Jetta 2019, tecnologia ao seu alcance

Para quem estava esperando, chegou o melhor Jetta da história. É assim que o sedan vem sendo tratado pela Volkswagen que promoveu inovações por dentro e por fora do carro, além de promover a estreia de uma série de recursos como iluminação ambiente da cabine, faróis e lanternas de LED, novas proporções de carroceria, linhas de estilo marcantes e acabamento interno premium.

Carros
2 anos atrás
Jetta 2019, tecnologia ao seu alcance

Essa é a sétima geração do sedã que chega baseado na Estratégia Modular MQB, oferecendo design mais arrojado, excelente aproveitamento de espaço interno e tecnologias de classes superiores.

Sem divulgar valores, o Novo Jetta que é produzido em Puebla, no México, chega ao mercado brasileiro em outubro nas versões Comfortline 250 TSI e R-Line 250 TSI. Nas duas configurações, a motorização utilizada é a 1.4 TSI Total Flex (de até 150 cv e 250 Nm de troque), associada à transmissão automática de seis marchas.

O sedan da Volkswagen é oferecido em seis opções de cor: três sólidas (Branco Puro, Preto Ninja e Vermelho Tornado), duas metálicas (Prata Snow e Cinza Platinum) e uma perolizada (Preto Mystic). O modelo conta com três anos de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem, e tem as três primeiras revisões gratuitas.

Exterior renovado

Como já era esperado e cogitado, o Novo Jetta é baseado na Estratégia Modular MQB, o que permitiu que os projetistas criassem um veículo totalmente diferente em comparação à geração anterior. Linhas dinâmicas e superfícies bem nítidas dão ao Novo Jetta uma aparência elegante e esportiva, ao mesmo tempo mostrando um perfil bem moderno, com ares de cupê.

Comparado com o antigo modelo, ele cresce em todas as direções. É mais longo, largo e alto. As proporções exteriores aumentadas significam também mais espaço interno. O Novo Jetta mede 4.702 milímetros (mm) de comprimento – 43 mm maior do que a geração anterior.

A largura (sem os espelhos retrovisores) é de 1.799 mm (+21 mm) e a altura é de 1.474 mm (+1 mm). Mas o que mais chama a atenção é o entre-eixos: o Novo Jetta tem 2.688 mm de distância entre as rodas dianteiras e as traseiras – um ganho de 37 mm em relação do modelo anterior. Agora, o sedan oferece ótimo espaço interno para cinco adultos, com mais conforto para cabeças, joelhos e ombros.

Na parte da frente, o Novo Jetta traz o DNA de Design da Volkswagen, com traços “limpos”, modernos e uma aparência geral refinada. A combinação de uma grande grade dianteira e linhas definidas, com a adição de cromados e iluminação LED conferem sofisticação ao sedã.

A grade trapezoidal é composta por quatro barras cromadas, duas das quais fluem para as caixas dos faróis, onde os LEDs captam as linhas e as conectam para um efeito diferenciado. Destaque também para o capô, que traz seis linhas de caráter.

Na lateral, a silhueta do carro é marcada por suas superfícies bem definidas e amplas janelas. As caixas de roda também colaboram para transmitir imponência.

O estilo da seção traseira é definido pelos traços que vão da tampa do porta-malas e se estendem até a linha de ombro, formando uma terminação aerodinâmica da tampa do porta-malas. A nova largura é evidenciada pelas linhas das lanternas traseiras de LED, que conferem ao Novo Jetta uma identidade visual noturna única. Com foco na sofisticação, a parte inferior do para-choque conta com detalhes cromados.

Interior mais amplo e sofisticado

Como todo o carro, o interior também é novo, proporcionando maior conforto e, ao mesmo tempo, aparência mais sofisticada. O Novo Jetta tem mais espaço para a cabeça e ombro do que a geração anterior. O cockpit é um ambiente focado no motorista. Os instrumentos e o sistema de infotainment são orientados de forma horizontal e proporcionam fácil leitura.

O sedã traz novas cores de tecido e acabamentos de porta. Por falar nisso, o acabamento do painel soft touch traz materiais de alta qualidade. Há esmero em cada detalhe.

Falando em bem-estar a bordo, o Jetta 2019 oferece uma das maiores áreas para as pernas dos passageiros traseiros em sua categoria, sendo uma boa escolha para pessoas de grande porte.

