não gostam de abastecer com etanol ainda que tenham a opção em razão de possuir um carro bicombustível.

Ainda sim, o preço competitivo, principal destaque do veículo, garante a ele um atrativo ao consumidor brasileiro, que já se adaptou ao carro flex, ainda mais agora diante do atual cenário com o preço da gasolina nas alturas.

Para consolidar no mercado de sedãs médios, o novo J5 possui melhorias consideráveis no design e uma lista de equipamentos compostas por sensor de ré, ar condicionado digital, além dos demais itens convencionais: direção hidráulica, ar condicionado e trio elétrico. Como itens de série estão os airbags e freios ABS com EBD.

Preços e versões do JAC J5

O preço do J5 vai de R$ 60.990,00 a R$ 63.990,00 em uma única versão que pode receber pacotes opcionais.

Com muita pompa, o carro conta com design Italiano, lanternas em LED e acabamento em black piano, fazendo dele o mais elegante de toda a linha JAC Motors.

Outro diferencial está na garantia. Como todo JAC, também vem completo com 6 anos de garantia, seguros, peças e revisão com preço fixo.

Design e Visual do novo Jac

O Jac J5 foi reestilizado em 2017 e por isso deve manteve suas últimas aparências. Dentre as novas modificações estão os modernos faróis com projetores que também foram redesenhados por dentro, a grade ganhou frisos cromados enquanto o pára-choque passou a ter farol de neblina com tecnologia em LED.

As lanternas traseiras também foram modificadas e trazem um novo desenho, combinando com o restante do veículo que dispensa comentários pela parte estética. As rodas de liga leve são de 16″ e o modelo atende não apenas pela beleza, mas também pelo conforto.

Por dentro, o JAC J5 é bem espaçoso, inclusive para os passageiros que sentarem atrás. Para viagens mais longas, estes passageiros podem contar com mais conforto, luzes de leitura e se quiserem tem ainda o apoio para braço.

Outra melhoria percebida está na direção hidráulica. O JAC J5 passou por uma importante alteração e agora ficou firme, mesmo que o motorista resolva correr um pouco mais na estrada, fato comum de ocorrer quando a pista permite velocidade maior de vias na cidade.

A versão anterior apresentava algumas trepidações quando se atingia os 120 km/h, mas isso foi corrigido e agora é possível ver que o modelo se comporta muito bem.

O novo J5 possui as seguintes dimensões: 1,7 m de largura, 4,6 m de comprimento e 1,5 m de altura. O entre-eixos do veículo garante espaço confortável aos passageiros. O porta-malas possui capacidade para 460 litros disponíveis para as bagagens.

Motores e potência do JAC J5

Com 125 cavalos, o motor não teve nenhum grande avanço, porém continua atendendo o consumidor brasileiro, entregando 6.000 rpm com torque de 15,5 kgf.m.

A aceleração vai de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos. O que deixa a sensação de que o modelo já poderia ter chego ao mercado na versão 2.0 como a maioria dos sedãs concorrentes.

Com pouca força, em razão do propulsor, o J5 atualizado fez 8,8 km/litro na cidade e 11,5 km/litro na estrada.

Tecnologia e segurança que fazem a diferença

A nova linha do Jac J5 chega muito bem equipada. Como todo bom veículo da montadora chinesa, o modelo chega às concessionárias com volante revestido em couro, retrovisor com eletrocrômico, sensor de estacionamento, câmera de ré com gráficos, ar-condicionado digital, LEDs diurnos, entre outras diversas funcionalidades.

O consumidor irá gostar dos itens oferecidos e certamente passará por dificuldades na hora de decidir entre esse modelo e um dos veículos concorrentes.

Destaque para o ar condicionado automático, volante padrão com comandos de mídia e telefonia, maçanetas e puxadores das portas cromados, volante em couro com detalhe prateado e difusores de ar laterais circulares. O quadro de instrumentos vem apenas com o essencial. Nisso, a montadora ficou devendo.

O carro ainda conta com entradas USB e auxiliar, que facilitam a alimentar a nova multimídia, que tem reprodução de MP3 e conexão Bluetooth. É uma pena, mas não há navegador GPS, contudo as imagens da câmera de ré possuem também gráficos de aproximação dos sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

O que faz muita diferença para alguns motoristas, a coluna de direção tem ajuste curto e apenas em altura. O porta-luvas é pequeno, mas suficiente, assim como o porta-objetos sob o apoio de braço central.

Pequenos detalhes como o acabamento cromado da alavanca agradam, tal como os bancos, que ganharam novo revestimento e formato, segurando melhor o corpo, são atrativos. O tecido é agradável e macio, sendo um ponto positivo na atualização.

Versão elétrica revelada

A fabricante mostrou na China as primeiras imagens da versão elétrica do sedã J5. O modelo, lá denominado A50, ganhou sua variante elétrica, a iEV A50.

Segundo a montadora, o modelo tem autonomia estimada em 500 km. Equipado com baterias de íons de lítio de 60 kWh, espera que faça 400 km em condições normais de uso, números bons de fabricante com bastante força no segmento elétrico.

