Land Rover revela uma nova geração da Evoque que encanta

Basta passar pelas ruas para ela atrair olhares até mesmo daqueles que não ligam muito para o mundo automotivo. Estamos falando da Range Rover Evoque que teve a segunda e mais recente geração divulgada pela Land Rover em Londres, na Inglaterra.

Carros
2 anos atrás
Land Rover revela uma nova geração da Evoque que encanta

Com uma identidade tão forte e significativa, está aí a explicação para atrair olhares, era realmente esperado que o visual do SUV inglês fosse algo mais evolutivo do que revolucionário nesta atualização. Realmente isso aconteceu o Evoque trouxe mudanças estéticas que, ao mesmo tempo em que manteve a identidade marcante que o fez vender 772.000 unidades, mostra que ali está algo novo. Por baixo disso tudo, há uma nova plataforma, eletrificação leve e maior espaço interno.

Junto as informações e novidades, a Land Rover divulgou também as primeiras imagens do SUV, um de seus produtos mais importantes. O novo Range Rover Evoque chega ao mercado mais de oito anos após a estreia da primeira geração. As vendas na Europa e nos Estados Unidos só serão iniciadas no primeiro semestre de 2019. A expectativa é que só depois disso ocorrerá o lançamento no Brasil. Os preços, portanto, ainda não foram divulgados e só serão revelados em fevereiro do ano que vem, no Salão do Automóvel de Chicago.

Visual semelhante ao irmão maior

Logo de cara, o que se percebe no novo visual do novo Range Rover Evoque é a semelhança com o modelo Velar, também da montadora inglesa. Isso se deve, principalmente, ao formato dos faróis e das lanternas, além das tomadas de ar do para-choque dianteiro. Alguns elementos de estilo da geração anterior, porém, foram mantidos, como o formato das janelas laterais e as proporções gerais.

Outra novidade é que o novo Range Rover Evoque estreia a plataforma Premium Transverse Architeture (PTA). Desenvolvida para permitir a utilização de motores elétricos e baterias, ela será aplicada futuramente a vários outros veículos da Jaguar – Land Rover. A segunda geração do SUV, inclusive, já traz um sistema híbrido leve, com a adoção de um sistema elétrico de 48V.

O motor do veículo apresentado é o conhecido Ingenium 2.0 turbo, capaz de gerar 250 cv e 37,2 kgfm de torque. Ele trabalha associado a um gerador, que envia carga para 14 células elétricas. Não será agora que os amantes do SUV irão ver um Evoque elétrico ou híbrido, mas a Land Rover adotou um sistema híbrido-leve para o SUV.

Baseado em um sistema elétrico de 48V (4 vezes maior que o de carros “comuns”), um gerador está instalado no motor a combustão (o 2.0 turbo Ingenium a gasolina) e a carga é enviada para um conjunto de baterias (14 células de 8Ah cada).

Com isso, em velocidades abaixo dos 17 km/h, o motor a combustão pode ser desligado e, em algumas situações, o gerador colabora com o motor para dar mais potência. Esta versão tem 300 cv e 40,8 kgfm.

Os dois sistemas juntos entregam 300 cv e 40,8 kgfm. Além disso, o sistema híbrido leve permite que o novo Range Rover Evoque trafegue a até 17 km/h sem o uso do motor a combustão. Há, claro, tração 4×4 com diferentes programações eletrônicas para a superação de obstáculos. O câmbio é automático de nove velocidades.

Motor normal continua potente

A versão “normal” com motor turbo a combustão, sem a ajuda do elétrico, entrega 250 cv e 37,2 kgfm de torque. Em ambos os casos, o câmbio é o ZF automático de nove marchas com tração integral administrada pela segunda geração do sistema Terrain Response e o eixo cardã que pode se desconectar, deixando a tração apenas na dianteira para economizar combustível.

A estrutura mais rígida e suspensão revisada, inclusive para maior suavidade ao rodar, melhoraram a capacidade fora-de-estrada do Evoque. Há até um sistema de câmeras Clear Sight, que mostram o que passa embaixo do carro, especificamente antes do eixo dianteiro.

Falando em câmeras, a Land Rover apresentou o Clear Sight Rear Mirror. Com uma câmera instalada na traseira do carro, o retrovisor interno se transforma em uma tela, com amplitude de visualização superior à do espelho tradicional.

Mais detalhes do Evoque

Com a nova plataforma, o Evoque ganhou maior espaço interno. São 21 mm a mais de entre-eixos (chegando aos 2.682 mm), para dar mais comodidade principalmente aos joelhos dos ocupantes traseiros. No porta-malas, são 6% a mais de espaço, com 610 litros até o teto, segundo a marca.

Na lista de tecnologias, temos a nova central multimídia (10″) com espelhamento de smartphones (Apple CarPlay e Android Auto), painel de instrumentos digital de 12,3″ e botões capacitivos. Assistentes de condução, como piloto automático adaptativo e assistente de faixa, também fazem parte do novo Evoque.

Com já citado anteriormente, por dentro, o novo Range Rover Evoque também lembra o Velar, com instrumentos concentrados em uma tela configurável de 12,3 polegadas e uma enorme central multimídia de 10 polegadas. Segundo o fabricante, a segunda geração é mais espaçosa que a primeira, graças à adição de 2,1 cm à distância entre-eixos. O porta-malas chegou a 610 litros de capacidade.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?