Mercedes Classe A, um hatch de luxo

Esportivo e inovador, o Classe A é um automóvel da Mercedes-Benz que estabeleceu altos padrões para o segmento compacto premium. Para isso, ele conta com design moderno e detalhes tecnológicos que cada vez mais conquista o público jovem.

Carros
2 anos atrás
Mercedes Classe A, um hatch de luxo

A versão 2019 está ainda mais atraente e com a esportividade destacada. O design da dianteira e traseira está ainda mais dinâmico, para-choques reestilizados e mais esportivos, faróis em LED de alto desempenho e lanternas traseiras também em LED e rodas mais atraentes.

Por dentro, o hatch de luxo traz um generoso pacote de equipamentos, exclusivo design dos assentos e ajuste de profundidade para o assento do motorista e ainda, opções de 12 cores para a iluminação ambiente.

A suspensão com amortecimento adaptativo, que se auto ajusta à superfície das pistas faz parte do pacote de inovações e é chamada de Dynamic Select. O Classe tem ainda com ajustes mais específicos que também alteram o comportamento do motor, do câmbio e da direção, como por exemplo, Confort para uma condução confortável ou Sport para conduzir de forma mais esportiva.

A segurança prevalece como superior aos demais veículos da categoria, devido a sistemas avançados e inovadores como o Attention Assist e a função de frenagem semi-autônoma do Active Brake Assist.

Preços e versões

O Classe A pode é oferecido pela Mercedes-Benz em duas versões. Confira o que traz cada uma delas:

A 200 ff – R$ 177.900,00
A versão de entrada para o mundo dos automóveis Mercedes-Benz é o Classe A. O veículo carrega em seu DNA os tradicionais atributos de conforto, desempenho e segurança da marca.

Recheado de equipamentos sofisticados e tecnológicos que garantem as mais puras emoções e uma inestimável experiência durante sua condução.

Destaques do exterior

Grade dianteira com a estrela posicionada ao centro
Faróis full LED
Teto solar elétrico panorâmico
Câmera de ré com linhas auxiliares dinâmicas
Rodas de liga leve de 17″
6 opções de cores metálicas e 3 de cores sólidas

Destaques do interior

Ar-condicionado automático THERMATIC
Sistema de áudio com navegação Garmin® MAP PILOT
Pacote de integração para smartphones (Apple CarPlay™ e Android Auto)
Câmbio automático de 7 marchas
ECO Start/Stop
Função de partida KEYLESS-GO
Volante multifuncional revestido em couro com shift paddles

A 250 Sport – R$ 230.900,00
Refinado e ousado, esta versão do Classe A encanta os apaixonados por esportividade. Não só pelo visual sofisticado mas também pela sua dinâmica de condução. Com um potente motor de 211 cv, este compacto premium de apenas 1.435 kg, emociona por seu desempenho arrojado e pelo generoso pacote de equipamentos.

Destaques do exterior

Grade dianteira diamante com pinos cromados
Carroceria AMG com detalhes vermelhos nos para-choques dianteiro e traseiro
Suspensão esportiva desenvolvida pela AMG
Freios AMG com pinças vermelhas
Rodas AMG de liga leve de 18″
Emblemas “SPORT” nos para-lamas dianteiros
Motor com som esportivo

Destaques do interior

Ar-condicionado automático THERMOTRONIC de 2 zonas
Assistente Ativo de Estacionamento com PARKTRONIC
Assentos dianteiros com ajustes elétricos e memória
Ambiente Interior esportivo: assentos em couro e DINAMICA com costuras em vermelho
Sistema de som com tela de 8” com GPS Garmin® MAP PILOT
Painel com acabamento em DINAMICA
Portas e painel central com molduras e botões com acabamento cromado fosco
Pedaleira esportiva em aço escovado com cravos de borracha
Painel de instrumentos com fundo xadrez, ponteiros vermelhos e acabamento cromado fosco
Volante esportivo revestido em couro e DINAMICA na área da pegada com seção inferior achatada

Motor e transmissão do Classe A

As duas versões são equipadas com motores turbo alimentado de 4 cilindros, com injeção direta de gasolina e comando variável de válvulas. Esta tecnologia trabalha em conjunto gerando ótimos valores em termos de potência, baixos índices de ruídos, consumo de combustível e emissões de poluentes.

Por meio do comando variável das válvulas, conseguiu-se otimizar a taxa de compressão do motor e o fluxo dos gases e, com isso, reduzir o consumo de combustível.

Também foram reconfigurados os sistemas agregados, como por exemplo, sistemas de direção e de ar-condicionado, para utilizarem pouca energia do motor.

Além disso, todas as versões do Classe A são equipadas de série, com a função ECO Start/Stop, que auxilia na redução de consumo de combustível, diminuindo os índices de emissões de poluentes.

O A 200 tem sob o capô o propulsor 4 cilindros flex – 1.6L com 156 cv – turbo alimentado. Já o A 250 Sport vem equipado com o motor 4 cilindros a gasolina – 2.0L com 211 cv – turbo alimentado.

Transmissão automática com dupla embreagem 7G-DCT combina o conforto de um câmbio de 7 velocidades com a dinâmica de condução de uma transmissão manual.

