Lamborghini Aventador S, o ícone das estradas
Principal superesportivo da Lamborghini desde 2011, o Aventador que ganhou a sigla S ao longo de sua história, recebeu ainda atualizações. As evoluções do modelo ocorreram em várias direções, incluindo o design, a mecânica e a tecnologia.

Uma das principais novidades é o motor que ganhou mais 40 cv e está mais potente. Assim, o mítico V12, 6.5 litros, passa a render 740 cv, principalmente por conta de mudanças nos variadores de válvulas, no coletor de admissão e no escapamento, que ficou 20 kg mais leve.
Com essa potência, o Lamborghini Aventador S consegue chegar aos 100km/h em somente 2.9 segundos, e a sua velocidade máxima é de 350 km/h. As alterações no design com reflexos na aerodinâmica, como no caso do novo para-choque dianteiro, também contribuem para esses resultados.
Completando o novo conjunto, merece destaque o esterçamento da roda traseira e as evoluções no sistema de suspensão e tração.
Preço
Como todo Lamborghini, o Aventador S também não é para qualquer bolso. Quem quiser ter um desses na garagem vai ter de desembolsar cerca de R$ 4,5 milhões.
Ícone
“Um ícone não pode ser reinventado, só pode ser desafiado”. Essa frase está no site da Marca que não esconde de ninguém a certeza de que nada é igual ao Aventador. Seguindo Miura, Islero, Countach e Urraco, o modelo mais icônico da Lamborghini agora colhe a herança dos modelos S históricos e evolui para o novo design exclusivo da Aventador S.
Emoção ao volante
Da família Aventador, a linha S herdou seu extraordinário coração pulsante: o icônico motor V12. É o sinal do reconhecimento de um poder puro-sangue, com seu excelente desempenho de aceleração a qualquer velocidade do motor, capacidade de resposta ultrarrápida, um rugido de tirar o fôlego e agora um total de 40 HP a mais para soltar no asfalto.
Mas o Aventador S não vai se conformar com menos e quer tudo: as características de desempenho de um carro esportivo são acompanhadas pela extrema agilidade e manuseio do sistema de Direção de 4 Rodas para uma dinâmica de direção sem precedentes, além da possibilidade de ter a experiência de direção mais pessoal graças ao novo modo de condução personalizado EGO.
Design exterior
Para deixar o carro mais veloz, mexer no design é necessário. Por isso, trabalhar no desenho de um carro como o Aventador não significa alterar seu caráter, mas exaltá-lo ainda mais. A linha S continua a exibir o DNA inconfundível da Lamborghini, ao mesmo tempo em que fortalece sua mistura de dinamismo, refinamento e agressividade por meio de linhas ainda mais nítidas inspiradas pela natureza e pela aeronáutica.
Embora o design hexagonal dos novos escapamentos signifique que a extremidade traseira é tão poderosa quanto o motor de um ônibus espacial, a parte frontal apresenta formas que lembram as aletas de um tubarão, transmitindo a mesma força e elegância em dominar a estrada.
Para manter as características de um carro da Marca, cada superfície do novo Aventador S foi estudada para ganhar potência e melhorar o desempenho. Em comparação com a geração anterior, de fato, os novos elementos de design proporcionam um aumento de 130% na dianteira downforce.
Interior com tecnologia de ponta
Os interiores do novo Aventador S refletem plenamente a missão do carro, que é ser diferente de todos os outros: um supercarro esportivo com tecnologia de ponta, mas também incrivelmente luxuoso.
Para chegar a esse resultado, os acabamentos interiores são confeccionados com materiais da mais alta qualidade e apresentam uma infinita variedade de possibilidades, como a nova configuração S-trim, criada para celebrar o nome do carro. As opções também incluem a possibilidade de escolher um material inovador como o Carbon Skin e deixar certas partes do corpo de carbono expostas.
Tudo isso está combinado a tecnologia extremamente avançada, como o painel de instrumentos com display LCD TFT interativo com gráficos completamente reprojetados e a possibilidade de aprimorar os interiores com um sistema de iluminação LED criado ad hoc.
Coração pulsante
Além de seu coração pulsante, o Aventador S também é dotado de um cérebro incrivelmente sofisticado: a unidade de controle inovadora Lamborghini Active Vehicle Dynamics (LDVA) , um sistema de tecnologias ativas que podem gerenciar cada um dos eixos dinâmicos do veículo.
A dinâmica lateral do veículo é controlada por um sistema de direção que envolve todas as quatro rodas usando a Direção Dinâmica Lamborghini (LDS) e a Direção da Roda Lateral Lamborghini (LRS).
Já a vertical é monitorada pela suspensão reológica Magnolor da Lamborghini (LMS) e pela aerodinâmica traseira ativa. E a dinâmica longitudinal depende do sistema de tração nas quatro rodas (4WD). O sistema LDVA combina toda a informação proveniente dos sensores do carro e estabelece em tempo real a melhor configuração para cada condição de condução. O resultado é um desempenho absolutamente perfeito, seguro e atraente.
Pela primeira vez em seu segmento, o novo Aventador S oferece uma combinação única do sistema de direção frontal ativo (Lamborghini Dynamic Steering) e do sistema traseiro (direção de roda traseira Lamborghini), oferecendo desempenho dinâmico de primeira linha.
O sistema LDS se adapta à velocidade e ao modo de direção selecionado ao passar da direção direta para um modo mais indireto, enquanto o sistema LRS manuseia o eixo de direção traseiro por meio de dois atuadores eletromecânicos. Com este sistema, em baixas velocidades, o eixo traseiro dirige-se na direção oposta em relação ao eixo dianteiro, levando a uma redução virtual da distância entre eixos, o que significa maior agilidade e desempenho inigualável nas curvas. Em alta velocidade, em vez disso, os dois eixos giram em paralelo, o que gera um aumento virtual da distância entre eixos.
O novo Aventador S apresenta amortecedores magneto-reológicos dianteiros e traseiros com sistema pushrod, que modificam constantemente o comportamento das suspensões de acordo com as condições da estrada e o modo de condução selecionado. Além do rolo de compensação e movimentos corporais indesejados, o sistema foi especialmente projetado para trabalhar com o Sistema de Direção nas Rodas Traseiras, garantindo uma resposta perfeita em qualquer tipo de condição.
O sistema de tração nas quatro rodas do novo Aventador S foi otimizado para funcionar especificamente com todos os novos sistemas ativos, em especial a Direção nas rodas traseiras, cujo efeito estabilizador possibilita ter uma alta porcentagem de torque distribuído na traseira Rodas Isso dá uma sensação mais esportiva e divertida, mas sem comprometer a segurança ou a facilidade de dirigir.
O sistema de tração nas quatro rodas garante excelente desempenho em situações que envolvem pouca aderência e, como todos os outros sistemas ativos do carro, é calibrado de acordo com o modo de direção selecionado pelo motorista.
A distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro varia dinamicamente de acordo com o modo de direção selecionado e com as condições de direção. Além disso, o Aventador S pode contar com uma nova geração do Pirelli P Zeropneus. Desenvolvidos especificamente para o Aventador S, eles foram projetados para aprimorar ainda mais os sistemas ativos inovadores do carro para garantir uma excelente dinâmica de direção.