Lexus UX 250h, sinônimo de luxo e poder

Quem esperava pela chegada UX 250h, primeiro crossover compacto da Lexus, já pode comemorar. A marca de luxo da Toyota no Brasil anunciou a chegada do veículo nas concessionárias do País. Com design inovador, itens de luxo e recursos segurança e um sistema híbrido ultraeficiente, para muitos clientes o UX não será apenas seu primeiro Lexus, também será seu primeiro veículo de luxo.

Carros
1 ano atrás
Lexus UX 250h, sinônimo de luxo e poder

Preços

Três versões já com pintura metálica serão disponibilizadas aos brasileiros:

UX 250h Dynamic – R$ 169.990,00
UX 250h Luxury – R$ 189.990,00
UX 250h F-SPORT – R$ 209.990,00

Carregado de atitude dinâmica, o Lexus UX foi projetado para proporcionar uma condução rápida e envolvente com um comportamento suave da Lexus, tornando-o um representante único no segmento crossover compacto de luxo.

O UX é o primeiro Lexus desenvolvido sobre a nova plataforma de Arquitetura Global Compacta. Estamos falando de uma estrutura leve, porém, super-rígida, com baixo centro de gravidade e um ajuste refinado da suspensão, proporcionando ao UX uma agilidade e conforto ao dirigir únicos, além de uma personalidade distinta em design.

No Brasil, o modelo está disponível com motorização exclusivamente híbrida em todas as versões, como parte de estratégia da marca de contar com um portfólio exclusivamente híbrido no País. A quarta geração do sistema Lexus Hybrid Drive (LHD), desenvolvido especificamente para a nova plataforma GA-C combina a eficiência do motor a gasolina 2.0L a um motor elétrico.

Estrutura resistente

A Lexus introduziu no UX uma excelente combinação de agilidade de condução e conforto que os clientes urbanos certamente gostarão. O extenso uso de aço e adesivos de alta resistência e Solda a Laser resulta em uma estrutura altamente rígida, uma base essencial para atingir a direção esportiva e uma dirigibilidade dinâmica.

A suspensão dianteira independente do tipo MacPherson e a suspensão traseira independente multilink com braços transversais, ambos montados em subestruturas, são ajustados especialmente para proporcionar uma combinação de agilidade e conforto em superfícies de vias urbanas bem desgastadas.

O Assistente de Curvas Ativo, uma função integrada ao Controle de Estabilidade Veicular, ajuda a traçar a linha desejada pelo condutor em uma curva acionando o freio nas rodas, diminuindo a possibilidade de perda da direção. Desse modo, o UX realiza curvas com maior precisão e mantém a estabilidade.

Design empolgante

O Lexus UX representa um avanço no segmento crossover compacto de luxo. A grade dianteira Spindle Grille tem design exclusivo. Ela apresenta um novo padrão de malha em blocos com elementos individuais que mudam de forma gradual à medida que são radiados do emblema central da Lexus.

As luzes diurnas de LED, dispostas em um formato de ponta de flecha acima dos faróis de LED de três projetores nas versões Luxury e F-SPORT, complementam a iluminação característica em forma de L da Lexus.

As lanternas traseiras de forte personalidade projetam uma aparência noturna distinta formada por uma sequência de 120 LEDs afunilados em direção ao centro, com apenas 3 mm de espessura em seu ponto mais estreito no centro.

Superfícies proeminentes esculpidas e nítidas, como nos para-lamas dianteiros e traseiros, manifestam sua inspiração robusta, ao passo em que um perfil aerodinâmico, acompanhado das rodas de liga leve de 18” concebem uma postura ágil e esportiva.

Cabine luxuosa e dinâmico

Luxuosa e dinâmica, a cabine do UX invoca uma sensação de carro de luxo, entretanto, com uma posição de assento mais alta e a versatilidade de um crossover. Os materiais e o acabamento são característicos da Lexus, combinando as tradições japonesas em artesanato e hospitalidade com técnicas de produção inovadoras.

Os responsáveis pelo projeto criaram uma sensação de continuidade incessante dentro do UX. A partir do assento do condutor, a aparência do plano superior do painel de instrumentos estende-se além do para-brisa, chegando ao capô e aos para-lamas, proporcionando um campo de visão excelente e uma noção clara das dimensões do veículo e da posição dos pneus. Quando observado de fora, o capô parece estar diretamente ligado ao painel de instrumentos pelo para-brisa, fundindo os limites entre o interior e o exterior.

Entrar e sair do UX é muito fácil devido ao posicionamento ideal e a modelagem exclusiva da almofada do assento que mesmo mais alta em relação a um carro padrão, a redução da distância entre o quadril e pontos dos calcanhares fornece ao condutor do UX uma sensação de estar mais próximo à estrada do que em um SUV convencional.

