Lexus LS 500h, renovação a toda prova

Mais um luxuoso sedã híbrido da marca Lexus está à venda no Brasil. Trata-se do LS 500h que chega com novos atributos indicando como a marca se prepara para uma nova revolução em seu portfólio global.

Carros
2 anos atrás
Lexus LS 500h, renovação a toda prova

O carro chega com design arrojado, máximo conforto e refinamento, sofisticação e tecnologia embarcada de ponta. A história do sedã grande da Lexus começa em paralelo ao surgimento da fabricante no cenário mundial, há exatos 29 anos.

Esta nova geração do LS carrega a verdadeira essência de seu posicionamento e dita os rumos da marca e de toda sua gama para o futuro próximo. O modelo redefiniu padrões e melhorou a suavidade do motor, silêncio a bordo, acabamento e focou atenção aos detalhes, tudo sem abrir mão da qualidade duradoura que imprime desde a primeira geração.

Por dentro e por fora, o novo LS reflete uma forte identidade e luxo exclusivamente japoneses. Disponível em mais de 90 países, o LS 2019 chega ao Brasil para ser o mais novo representante global da Lexus e reforça, mais uma vez, a importância do País na sua estratégia de crescimento sustentável.

Preço do Lexus LS 500h

No território nacional, o modelo será comercializado pelo preço de R$ 760.000,00.

Carro-chefe da Lexus, o sedan impressiona logo de cara com a gra-de dianteira estilo “Spindle Grill” com textura que parece mudar con-forme a luz reflete sobre ela. O LS 500h também inaugura uma nova tendência da marca em que cada produto possui um design único e exclusivo de sua grade.

Nada fica escuro a frente do Lexus. O farol tem três projetores es-treitos e se mescla a um farol de LED em “L” e envolve amplamente a lateral para dar aparência marcante à dianteira do LS. As luzes dianteiras indicativas de direção são compostas por 16 lâmpadas de LED que se acendem de forma sequencial ao serem acionadas, enquanto na traseira, o mecanismo é o mesmo, porém, o sistema é composto por 21 lâmpadas de LED.

A traseira tem formato contínuo e envolve as laterais para expressar uma imagem desconstrutiva. Com o baixo centro de gravidade e amplitude lateral, o olhar pela traseira revela um formato esculpido e bem definido entre as linhas fluídas e a área envolvente das lanternas.

A fineza de seu desenho estrutural é completada com as novas rodas de 20 polegadas, empregando aparência brilhante criada com o uso de uma técnica de galvanoplastia conhecida como crepitação.

Estrutura básica e medidas

Mais longo e mais baixo do que a geração anterior, o LS 2019 estreia um desenho arrojado. Sua silhueta remete à estrutura de um cupê, com linhas caracterizadas por uma linguagem de design ex-clusiva da Lexus.

A quinta geração do sedã foi planejada sobre a plataforma global para veículos de luxo, a GA-L (Arquitetura Global para Veículos de Luxo, em português). Com ela, os engenheiros da Lexus buscaram o ponto ideal do fator de inércia. Para isso, componentes pesados, como o motor, foram afixados perto do centro do veículo.

O peso foi distribuído de forma assertiva na frente e atrás, com o objetivo de alcançar leveza e a altura ideal do centro de gravidade para um modelo sedã. Esta redistribuição ajudou na resposta de direção e na estabilidade de manobras, enfatizando aumento da rigidez de torção do veículo.

Com esta plataforma, o LS tomou um perfil mais baixo e equilibrado, consequência de seu centro de gravidade reduzido. A silhueta, em formato de cupê do novo LS, vem de um design em que os para-lamas se projetam dinamicamente em um contorno nítido e fluído, desde a dianteira até a traseira. A suavidade e beleza de toda estrutura passam pelo nivelamento da superfície das janelas. Isso redu-ziu o desnível entre vidros laterais e molduras das portas.

Nas medidas básicas, o novo LS tem 5,23 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,45 m de altura. No entre eixos são 3,12 m. Em comparação com o LS que está saindo de linha, o novo modelo é 2,5 cm mais comprido, 2 cm mais largo, 3,5 cm maior na distância entre eixos e cerca de 1,5 cm mais baixo.

Luxo e conforto contemplam o interior

A Lexus buscou incluir na nova cabine do LS 2019 o luxo que acolhe e envolve passageiros. Refinados toques no revestimento do volante configuram um acabamento elegante e interpreta sensação de profundidade e atmosfera espaçosa, ampliada pela delicada iluminação ambiente.

As informações dos clusters no painel de controle foram organicamente distribuídas em uma altura uniforme, possibilitando que o motorista opere todos os sistemas sem ter que mudar sua postura. Com o monitor de navegação de 12,3 polegadas, os ocupantes podem controlar funções do carro, como sistema de navegação GPS, áudio, televisão digital e muito mais.

Para o entretenimento dos passageiros dos bancos traseiros, o LS 500h conta com duas telas de 11,6 polegadas posicionadas atrás dos bancos dianteiros.

Há ainda um painel multifunção com touchs-creen posicionado no apoio do braço central onde é possível controlar o sistema de áudio, o conteúdo das telas, ajustes das cortinas das janelas e do vidro traseiro, ajustes dos bancos e do ar-condicionado. Sobre este último, o LS 500h conta com sensores infravermelhos, que detectam quais bancos estão sendo ocupados, tornando mais eficiente a distribuição do ar nas zonas onde têm pessoas.

O quesito conforto traz ainda novos assentos dianteiros com 28 mo-dos de ajuste diferentes, enquanto dois aquecedores dedicados, localizados nas áreas do ombro e da parte inferior das costas, aquecem essas áreas sem transmitir esta sensação a todo corpo. O as-sento do passageiro dianteiro reclina até 48 graus, maior ângulo no segmento, e levanta até 24 graus para ajudar o passageiro do banco traseiro a sair do veículo.

