Jeep Compass, um SUV espetacular

O Jeep Compass, desde seu lançamento, dita um novo rumo para a categoria dos SUVs médios com um projeto de classe mundial.

Carros
2 anos atrás
Jeep Compass, um SUV espetacular

O veículo produzido no Brasil, oferece ao consumidor um conjunto espetacular de itens de segurança, que inclui controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), monitoramento de mudança de faixa (LDW) e aviso/prevenção de colisão frontal (FCWp), entre outros.

Com mecânica cada vez mais avançada, o Compass se destaca pela atualidade e variedade. As versões são equipadas com o motor 2.0 Tigershark flexível, que trabalha em harmonia com um câmbio automático de 6 marchas e tração 4×2.

Outras configurações do novo SUV serão impulsionadas pelo consagrado propulsor turbo 2.0 Multijet II, único diesel do segmento, cuja força é distribuída por uma transmissão automática de 9 marchas e pela tração 4×4 Jeep Active Drive Low, a mais avançada da categoria.

Para os mais entusiastas em inglês, Compass significa bússola, mas o simbolismo vai além. “Instrumento mais importante na era das grandes navegações, a bússola se conecta perfeitamente aos quatro valores da marca Jeep, por ser sinônimo de aventura e de liberdade. Uma ferramenta que, usada por pessoas cheias de paixão e autenticidade, levou a humanidade a fronteiras inimagináveis”, explica Sérgio Ferreira, da Jeep.

Preços e versões do Jeep Compass

A gama do Compass ficou ainda mais completa com a entrada da configuração Limited Diesel. Ela chega para ser uma alternativa mais sofisticada dentro da linha equipada com o motor 2.0 MultiJet II, de 170 cv e 35,7 kgfm e a transmissão de nove velocidades. Ao lado do Compass Trailhawk, com toda sua vocação para o off-road, essa nova opção forma uma dupla de versões de topo.

A linha do Jeep Compass 2019 está assim formada:

  • Sport Flex AT6 4×2 – R$ 109.990
  • Longitude Flex AT6 4×2 – R$ 120.990
  • Limited Flex AT6 4×2 – R$ 139.990
  • Longitude Diesel AT9 4×4 – R$ 149.990
  • Limited Diesel AT9 4×4 – R$ 168.990
  • Trailhawk Diesel AT9 4X4 – R$ 168.990

Design com sofisticação e autenticidade Jeep

Com estética incomparável, o SUV tem linhas emocionais e expressivas, de grande atitude e com excepcionais proporções.

O carro é imediatamente reconhecível como um Jeep, não apenas pelas características típicas (grade de sete fendas e para-lamas de contornos trapezoidais), mas também por traços que remetem a modelos mais sofisticados da marca, notadamente o Grand Cherokee.

Os conjuntos óticos contam com assinaturas de LEDs tanto na dianteira como na traseira – de série desde a versão inicial. A iluminação frontal é completada por luzes diurnas e faróis de neblina, também itens presentes em todas as configurações do novo Jeep, e por projetores do tipo canhão, que podem ser de xenon (Trailhawk e Limited).

A força é comprovada com as linhas também no capô, em formato de concha e com um ressalto central esculpido. Mas o traço mais surpreendente e sofisticado é o friso que começa na base da coluna A, acompanha a linha superior dos vidros laterais, atravessa a coluna C, contorna o vidro traseiro pela lateral e por baixo – e repete esse caminho do outro lado.

Por dentro, o Compass apresenta materiais e acabamento sem igual no segmento, tornando muito acolhedora a espaçosa cabine, sem perder de vista a funcionalidade inerente aos produtos da marca Jeep. Avançada, a porção central do painel confere um aspecto “musculoso” e mostra a inspiração no tronco do corpo humano.

A ideia se completa com o revestimento suave ao toque na cobertura do painel, representando a textura da pele. Há ainda detalhes refinados com acabamento cinza escuro ou “piano black”, de acordo com a versão.

Muito além de beleza do estilo, o Jeep Compass traz os já famosos easter eggs da marca. Assim como as crianças que procuram os ovos na Páscoa, a diversão aqui é procurar detalhes curiosos escondidos onde menos se imagina. Há desde uma salamandra (símbolo dos escaladores) até o monstro do Lago Ness, passando por rastros dos pneus do pioneiro Jeep Willys MB.