Conceito “Seat-in-Control”

Atraves do conceito “Seat-in-Control”, o UX faz com que o motorista sinta um contato maior com a estrada. As funções essenciais do veículo são agrupadas na região próxima ao condutor no interior da cabine e o formato do encosto do banco permite uma operação segura e intuitiva enquanto permanece em uma postura natural e confortável.

Em todas as versões, o UX oferece bancos dianteiros com ajuste elétrico de 10 modos para o banco do motorista e oito para o passageiro dianteiro, além de sistema de aquecimento. A versão intermediária Luxury ainda apresenta sistema de ar condicionado nos bancos dianteiros – item exclusivo entre os principais concorrentes do segmento.

O luxo Lexus pode ser encontrado em todas as partes da cabine do UX. O volante de três raios e o relógio analógico foram primeiramente incorporados no emblemático sedã da marca Lexus LS. A renomada atenção aos detalhes da Lexus também fica evidente em um design de revestimento do teto que elimina as sombras que causam distração na parte superior do para-brisa, assim como os botões de controle característicos da Lexus.

Controles intuitivos

O design do painel de instrumentos do UX combina características exclusivas da Lexus e uma tecnologia intuitiva. O computador de bordo com visor LCD em TFT de 7”, disponível nas versões Dynamic e Luxury, cria digitalmente medidores realistas e analógicos em um espaço tridimensional.

A versão F-SPORT vem com visor LCD em TFT de 8”, além de um visor head-up display que projeta uma “tela” colorida virtual no rodapé do vidro pára-brisas (na linha de visão do motorista, evitando desviar o olhar da estrada) informações sobre o veículo, como velocidade, navegação GPS e áudio.

O controle touchpad, localizado no console central, para operação do sistema Multimídia Lexus, foi projetado para ser tão familiar quanto o uso de um smartphone, utilizando operações intuitivas, como dois toques, pressão para ampliação e deslizar dedos, imitando gestos comuns feitos em um aparelho celular. O touchpad pode reconhecer letras maiúsculas romanas quando se digita um nome para pesquisa.

Um interruptor na base do touchpad pode acessar uma tela de operação com funções relacionadas, como ar-condicionado e navegação, facilitando o acesso sem passar pelos menus.

Versatilidade em um pacote único

O Lexus UX oferece o luxo e o conforto renomados da marca em um pacote ideal para facilitar a exploração urbana em cidades de todo o mundo. Uma distância entre eixos de 2.640 mm contribui para uma direção suave e estável e para o espaço da cabine. Camera de ré e os sensores dianteiros e traseiros em todas as versões fazem com que o Lexus UX seja fácil de manobrar e conveniente para estacionar.

Nas versões Luxury e F-SPORT, o porta-malas possui abertura interna e fechamento elétricos, além do sistema de abertura “hands free” – por sensor de movimento embaixo do pára-choque, tornando o carregamento do UX mais conveniente.

Para mais praticidade, o carregador de celular sem fio está disponível nas versões Luxury e F-SPORT, assim como o ajuste elétrico em altura e profundidade para a coluna de direção para mais conveniência e conforto.

Os pneus run-flat são silenciosos, confortáveis e resistentes, permitindo a condução com o pneu “furado” a velocidades de até 80 km/h (após utilização do kit de reparo), não sendo necessária a troca de pneu por até 160 km de distância. Além disso, todas as versões do UX vêm com indicador de pressão dos pneus.

Tecnologia imersiva

A versão Dynamic conta com um visor EMV (Electro Multi Vision) de 7”, e as versões Luxury e F-SPORT apresentam um visor EMV de 10,3” com o Lexus Navigation System (Sistema Multimídia Lexus) com TV digital, DVD player, sistema de navegação GPS, além da câmera de ré.

O sistema de navegação apresenta a interface gráfica mais recente da marca para maior facilidade de uso e acesso a recursos. O Sistema de Som Premium padrão da Lexus pode reproduzir os formatos de áudio digital de maior resolução de um dispositivo USB, transmitindo mais dados musicais do que um CD. Entradas USB duplas no assento traseiro permitem que os passageiros usem e recarreguem seus smartphones ou tablets.

O sistema de seis alto-falantes para a versão Dynamic e de oito alto-falantes para as versões Luxury e F-SPORT usam diafragmas de alto-falante de carvão de bambu para reduzir a massa e fornecer vozes de sonoridade natural e o melhor som de médio alcance.

