Korando volta renovado e com versão a diesel
A montadora coreana SsangYong, tenta pela terceira vez emplacar seus veículos no Brasil, e desta vez chega com carros lindos esteticamente e prometendo produtos muito melhores que apresentou quando das tentativas anteriores no mercado nacional.

Os quatro modelos que estreiam a nova operação da marca coreana no país são: o SUV compacto Tivoli, o XLV, versão alongada do Tivoli, o SUV Korando e a picape Actyon Sports, ambos com motor a diesel.
Os quatro carros já estão à venda nas concessionárias em São Paulo, Campinas, Salvador, Feira de Santana, Distrito Federal, Caxias do Sul e Chapecó. Nesse artigo, vamos falar um pouco do Korando que configura como rival direto do Jeep Compass.
A Ssangyong terá outras novidades no segundo semestre, quando a linha Rexton desembarca no Brasil, formada pelo SUV de sete lugares e o Rexton Sports, picape maior do que a Actyon Sports. A SsangYong promete os dois modelos para esse ano.
Preços, versões e detalhes
Duas versões, ambas a diesel, formam a linha atual da família do Korando.
SsangYong Korando 2.2 Deluxe AWD – R$ 129.900,00
SsangYong Korando 2.2 STD AWD Standard – 149.900,00
O SUV coreano retornou em 2017 ao Brasil com novo visual e mecânica atualizada. Lançada por aqui em 2011, a atual geração do SUV médio foi reestilizada pela segunda vez e agora traz faróis com recortes mais retos e grade com dois frisos cromados. Lateral e traseira mantiveram os traços arredondados
O carro sai de fábrica com direção progressiva que se ajusta à velocidade, suspensão Multilink que gera mais conforto e estabilidade e AWD (All-Wheel Drive) tração constante em todas as rodas.
O SSangYong Korando não tem um padrão de qualidade de carro europeu, mas mesmo assim pode-se dizer que a qualidade do passeio é boa, mesmo um pouco saltitante, ocasionalmente, mas nada que não se espere de um SUV desse segmento.
A direção com assistência elétrica é meio vaga, transmitindo poucas informações sobre o que acontece na pista, mas tem uma resposta bastante linear.
O Korando não passa ao motorista a sensação de veículo boa estatura. O modelo tem direção com assistência elétrica bastante leve e a suspensão garante bom comportamento em curvas, sem comprometer o conforto na hora de filtrar as irregularidades do asfalto.
A tela do computador de bordo indica o ângulo de esterçamento do volante, ferramenta que auxilia o motorista em percursos fora-de-estrada.
Motor
Desenvolvido com tecnologia alemã, o motor e-XGi160, movido à diesel, oferece excelente performance tanto em cidades, como em locais onde o motor é mais exigido.
A tração é do tipo 4WD, com possibilidade de bloqueio do diferencial central para tração 50/50 entre os eixos dianteiro e traseiro. O câmbio é automático de seis marchas e conta com programações voltadas à economia de combustível, esportividade e pisos de baixo atrito.
A potência máxima do propulsor é de 78cv/6000rpm e torque de 41kgf.m/1400~2800rpm.
Em consumo urbano, o Korando chega a marca de 9,7 km/l, Na estrada pode alcançar melhor eficiência com média de 13,1 km/l. O câmbio de seis marchas gira a baixo 2.000 rpm a 120 km/h.
O Korando DLX entrega ótimo desempenho em acelerações e retomadas, mas deve melhores acabamento e nível de equipamentos para o segmento onde está posicionado.
Design com cara de europeu
As linhas do SSangYong Korando são modernas e atraentes, resultado de um projeto do estilista italiano Giorgetto Giugiaro, com destaque para os faróis e a grade que tem visual agressivo.
Lateralmente, o SUV conta com frisos cromados no contorno da grade e na linha do para-choque, compondo um desenho harmonioso com os para-lamas abaulados.
Na traseira o Korando adota lanternas em formato vertical, saídas duplas de escape e mais cromados que promovem um determinado requinte ao carro.
Em termos dimensionais, a carroceria mede 4.410 metros de comprimento, 1.830 metros de largura, 1,710 metros de altura e tem uma distância entre-eixos de 2.650 metros.
O peso do carro em ordem de marcha é de 1.747 Kg e as rodas são de 18 polegadas montadas em pneus 255/55 R 18, e o tanque de combustível comporta 75 litros.
Interior coreano
O interior do Korando, como todos os SUV compactos, traz um espaço para passageiros adequado, e como destaque negativo fica a baixa capacidade volumétrica do porta-malas: 486 litros.
Como itens de série aparecem: airbag duplo frontal, freios à disco nas quatro rodas com ABS/EBD, computador de bordo, ar-condicionado digital, kit multimídia com câmera traseira, direção eletricamente assistida, CD Player com entrada USB/MP3, volante multifuncional, sensor de estacionamento, teto-solar elétrica, entre outros itens.
Dentre os itens de segurança, destaque para:
- Alarme antifurto
- Desembaçador de vidro traseiro
- Faróis de neblina
- Freios ABS
- Limpador e lavador de vidro traseiro
- Luz traseira de neblina
- Trava de segurança para crianças
- Travamento central das portas
Prós e contras
O SSangYong Korando procura se destacar na boa relação custo x benefício, oferecendo um motor diesel associado com tração 4×4 por um preço que seus concorrentes entregam motores flex e tração 4×2.
Contam a favor do SUV coreano, o motor, bom isolamento acústico, pouca rolagem da carroceria nas curvas, bom acabamento interno, câmbio e freios a disco nas quatro rodas.
Os pontos negativos ficam por conta do preço mais alto que o de concorrentes estabelecidos no país, como o Jeep Compass, e a pequena rede de concessionárias.
Ficha técnica do Ssangyong Korando
- Motorização: 2.2
- Combustível: Diesel
- Potência (cv): 178
- Torque (kgf.m): 40,8
- Velocidade Máxima (km/h): 185 km
- Tempo 0-100 (s): 10s
- Consumo cidade (km/l): 9,7 km/l
- Consumo estrada (km/l): 13,1 km/l
- Câmbio: automática com modo manual de 6 marchas
- Tração: 4×4
- Direção: elétrica
- Suspensão dianteira: tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
- Suspensão traseira: tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
- Freios: quatro freios à disco com dois discos ventilados.
Dimensões
- Comprimento: 4.410 mm
- Altura: 1.710 mm
- Largura: 1.830 mm
- Entre-eixos: 2.650 mm
- Bitola dianteira: 1.573 mm
- Bitola traseira: 1.558 mm
- Vão livre do solo: 180 mm
- Peso: 1.774 kg
- Porta-malas: 486 litros
- Carga útil: 526 kg
- Tanque de combustível: 57 litros