Korando volta renovado e com versão a diesel

A montadora coreana SsangYong, tenta pela terceira vez emplacar seus veículos no Brasil, e desta vez chega com carros lindos esteticamente e prometendo produtos muito melhores que apresentou quando das tentativas anteriores no mercado nacional.

Carros
2 anos atrás
Korando volta renovado e com versão a diesel

Os quatro modelos que estreiam a nova operação da marca coreana no país são: o SUV compacto Tivoli, o XLV, versão alongada do Tivoli, o SUV Korando e a picape Actyon Sports, ambos com motor a diesel.

Os quatro carros já estão à venda nas concessionárias em São Paulo, Campinas, Salvador, Feira de Santana, Distrito Federal, Caxias do Sul e Chapecó. Nesse artigo, vamos falar um pouco do Korando que configura como rival direto do Jeep Compass.

A Ssangyong terá outras novidades no segundo semestre, quando a linha Rexton desembarca no Brasil, formada pelo SUV de sete lugares e o Rexton Sports, picape maior do que a Actyon Sports. A SsangYong promete os dois modelos para esse ano.

Preços, versões e detalhes

Duas versões, ambas a diesel, formam a linha atual da família do Korando.

SsangYong Korando 2.2 Deluxe AWD – R$ 129.900,00
SsangYong Korando 2.2 STD AWD Standard – 149.900,00

O SUV coreano retornou em 2017 ao Brasil com novo visual e mecânica atualizada. Lançada por aqui em 2011, a atual geração do SUV médio foi reestilizada pela segunda vez e agora traz faróis com recortes mais retos e grade com dois frisos cromados. Lateral e traseira mantiveram os traços arredondados

O carro sai de fábrica com direção progressiva que se ajusta à velocidade, suspensão Multilink que gera mais conforto e estabilidade e AWD (All-Wheel Drive) tração constante em todas as rodas.

O SSangYong Korando não tem um padrão de qualidade de carro europeu, mas mesmo assim pode-se dizer que a qualidade do passeio é boa, mesmo um pouco saltitante, ocasionalmente, mas nada que não se espere de um SUV desse segmento.

A direção com assistência elétrica é meio vaga, transmitindo poucas informações sobre o que acontece na pista, mas tem uma resposta bastante linear.

O Korando não passa ao motorista a sensação de veículo boa estatura. O modelo tem direção com assistência elétrica bastante leve e a suspensão garante bom comportamento em curvas, sem comprometer o conforto na hora de filtrar as irregularidades do asfalto.

A tela do computador de bordo indica o ângulo de esterçamento do volante, ferramenta que auxilia o motorista em percursos fora-de-estrada.

Motor

Desenvolvido com tecnologia alemã, o motor e-XGi160, movido à diesel, oferece excelente performance tanto em cidades, como em locais onde o motor é mais exigido.

A tração é do tipo 4WD, com possibilidade de bloqueio do diferencial central para tração 50/50 entre os eixos dianteiro e traseiro. O câmbio é automático de seis marchas e conta com programações voltadas à economia de combustível, esportividade e pisos de baixo atrito.

A potência máxima do propulsor é de 78cv/6000rpm e torque de 41kgf.m/1400~2800rpm.

Em consumo urbano, o Korando chega a marca de 9,7 km/l, Na estrada pode alcançar melhor eficiência com média de 13,1 km/l. O câmbio de seis marchas gira a baixo 2.000 rpm a 120 km/h.

O Korando DLX entrega ótimo desempenho em acelerações e retomadas, mas deve melhores acabamento e nível de equipamentos para o segmento onde está posicionado.

Design com cara de europeu

As linhas do SSangYong Korando são modernas e atraentes, resultado de um projeto do estilista italiano Giorgetto Giugiaro, com destaque para os faróis e a grade que tem visual agressivo.

Lateralmente, o SUV conta com frisos cromados no contorno da grade e na linha do para-choque, compondo um desenho harmonioso com os para-lamas abaulados.

Na traseira o Korando adota lanternas em formato vertical, saídas duplas de escape e mais cromados que promovem um determinado requinte ao carro.

Em termos dimensionais, a carroceria mede 4.410 metros de comprimento, 1.830 metros de largura, 1,710 metros de altura e tem uma distância entre-eixos de 2.650 metros.

O peso do carro em ordem de marcha é de 1.747 Kg e as rodas são de 18 polegadas montadas em pneus 255/55 R 18, e o tanque de combustível comporta 75 litros.

Interior coreano

O interior do Korando, como todos os SUV compactos, traz um espaço para passageiros adequado, e como destaque negativo fica a baixa capacidade volumétrica do porta-malas: 486 litros.

Como itens de série aparecem: airbag duplo frontal, freios à disco nas quatro rodas com ABS/EBD, computador de bordo, ar-condicionado digital, kit multimídia com câmera traseira, direção eletricamente assistida, CD Player com entrada USB/MP3, volante multifuncional, sensor de estacionamento, teto-solar elétrica, entre outros itens.

Dentre os itens de segurança, destaque para:

  • Alarme antifurto
  • Desembaçador de vidro traseiro
  • Faróis de neblina
  • Freios ABS
  • Limpador e lavador de vidro traseiro
  • Luz traseira de neblina
  • Trava de segurança para crianças
  • Travamento central das portas

Prós e contras

O SSangYong Korando procura se destacar na boa relação custo x benefício, oferecendo um motor diesel associado com tração 4×4 por um preço que seus concorrentes entregam motores flex e tração 4×2.

Contam a favor do SUV coreano, o motor, bom isolamento acústico, pouca rolagem da carroceria nas curvas, bom acabamento interno, câmbio e freios a disco nas quatro rodas.

Os pontos negativos ficam por conta do preço mais alto que o de concorrentes estabelecidos no país, como o Jeep Compass, e a pequena rede de concessionárias.

Ficha técnica do Ssangyong Korando

  • Motorização: 2.2
  • Combustível: Diesel
  • Potência (cv): 178
  • Torque (kgf.m): 40,8
  • Velocidade Máxima (km/h): 185 km
  • Tempo 0-100 (s): 10s
  • Consumo cidade (km/l): 9,7 km/l
  • Consumo estrada (km/l): 13,1 km/l
  • Câmbio: automática com modo manual de 6 marchas
  • Tração: 4×4
  • Direção: elétrica
  • Suspensão dianteira: tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
  • Suspensão traseira: tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
  • Freios: quatro freios à disco com dois discos ventilados.

Dimensões

  • Comprimento: 4.410 mm
  • Altura: 1.710 mm
  • Largura: 1.830 mm
  • Entre-eixos: 2.650 mm
  • Bitola dianteira: 1.573 mm
  • Bitola traseira: 1.558 mm
  • Vão livre do solo: 180 mm
  • Peso: 1.774 kg
  • Porta-malas: 486 litros
  • Carga útil: 526 kg
  • Tanque de combustível: 57 litros

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?