Ambos os sistemas criam um ambiente sonoro mais realista usando tweeters montados nas laterais do painel de instrumentos, refletindo o som do para-brisa. O sistema de oito alto-falantes adiciona um tweeter central, um subwoofer montado na área do bagageiro e um amplificador mais potente.

Nova geração de condução híbrida

A Lexus usou sua larga experiência em motorização híbrida com o desenvolvimento da quarta geração do sistema Lexus Hybrid Drive. Com 181 cv de potência combinada, o UX 250h alia alta eficiência energética a desempenho. Este híbrido proporciona uma condução arrojada com alta velocidade de resposta e uma sensação de aceleração suave e natural. O UX 250h está disponível com tração dianteira.

Este sistema híbrido combina o novo motor a gasolina de quatro cilindros de 2.0L acoplado a um motor elétrico em um transeixo híbrido de nova geração mais compacto, mais leve e com menos atrito interno do que os sistemas híbridos anteriores da Lexus. Comparada ao híbrido Lexus de tamanho similar, a unidade de controle de potência do UX é mais poderosa e, ainda assim, 20% menor e 10% mais leve.

A transmissão Hybrid Transaxle oferece força de frenagem responsiva do motor em seis estágios com uma sensação de troca semelhante à transmissão manual, usando os paddle shifts – alavancas de troca de marchas no volante (versão F-SPORT) ou a posição S na alavanca de troca.

Estilo F-SPORT

O pacote F-SPORT está disponível para o UX 250h. O sistema exclusivo de suspensão adaptativa variável para o modo de condução Sport S+ aumenta a força de amortecimento para minimizar o rolamento em curvas ou mudanças de faixa, além de reduzir a força de amortecimento em linha reta para preservar a qualidade da direção. Inclui ainda molas específicas e barras estabilizadoras e um amortecedor de desempenho traseiro para uma condução mais refinada.

Rodas de liga leve de alumínio de 18” com cinco raios duplos especiais para a versão são ainda mais rígidas do que as rodas das demais versões do UX, contribuindo para a capacidade de resposta e a agilidade da direção.

Dentre as características da versão F-SPORT destacam-se um design de grade exclusivo com um padrão de malha estilo “colméia” composto por peças individuais em forma de L, um exclusivo para-choque dianteiro com grandes faróis de neblina com molduras cromadas em forma de L e o mesmo padrão de malha da grade. Um para-choque traseiro diferenciado e um acabamento na cor jet-black nas molduras dianteiras e traseiras completam o visual F-SPORT.

Os recursos internos exclusivos desta versão incluem bancos dianteiros esportivos feitos com uma técnica de espuma integrada de suporte desenvolvida especialmente para os modelos Lexus F.

Também fazem parte do pacote um volante F-SPORT revestido em couro, alavanca de câmbio com acabamento em couro, soleiras, pedais e apoio para os pés em alumínio com inserções de borracha para evitar que os pés escorreguem durante uma condução mais esportiva.

O UX F-SPORT possui um visor TFT LCD de 8”. O anel de medidor móvel, originado no supercarro LFA Lexus e presente também no cupê premium LC, possibilita que o conteúdo exibido seja facilmente alterado; pressionar um botão no volante move o anel para a direita e amplia a exibição de informações múltiplas.

Modos de condução

O Lexus UX 250h é equipado com o Seletor do Modo de Condução da Lexus, que permite ao condutor adaptar a experiência de dirigir escolhendo dentre quatro modos de direção.

O modo Normal proporciona o equilíbrio ideal entre o desempenho de condução e a eficiência de combustível; o modo ECO maximiza a economia de combustível em todas as condições de condução, suavizando a resposta do acelerador e controlando a operação do ar-condicionado; enquanto o modo Sport oferece uma resposta mais rápida do acelerador e uma sensação maior de direção assistida. O modo Sport S+ muda drasticamente a dinâmica da condução (exclusivo para a versão F-SPORT).

Cores exclusivas

O Lexus UX 250h 2019 conta com nove opções de cores para o mercado brasileiro. Dentre elas, uma foi desenvolvida exclusivamente para o UX e está disponível nas três versões – Dynamic, Luxury e F-SPORT: a Laranja Terra. Esta cor proporciona vivacidade e uma sensação de profundidade usando um processo de pintura de camadas múltiplas que combina uma de base vermelha com uma de mica de incidência amarela.

As outras cores que podem ser encontradas nas três versões são Cinza Mercúrio, Cinza Titânio, Prata Platinum e Preto Grafite. O UX 250h Dynamic e Luxury ainda contam com a opção Branco Sônico (perolizada), enquanto a F- SPORT possui as exclusivas cores Branco Super Nova, Vermelho Rúbio e Azul Olímpo.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?