Tecnologia exclusiva e sem precedentes

Antes mesmo de entrar no Jeep Compass, a chave de presença Keyless Enter ’n’ Go já começa a apresentar a extensa relação de equipamentos tecnológicos que o motorista e passageiros vão encontrar.

Com a chave no bolso, é possível entrar no veículo e dar a partida apertando o botão na coluna de direção. A chave de presença pode ainda contar com a opção da partida remota do motor, possibilitando climatizar previamente a cabine.

A tela configurável de TFT no quadro de instrumentos apresenta quase duas dezenas de informações do computador de bordo e de outros sistemas, a exemplo de áudio, navegação GPS, telefonia e recursos de segurança.

Ela pode ser colorida e de 7 polegadas, destacando ainda mais o refinamento interno. Tudo acionado por botões no raio esquerdo do volante, que também abriga comandos do controle de velocidade de cruzeiro (incluindo ACC, quando equipado), do limitador de velocidade e de áudio. O bem-estar a bordo pode ser ampliado com bancos elétricos para motorista (8 direções) e passageiro (4).

Todo Jeep Compass terá o prático e eficiente sistema multimídia Uconnect com tela de toque, navegador GPS embutido, câmera de ré e conexões Bluetooth e USB, sendo que já a partir da versão Longitude, o monitor é colorido de 8,4 polegadas, com funções extras como controle do ar-condicionado e comandos de voz ainda mais avançados.

A qualidade de áudio fica ainda melhor com o som opcional da renomada marca Beats, de 506 Watts de potência, 9 alto-falantes e subwoofer.

O pacote de série de segurança inclui, entre outros itens, controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema anticapotamento (ERM), sistema de monitoramento de pressão de pneus (TPMS), controle de velocidade de cruzeiro, controle de partida em subida, assistente de partida em rampa (HSA).
Os freios são a disco nas quatro rodas com ABS, três pontos de fixação de cadeiras infantis Isofix, repetidores de direção nos retrovisores externos, faróis de neblina com função cornering (acende do lado que se esterça em manobras ou em baixas velocidades) e direção de torque dinâmico (DST), que induz o condutor a virar o volante corretamente em uma situação de perda de aderência.

Entre os opcionais para as versões Sport e Longitude (de série para Limited e Trailhawk) há mais dois air bags laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista, totalizando sete bolsas quando somadas às duas frontais obrigatórias.

Mas o maior destaque é o conjunto de recursos que faz o Jeep Compass atingir um patamar inédito entre os veículos nacionais. Ele é formado pelo controle de adaptativo de velocidade (ACC), monitoramento de mudança de faixa (LDW), farol alto automático (AHB) e aviso e prevenção de colisão frontal (FCWP), que engloba frenagem automática.

Outro item de alta tecnologia é o sistema de estacionamento automático, o Park Assist, que opera em vagas paralelas e perpendiculares.

Desempenho sobre qualquer terreno

Independente do motor, o Jeep Compass entrega ótimo rendimento. As versões compostas pelo propulsor 2.0 Tigershark flexível terão à disposição até 166 cv de potência e 20,5 kgfm de torque. Tal força será distribuída às rodas dianteiras pelo câmbio automático de 6 marchas, com aletas atrás do volante já a partir da opção Longitude.

Quando é levado pelo motor 2.0 Multijet II turbo diesel, o novo SUV médio da Jeep tem uma caixa automática de 9 marchas – sempre com aletas atrás do volante – e tração 4×4 Jeep Active Drive Low.

Esse sistema vai trabalhar com o poderio de 170 cv e 35,7 kgfm – número que representa o maior torque da categoria, com 80% (28,5 kgfm) já disponível a baixas 1.500 rpm. Com isso, o Jeep Compass proporciona não somente ótimas arrancadas e retomadas, como alta economia de combustível.

Com função 4WD Low (reduzida), a tração Jeep Active Drive Low presente nas configurações a diesel do Jeep Compass é responsável também pelo melhor desempenho off-road do segmento. Ela acompanha o sistema Selec-Terrain, único na categoria, que prepara o veículo para lidar da melhor forma possível com o piso.