Para agradar a todos, A JAC lançará uma versão mais barata, com baterias de 47 kWh, cuja autonomia, em ciclo de teste, será de 330 km com uma única carga. Com um sistema de recarga rápida, ele pode chegar a 80% da capacidade em 1,5 hora.

Tudo muito estudado e projetado pela marca, o motor elétrico fica alojado no eixo dianteiro e tem o equivalente a 150 cv de potência. Com ele, o J5 elétrico pode chegar a velocidade máxima de 150 km/h.

Além do motor elétrico, o modelo traz alguns diferenciais em relação ao J5 convencional. Por fora as diferenças são os para-choques dianteiro e traseiro com entradas e saídas de ar falsas nas extremidades e a grade fechada. No centro dela, fica a entrada para a recarga das baterias.

Na parte interna, o painel de instrumentos é todo virtual, com dados de carga da bateria em forma de barras, parecido com os já existentes no mercado de carros elétricos. O freio de estacionamento passa a ser elétrico e o console central traz uma tela vertical, ao estilo Tesla, para a central multimídia.

O lançamento deu tão certo que por anos, o Nissan Leaf liderou com folga o segmento de carros elétricos no mundo, no entanto por conta da expansão do mercado de elétricos na China, a liderança trocou de mãos em 2018.

De acordo com dados da Caradisiac, o JAC IEV5 apresenta números expressivos e incomoda outros concorrentes no setor.

Avaliações de proprietários

Quem possui o novo J5 tece elogios aos montes pelo sedã chinês.
O pacote completo de itens existente no carro é o que mais agrada. O preço também foi citado como bom em comparação aos concorrentes.

“Estou apaixonada pelo meu JAC J5, pois ele tem todos os elementos que conquistam qualquer comprador exigente, além de seu modelo ser atual, um carro econômico, confortável e gostoso de dirigir. Vejo muitos comentários criticando o veículo, mas eu só tenho elogios a fazer”, disse Jacira Alvarenga.

“Estou muito satisfeito com o meu J5. Comprei faz pouco tempo e não tenho do que reclamar. O carro é fantástico, um luxo em todos os sentidos, confortável, lindo, e causa muito impacto nas ruas, todos olham. Sem contar o valor pago que tem um ótimo custo x benefício”, revelou Arnaldo Filho.

Itens de Série

Película com proteção solar
Airbag Duplo
Barras de proteção lateral nas portas
Cintos de segurança com três Pontos
Cintos Dianteiros equipados com pré-tensionador
Chave com destravamento remoto das portas e do porta-malas
Travamento central das portas
Alarme antifurto
Travamento automático das portas à 15 km/h
Freios ABS com EBD
Sensor de Estacionamento
Sensor de pressão dos pneus
Luzes diurnas de LED
Câmera de ré
Vidros elétricos Dianteiros e traseiros
Desembaçador traseiro
Pisca nos retrovisores em LED
Retrovisores elétricos
Lâmpadas halógenas
Faróis com regulagem elétrica de altura
Faróis de neblina (dianteiro)
Lanterna de neblina (traseira)
Brake light
Luzes de leitura
Alças de segurança dianteira e traseira (exceto motorista)
Quebra-sol com espelho de cortesia iluminado
Acendedor de cigarros/ Tomada 12V
Retrovisores e maçanetas na cor do carro
Retrovisor interno antiofuscante
Espelho retrovisor elétrico com repetidor de direção
Iluminação do porta-malas
Luz de segurança nas portas dianteiras
Porta revistas
Volante revestido em couro
Bancos em couro
Bancos em veludo
Banco do motorista equipado com ajuste de altura
Encosto de cabeça dianteiros equipado com ajuste de altura
Porta copos
Acendedor de cigarros/tomada 12V
Quebra-sol equipado com espelho iluminado
Antena impressa no para-brisa
Tomada de energia (12V) extra
Volante com regulagem de altura
Direção hidráulica
Ar-condicionado digital
Rádio com comando no volante
Kit multimídia
CD MP3 player com entrada USB
Seis alto-falantes
Kit preparação para som

Ficha Técnica do JAC J5

Comprimento: 4.590 mm
Largura: 1.770 mm
Altura: 1.470 mm
Distância entre eixos: 2.710 mm
Peso: 1.315 kg
Tanque de Combustível: 57 litros
Porta Malas: 460 litros
Motor: 1.5 VVT 16V JetFlex
Potência: 125 cv (g) – 6.000 rpm
Torque: 152 Nm (g) – 4.000 rpm
Transmissão: Câmbio Manual de 5 marchas.
Velocidade Máxima: 188 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,8 segundos
Freios Dianteiros: disco ventilado
Freios Traseiros: disco sólido
Rodas: Liga de alumínio 16 polegadas – Pneus 205/55 R16
Suspensão Dianteira: Barra Estabilizadora com molas helicoidais – Tipo McPherson.
Suspensão Traseira: Barra Estabilizadora com molas helicoidais – Tipo semi independente com eixo de torção.
Alimentação: Injeção Multi ponto
Tração: Dianteira
Direção: Hidráulica
Consumo Urbano: 8,8 km/l
Consumo na Estrada: 11,5 km/l
Combustível: Gasolina
Cilindrada (cm3): 1.499 cm3

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?