Mégane R.S. Trophy-R, um velocista que vale a pena
A Renault revelou detalhes do Mégane R.S. Trophy-R, a nova versão de uma saga iniciada há 15 anos, que, assim como seus antecessores, quebrou um novo recorde no Nordschleife, na categoria tração dianteira de série, eternizando a paixão pelo desafio e a performance, que são marcas registradas da Renault Sport.

Em comparação com o Mégane R.S. Trophy, o modelo R vem equipado com o mesmo motor de 300 cv, mas deve seu ganho de performance à redução da massa (até 130 kg), em razão do trabalho na aerodinâmica e uma evolução mais radical de seus elementos de contato com o solo.
Edição limitada
O Renault Mégane R.S. Trophy-R será lançado no mercado antes do final de 2019, porém como uma edição limitada exclusiva, com apenas algumas centenas de unidades produzidas.
Para desenvolver esse superesportivo, a montadora Renault Sport contou com o apoio de parceiros especialistas e reconhecidos em suas áreas, como Akrapovič, Brembo, Bridgestone, Öhlins e Sabelt.
Em seus primeiros testes, Trophy-R estabeleceu um novo recorde de 07’40’’100 no percurso de 20,600 km da Nordschleife, ou seja, 07’45’’389 na volta completa oficial de 20,832 km.
A primeira aparição do veículo ocorreu em 24 de maio em Mônaco, às vésperas do Grande Prêmio de Fórmula 1 sob o comando de Daniel Ricciardo e Nico Hülkenberg, pilotos da Equipe Renault de F1.
Da tradição e nova geração
Na tradição da Renault Sport, esta nova geração do Mégane R.S. Trophy-R deve sua performance exclusivamente à potência pura, com o mesmo motor de 300 cv do Mégane R.S. Trophy, lançado no início de 2019.
O novo modelo foi desenvolvido como um carro de corrida e ágil, por uma equipe reduzida e dedicada, que se concentrou em três pilares: redução máxima do peso (até 130 kg em comparação com o Mégane R.S. Trophy sem opcionais), aerodinâmica retrabalhada e evolução mais radical de seus semieixos.
O resultado é expressivo e em 5 de abril deste ano, a supermáquina estabeleceu um novo recorde oficial absoluto e um tempo de referência para um veículo compacto de série no anel norte (Nordschleife) do Circuito de Nürburgring, mundialmente reconhecido como referência para a avaliação de performance automotiva. Ele percorreu os 20,600 km em 07’40’’100, e os 20,832 km da volta completa oficial em 07’45’’389.
Com esses números, a Renault celebrou a quebra de mais um recorde no tradicional circuito alemão. Conforme explica a marca, o apimentado hatchback percorreu a pista no tempo de 7 minutos e 40,1 segundos e roubou do Honda Civic Type R (7 minutos e 43,8 segundos) o título de mais rápido modelo de tração dianteira a acelerar no apelidado Inferno Verde.
A situação incomodou tanto a Honda e porque não dizer pressionou a montadora japonesa que já prepara novidades para o Civic Type R e promete tomar de volta o título de carro mais rápido com tração dianteira de Nürburgring.
História de 10 anos
A história do Mégane R.S. e do “Ring” perdura há mais de 10 anos. Ela começou em 2008, com o primeiríssimo recorde na categoria tração dianteira de série: o Mégane R.S. R26.R completou a volta em 8’17’’. Um recorde batido 3 anos mais tarde, em 2011, pela segunda geração do Mégane R.S. na versão Trophy, sob o comando do piloto Laurent Hurgon (8’07’’97). Em 2014, o piloto conseguiu reduzir o tempo pela primeira vez para menos de 8 minutos (7’54’’36) com a versão Trophy-R do Mégane III R.S.. Foi ele quem pilotou a novíssima geração do MÉGANE R.S. TROPHY-R para estabelecer este novo recorde de referência, em uma caça ao melhor tempo onde cada segundo fica ainda mais difícil de ganhar.
Comercialização
O Mégane R.S. Trophy-R será comercializado antes do final de 2019, com uma série limitada a algumas centenas de unidades, apenas para homologar a versão.
Na elaboração do veículo a Renault Sport contou com o apoio de parceiros especialistas, como Akrapovič para o sistema de escape, Brembo para os freios, Bridgestone para os pneus, Öhlins para os amortecedores, e Sabelt para os bancos tipo concha.
O Circuito de Nordschleife tem agora um novo percurso oficial. Até 2019, a maioria dos recordes foi registrada no percurso de 20,600 km, iniciando a cronometragem ao final da zona T13 e terminando a cronometragem na linha de largada/chegada.
A partir de 2019, o percurso oficial segundo o Nürburgring é a volta completa de 20,832 km, com início e fim da cronometragem na linha de largada/chegada. Por isso, a cronometragem do Mégane R.S. Trophy-R foi registrada na categoria de “carros compactos”, que remete a veículos de série sem modificações. Logo podemos afirmar que o resultado foi surpreendente.
Renault Sport, um DNA marcado pelas competições
Os carros esportivos de série projetados e desenvolvidos pela Renault Sport são resultado de um legado de 120 anos de experiência da Renault no automobilismo esportivo e 40 anos de presença na Fórmula 1.
Por isso, a gama Renault Sport conta com tecnologias diretamente oriundas das competições, fruto de uma colaboração estreita entre os engenheiros da Renault Sport Cars e da Renault Sport Racing. Todos os eventos organizados pela Renault Sport têm como característica a paixão pelo automobilismo esportivo, como os R.S. Days.
Esses são apenas alguns dos diferencias que fazem dos veículos promovidos pela montadora com esse aspecto serem diferenciados dos demais da categoria.