Kawasaki KX 450 2019, aventura garantida no topo do podio

Para quem curte um vento no rosto e busca adrenalina sobre uma motocicleta deve conhecer a nova KX450 2019. A duas rodas da Kawasaki foi projetada com apenas um objetivo em mente: levar pilotos ao topo do pódio.

Motos
2 anos atrás
Kawasaki KX 450 2019, aventura garantida no topo do podio

Ao longo de 40 anos de história, as KX foram extremamente bem-sucedidas fazendo isso, e para manter este patamar na classe mais competitiva do motocross a KX450 2019 foi completamente atualizada e aprimorada.

Com várias combinações, a moto traz novo motor de 449 cm³ com potência e controle, enquanto o novo chassi mais leve e rígido reforça a vocação do atual modelo para completar voltas ainda mais rápidas.

Concluindo o pacote que já incluía controle de largada e seleção de mapas na ECU (reprogramáveis) a KX450 agora soma à receita de sucesso partida elétrica e embreagem de acionamento hidráulico. Além de aprimoramentos na ergonomia, suspensões e freios.

Preço da Kawasaki KX450 2019

A Kawasaki KX450 2019 estará à venda nas concessionárias da marca a partir desta segunda quinzena de novembro por R$ 43.990,00.

Motor com potência e controle
Para quem se interessa por informações para entender do que o motor é capaz, novo propulsor de 449 cm³ eleva a potência máxima em 3,4 cv, enquanto a curva de torque mais plana torna as acelerações ainda mais suaves e fáceis de serem controladas. Admissão, comando, válvulas, pistão e exaustão revisados resultam em performance sem precedentes.

Para isso, atuadores de válvula do tipo finger-follower, originalmente projetados por engenheiros da Kawasaki nos mundiais de Superbike e MotoGP, permitem o uso de válvulas de titânio de maior diâmetro e cames de perfil mais agressivo.

As válvulas de admissão tiveram diâmetro aumentado de 36 mm para 40 mm e as de exaustão de 31 mm para 33 mm, com maior deslocamento. O peso do conjunto comando/válvulas foi reduzido.

A admissão também foi redesenhada e agora traz elemento mais fino para filtragem de ar, válvula do acelerador com diâmetro elevado de 43 mm para 44 mm e adoção de injetores com capacidade aumentada em 20% também ajudam a alcançar maior potência.

O pistão tem o mesmo desenho usado nas motos da equipe de fábrica no Mundial de Motocross, que resulta em mais resistência e menos peso (de 259,8 g para 243 g). Atrito reduzido pela adoção de bronzinhas também contribui para o ganho de potência.

O coletor de escapamento alongado (590 mm para 695 mm) favorece as respostas ao acelerador em baixas rotações.

Outras novidades incluem partida elétrica e embreagem de acionamento hidráulico, que se somam ao pacote completo já oferecido com controle de largada e seleção de três mapas na ECU, que podem ser reprogramados escolhendo entre os modos standard, hard e soft ou com o uso do kit de calibração.

Chassi mais leve

Completando o motor mais potente, a leveza nas manobras reforça a aptidão da KX450 2019 para tempos de volta mais rápidos. Para a adição de recursos como a partida elétrica foram feitos esforços que reduziram o ganho de peso ao mínimo, resultando no chassi de KX450 mais esguio já produzido.

Dentre as melhorias promovidas, cerca de 850 g foram retirados do chassi e componentes, enquanto outros 930 g foram removidos de motor, admissão e exaustão. No total o modelo 2019 soma apenas 109 kg em ordem de marcha. Suspensões, freios e ergonomia também foram aprimorados.

O novo chassi perimetral de alumínio também é uma evolução do projeto anterior com rigidez revisada e uso do motor como parte estrutural. Trata-se de uma composição de peças forjadas, extrudadas e fundidas em busca do balanceamento ideal de peso e rigidez. O novo braço oscilante também contribui para a rigidez e melhoria da tração.

Uma KX450 mais potente requer aprimoramentos na tração de dianteira e traseira que assegurem a transferência de mais força para o solo. Para isso, o eixo dianteiro de maior diâmetro (20 mm para 22 mm) vem dos times de competição de fábrica, enquanto a suspensão traseira reprojetada com novo link e mais curso beneficia a tração atrás.

O novo garfo dianteiro de 49 mm tem o mesmo diâmetro dos tubos das equipes de competição de fábrica, maior e que permite o uso de pistões também maiores para o amortecimento, resultando em atuação mais precisa e firme.

Amortecedor traseiro do modelo 2019 permite dois ajustes de compressão separadamente, para amortecimento de baixa e alta velocidade. Tudo para garantir conforto e segurança ao piloto e garupa.

Disco de freio traseiro semiflutuante aumentado de 240 mm para 250 mm de diâmetro e novo cilindro-mestre dianteiro, para maior precisão inicial, se completam para elevar a performance de frenagem da KX450 a outro nível.

Uma nova bateria de lítio, além de superleve, contribui para a economia de peso do conjunto, possibilita o uso da partida elétrica na motocicleta.

Ergonomia e estilo

O piloto foi priorizado em tudo do que a motocicleta recebeu de novidades. Com o design não foi diferente e completamente novo ele foi criado para facilitar a movimentação de quem toca a moto. Superfícies longas e suaves ajudam os movimentos para trás e para frente.

Outra mudança significativa foi promovida no tanque que está mais baixo e plano. Isso foi possível graças à bomba de gasolina reprojetada para ficar mais compacta, facilita o posicionamento à frente. Aletas mais estreitas e próximas do chassi também auxiliam as pernas a se firmarem. Até o desenho das tampas do motor foram pensadas para maior suavidade, não impedindo a movimentação.

A KX450 2019 oferece quatro posições de ajuste do guidão Renthal: 25 mm à frente, 15 mm à frente, standard e 10 mm atrás. As pedaleiras estão 5 mm mais largas e foram reposicionadas 3 mm atrás; podem ser ajustadas 5 mm mais baixas. Tudo para que o piloto encontre a posição ideal.

Completando o novo design da KX450, gráficos ao estilo da equipe de fábrica asseguram que a moto mais equilibrada do paddock reflita seu elevado nível de performance. Acabamento verde nos ajustadores das suspensões e outros componentes, e aros de roda pretos como nas motos da equipe de fábrica, reforçam a qualidade de produção dedicada à KX 450 2019.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?