Lifan Foison, um ágil VUC chinês

Feito para entregas de encomendas em centros urbanos, o Lifan Foison é um VUC, Veículo Urbano de Carga, de origem chinesa disponível e de muito sucesso no mercado nacional.

Carros
2 anos atrás
Lifan Foison, um ágil VUC chinês

Com bom espaço no baú e disposição para o trânsito das grandes cidades, ele é compacto, considerado o segmento, mas é prefeito para atender a demanda a que se propõe.

Por ser um VUC, fica isento do rodízio municipal em São Paulo, por exemplo, sendo uma ótima opção para quem mora ou trafega pela Capital Paulista.

Suas dimensões compactas ajudam muito na hora de estacionar para embarque ou desembarque de encomendas ou serviços, sendo mais um atrativo na sua categoria.

De acordo com a Lifan, o Foison busca suprir uma lacuna existente no segmento de VUCs no mercado e se diferencia pela força de seu motor 1.3 a gasolina, pela maior caçamba da categoria e também pelo baixo custo de aquisição e manutenção.

Apresentado apenas na versão de cabine simples e caçamba de aço, o Foison é montado na unidade fabril da Lifan Motors no Uruguai e já está disponível em toda a rede de concessionárias n o Brasil nas cores branca e prata em duas versões, Básica e Completa, com ar-condicionado e direção eletro-assistida.

A engenharia da Lifan Motors no Brasil rodou com o FOISON durante mais de seis meses em diferentes condições de carga, de clima e de piso, com o objetivo de definir a tabela ideal de manutenção e quais as intervenções periódicas necessárias para que o proprietário mantenha seu veículo sempre nas melhores condições para o uso.

Quem já rodou no VUC, faz elogios, mas aponta problemas quando o assunto é estrada. Segundo sites especialistas em testes, o Lifan Fosion 1.3 L fica devendo um motor diesel ou algo mais potente com gasolina. A velocidade ideal é 90 km/h, apesar do veículo chegar com algum esforço a 110 km/h.

Rodando a 90 km/h, o motor gira em torno dos 3.000 rpm. Com tanque pequeno, o VUC não vai muito longe em viagens. Durante os testes, foi registrado uma média de 7,5 km/litro de gasolina com ar condicionado ligado o tempo todo.

Apesar de ágil nas saídas, o motor 1.3 não dá conta de subidas muito íngremes na estrada, perdendo rapidamente velocidade. Foi modesto em subida de serra sem carga. Com carga, o motorista precisará de bastante paciência, mas nada que não valha o investimento.

Preço do Lifan Foison
Lifan Foison – a partir de R$ 39.890,00

Por fora, o Foison tem para-choque dianteiro e as maçanetas pintadas na cor do veículo e os espelhos retrovisores são pretos, assim como a antena do rádio, que fica no centro do teto da cabine.

A caçamba permite total abertura dos três lados e transforma-se numa plataforma que facilita o acesso para carga e descarga. Também pintada na cor do veículo assim como as longarinas do chassi, a caçamba traz a inscrição “Lifan” aplicada na parte traseira. Contrastam com esse conjunto o para-choque traseiro tubular cromado.

A caçamba de aço, que tem 2.800 mm de comprimento, 1.520 mm de largura e 335 mm de altura, atribuem ao Foison uma das maiores áreas de carga da categoria no mercado brasileiro.

Combinada com a capacidade de até 800 kg, este conjunto permite transportar cargas variadas e atende a um amplo leque de profissionais de diversos ramos de atividades e com necessidades diferentes.

O VUC traz o estepe na parte traseira sob o piso da plataforma, que é feita de aço e não é originalmente montada com o baú. O conjunto ótico traseiro é completo e tem inclusive lanterna de neblina, para ser acionada em momentos adversos na estrada.

Porém, é notável a falta um alarme de ré para aviso de motoristas e pedestres. Quem tem um Foison alega que um sensor de aproximação seria muito útil.

Por fim, barras de proteção em aço inox servem também como apoio para os pés quando do acesso ao interior do baú. Este, por sinal, vem com luz interna e luzes de posição na parte exterior. As portas possuem trancas do tipo padrão e ganchos de segurança quando estão abertas.

Por dentro, a Lifan promove alterações que garantem uma versão completa do Foison. O utilitário vem equipado com direção eletro-assistida e ar-condicionado.

Já o modelo básico, tem como equipamentos de série rádio AM/FM digital com entrada auxiliar, tomada 12V auxiliar, ar quente e luz de leitura, entre outros itens.

