Lamborghini Aventador S, o ícone das estradas

Principal superesportivo da Lamborghini desde 2011, o Aventador que ganhou a sigla S ao longo de sua história, recebeu ainda atualizações. As evoluções do modelo ocorreram em várias direções, incluindo o design, a mecânica e a tecnologia.

Carros
1 ano atrás
Lamborghini Aventador S, o ícone das estradas

Uma das principais novidades é o motor que ganhou mais 40 cv e está mais potente. Assim, o mítico V12, 6.5 litros, passa a render 740 cv, principalmente por conta de mudanças nos variadores de válvulas, no coletor de admissão e no escapamento, que ficou 20 kg mais leve.

Com essa potência, o Lamborghini Aventador S consegue chegar aos 100km/h em somente 2.9 segundos, e a sua velocidade máxima é de 350 km/h. As alterações no design com reflexos na aerodinâmica, como no caso do novo para-choque dianteiro, também contribuem para esses resultados.

Completando o novo conjunto, merece destaque o esterçamento da roda traseira e as evoluções no sistema de suspensão e tração.

Preço

Como todo Lamborghini, o Aventador S também não é para qualquer bolso. Quem quiser ter um desses na garagem vai ter de desembolsar cerca de R$ 4,5 milhões.

Ícone

“Um ícone não pode ser reinventado, só pode ser desafiado”. Essa frase está no site da Marca que não esconde de ninguém a certeza de que nada é igual ao Aventador. Seguindo Miura, Islero, Countach e Urraco, o modelo mais icônico da Lamborghini agora colhe a herança dos modelos S históricos e evolui para o novo design exclusivo da Aventador S.

Emoção ao volante

Da família Aventador, a linha S herdou seu extraordinário coração pulsante: o icônico motor V12. É o sinal do reconhecimento de um poder puro-sangue, com seu excelente desempenho de aceleração a qualquer velocidade do motor, capacidade de resposta ultrarrápida, um rugido de tirar o fôlego e agora um total de 40 HP a mais para soltar no asfalto.

Mas o Aventador S não vai se conformar com menos e quer tudo: as características de desempenho de um carro esportivo são acompanhadas pela extrema agilidade e manuseio do sistema de Direção de 4 Rodas para uma dinâmica de direção sem precedentes, além da possibilidade de ter a experiência de direção mais pessoal graças ao novo modo de condução personalizado EGO.

Design exterior

Para deixar o carro mais veloz, mexer no design é necessário. Por isso, trabalhar no desenho de um carro como o Aventador não significa alterar seu caráter, mas exaltá-lo ainda mais. A linha S continua a exibir o DNA inconfundível da Lamborghini, ao mesmo tempo em que fortalece sua mistura de dinamismo, refinamento e agressividade por meio de linhas ainda mais nítidas inspiradas pela natureza e pela aeronáutica.

Embora o design hexagonal dos novos escapamentos signifique que a extremidade traseira é tão poderosa quanto o motor de um ônibus espacial, a parte frontal apresenta formas que lembram as aletas de um tubarão, transmitindo a mesma força e elegância em dominar a estrada.

Para manter as características de um carro da Marca, cada superfície do novo Aventador S foi estudada para ganhar potência e melhorar o desempenho. Em comparação com a geração anterior, de fato, os novos elementos de design proporcionam um aumento de 130% na dianteira downforce.

Interior com tecnologia de ponta

Os interiores do novo Aventador S refletem plenamente a missão do carro, que é ser diferente de todos os outros: um supercarro esportivo com tecnologia de ponta, mas também incrivelmente luxuoso.

Para chegar a esse resultado, os acabamentos interiores são confeccionados com materiais da mais alta qualidade e apresentam uma infinita variedade de possibilidades, como a nova configuração S-trim, criada para celebrar o nome do carro. As opções também incluem a possibilidade de escolher um material inovador como o Carbon Skin e deixar certas partes do corpo de carbono expostas.

Tudo isso está combinado a tecnologia extremamente avançada, como o painel de instrumentos com display LCD TFT interativo com gráficos completamente reprojetados e a possibilidade de aprimorar os interiores com um sistema de iluminação LED criado ad hoc.

Coração pulsante

Além de seu coração pulsante, o Aventador S também é dotado de um cérebro incrivelmente sofisticado: a unidade de controle inovadora Lamborghini Active Vehicle Dynamics (LDVA) , um sistema de tecnologias ativas que podem gerenciar cada um dos eixos dinâmicos do veículo.

A dinâmica lateral do veículo é controlada por um sistema de direção que envolve todas as quatro rodas usando a Direção Dinâmica Lamborghini (LDS) e a Direção da Roda Lateral Lamborghini (LRS).

Já a vertical é monitorada pela suspensão reológica Magnolor da Lamborghini (LMS) e pela aerodinâmica traseira ativa. E a dinâmica longitudinal depende do sistema de tração nas quatro rodas (4WD). O sistema LDVA combina toda a informação proveniente dos sensores do carro e estabelece em tempo real a melhor configuração para cada condição de condução. O resultado é um desempenho absolutamente perfeito, seguro e atraente.

Pela primeira vez em seu segmento, o novo Aventador S oferece uma combinação única do sistema de direção frontal ativo (Lamborghini Dynamic Steering) e do sistema traseiro (direção de roda traseira Lamborghini), oferecendo desempenho dinâmico de primeira linha.

O sistema LDS se adapta à velocidade e ao modo de direção selecionado ao passar da direção direta para um modo mais indireto, enquanto o sistema LRS manuseia o eixo de direção traseiro por meio de dois atuadores eletromecânicos. Com este sistema, em baixas velocidades, o eixo traseiro dirige-se na direção oposta em relação ao eixo dianteiro, levando a uma redução virtual da distância entre eixos, o que significa maior agilidade e desempenho inigualável nas curvas. Em alta velocidade, em vez disso, os dois eixos giram em paralelo, o que gera um aumento virtual da distância entre eixos.

O novo Aventador S apresenta amortecedores magneto-reológicos dianteiros e traseiros com sistema pushrod, que modificam constantemente o comportamento das suspensões de acordo com as condições da estrada e o modo de condução selecionado. Além do rolo de compensação e movimentos corporais indesejados, o sistema foi especialmente projetado para trabalhar com o Sistema de Direção nas Rodas Traseiras, garantindo uma resposta perfeita em qualquer tipo de condição.

O sistema de tração nas quatro rodas do novo Aventador S foi otimizado para funcionar especificamente com todos os novos sistemas ativos, em especial a Direção nas rodas traseiras, cujo efeito estabilizador possibilita ter uma alta porcentagem de torque distribuído na traseira Rodas Isso dá uma sensação mais esportiva e divertida, mas sem comprometer a segurança ou a facilidade de dirigir.

O sistema de tração nas quatro rodas garante excelente desempenho em situações que envolvem pouca aderência e, como todos os outros sistemas ativos do carro, é calibrado de acordo com o modo de direção selecionado pelo motorista.

A distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro varia dinamicamente de acordo com o modo de direção selecionado e com as condições de direção. Além disso, o Aventador S pode contar com uma nova geração do Pirelli P Zeropneus. Desenvolvidos especificamente para o Aventador S, eles foram projetados para aprimorar ainda mais os sistemas ativos inovadores do carro para garantir uma excelente dinâmica de direção.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?