Jetta GLI, o esportivo cheio de detalhes da Volkswagen

O Jetta GLI, nova versão com apelo esportivo do sedã da Volkswagen, é muito aguardado pelos fãs do veículo e marca no Brasil. Para deixar os admiradores ainda mais entusiasmados, a montadora revelou mais detalhes do modelo.

Carros
1 ano atrás
Jetta GLI, o esportivo cheio de  detalhes da Volkswagen

Em meio a fatos inéditos, já sabemos ela terá o motor 2.0 turbo de 230 cv do Golf GTI. Com esse propulsor, a marca crava que o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e chega aos 250 km/h de velocidade máxima.

O câmbio é automatizado de dupla embreagem com seis marchas, o mesmo do Golf GTI. Diferentemente das versões 1.4, o Jetta GLI tem suspensão independente também na traseira para melhor comportamento dinâmico.

Aqui no Brasil, o Jetta GLI terá como principal concorrente no o Honda Civic Si vendido apenas na versão cupê e câmbio manual, de seis marchas, que funciona com motor 1.5, turbo, de 208 cv e 26,5 kgfm de torque a 2.100 rpm. De acordo com a fabricante, o esportivo da marca japonesa acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e atinge 238 km/h.

Preço

O Jetta GLI chega às lojas da marca nesse mês de junho. A versão fica acima da R-Line, que tem motor 1.4 turbo. O preço ainda não foi revelado, mas especula-se que o novo Jetta custe aproximadamente de R$ 150 mil.

Mais novidades

O design do Jetta também ganhou toques e elementos especiais. A grade dianteira é do tipo colmeia e há uma faixa vermelha atravessando-a e ligando-a aos faróis. As imagens mostram um carro igual ao vendido no mercado americano, onde as versões mais fortes do Jetta já usam a sigla GLI há décadas.

A cabine também chega bem equipada. O GLI virá de série com o painel virtual, bancos de couro com ajustes elétricos, seletor de modos de condução e volante igual ao do Golf GTI. A central multimídia tem tela sensível ao toque de 8 polegadas e conexão com Android Auto e CarPlay, mesmo assim, o carro terá um GPS integrado ao sistema.

A versão também trará de série o pacote de itens de segurança ativa, com controle de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência e acionamento automático do farol alto. As rodas são de 18 polegadas, portanto maiores que as do R-Line que são de 17”.

Um sedã de respeito

Em 2018, o Jetta já recebeu inovações por dentro e por fora. A Volkswagen também trouxe a estreia de uma série de recursos como iluminação ambiente da cabine, faróis e lanternas de LED, novas proporções de carroceria, linhas de estilo marcantes e acabamento interno premium.

Essa é a sétima geração do sedã que chega baseado na Estratégia Modular MQB, oferecendo design mais arrojado, excelente aproveitamento de espaço interno e tecnologias de classes superiores.

O sedan da Volkswagen é oferecido em seis opções de cor: três sólidas (Branco Puro, Preto Ninja e Vermelho Tornado), duas metálicas (Prata Snow e Cinza Platinum) e uma perolizada (Preto Mystic). O modelo conta com três anos de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem, e tem as três primeiras revisões gratuitas.

Exterior renovado

Baseado na Estratégia Modular MQB, o Jetta ganhou linhas dinâmicas e superfícies bem nítidas dão ao Novo Jetta uma aparência elegante e esportiva, ao mesmo tempo mostrando um perfil bem moderno, com ares de cupê.

Comparado com o antigo modelo, ele cresce em todas as direções. É mais longo, largo e alto. As proporções exteriores aumentadas significam também mais espaço interno. O Novo Jetta mede 4.702 milímetros (mm) de comprimento – 43 mm maior do que a geração anterior. A largura (sem os espelhos retrovisores) é de 1.799 mm (+21 mm) e a altura é de 1.474 mm (+1 mm). Mas o que mais chama a atenção é o entre-eixos: o Novo Jetta tem 2.688 mm de distância entre as rodas dianteiras e as traseiras – um ganho de 37 mm em relação do modelo anterior. Agora, o sedan oferece ótimo espaço interno para cinco adultos, com mais conforto para cabeças, joelhos e ombros.

Na parte da frente, o Novo Jetta traz o DNA de Design da Volkswagen, com traços “limpos”, modernos e uma aparência geral refinada. A combinação de uma grande grade dianteira e linhas definidas, com a adição de cromados e iluminação LED conferem sofisticação ao sedã.

A grade trapezoidal é composta por quatro barras cromadas, duas das quais fluem para as caixas dos faróis, onde os LEDs captam as linhas e as conectam para um efeito diferenciado. Destaque também para o capô, que traz seis linhas de caráter.

Na lateral, a silhueta do carro é marcada por suas superfícies bem definidas e amplas janelas. As caixas de roda também colaboram para transmitir imponência.

O estilo da seção traseira é definido pelos traços que vão da tampa do porta-malas e se estendem até a linha de ombro, formando uma terminação aerodinâmica da tampa do porta-malas. A nova largura é evidenciada pelas linhas das lanternas traseiras de LED, que conferem ao Novo Jetta uma identidade visual noturna única. Com foco na sofisticação, a parte inferior do para-choque conta com detalhes cromados.

Conectividade de última geração

O sedã fabricado no México traz sistemas de infotainment avançados, com telas sensíveis ao toque MIB II da Volkswagen. Essa tecnologia conta com monitores que utilizam um sensor de toque capacitivo (como na tecnologia de um smartphone ou um tablet, por exemplo) em vez das telas sensíveis ao toque mais comuns que exigem pressão. O resultado é um funcionamento muito mais intuitivo e preciso para o usuário.

O “Discover Media” vem de série a para as configurações Comfortline e R-Line. O sistema permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas com sensor de aproximação, oferece várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico.

Permite conexão Bluetooth para até dois celulares e traz também os recursos de comando de voz e navegação integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável.

Tudo na palma da mão

Uma grande novidade do Jetta é o controle das principais funções do sistema de infotainment do veículo no banco de trás. Isso mesmo Os modelos equipados com o sistema “Discover Media” contam com o aplicativo “Volkswagen Media Control” para smartphones e tablets (plataformas Android e IOS). Esse recurso permite, por meio de conexão wifi, a interface do sistema de infotainment com os dispositivos móveis.

Dessa forma, é possível, por exemplo, acessar o menu de navegação do sistema de infotainment pelo celular. Assim, ao digitar no celular o endereço, a navegação será iniciada automaticamente pelo sistema de infotainemnt, exibindo o mapa e as indicações tanto na tela do rádio como no celular ou tablet que estiver emparelhado.

Seleção de músicas, sintonia de estações de rádio e ajustes de som também podem ser feitos pelo celular ou pelo tablet, em qualquer lugar do veículo, permitindo ao motorista se concentrar exclusivamente na condução do Novo Jetta e deixar a trilha sonora sob a responsabilidade dos demais ocupantes do veículo, mesmo que eles estejam no banco traseiro.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?