Basta girar o seletor no console central e o conjunto mecânico se adapta aos modos Snow (neve, para terrenos escorregadios), Sand (areia), Mud (lama) e Rock (pedra), este último exclusivo da versão Trailhawk. Ou então o Compass faz tudo sozinho no modo Auto.

Vale ressaltar ainda que a capacidade fora-de-estrada do Jeep Compass no modelo Trailhawk é elevada a uma potência maior com as seguintes alterações: suspensão 2 cm mais alta, pneus especiais de uso misto, placas extras de proteção sob a carroceria e o adesivo preto fosco no centro do capô.

Ao contrário do que se pode imaginar, ele tem uma função prática, a de eliminar o ofuscamento do motorista, cortando reflexos indesejados do sol ou outra fonte externa de luz. Por tudo isso, essa versão recebe o selo Trail Rated 4×4, provando que o veículo superou critérios da Jeep para cinco quesitos: articulação, distância do solo, manobrabilidade, transposição na água (no caso, até 48 cm) e tração.

Recentes novidades do Compass

O SUV médio que se tornou líder absoluto de seu segmento chega à nova linha com evoluções importantes que trazem ainda mais tecnologia, estilo, comodidade e capacidade off-road.

Todas os modelos impulsionados pelo propulsor 2.0 Tigershark Flex, de até 166 cv, receberam o sistema Stop/Start, um importante avanço no campo da eficiência energética. Ao lado do alternador e da bomba de combustível inteligentes, que trabalham sob demanda, apenas quando necessário, essa tecnologia deixou o Compass Flex até 11% mais econômico.

Outra novidade importante é que todo Jeep Compass tem, de série, compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple Carplay, tornando ainda melhor a eficiente central multimídia Uconnect, premiada internacionalmente pela quantidade de recursos e pela facilidade de uso.

E na versão Sport, a evolução ficou mais visível, literalmente, com a troca da tela atual por uma maior, de 7 polegadas, colorida e de alta definição. As demais configurações exibem o já consagrado monitor de 8,4 polegadas. Os grafismos foram modernizados e estão aplicados aos dois tipos de telas.

Há mais novos equipamentos de série espalhados por toda a linha do Compass: para o Sport, o ar-condicionado passa a ser digital de duas zonas, como nas outras configurações.

As versões Longitude (Flex e Diesel) ganham bancos de couro, que podem ser da nova cor Ski Gray, uma elegante tonalidade clara de cinza disponível também para as opções Limited, que continua ainda com a opção Caramelo, além do Preto (padrão no Longitude e Trailhawk).

Para os que gostam de priorizar a cor do veículo, o SUV teve um aumento das opções, com a introdução da sólida Verde Recon, usada recentemente na série especial de 75 Anos do Jeep Renegade, e da metálica Marrom Horizon.

Outras novidades estão na lista de opcionais, com abertura elétrica da tampa do porta-malas para as versões Trailhawk e Limited, sendo que esta agora pode ser equipada com rodas de 19 polegadas casadas com pneus 235/45 – as de série são de aro 18” pareadas a pneus 225/55.

Ficha técnica do Jeep Compass

  • Motor: 2.0 16v Multijet – Diesel
  • Portas: 4 Portas
  • Transmissão: AT9 – Câmbio Automático de 9 marchas
  • Aceleração: 16,5
  • Alimentação: Injeção direta – Multijet II
  • Velocidade Máxima: 189 km/h (e) / 183 km/h (g)
  • Cilindrada: 1956 cm3
  • Potência: 125 cv (de) – 3.7500 rpm
  • Torque: 35,69 (d) – 1.750 rpm
  • Freios Dianteiros: Disco Ventilado com pinça flutuante
  • Freios Traseiros: Disco sólido com pinça flutuante
  • Comprimento: 4394 mm a 4398 mm
  • Largura: 2033 mm
  • Altura: 1.629,7 mm a 1659,9 mm
  • Distância entre eixos: 2636 mm
  • Peso: 1523 kg
  • Carga Útil: 400 kg
  • Porta – Mala: 410 l
  • Direção: Hidráulica
  • Pneus; 215/65 R16 98h (7J x 17 h2 et40)
  • Tanque de Combustível: 60 l

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