O LS também dedica especial atenção aos bancos traseiros. São 22 modos de ajuste diferentes e opções de aquecimento. A acomodação é ressaltada pelo amplo espaço para as pernas: há 8,6 cm a mais do que a última geração. Uma novidade nesta 5ª geração é a função “Return”, que faz com que os bancos traseiros retornem às suas posições originais ao desligar o carro.

Nos bancos de trás há função “relaxamento”, equipadas com bolsas de ar integradas no encosto e na almofada do assento. Elas são infladas para aplicar pressão estrategicamente ao corpo do ocupante, ao mesmo tempo em que aplicam calor nas áreas do ombro e da parte inferior das costas.

O ocupante pode selecionar entre três pro-gramas: relaxar, alongar e simples. São quatro para áreas específicas: tronco superior, tronco inferior, ombros e lombar. Todos os bancos também acompanham função de massagem shiatsu.

Sistema de som potente e suave

Para quem curte uma boa batida ou os que preferem suavidade, o Lexus LS500h conta com um dos melhores sistemas de áudio disponíveis, o Mark Levinson 3D QLI. Trata-se de um som surround de 7.1 canais com 23 speakers distribuídos por 16 locais em toda a bine (incluindo dois alto falantes de 40 mm instalados no teto), pro-duzindo o equivalente a 2.400 watts de potência.

Esta é a primeira vez que um sistema de som automotivo faz uso da tecnologia Quantum Logic Immersion, que separa digitalmente o áudio em streams individuais – vocais, instrumentos e informações sonoras espaciais. Esses streams são então remixados em todo o LS para combinar com o arranjo original de músicos no palco ou no estúdio, colocando cada som na área que você esperaria ouvir em uma apresentação ao vivo.

O sistema de som Mark Levinson também usa a tecnologia Clari-Fi, que ajuda a corrigir músicas digitais compactadas de serviços de streaming e rádio via satélite ou outras transmissões.

Motorização híbrida e à combustão

Nessa quinta geração, o sedã topo de linha da marca japonesa recebeu motorização híbrida e condução semiautônoma.

Responsável por combinar maior eficiência e performance superior em um novo padrão para veículos híbridos, o sistema Multi Stage Hybrid foi desenvolvido para potencializar uma experiência de condução mais envolvente e esportiva, ao mesmo tempo em que atinge o melhor equilíbrio entre desempenho e consumo de combustível.

O Multi Stage adiciona um dispositivo de mudança de quatro fases ao modo de condução Hybrid Drive, sintonizando o motor a gasolina V6 de 3.5L e os dois motores elétricos. Como resultado, o conjunto ganha respostas mais diretas aos comandos do motorista e promove o prazer de condução com desempenho dinâmico. Isso faz com que o automóvel atinja 0-100 km/h em 5,4 segundos. Além disso, o LS 500h é capaz de andar até 140 km/h com motor a combustão desligado.

Com a união dos elementos de um sistema híbrido tradicional com um dispositivo de mudança de múltiplo estágio a uma caixa automática de 10 velocidades, montada atrás da transmissão híbrida, o Multi Stage da Lexus oferece a sensação inédita mais realista de potência entre a pressão do pedal e a aceleração do veículo. Esta combi-nação resulta em uma transmissão automática de 10 velocidades mais eficiente, que fornece ao LS 500h potência suficiente para atingir performance e agilidade em níveis superiores

À medida que a velocidade do veículo aumenta, os giros do motor também sobem de forma linear, direta e contínua, livre do efeito elástico observado em algumas transmissões CVT. Na 10ª velocidade, o controle permite atingir alta velocidade em baixas rotações do motor, para um desempenho silencioso, suave e econômico.

A transmissão ainda se beneficia de melhoria no controle de mu-dança da central. A seleção é mais inteligente e responsiva às entradas nas variadas condições de direção, como em subidas ou descidas, por exemplo. O sistema inclui o DMI (Driver Mind Index). Em outras palavras, ele ajusta-se às mudanças de marcha de acor-do com o estilo e o comportamento do motorista, sem necessidade de seletor de modo de direção.

Marco no quesito segurança

A chegada do novo LS 500h ao Brasil é um marco no quesito segurança para todo portfólio nacional da marca no País. Ele será o primeiro modelo a equipar o pacote de segurança ativo de padrão mundial, o Lexus Safety System. Neste primeiro momento, quatro itens deste sistema estarão disponíveis no sedã grande da marca para o consumidor brasileiro, dentre eles:

Controle de cruzeiro adaptativo (ACC): utiliza lasers, radar, câmeras ou uma combinação desses sistemas para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade de acordo com o tráfego.

Assistente de Manutenção de Faixa (LDA): sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com sinal sonoro ou vibração no volante para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.

Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash): suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros.

Faróis antiofuscante (AHB): ajuda a garantir visibilidade ideal durante a condução noturna.

Ficha técnica do LS 500h

  • Tipo de motor: V6 – 24V, DOHC, VVT-iW (admissão), VVT-i (escape)
  • Cilindradas: 3456
  • Sistema de combustível: Injeção eletrônica de combustível
  • Potência motor a combustão: (cv/rpm) 299 / 6.600
  • Potência motor elétrico (cv): 179
  • Potência combinada (cv): 359
  • Velocidade máxima: 250 Km/h
  • Torque máximo motor a combustão (kgf.m/rpm): 37.5 / 5.100
  • Torque máximo motor elétrico (kgf.m): 30.6
  • Aceleração (0-100 km/h): 5.4s

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?