Mercedes-AMG GT R Pro, um carro meteórico

Como um meteoro, o Mercedes-AMG GT R PRO chega ao Brasil. Das pistas para as ruas, o modelo topo de linha da família superesportiva da marca configura como edição limitada do consagrado Mercedes-AMG GT. Antes de desembarcar aqui, o carro foi aperfeiçoado em muitos detalhes para proporcionar ainda mais desempenho nas pistas de corrida.

Carros
1 ano atrás
Mercedes-AMG GT R Pro, um carro meteórico

A potência otimizada, a nova suspensão, o acerto da aerodinâmica, resultando numa força vertical ainda maior, bancos tipo concha com peso leve e rodas com peso reduzido contribuem para o dinamismo aprimorado da condução e tempos ainda mais rápidos em pistas fechadas.

O veloz com motor 4.0 V8 de 585 cavalos e câmbio automático, faz de zero a 100 km/h em 3,6 segundos e a velocidade máxima é de 318 km/h.

Preço

A série foi inspirada no GT R cupê e tem preço sugerido de R$ 1.699.900.

Tudo à mão

O AMG GT R PRO está recebendo o novo volante AMG performance que teve sua estreia no Mercedes-AMG GT 4 portas. Ele se caracteriza por seu design esportivo, parte inferior plana, além da operação intuitiva. A cobertura, em couro napa, é perfurada nos lados para assegurar uma ótima pegada, permitindo um estilo de pilotagem ainda mais esportivo, com trocas de marchas manuais.

As teclas Touch Control integradas podem ser usadas para controlar as funções do painel digital e da tela multimídia por meio do deslizamento dos dedos.

O sistema Active Distance Assist e o controle de velocidade de cruzeiro, por exemplo, podem ser ajustados nos painéis de controle à esquerda. Já os da direita são usados para ativar o controle por voz e o telefone, além de regular o volume do som e outras funções do sistema multimídia.

Os programas de condução AMG podem ser acionados por meio do controlador. O modo selecionado é mostrado no display LCD integrado diretamente ao controlador.

As duas teclas do display livremente configuráveis e os botões adicionais no lado esquerdo permitem que mais funções AMG possam ser controladas diretamente no volante. Isso significa que o condutor pode se concentrar totalmente na condução dinâmica, sem ter que tirar as mãos do volante.

Cada função necessária pode ser identificada no ícone do display e seu interruptor é acionado pelo condutor para colocá-la em ação. Assim, as duas funções AMG preferidas podem ser definidas e os ajustes modificados com apenas um toque.

Display digital

A nova telemática do modelo AMG GT PRO conta com o inovador display de instrumentos totalmente digital, com painel de 12,3 polegadas e tela multimídia de 10,25 polegadas no console central. O conjunto, com um design totalmente novo da tela, disponibiliza três estilos de mostradores específicos da AMG: “Classic”, “Sport” ou “Supersport”.

O modo “Supersport” exibe informações específicas da AMG, como um aviso esportivo, característico do automobilismo, para trocar a marcha por uma mais elevada quando no modo de transmissão manual. Por meio da tecla Touch Control à esquerda, as informações desejadas podem ser exibidas no lado esquerdo ou direito do instrumento – como, por exemplo, os clássicos velocímetros e conta-giros, informações de navegação ou dos sistemas de assistência e até dados detalhados sobre o motor. Condutores mais esportivos, podem também escolher entre mostrador de forças G e os valores momentâneos de potência e torque.

Teclas inovadoras no console central

O item que mais chama a atenção no interior é o console central com seu design V8 estilizado, que não apenas destaca a proposta de desempenho da marca, mas também atende perfeitamente aos requisitos funcionais.

O AMG GT R PRO recebe agora as inovadoras teclas coloridas no console. Eles integram a dinâmica do display com o volante, chassi, ESP, sistema de escapamento, defletores traseiros e função start-stop. Com sua tecnologia TFT, essas teclas usam símbolos intuitivos para mostrar a função e são fáceis de ativar, com apenas um leve toque. As teclas do display são complementadas pelos dois seletores para os programas de condução e controle do volume.

Registro Amg Track Pace

Registrando dados no uso em pistas de corrida fechadas, como um piloto, a função AMG TRACK PACE proporciona uma variedade de funções significativamente mais ampla e precisa. O AMG TRACK PACE é um componente de série do sistema de informação e entretenimento COMAND online.

Quando essa função é ativada em uma pista, mais de 80 conjuntos de dados específicos do veículo (velocidade e aceleração, por exemplo) são registrados dez vezes por segundo.

Acima deles, há indicações dos tempos de volta e setores, além da diferença do tempo de referência. Como os elementos específicos são mostrados em verde ou vermelho, o piloto pode ver num relance, sem ler os números, se está mais rápido ou mais lento do que o melhor tempo anterior.

Após realizar algumas voltas rápidas, o piloto pode usar os dados para analisar e, se necessário, melhorar sua performance ao volante. Os dados são mostrados na tela multimídia e no painel digital.

Exterior reforça integração com a família AMG GT

Os novos controles de luminosidade dos faróis LED de alto desempenho agora têm paralelo com os do AMG GT coupé de 4 portas, e reforçam ainda mais a integração da família AMG GT R PRO. Uma guia luminosa reúne as funções de luz de condução diurna, luz de navegação e indicador de direção.

