Kia Soul 2020, design novo e diferente

Existem veículos no Brasil que impressionam logo que dão as caras. Assim aconteceu com o Kia Soul ao aparecer pelo Brasil. Com linhas diferentes e um design meio quadrado, muito diferente do que se costumava ver na ocasião de seu lançamento, o carro conquistou o gotos de muitos brasileiros, mas acabou dando uma sumida do cenário.

Carros
2 anos atrás
Kia Soul 2020, design novo e diferente

Cerca de cinco anos após seu lançamento, a segunda geração do Soul está pronta para se aposentar e abrir espaço para algo que a Kia descreve como um novo modelo.

Mantendo características que fizeram sucesso nos modelos anteriores, o Soul 2020 adota um design peculiar para a dianteira, com luzes finas na parte superior e outras duas grandes peças montadas mais abaixo. A grade dianteira é maior que a anterior e dá ao crossover um visual mais imponente.

A terceira geração foi apresentada no Salão de Los Angeles com um visual ousado, bem distante do atual, embora a proposta continue sendo a mesma. Agora, o crossover compacto terá um grande foco na eletrificação com a versão EV mais eficiente. Com 4,196 m de comprimento e 2,600 m de entre-eixos, o modelo cresceu em tamanho e base, mas manteve altura e largura.

Preço da versão 2019

Um pouco sumido das ruas, o Kia Soul pode ser comprado em sua versão atual nas concessionárias da montadora no País. O carro é uma opção até que a nova geração desembarque por aqui.

O novo Soul será vendido nos Estados Unidos na primeira metade de 2019, junto com o Soul EV, totalmente elétrico. A chegada ao Brasil ainda uma incógnita.

Kia Soul – R$ 89.990,00

O modelo 2019 traz o motor 1.6L Flex 16 Válvulas e tem potência máxima: 128 cv / 6.000 rpm com torque máximo de 16,8 Kgm / 5.000 rpm. A transmissão automática de 6 velocidades, com possibilidade de trocas sequenciais, garante mudanças suaves e precisas.

Equipado com o sistema Drive Mode, o Soul permite que o motorista selecione as opções Normal, Eco ou Sport, de acordo com a sua preferência ou com as condições da estrada e do tempo.

Por meio do sistema Isofix, a segurança das crianças é reforçada, garantindo a tranquilidade da família. Esse tipo de fixação possui travas na cadeirinha no formato de garras, que são encaixadas em um ponto fixo na estrutura do veículo.

O Soul vem equipado ainda com freio a disco nas 4 rodas, com ABS e EBD. A tecnologia ABS (Anti-lock Brake System) impede o travamento das rodas e mantém o controle do motorista sobre a trajetória com o maior poder de frenagem possível.

Já o EBD (Electronic Brake force Distribution) dosa a potência de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro, garantindo maior eficiência ao sistema e permitindo melhor estabilidade e controle, mesmo em caso de frenagens feitas em curvas.

Modelo 2020

Para o modelo 2020, a Kia aposta no teto flutuante, com a parte superior em preto e a pequena seção da coluna “C” com o escrito “Soul” estampada. A marca sul-coreana menciona que esta coluna foi feita para remeter às asas de um avião, enquanto ele se mantém fiel ao seu antecessor ao continuar com as lanternas verticais na traseira. Agora elas têm formato de bumerangue, dando ao Soul um visual interessante quando visto por trás.

A marca oferecerá na próxima geração as versões GT-Line e X-Line. Elas já existem em outros modelos da marca na Europa, com detalhes esportivos para a GT-Line e temática fora-de-estrada na X-Line.

Em termos de dimensões, o novo Soul mantém largura e altura, ganhando 5,6 cm em comprimento. Agora são 4,19 m totais e parte disso está no entre-eixos, medindo agora 2,60 m, ou cerca de 3 cm a mais que o anterior.

Enquanto o espaço para as pernas na dianteira cresceu 0,5 cm, os passageiros de trás ficarão desapontados em saber que perderam 0,7 cm para as pernas. Não apenas isso, mas o espaço para cabeça na frente também ficou 0,5 cm menor, enquanto a traseira não mudou.

Com frente bem expressiva, o Kia Soul 2020 emprega faróis de LED bem afilados e grade praticamente inexistente, tendo um friso superior muito estreito. Um conjunto de luzes de neblina e repetidores de direção fica dentro de lentes transparentes numa moldura envolvente na parte central, enquanto o para-choque ainda ostenta entrada de ar com grade em preto brilhante.

Por dentro, o ambiente ficou mais amplo com as alterações e agora tem painel com cluster dotado de display digital central e multimídia com tela de 10,25 polegadas. Nas versões mais caras, o interior tem tela multimídia de 10,25″, com Android Auto e Apple CarPlay.

Há um head-up display de 8″ e sistema de som assinado pela Harman Kardon com 10 falantes e 640 w de potência – o dobro do atual Soul.

Outro destaque é o HUD colorido com tela de 8 polegadas. O crossover ganhou sistema de som Harman Kardon com 640 watts e 10 alto-falantes. O habitáculo ganhou iluminação personalizada e ar digital dual zone.

A Kia promete que a nova plataforma melhorou a dirigibilidade e o conforto com menor vibração, barulho e aspereza.
O interior traz sistema de iluminação configurável. O recurso tem nomes curiosos, como Romance, Traveling, Party Time, Hey! Ho!, Café e Midnight City.

Um novo atrativo pode ser percebido no porta-malas, sendo um aliado em longas viagens. Ele agora tem 673 litros (até o teto), ou 141 litros a mais. Além disso, a tampa do porta-malas ficou mais larga e baixa, facilitando o manejo das bagagens em comparação com o antecessor.

Sob o capô, está o motor 2.0 aspirado com 149 cv e 18,2 kgfm de torque ou o 1.6 turbo com 204 cv e 26,9 kgfm de torque. O primeiro pode ter câmbio manual de seis marchas ou automático CVT, enquanto o turbo utiliza uma caixa de dupla embreagem com sete marchas.

Outra novidade é o Soul EV, versão elétrica do modelo, que também entra na nova geração. O carro tem motor de 204 cv – eram 110 cv na anterior – e torque de 40,3 mkgf, alimentado por uma bateria de 64 kWh.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?