Mercedes-Benz CLA apresenta versão perua

Tendo como base o Classe A, que tem agora versões hatch e sedã, a Mercedes-Benz CLA Shooting Brake, uma espécie de perua da marca, chega a segunda geração com forte apelo visual.

Carros
1 ano atrás
Mercedes-Benz CLA apresenta versão perua

A novidade faz parte da renovação promovida pela fabricante que agora volta seus esforços para o SUV GLA e assim deixar completa a nova geração de modelos de tração dianteira da Mercedes-Benz.

A fabricação da segunda geração da Mercedes-Benz CLA Shooting Brake começa em setembro deste ano. O modelo será produzido na fábrica da marca Kecskemét, na Hungria.

Detalhes da perua CLA Shooting Brake

Mais comprida que a geração anterior, a nova perua tem agora 4,8 centímetros a mais. O mesmo ocorre com a largura que chega aos 5,3 cm. Porém, a altura foi reduzida em 0,2 cm e pode não agradar os mais altos, embora estamos falando de pouca metragem diminuída.

De acordo com a Mercedes-Benz, o ângulo de abertura das portas também foi ampliado. Visualmente, até a coluna B o carro é idêntico ao cupê. Aliás, seu diferencial começa dessa parte em diante. O teto, no entanto, é levemente rebaixado, dando um estilo mais esportivo para a Mercedes-Benz CLA Shooting Brake.

A variante traz o famoso caimento brusco do teto em direção à seção traseira e as controversas lanternas bipartidas horizontais.

Na versão AMG Line, com aspecto mais esportivo, o abaulado para-choque ainda conta com tomadas de ar nas extremidades inferiores. A dianteira agrupa os faróis afilados com a nova assinatura de luzes diurnas de LED, igual aos demais da linha que proporcionam uma maior visibilidade à noite resultante da ampla distribuição de luz, da cor clara semelhante à luz do dia e do reduzido consumo de energia. As luzes traseiras com tecnologia LED formam realces visuais e melhoram a visibilidade.

Outro pequeno benefício da nova arquitetura, mas importante para quem viaja bastante é a capacidade do porta-malas que passa de 495 para 505 litros, o sedã leva 470 l.

Interior caprichado

Por dentro, a nova Mercedes-Benz CLA traz um sistema de iluminação com 64 cores. A perua vem ainda com a central multimídia MBUX. Entre outras funções, ela traz um sistema de inteligência artificial que permite o veículo executar algumas funções por meio de comandos de voz.

A navegação, telefone, áudio, vídeo e Internet são comandadas pelo sistema Comand Online, onde o condutor tem na ponta dos dedos estas e muitas outras funções. A imagem é apresentada em alta resolução e a cores num amplo display de 8 polegadas, com uma operação simples e intuitiva.

Assim, temos um processo evoluído de navegação com realidade aumentada e o sistema Energizing, que controla uma série de parâmetros e ajuda o motorista a relaxar ou “acordar” durante uma longa jornada: o sistema de bordo controla a iluminação do habitáculo, a temperatura a bordo, a intensidade do ventilador e também a música.

Em viagens longas pela noite ou em percursos desconhecidos, o carro oferece um sistema reduz substancialmente o stress. Por trás disto encontra-se um conceito que faz parte de todos os nossos veículos e que torna única cada viagem num Mercedes: o Intelligent Drive. Pois o tempo que passa ao volante é seu. Tempo para relaxar. Tempo para recarregar as baterias.

Sistemas presentes

A perua Mercedes vem dotada de muitos sistemas funcionais ao motorista. O Assistente Ativo de Estacionamento, por exemplo, facilita a procura de espaços de estacionamento e também a entrada e saída dos mesmos.

O sistema manobra o veículo automaticamente para lugares de estacionamento laterais e transversais e realiza as manobras de direção e travagem.

Com o Dynamic Select é possível ajustar as características do seu CLA Shooting Brake com o apertar de um botão no modo confortável, desportivo, eficiente ou totalmente individual.
Com o programa de condução selecionado, os parâmetros e as características do motor, caixa de velocidades, direção e suspensão são alterados.

O Sistema Pre-Safe detecta e antecipa situações de condução críticas e, em caso de perigo de acidente iminente, desencadeia as medidas preventivas necessárias para a proteção dos ocupantes, como o tensionamento reversível dos cintos e o fecho dos vidros.

O inovador sistema de assistência à condução ajuda o condutor a manter uma distância segura em relação ao veículo da frente. Estamos falando com do Assistente Ativo de Regulação de Distância Distronic que durante o trânsito congestionado trava o veículo automaticamente, se necessário até à imobilização.

Se o sistema entender que é necessária uma travagem mais forte, é emitido um sinal sonoro de aviso intermitente e acende-se um símbolo de aviso no painel de instrumentos.

Por fim, temos o Attention Assist que se baseia no comportamento de direção do condutor. Esse o sistema detecta os indícios habituais de fadiga e distração acentuada, e emite um aviso visual e sonoro, alertando o condutor para o perigo de adormecer ao volante.

A combinação de mecânica e tecnologia

Não tem como apresentar um Mercedes-Benz sem destacar sua mecânica e o que o carro oferece de tecnologia a favor do motorista e ocupantes.

Para a CLA Shoting Brake, a montadora inseriu radares de longo alcance e, com isso, temos um sistema semiautônomo de condução de nível 2. Outra tecnologia disponível é a assistência ao estacionamento.

A perua vem ainda com suspensão independente nas quatro rodas, com multibraços na traseira. Para os que quiserem incrementar, opcionalmente, pode receber amortecedores adaptativos, para variar a condução entre o conforto e a esportividade.

Comuns em carros desse porte, o comprador também poderá optar pelo tamanho das rodas, que por sua vez, têm variações entre 16 e 19 polegadas, dependendo da versão.

Por enquanto, a Mercedes-Benz só revelou duas versões de conjunto mecânico para a perua CLA. Em setembro, serão divulgadas informações sobre toda a família, que terá câmbio manual ou automatizado de duas embreagens e propulsores a diesel e a gasolina.

Os motores a gasolina de 4 cilindros com injeção direta, comando variável das válvulas e turbocompressão dos gases de escape aceleram o CLA Shooting Brake até aos primeiros lugares da sua classe. Os motores diesel de 4 cilindros e injeção direta asseguram reservas de potência suficientes, com reação imediata mesmo.

Enquanto esperamos, o que se sabe através da marca é que a versão topo de linha da gama convencional será a C 250. Nela, há o motor quatro-cilindros turbo de 225 cv e 35,7 mkgf. O câmbio é o automatizado de sete marchas e duas embreagens.

Há ainda a versão com preparação esportiva, CLA 35 AMG 4Matic Shooting Brake. Ela também traz um quatro-cilindros, mas com 300 cv e 40,8 mkgf, além de tração nas quatro rodas.

Depois de se impressionar com os atributos da perua, a notícia ruim é que assim como a geração anterior, o novo modelo não será vendido no Brasil, de acordo com a Mercedes.

É uma pena, mas somente os europeus vão ver, a partir de setembro, o desenho que estreou com a CLS, e posteriormente na família compacta da Mercedes, como o Classe A.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?