O sistema de refletores multicâmera com três refletores individuais cada para o farol baixo e farol principal asseguram não apenas ótima iluminação da estrada, mas também dá ao AMG GT R PRO um visual esportivo e dinâmico, que ganha ainda mais profundidade ótica graças ao fundo preto. As luzes das lanternas traseiras de LED também parecem ainda mais profundas e esportivas devido ao fundo negro.

O novo visual da parte traseira é marcante, o difusor esportivo preto foi redesenhado e, ao mesmo tempo, a cobertura da ponteira do escapamento foi visualmente adaptada ao formato do AMG GT coupé de 4 portas. O veículo traz agora duas coberturas duplas da ponteira do escapamento redondas. O design traseiro mantém sua forma diferenciada com a grande cobertura do escapamento posicionada ao centro.

O AMG GT R PRO está ganhando uma nova soleira AMG em fibra de carbono na parte inferior. Ela cria um visual ainda mais dinâmico. Usados em combinação com o pacote exterior opcional, que reforçam as características do modelo.
Uma nova opção é o pacote com o assistente de estacionamento Parktronic, câmeras de ré e frontal, que aumentam a praticidade nas manobras para o dia-a-dia.

Mais agilidade com o Amg Dynamics

Um novo item nos modos de condução “Slippery” “Comfort”, “Sport”, “Sport Plus”, “RACE” e “Individual” do AMG Dynamic Select: o novo AMG GT PRO agora também vem com o AMG Dynamics. Essa regulagem integrada da dinâmica de condução expande as funções do ESP para dosar com exatidão a distribuição de força no eixo traseiro e as características da direção.

O sistema calcula até mesmo como o veículo irá reagir. Para isso, ele usa os sensores disponíveis que detectam a velocidade, ângulo do volante ou o grau de mudança de direção, por exemplo. Baseado no princípio de controle do piloto, é possível antecipar o comportamento do veículo com base nas ações do motorista e os dados dos sensores.

O condutor tem uma sensação muito autêntica ao dirigir, com alto dinamismo nas curvas e ótima tração, assim como uma alta estabilidade e dirigibilidade previsível. Mesmo os mais experientes ganham uma excelente assistência sem se sentirem controlados pelo sistema.

A nova edição limitada topo de linha AMG GT R PRO é caracterizada por um dinamismo de condução ainda maior, especialmente na pista de corrida. A experiência dos veículos de competição AMG GT3 e AMG GT4 entrou em seu desenvolvimento. As medidas provenientes do automobilismo esportivo podem ser agrupadas em quatro áreas: suspensão, construção leve aerodinâmica e visual.

Suspensão, o acerto ideal

A nova suspensão AMG tipo coil-over (com molas em torno dos amortecedores) oferece mais opções para adaptar a regulagem a cada circuito. Como no automobilismo profissional, o piloto pode não apenas escolher mecanicamente a carga das molas, mas também ajustar a compressão e expansão dos amortecedores.

Isso é feito rápidamente e precisamente sem necessidade de ferramentas de um sistema. O grau de compressão é ajustado separadamente para movimentação em alta e baixa velocidades. Isso significa que as regulagens podem ser ajustadas para movimentos de compressão lentos ou rápidos, como é comum no automobilismo. Assim é possível influenciar de forma ainda mais seletiva a rolagem e o mergulho da carroceria, assim como a tração do AMG GT R PRO.

O Mercedes-AMG GT R PRO vem equipado agora com juntas esféricas nos braços superiores. Elas são significativamente mais resistentes ao desgaste que as juntas de suspensão tradicionais e, graças ao seu design, não permitem jogo, isto é, o alinhamento e a cambagem não mudam, mesmo sob altas solicitações.

O painel feito de fibra de carbono na parte inferior da traseira também contribui para a alta precisão da dirigibilidade. Esse elemento leve e rígido endurece a estrutura da traseira, acrescentando assim, ainda mais estabilidade à carroceria.

Os coxins eletronicamente controlados do motor e da transmissão também tiveram a regulagem modificada para aumentar ainda mais a agilidade e proporcionar respostas com alta precisão e clara sensibilidade.

O equipamento de série do modelo também inclui o Track Package, um sistema de proteção anticapotagem, cintos de segurança de quatro pontos para o condutor e passageiro da frente e um extintor de incêndio de dois quilos, exclusivamente para uso em pistas de corrida.

O Mercedes-AMG GT R PRO não apenas anda como um automóvel de corrida, mas também parece com um. O pacote Carbon Package de série com defletor frontal, aletas nas asas, faixas decorativas nas saias laterais e um difusor com acabamento de alta qualidade em fibra de carbono com revestimento transparente reforçam a proximidade com o automobilismo esportivo, assim como o teto em fibra de carbono redesenhado com centro rebaixado.

O status especial também é reforçado pelo acabamento do automóvel com faixas esportivas sobre o capô, teto e porta-malas, assim como ao longo das laterais do veículo. Esse acabamento é oferecido em verde claro exclusivamente em combinação com a pintura em cinza selenite. Para todas as outras opções de cores, as faixas são em cinza escuro fosco.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?