Mercedes-Benz AMG CLS 53, a supermáquina perfeita

Mais uma supermáquina da Mercedes-Benz desembarca no Brasil. Com nova motorização e detalhes inéditos de estilo e tecnologia, o modelo AMG CLS 53 4MATIC+ chega introduzindo o conceito de coupé com quatro portas.

Carros
2 anos atrás
Mercedes-Benz AMG CLS 53, a supermáquina perfeita

O carro conta com o novo motor de seis cilindros em linha da Mercedes-Benz: eletrificado com 3,0 litros, alimentado por um duplo compressor atuado pelos gases de exaustão e um inédito compressor elétrico auxiliar. Em situações normais, esse propulsor disponibiliza 435 cv de potência e um torque máximo de 520 Nm.

Ele conta também com o auxílio do motor de arranque/alternador EQ Boost, que pode fornecer, em momentos determinados, 22 cv de potência adicional força adicional com mais 250 Nm de torque. Além disso, o equipamento alimenta o sistema elétrico embarcado de 48 V.

A terceira geração do automóvel apresenta uma combinação única entre design esportivo, performance e eficiência. O modelo introduz a nova linguagem de design da Mercedes-Benz e traz uma grade frontal caracterizada pela dupla lâmina horizontal, a saia dianteira com design A-wing, soleiras laterais exclusivas da AMG, a traseira com difusor e o acabamento das ponteiras redondas do escapamento em cromo de alto brilho.

Preço AMG CLS 53 4MATIC+

O Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC+ já pode ser visto e comprado nos concessionários da marca no Brasil com preço sugerido de R$ 599.900,00. Como se nota, ter um carro assim é para poucos, embora o País conte com amantes de máquinas como esta e fazem loucuras por elas.

Motor com tecnologia EQ Boost

O novo motor 53 de seis cilindros em linha se caracteriza pelo desempenho topo de linha e pela eletrificação inteligente. Ele foi concebido com uma nova arquitetura, que reduziu o espaço necessário para sua instalação sob o capô. Isso acontece porque o motor de arranque/alternador EQ Boost, que combina o motor de partida ao alternador, é instalado entre o motor e a transmissão.

Esse novo recurso, assim como a alimentação inteligente por meio de um compressor elétrico auxiliar e um turbocompressor que utiliza os gases do escapamento, melhora ainda mais a tradicional performance e o dinamismo de condução, reduzindo ao mesmo tempo o consumo de combustível e as emissões. O CLS 53 4MATIC+ acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Com potência de sobra, as arrancadas têm respostas rápidas e isso se deve a um compressor elétrico auxiliar, apoiado pelo EQ Boost, que fornece alta pressão de alimentação de forma praticamente instantânea para uma elevação do torque mais rápida para a aceleração, até que o turbocompressor maior, movido pelos gases do escapamento, seja acionado.

Sistema elétrico de 48 volts

A energia para o sistema elétrico embarcado de 48 volts é gerada pelo motor de arranque/alternador EQ Boost. A rede convencional de 12 volts também é suprida pelo novo sistema por meio de um conversor de tensão. Com isso, a capacidade total das baterias do veículo foi aumentada, disponibilizando mais energia elétrica e, assim, permitindo também que novas funções inovadoras sejam introduzidas.

O sistema elétrico embarcado de 48 volts é o primeiro passo em direção ao futuro híbrido da AMG. Além disso, a mesma energia requer apenas um quarto da corrente de um sistema convencional. O resultado é que a fiação pode ser mais fina e consequentemente mais leve, o que indiretamente contribui para economizar combustível. O sistema de 12 volts existente fornece energia para pontos de consumo como luzes, cockpit, displays do sistema de informação e entretenimento e as unidades de controle.

O Boost é um componente-chave do sistema de 48 volts e não serve apenas como alternador – também é responsável por funções híbridas. Isso permite economias de combustível anteriormente restritas apenas a tecnologias híbridas de alta voltagem.

Essas funções híbridas incluem um impulso extra, dado diretamente pelo motor elétrico, com 22 cv de potência e 250 Nm de torque, recuperação de energia, mudança do ponto de carga, modo ‘deslizamento’ (roda livre) e a religação do motor virtualmente imperceptível com a função start/stop.

Exterior formidável

Visualmente, o novo CLS 53 se destaca pela grade do radiador com lâmina dupla em cromo prateado, que anteriormente era restrita aos modelos V8 Performance. Em vez da grade do radiador diamante, com pinos individuais, a grade em frente ao radiador central agora apresenta um padrão tipo treliça, em preto. Um detalhe funcional são as persianas, em segundo plano, que tem abertura variável conforme a necessidade de resfriamento do motor.

Os itens adicionais do CLS 53 4MATIC+ incluem ainda saia dianteira com aletas e ar adicionais, lanternas em duas partes que reforçam visualmente a largura traseira, além do benefício prático de permitir uma maior abertura para o porta-malas. As rodas de liga leve de 20 polegadas do CLS 53 são otimizadas aerodinamicamente.