R-Line, a versão esportiva e fina

Em meio as novidades do lançamento do Jetta, a versão R-Line leva o estilo esportivo do sedã um passo adiante. O visual frontal é marcado pelas grades em preto brilhante. O logo R-Line aparece na grade frontal e nos para-lamas dianteiros. Na lateral o conjunto R-Line é composto por rodas de 17” estilo “Viper” e espelhos retrovisores pintados em preto. O teto do Novo Jetta R-Line também é pintado de preto.

Seguindo a proposta do exterior, a cabine traz ambientação escura, com o teto e as colunas forrados em preto. Harmoniza com a proposta o acabamento acinzentado dos apliques estilo “Fishbone” utilizados no painel e nas laterais de porta. O volante é exclusivo, com base achatada e logotipo alusivo à versão. Na traseira, o destaque fica com os detalhes cromados na parte inferior do para-choque.

Para desenvolver essas versões customizadas e esportivas para os veículos da marca, atendendo à crescente demanda do público por carros personalizados pela própria fábrica, o Grupo Volkswagen conta com um departamento especialmente dedicado à tarefa: o Volkswagen R, que constrói carros esportivos (modelos R) e linhas de equipamentos para customização (pacotes R-Line). O conceito dessa grife é a criação de itens exclusivos, destacando rodas de liga-leve, para-choques e volante. Todos de apelo esportivo.

Um sedã de classe

A geração anterior conquistou muitos clientes por aliar ótimo desempenho ao conforto de um carro de família. A nova chega ao mercado brasileiro em duas versões. Já no primeiro nível de acabamento, o Novo Jetta Comfortline 250 TSI traz de série itens muito valorizados pelos consumidores.

Agora, em todas as versões, as três primeiras revisões (10.000 km, 20.000 km e 30.000 km) são gratuitas, representando uma economia na ordem de R$ 1.383 para o cliente. O plano de manutenção até os 60 mil km do Jetta 2019 totaliza R$ 2.204 deixando 40% abaixo do custo médio do segmento.

Falando em equipamentos, o Novo Jetta Comfortline 250 TSI conta com ar-condicionado “Climatronic” com regulagem digital de temperatura para motorista e passageiro (duas zonas), luzes de condução diurna (DRL) em LED, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), Bloqueio Eletrônico do Diferencial, sistema Start/Stop e Função de Frenagem de Manobra (RBF).

Complementam o conjunto freio de estacionamento eletromecânico (com acionamento por botão), assistente de partida em subidas, vidros, travas e retrovisores externos com acionamento elétrico e volante multifuncional e bancos revestidos de couro. Também é de série o sistema de infotainment “Discover Media” com tela de 8”, que permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink) e oferece navegação integrada.

O Novo Jetta Comfortline 250 TSI traz rodas de 17 polegadas estilo “Polanko” com pneus 205/55 R17, câmera traseira para auxílio ao estacionamento, sistema Kessy (chave presencial para abertura e fechamento das portas e acionamento do motor por meio de botão) e espelho retrovisor interno eletrocrômico. O modelo conta, também de série, com o sistema de seleção do perfil de condução e iluminação ambiente ajustável em 10 tonalidades.

O recurso de Seleção do Modo de Direção inclui quatro opções: “Eco”, que privilegia a economia de combustível, “Normal”, que mantém os ajustes de fábrica, “Sport”, para uma condução mais esportiva, e “Individual”, no qual é possível ajustar os parâmetros de direção, transmissão e outros assistentes de condução da forma que o condutor preferir.

O sistema de iluminação ambiente de LED permite escolher entre 10 opções de cor. Coordenado com o recurso de Seleção do Modo de Direção, o sistema fornece luz branca indireta no perfil “Normal”, luz vermelha no perfil “Esporte” e luz azul no perfil “Eco”. O motorista pode definir qualquer uma das 10 cores usando o modo manual ou “Individual”.

Além do visual exclusivo e de todos os equipamentos da versão Comfortline, o Novo Jetta R-Line 250 TSI tem como itens de série o Active Info Display (painel digital programável), controlador automático de velocidade (ACC), Front Assist com função City Emergency Brake, Detector de Fadiga, Sistema de Frenagem Pós-Colisão e regulagem automática do farol alto (FLA).

O teto solar panorâmico abrange mais da metade da área do teto do Novo Jetta. Opcional para as versões R-Line e Comfortline, esse equipamento conta, ainda, com uma tela de vidro entre o para-brisa e o teto solar, aumentando a área envidraçada do teto.

