JAC J6, ótima opção para a família

Com as famílias cada vez maiores hoje em dia, procurar por carros com sete lugares tornou-se mais comum do que se imagina. Uma das boas opções existentes no mercado brasileiro é novo J6 da Jac Motors.

Carros
2 anos atrás
JAC J6, ótima opção para a família

O modelo foi lançado no mercado nacional em 2011 e recebeu uma reestilização em 2014. Quem ainda pretende comprar um zero quilometro deve se apressar porque rumores apontam que a montadora chinesa tem a intenção de retirá-lo de sua linha em breve, para apostar apenas em seus modelos SUV e Crossovers.

A minivan com cara de perua é o modelo zero km com 7 lugares mais acessível do país. O carro se destaca pelos assentos da segunda fila serem dobráveis e deslizantes, facilitando o acesso.

Embora exista rumores de que a minivan possa ser retirada do mercado pela montadora japonesa, não tem nada confirmado, ela ainda se destaca entre as concorrentes e continua sendo uma ótima opção se levado em consideração o valor e a quantidade de itens disponíveis para aprimorar e deixa o carro de seu jeito.

Portanto, se você tem intenção de adquirir um J6 se atente as notícias envolvendo a JAC Motors ou corre para uma concessionária e garantir a sua.

Preços e versões do JAC J6

Atualmente, o J6 pode ser comprado em única versão, a mais completa. Porém, o J6 contará com dois pacotes de opcionais.

O J6 2.0 16V Jet Flex 7S tem preço que varia de R$ 66.990 a R$ 69.990, dependendo do pacote que escolher.

Cabine ampla

Um dos destaques do carro é a capacidade de transportar até sete passageiros. Nesse quesito, a JAC acertou em cheio.

Quem viaja atrás dispõe de bastante espaço para as pernas, além dos assentos serem individuais e deslizantes, com o do meio podendo ser transformado em uma mesinha. Os para-sóis trazem espelhos e iluminação.

Com 4,55 metros de comprimento, não há o que reclamar no que se refere a espaço. É muito bom para motorista e passageiro da frente e também acomoda bem quem vai na fileira central.

O acesso à terceira fileira de bancos também é descomplicado, contudo o espaço é reduzido para adultos de estatura mais elevada.

Para completar, o porta-malas tem capacidade de 720 litros (5 lugares), que permite obter 2.200 litros com todos os bancos rebatidos. Isso faz com que o J6 seja uma opção a ser considerada por quem precisa de versatilidade.

Por falar em coisas boas e ruins vamos citar algumas ao comando do J6. O motorista tem visibilidade boa e ruim. Adequada por conta da apropriada posição de dirigir e também pelo para-brisa bem amplo.

Mas ruim por causa da coluna larga, que atrapalha um pouco a visão nas curvas, sendo um problema aos condutores mais desatentos. Os bancos merecem uma avaliação boa por serem confortáveis, apesar de serem um pouco estreitos e com pouco apoio lateral.

No volante, a estabilidade é melhorada com ajuda dos pneus de 17 polegadas e perfil bem baixo, quando o assunto é pegar uma curva. Ela se sai tão bem que nem parece uma minivan. A estabilidade é digna de modelos mais baixos, com conforto adequado.

JAC J6 com novo design italiano

O novo design italiano e um estilo único, também são diferenciais do novo J6 minivan que conta com outras novidades.

Em sua mais recente reestilização, a dianteira foi levemente alterada, com faróis e para-choques redesenhados. A principal mudança ocorreu nas lanternas traseiras, que tomam parte da tampa do porta-malas.

Por fora apresenta proporções bem definidas e volumes pronunciados, além de inserções cromadas que valorizam o conjunto.

A grade frontal, mais larga, tem desenho semelhante à do compacto J3, assim como os faróis. Atrás, também um novo parachoque e lanternas horizontais, invadem a tampa do porta-malas. Uma larga faixa cromada integra as luzes traseiras.

As maçanetas cromadas e as rodas de liga leve também chamam a atenção.

Elegância é palavra de ordem quando o assunto é o painel predominantemente cinza, com detalhes de acabamento em black piano e iluminação azul. O painel foi completamente redesenhado e trocou as antigas partes em plástico liso prateado, que davam um aspecto bem discutível ao conjunto, por inserções em preto brilhante.

O cluster de instrumentos adotou uma disposição mais lógica, com dois círculos separados para conta-giros e velocímetro e marcadores digitais de temperatura e combustível no centro de cada um. Porém, a iluminação não tão boa pode prejudicar a visibilidade das informações em viagens durante o dia.

O carro já vem com ar-condicionado automático digital, som com comandos no volante e conexões USB e auxiliar. Entre os itens de segurança, destacam-se os freios ABS, faróis de neblina e sensores de estacionamento.

Contudo, a falta de um computador de bordo é um de seus pontos fracos, junto com a ausência de mais auxílios eletrônicos de condução que poderiam proporcionar maior conforto ao motorista.

Motor para suportar seu peso

O J6 vem tem SOS seu capô o supermotor 2.0 16v Jetflex de 155cv. Com essa potência, o torque também aumentou, passando a 19,9/ 20,6 kgfm (eram 19,1 kgfm).

Esse acréscimo no desempenho feito pela montadora, beneficiou a dirigibilidade. Aliás, a minivan transmite fôlego nos baixos giros. Nas retomadas, o barulho áspero do motor aparece a partir de 4.000 rpm e invade a cabine.