Interior inovado

O interior do Mercedes-AMG CLS 53 impressiona os ocupantes com detalhes exclusivos e materiais sofisticados. O maior destaque é o inovador conceito de display e controle com mostradores brilhantes de alta resolução e uma tela panorâmica de 12,3 polegadas na diagonal. Visualmente, os dois displays se unem sob uma cobertura de vidro formando um cockpit panorâmico que, como um elemento central, dá ênfase à orientação horizontal do design interno do veículo.

Como o conjunto de instrumentos, esse cockpit panorâmico contém um grande mostrador com instrumentos virtuais no campo direto da visão do motorista, assim como um display central acima do console central. Por meio do menu AMG, é possível conferir a temperatura do motor e do óleo, a aceleração lateral e longitudinal, potência do motor e torque momentâneos, pressão de alimentação, temperatura e pressão dos pneus, além do setup momentâneo do motor.

As teclas Touch Control sensíveis ao toque no volante respondem a movimentos de arrasto. Elas permitem que o condutor controle todo o sistema de informação e entretenimento sem ter que tirar as mãos do volante.

O sistema também pode ser operado por meio da superfície de toque com controlador posicionada no console central e pelo controle vocal LINGUATRONIC. O controle por voz foi ampliado para incluir também as funções do veículo. Agora, o ar-condicionado e o aquecimento/ventilação dos bancos, luzes internas e o display head-up opcional também podem ser controlados por comandos vocais.

O novo volante AMG Performance também chama atenção. A síntese de exclusividade e esportividade é reforçada também pelos bancos esportivos com visual integral, com acabamento com layout exclusivo AMG e logotipo de marca, cintos de segurança vermelhos e elementos de acabamento em fibra de carbono ou fibra de vidro em prata fosco. O interior reforça a esportividade do modelo com o novo volante AMG Performance de série em couro nappa.

Transmissão com trocas rápidas

O novo motor em linha de 3,0 litros é acoplado à transmissão AMG SPEEDSHIFT TCT 9G, que impressiona pelos tempos de troca de marchas extremamente curtos, rápida resposta aos comandos das aletas de mudança, função de dupla embreagem e múltiplas reduções de marchas. Seja de forma automática ou comandadas pelo motorista utilizando as aletas de comando no volante, trocas de marchas ascendentes e descendentes são realizadas instantaneamente. Nos modos “Sport+” e condução manual, especialmente, a transmissão é muito reativa.

Com os cinco modos de condução do Dynamic Select, “Eco”, “Comfort”, “Sport”, “Sport+” e “Individual”, ao toque de uma tecla o motorista pode individualizar ainda mais as características do CLS 53 para se adequarem às suas preferências pessoais. A gama disponível varia de eficiente e confortável a muito esportiva. Os modos selecionados alteram parâmetros-chave, como a resposta do motor, transmissão, suspensão e direção.

Direção esportiva e inteligente

Nos modelos 53, a direção eletromecânica sensível à velocidade tem redução variável. A assistência da direção é disponibilizada nos modos “Comfort” ou “Sport”. As características correspondentes a cada modo são ativadas automaticamente, com base no programa de condução Dynamic Select. No modo “Sport”, há maior sensibilidade quanto ao status do veículo.

Uma nova tecnologia implantada nessa versão é a direção inteligente. Trata-se da última geração de sistemas de condução oriunda da Classe S. O modelo também conta ainda com nove airbags no total, considerando os dianteiros para condutor e passageiros, os laterais para condutor e passageiro dianteiro, os laterais nos bancos traseiros, os de cortina e o que está presente na altura dos joelhos do motorista.

Aproveitando os reflexos naturais

Uma das maiores novidades desse Mercedez, e também parte das especificações de série, é o sistema Pre-Safe Sound, que prepara ouvido humano para o provável ruído causado por um acidente se houver risco de colisão.

A montadora utiliza esse reflexo natural como uma proteção biomecânica nesta inovadora função, uma vez que um acidente pode causar ruído ao qual algumas pessoas têm sensibilidade. Assim, o sistema emite um curto sinal de interferência por meio do sistema de som do veículo se for detectado risco de uma colisão. Esse sinal pode provocar o reflexo do stapedius, preparando os ouvidos para o ruído e diminuindo os riscos de desconforto ou dano à audição.

Completa a série de novidades e inovações o pacote Driving Assistance Plus. Ele inclui itens como o Active Distance Assist DISTRONIC (controle de velocidade de cruzeiro com manutenção de distância, Active Steering Assist (assistência ativa da direção), Active Speed Limit Assist (assistência ativa de limite de velocidade), Active Braking Assist (assistência ativa de frenagem) com função Cross-Traffic de monitoramento do trânsito transversal, Evasive Steering Assist (sistema assistência de direção evasiva), Active Blind Spot Assist (assistência de ponto cego), Active Lane Keeping Assist (assistência de manutenção de faixa de rodagem) e Presafe Plus.

O último quesito é acionado caso uma colisão iminente for detectada, movimentando o ocupante para o mais longe possível da zona de perigo mais agudo antes que ocorra o impacto. Diferente do que acontece numa colisão frontal, há uma zona de deformação bem mais limitada na ocorrência de um impacto lateral.

Para aumentar o tamanho dessa zona, a nova função Pre-Safe impulse side movimenta o ocupante na zona de perigo para longe da porta, no sentido do centro do veículo, logo antes de um impacto lateral iminente.

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