O Active Info Display no quadro de instrumentos é totalmente digital e implementado virtualmente via software. Somente as luzes/ícones na borda inferior do mostrador são implementados em hardware.

As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário. Dados que são exibidos no console central pelo sistema de infotainment, como contatos de telefone ou capas de CD, também podem ser exibidas no Painel Digital Programável.

Conectividade de última geração

O sedã fabricado no México traz sistemas de infotainment avançados, com telas sensíveis ao toque MIB II da Volkswagen. Essa tecnologia conta com monitores que utilizam um sensor de toque capacitivo (como na tecnologia de um smartphone ou um tablet, por exemplo) em vez das telas sensíveis ao toque mais comuns que exigem pressão. O resultado é um funcionamento muito mais intuitivo e preciso para o usuário.

O “Discover Media” vem de série a para as configurações Comfortline e R-Line. O sistema permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas com sensor de aproximação, oferece várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico.

Permite conexão Bluetooth para até dois celulares e traz também os recursos de comando de voz e navegação integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável.

Conectividade na palma da mão

Uma grande novidade na versão 2019 do Jetta é o controle das principais funções do sistema de infotainment do veículo no banco de trás. Isso mesmo Os modelos equipados com o sistema “Discover Media” contam com o aplicativo “Volkswagen Media Control” para smartphones e tablets (plataformas Android e IOS). Esse recurso permite, por meio de conexão wifi, a interface do sistema de infotainment com os dispositivos móveis.

Dessa forma, é possível, por exemplo, acessar o menu de navegação do sistema de infotainment pelo celular. Assim, ao digitar no celular o endereço, a navegação será iniciada automaticamente pelo sistema de infotainemnt, exibindo o mapa e as indicações tanto na tela do rádio como no celular ou tablet que estiver emparelhado.

Seleção de músicas, sintonia de estações de rádio e ajustes de som também podem ser feitos pelo celular ou pelo tablet, em qualquer lugar do veículo, permitindo ao motorista se concentrar exclusivamente na condução do Novo Jetta e deixar a trilha sonora sob a responsabilidade dos demais ocupantes do veículo, mesmo que eles estejam no banco traseiro.

Desempenho, conforto e economia

O Novo Jetta chega ao mercado brasileiro oferecido exclusivamente com o motor 1.4 TSI Total Flex e transmissão automática de seis marchas (com conversor de torque) com função Tiptronic.

O propulsor desenvolve potência máxima de 150 cv (etanol ou gasolina) a 5.000 rpm. Seu torque máximo, de 250 Nm (25,5 kgfm), surge a apenas 1.400 rpm e se mantém plano até 3.500 rpm, com gasolina ou etanol.

A manutenção do alto torque em baixas rotações significa maior sensação de performance para o motorista, respostas rápidas aos comandos do acelerador e segurança em retomadas de velocidade e ultrapassagens. Resumindo: mais prazer ao dirigir.

Com esse conjunto mecânico, o Novo Jetta alia desempenho, conforto e economia de combustível. O sedã Volkswagen acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e tem velocidade máxima de 210 km/h, independentemente do combustível.

Vale ressaltar o sistema Start/Stop de série em todas as versões do modelo. Essa tecnologia desliga o motor durante a marcha lenta quando o pedal do freio é pressionado (por exemplo, quando se espera no sinal vermelho). Quando o pedal do freio é liberado, o motor reinicia sem problemas. Isso se traduz em maior economia de combustível, especialmente no trânsito urbano.

O sistema de freios do Novo Jetta também traz as tecnologias de distribuição eletrônica da pressão de frenagem (EBD) e de assistência hidráulica à frenagem (HBA). Agora, todas as versões têm freio de estacionamento eletrônico, com acionamento por meio de botão.

No quesito segurança, novo sedã da montadora alemã não fica para trás e oferece de série sistemas ISOFIX. Além disso, o indicador de status do cinto de segurança no instrumento combinado informa se o condutor e o passageiro do banco dianteiro estão com os cintos de segurança afivelados.

Há ainda um lembrete sonoro de afivelar os cintos de segurança para os assentos dianteiros. No banco traseiro há cintos de segurança retráteis de três pontos (inclusive para o passageiro central) e três apoios de cabeça para os ocupantes.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?