Jac T5 CVT, completo e com excelente custo-benefício

Prometendo um custo-benefício para brigar com seus concorrentes, a JAC Motors lança no mercado brasileiro o SUV T5 com transmissão CVT. A versão com câmbio manual do carro havia sido lançada em março. O veículo chega posicionado com um preço absolutamente competitivo.

Carros
2 anos atrás
Jac T5 CVT, completo e com excelente custo-benefício

Equipado com todos os itens clássicos dos modelos da marca, mais cruise control, ESP, ar-condicionado digital, dentre outros, o JAC T5 CVT chega ao Brasil para ser a nova referência de preço do segmento trazendo ainda kit multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas, uma exclusividade do novo SUV da marca no mercado nacional.

Segundo SUV da marca no mercado nacional, o T5 exibe um design atual e agressivo, que certamente se distinguirá no segmento ao qual vai disputar, mesclando belas linhas da carroceria à combinação de spoiler preto na parte inferior dos para-choques, incluindo frisos cromados na parte de cima.

Na dianteira, a grade em formato de trapézio é caracterizada por aletas cromadas espessas, que lhe garantem identidade única. O capô em forma de cunha e o para-choque envolvente, com luzes de neblina, complementam o conjunto.

O T5, inclusive por incluir as luzes diurnas de LED, oferece forte personalidade estética. Não é um carro que será confundido com nenhum outro neste segmento.

Já na parte de trás, igualmente sólida na impressão de robustez, caracteriza-se pela tampa mais “bojuda”, grupo ótico com formas orgânicas e vidro traseiro de menor dimensão, formado por uma linha descendente do teto.

Com o pequeno aerofólio montado na extremidade do teto, o T5 ganha um ar efetivamente “esportivo” na confluência desses ingredientes visuais. Com proposta de se integrar a um estágio superior de acabamento na percepção do consumidor, ele ganha um pequeno friso cromado sobre o para-choque, assim como nas molduras de saídas de escape na parte mais inferior.

O JAC T5 CVT adota o já consagrado motor 1.5 16V VVT JetFlex de
125/127 cv de potência.

Preço do JAC T5

Com versão única, mas completa, o novo SUV da JAC Motors com câmbio automático é vendido à partir de R$ 76.990.

Ao anunciar a chegada do novo JAC T5 CVT, equipado com transmissão automática, a montadora chinesa dá início a um novo capítulo de sua história no Brasil.

Em razão das novas condições apresentadas pelo mercado automotivo, houve a necessidade de renovar o portfólio de modelos para ingressar com uma família de produtos competitiva e desejada para o atual momento.

No segmento em que vai concorrer, o dos SUV´s compactos, o câmbio automático responde por mais de 75% das vendas. É aguardado, de imediato, um salto significativo de vendas da JAC somente com a estreia dessa versão.

“Para realizar esse lançamento, conseguimos posicionar o T5 CVT em uma faixa de preços em que competem apenas concorrentes de entrada e com câmbio manual. Numa comparação direta com um dos principais players do segmento, o T5 é mais equipado e custa R$ 20 mil a menos! Temos grandes expectativas de vendas com esse carro”, aposta Sergio Habib, presidente da JAC Motors.

A espera compensou

O SUV que recebeu pequenos ajustes técnicos antes do lançamento, passou por um teste duro. Durante alguns meses, a fabricante rodou mais de 600.000 km para só depois dizer que o JAC T5 CVT estava pronto para ser comercializado.

A “receita” final do SUV ficou extremamente competitiva para o segmento. O carro conta com mudanças específicas para o gosto do brasileiro, obtidas por nova calibração da TCU (Transmission Control Unit, ou Unidade de Controle da Transmissão), visando gerar maior agilidade de resposta aos comandos do acelerador.

A caixa de câmbio composta no veículo foi desenvolvida pela Punch Power Train, da Bélgica. A transmissão possui os mais modernos recursos de utilização, suplantando facilmente os concorrentes já vendidos no país.

O novo câmbio conta com três modos de uso:
“D” – Drive, ou modo de condução normal, objetivando conforto e economia de combustível;

“S” – Sport, ou modo esportivo, que conta com “trocas de marchas” em altas rotações, presumindo um melhor desempenho;

“Sequencial ou Manual” – Nesse modo, o condutor comanda o instante em que quer realizar as trocas de marchas. Por ser um câmbio CVT, que não possui “marchas reais”, mas uma relação continuamente variável, essa caixa da Punch oferece seis marchas virtuais, que podem ser comandadas por uma pequena alavanca no console central identificada por “+” e “-”, ou trocas ascendentes e reduções, respectivamente.

Cada vez mais aprimorados e modernos, o câmbio adotado pelo JAC T5 CVT também incorpora a função WIN, que permite melhor rendimento nas arrancadas em pisos escorregadios, como lama, por exemplo, à medida que bloqueia o câmbio numa relação mais longa para evitar que as rodas motrizes patinem nas arrancadas.

Além da transmissão automática, a novidade trazida pelo novo JAC T5 em relação à versão tradicional com câmbio manual é o cruise control, ou controlador de velocidade, também conhecido popularmente como piloto automático.