No quesito segurança, o VUC já se enquadra na legislação brasileira e vem equipado com duplo airbag e ABS, além de luz auxiliar de neblina traseira, brake light e cinto de segurança de 3 pontos.

O painel de instrumentos é compacto e de leitura fácil (luz de fundo âmbar), com o hodômetro digital e velocímetro analógico na parte central, os marcadores de combustível e de temperatura do líquido de arrefecimento do motor nas laterais e as diversas luzes espia de pisca, freios, óleo do motor, luz alta, farol, ABS e injeção de combustível dentro do mesmo bloco.

O interior da cabine tem forração de borracha no piso para facilitar a limpeza e a forração dos bancos é em tecido impermeável.
O porta-luvas é pequeno e a montadora falhou ao não colocar mais porta-trecos.

Há um porta-copo/garrafa à frente da alavanca e existem para-sóis, com espelho no lado do passageiro, e uma luz interna. O teto ainda dispõe de acabamento em um tipo de tecido simples. Não há vidros ou travas elétricas.

Triângulo de emergência, ferramentas e extintor de incêndio ficam atrás do encosto do passageiro, soltos e causando barulho. Não parece, mas são itens indispensáveis em veículos desse segmento.

A chave é simples e as hastes da coluna de direção acionam faróis e limpador/lavador do para-brisa. Há um botão para luz de neblina no lado esquerdo do conjunto. Já no assoalho, há um tapete de borracha de fácil limpeza. As caixas das rodas dianteiras roubam espaço e atrapalham a posição das pernas.

Na parte dianteira, o Lifan Foison tem um pequeno capô para acesso ao macaco de elevação para troca de pneus, bem como líquidos de arrefecimento, fluído de freio e lavador do para-brisa. O compartimento ainda dá acesso ao radiador e suas ventoinhas (uma para o ar condicionado).

O Lifan Foison é capaz para empresas de encomendas e serviços que necessitam de um veículo prático e de baixo preço. Esse espaço foi quase que exclusivamente dominado pela famosa Kombi da Volkswagen por décadas, mas agora existem novas opções, praticamente todas de origem chinesa, com baixo custo e boas de carga.

Com foco no uso urbano, o Lifan Foison 1.3 L também é ágil em desempenho, tornando-se uma opção bastante considerável na hora de escolher um VUC.

Acima dele, os concorrentes diesel levam mais peso e tem mais força, mas custam o dobro ou mais. Enfim, dá para começar um negócio com este comercial chinês sem gastar muito.

Itens de série do Lifan Foison 1.3

Direção Eletroassistida
Ar Condicionado
Ventilador Com Ar Quente
Rádio Am/Fm Digital Com Entrada Auxiliar
Antena
02 Alto-Falantes
Luz De Leitura
Bancos Com Encosto De Cabeça
Limpador Do Para-Brisa Com Temporizador
Piso Com Forração De Borracha
Painel De Instrumentos Com Medidor De Combustível, Temperatura E Tacômetro Digitais
Airbag duplo bolsas de ar infláveis frontais para motorista e passageiro
Sistema de Freio Abs
Luz de neblina traseira
Brake Light
Cinto de segurança 3 pontos

Ficha técnica do VUC Foison

Motor: 1.3 l, 4 cilindros em linha, motorização dianteira e tração traseira
Torque máximo: 110 n.m. / 3000 – 5000 rpm
Potência máxima: 85 cv a 6.000 rpm
Cilindrada (cm3): 1299 cc
Diâmetro e curso (mm): 78,7 x 69
Válvulas: 16v quatro válvulas por cilindro
Taxa de compressão: 9,5:1
Transmissão: manual de 5 velocidades
Suspensão dianteira: mcpherson, suspensão independente
Suspensão traseira: amortecedores com molas de chapas de aço
Freios: dianteiro à disco e traseiro à tambor
Capacidade de carga (kg): 800
Tanque de combustível (litros): 40
Óleo do motor (litros): 3,2
Roda: aço
Pneus: 175 70 r14
Comprimento – 4.580 mm
Largura – 1.615 mm (sem retrovisores e sem baú)
Altura – 1.892 mm (sem baú)
Entre-eixos – 2.800 mm
Peso em ordem de marcha – 1.000 kg
Capacidade de carga – 800 kg
Tanque – 40 litros
Volume do baú – 6.500 litros (6,5 m3)

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?