O conjunto tende a ter melhor desempenho em rotações mais altas, demandando bastante esforço. Isso faz com que o consumo não seja um de seus pontos fortes.

O J6 ainda não tem opção de transmissão automática, mas seu câmbio manual de cinco marchas tem engates precisos.

Com esse motor e o conjunto todo do veículo, o consumo fecha da seguinte maneira: cidade – 5,0/ 7,1 km/l. – estrada – 6,2 / 9,0 km/l, com etanol e gasolina respectivamente.

Pontos do J6 que merecem aplausos

Bom espaço interno, estilo e capacidade para 7 pessoas são destaques da minivan.

É uma ótima opção para quem precisa de um carro familiar, sendo uma versão ideal. Pode transportar sete pessoas ou muita bagagem, dependendo da necessidade. É mais espaçosa que as rivais diretas e vem completa.

Rafael Amorin teceu elogios aos veículos da JAC. “A montadora chegou para ficar e bater de frente com os veículos das montadoras brasileiras. Há tempos o Brasil precisava de empresas de fora para fazer as que temos aqui se mexerem. A JAC vem fazendo isso com seus lançamentos, incluindo o J6, e está de parabéns”, declarou.

Elisangela Barreto falou do sonho realizado em comprar um J6. “Estou bastante contente em poder realizar meu sonho de ter um veículo. Quem me proporcionou isso foi a Jac Motors. Sinto-me satisfeita e orgulhosa com meu J6.

A fabricante provou que é especialista em qualidade e com certeza continuará tendo sucesso no Brasil”, destacou.

Odair Oliveira também é dono de um J6 e só destaca coisas boas no carro. “Um carro para sete ocupantes por menos de 70 mil é para se ter e elogiar. Sem contar que o J6 tem um motor bom e itens de série que nenhum outro carro oferece. Estou feliz com essa aquisição e recomendo, principalmente, as famílias com mais de cinco integrantes”, disse.

Pontos do J6 que deixam desejar

Existe também quem enxerga pontos negativos na minivan da Jac Motors.

Dentre os itens que precisam ser melhorados estão: o volante sem ajuste de distância, isolamento acústico, a falta de câmbio automático e a ausência do computador de bordo, sistema presente até em carros mais baratos.

“São artigos que não podem faltar em um veículo desse porte. Das questões citadas acima, o barulho que invade a cabine é o que mais incomoda”, falou Evair Marcondes.

Outra crítica vai para a sensibilidade do pedal do freio. Em muitos momentos, leva-se um tempo para encontrar um meio termo na hora de acioná-lo. A caixa de direção que tem assistência hidráulica também poderia ser mais leve e ter respostas mais rápidas ao esterço.

Itens disponíveis para o Jac J6

A minivan chinesa tem como itens de série como painel inovador, rádio MP3 com entrada USB, direção hidráulica, ar condicionado digital, airbag duplo e muito mais. Confira a lista do que está presente nela:

Airbag Duplo
Barras de proteção lateral nas portas
Cintos traseiros laterais de 3 pontos
Cintos dianteiros com pré-tensionador
Trava central das portas
Alarme anti furto
Travamento automático das portas à 15 km/h
Freios ABS com EBD
Sensor de estacionamento traseiro
Vidros elétricos dianteiros e traseiros
Desembaçador traseiro
Limpador traseiro
Pisca nos Retrovisores em LED
Retrovisores elétricos
Faróis com regulagem elétrica de altura
Faróis de neblina dianteira
Lanternas de neblina traseira
Brake light
Luzes de leitura
Alças de segurança dianteiras e traseiras
Quebra-sol com espelho iluminado
Acendedor de cigarros/Tomada 12V
Retrovisor interno antiofuscante
Barras longitudinais no teto
Limpador traseiro com temporizador
Retrovisores e maçanetas na cor do carro
Espelho retrovisor elétrico com repetidor de direção
Iluminação do porto malas
Luzes de segurança nas portas
Porta revistas
Volante revestido em couro
Volantes com comandos multi-função
Bancos em couro
Bancos em veludo
Assento do motorista com ajuste de altura
Apoio de cabeça dianteiros com ajuste de altura
Assento central com apoio de cabeça
Assentos intermediários e traseiros rebatíveis e removíveis
Porta copos
Acendedor de cigarros/ Tomada 12V
Tomada extra de energia (12V)
Luz de leitura
Iluminação no painel de instrumentos
Volante com regulagem de altura
Direção hidráulica
Ar-condicionado Digital
Rádio com comando no volante
CD MP3 player com entrada USB
Abertura inteira da tampa do tanque de combustível
Seis alto-falantes

Ficha técnica da minivan

Largura: 1775mm
Altura: 1660mm
Comprimento: 4550mm
Entre eixos: 2710mm
Peso em ordem de marcha: 1500kg
Porta malas (5 lugares): 720l
Porta malas (7 lugares): 198l
Porta malas (todos os bancos rebatidos): 2200l
Tanque de combustível: 68l
Motor: 2.0
Transmissão: Manual de 5 marchas
Aceleração (0 à 100km/h): 13,1 s
Velocidade Máxima (km/h): 183
Cilindrada (cm3): 1997
Potência (cv): 160 (e) / 155 (g)
Torque (kgfm): 20,6 (e) / 20,4 (g)
Freios: Quatro freios à disco com dois discos ventilados.
Comprimento: 4550 mm
Largura: 1775 mm
Altura: 1660 mm
Distância entre eixos: 2710 mm
Peso: 1500 kg
Porta-malas (L): 198
Direção: Hidráulica
Tanque de Combustível: 68 L

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?