Acionado por teclas no volante de direção, ele mantém a velocidade constante, tanto em subidas como descidas, poupando a necessidade de se pressionar o pedal do acelerador. É um dispositivo conhecido em carros de alto padrão, mas empregado em poucos exemplares dessa categoria.

Um carro maior e mais equipado

Com o JAC T5 CVT, a proposta da montadora continua sendo a mesma de outros exemplares já apresentados no Brasil: oferecer um carro com maior número de equipamentos e menor valor de compra quando comparado aos concorrentes. Para tanto, o novo JAC chega igualmente bem equipado e chamando atenção pelos itens disponíveis ao comprador.

Um de seus maiores diferenciais na linha atual concetra no kit multimídia, fornecido pela Foxconn, com mirror link e tela de 8 polegadas, sendo que as dimensões dessa tela não são adotadas por nenhum outro SUV desse segmento.

Como ocorre na versão com câmbio manual, trata-se do item que mais irá se destacar aos olhos do consumidor, pois é totalmente intuitivo e em português, possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB e SD Card e oferece a função “Link”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablets através do touchscreen da tela HD de 8 polegadas.

O sistema incorpora, também, a câmera de ré que, numa tela de dimensões majestosas, facilita muitas as manobras de estacionamento. A opção de enxergar tudo o que ocorre na parte de trás de veículos do porte do T5 tem sido cada vez mais requisitada pelo consumidor, especialmente o público feminino pela facilidade oferecida na hora de fazer baliza para estacionar.

O SUV chinês conta ainda com itens como ESP (controle eletrônico de estabilidade), TCS (controle eletrônico tração), assistente de partida em rampas (HSA), EBD (distribuidor eletrônico de frenagem), BAS (assistente para frenagens de pânico), BOS (pedal “inteligente” de freio), que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente, e até luzes diurnas de LED compõem a vasta lista de equipamentos de série do T5 CVT.

De acordo com o pacote de equipamentos de série, mais os “Pack´s” de opcionais, o SUV chinês tem tudo para ser uma nova referência no mercado brasileiro. Mesmo se for escolhido com o Pack 3, isto é, totalmente completo, ele é ainda mais acessível que seus dois principais adversários.

A proposta de introduzir uma imbatível relação custo/benefício não é exatamente inédita para a JAC Motors, mas parece ganhar contornos efetivamente de destaque neste novo SUV.

Completo, bonito, bem equipado e extremamente recheado de equipamentos, alguns deles inclusive indisponíveis como opcionais nos veículos concorrentes, o JAC T5 oferecerá ao comprador do “SUV de entrada” a experiência só vivida até então por consumidores de modelos de patamares bem mais elevados de preço.

Confira a lista de outros itens

Ar-condicionado digital e automático;
Vidros elétricos nas quatro portas, travamento central das portas e retrovisores com acionamento elétrico;
Alarme antifurto;
TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), sistema que identifica quando algum dos pneus está com calibragem 20% abaixo da recomendada e acusa no painel, evitando que o motorista seja surpreendido com um pneu furado em um local de difícil substituição pelo estepe;
Banco traseiro com sistema Isofix para fixação de duas cadeirinhas infantis;
Sensor de estacionamento;
Abertura interna do bocal do tanque de combustível;
Direção com assistência elétrica;
Faróis de neblina dianteiros e traseiro;
Computador de bordo com hodômetro parcial, consumo médio e instantâneo (km/l), autonomia, velocidade média e tempo de viagem;
Faróis com regulagem elétrica de altura;
Banco traseiro bipartido 60/40;
Banco do motorista com ajuste de altura;
Cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes;
Freios a disco nas quatro rodas;
Rodas de liga leve aro 16 pol.

T5 tem motor consagrado

Equipado com o mesmo motor da versão com câmbio manual, isto é, uma unidade motriz de 1,5 litro, com quatro válvulas por cilindro e variador de fase no comando de admissão (VVT), o propulsor já consagrado da JAC Motors rende potência máxima de 125 cv a gasolina e 127 cv com etanol, a 6.000 rpm.

O torque máximo é de 152 Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol), ambos a 4.000 rpm. Por usar o avançado sistema bicombustível JetFlex, esse motor dispensa o uso do tanquinho de gasolina para as partidas a frio.

O foco no desempenho, porém, não prejudica o JAC T5 em relação ao consumo. A comprovação vem com o selo “A” de eficiência energética conferido pelo Inmetro. De acordo com os testes do órgão, o T5 está entre os modelos mais econômicos de sua categoria: 6,80 km/l na cidade e 9,63 km/l na estrada (etanol) ou 8,18 km/l e 12,2 km/l (gasolina).

Ficha técnica do JAC T5

Motor: 1.5
Transmissão: CVT 6 velocidades / Manual 6 velocidades
Aceleração (0 à 100km/h): 13,8 s
Velocidade Máxima (km/h): 176
Cilindrada (cm3): 1499
Potência (cv): 127 (e) / 125 (g)
Torque (kgfm): 15.7 (e) / 15.5 (g)
Freios: Quatro freios à disco com dois discos ventilados
Comprimento: 4325 mm
Largura: 1765 mm
Altura: 1625 mm
Distância entre eixos: 2560 mm
Peso: 1210 kg
Porta – Mala (L): 600
Direção: Elétrica
Tanque de Combustível: 45 L

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