Ela possui duas sub-transmissões, enquanto uma delas transfere a tração para as rodas, a outra já pré-seleciona a próxima marcha. Isso leva a uma rápida e suave mudança de marchas, sem interrupções na tração, resultando em sensível ganho na aceleração.

As características das trocas de marchas podem ser predefinidas para economia de combustível ou para esportiva, utilizando o Dinamic Select, selecionando entre os modos de transmissão “Confort”, “Eco”, “Sport” ou “Individual”.

Classe tem design fascinante

A dianteira alongada em forma de flecha e uma expressiva grade do radiador, conferem ao Classe A um ar vigoroso com visual esportivo. Para enfatizar essa percepção, a grade do radiador é preta com acabamento em forma de diamante com a estrela cromada posicionada ao centro.

Tem marcantes faróis LED High Performancee, para complementar o visual, no momento em que o carro é destravado, os faróis acendem uma luz azul de boas-vindas.

Os principais elementos do design frontal são:
Grade do radiador diamante com uma haste em prata fosco com a estrela cromada posicionada ao centro;
Frente esportiva em forma de flecha com a ponta suavizada;
Visual impressionante, graças ao design dos faróis LED High Performance
Design do para-choque dianteiro em forma de spoiler, com uma ampla abertura logo abaixo da grade do radiador.

A seção traseira enfatiza a largura do veículo de forma ainda mais eficaz, exalando força e dinamismo. As lanternas traseiras em LED, com design estruturado horizontalmente, conferem uma assinatura visual esportiva ao veículo.

A traseira tem como principais características do design:
Lanterna traseira estruturada horizontalmente em peça única, estendendo-se para baixo e para os lados;
Lanternas traseiras com visual caracteristicamente esportivo composto por luzes LED de alto desempenho.

Por dentro, o Classe A é composto com materiais de alta qualidade e design com caráter esportivo, que foi concebido com uma especial atenção aos detalhes.

Características que definem o estilo do interior do veículo:
Bancos esportivos que proporcionam ótima ergonomia e um visual atraente, únicos no segmento.

As versões A 200, A 250 SPORT e Mercedes-AMG A 45 4MATIC oferecem diferentes design de acabamento dos bancos e do interior do veículo para uma individualização ainda mais distinta.

Iluminação de ambiente com opções de 12 cores diferentes;
Molduras de alta qualidade com acabamento em metal cromado fosco, aplicadas no volante, nas saídas de ar, no console central, nos apoios de braços das portas e nos botões de controles, que conferem uma percepção de alta qualidade ao interior do veículo;

COMAND Online e Audio 20 com com visor de mídia de 8 polegadas mais fino e com novo vidro;

Rede de conectividade aperfeiçoada, graças à última geração de telemática e ao novo pacote de integração para smartphones Apple CarPlay™ e Android Auto;

Painel de instrumentos com novo design em forma de dois tubos com display multifunções colorido.

Tecnologia de ponta a ponta

Com um sistema que gerencia as características de comportamento do veículo, alterando os parâmetros da transmissão automática, o Dinamic Select também altera os parâmetros do motor, suspensão e direção para se adequarem ao modo da transmissão selecionado pelo motorista. Ao acionar o botão do sistema, as 4 opções de configuração são exibidas no Media Display: Confort, Sport, Eco ou Individual. Cada vez que a ignição é reiniciada, o sistema seleciona o modo “Confort” como configuração padrão.

Confort: equilibrado e confortável

Sport: proporciona mais agilidade e dinamismo com uma direção mais esportiva, além do ajuste dos amortecedores para mais rígidos (caso o veículo esteja equipado com o sistema de amortecimento adaptativo) e motor que passa a fornecer respostas de acelerações mais rápidas.

Individual: este modo possibilita, por exemplo, combinar características de direção leve e confortável com um chassi mais esportivo.

O pacote de integração para smartphones permite “espelhar” alguns aplicativos e dados do smartphone para a tela do veículo e operá-los por controle de voz. O iPhone® por meio do Apple CarPlay™ e Android com o Android Auto. Isso torna possível o uso do smartphone de forma mais segura enquanto estiver em movimento.

Com esse sistema, os usuários de smartphones Android podem usar o Google Maps como navegação GPS, por exemplo. A imagem dos aplicativos é meramente ilustrativa, pois existem restrições para alguns aplicativos, dependendo das normativas de cada país.

Outros destaques do Classe A

O Classe A tem como atributo o Teto Solar Elétrico Panorâmico. O deslizante proporciona um ambiente amplamente luminoso e acolhedor no interior do carro. É constituído por duas grandes áreas envidraçadas, a seção dianteira, acionada eletricamente, desliza sobre trilhos externos.

Após sua abertura, um defletor de vento se estende, melhorando consideravelmente a aero acústica, além disso, um para-sol do tipo rollon também com acionamento elétrico, para proteger os ocupantes do veículo contra a luz solar forte.

O teto panorâmico deslizante conta com inúmeras funções úteis, fornecendo um alto nível de conforto, principalmente em viagens. Quando na posição mais elevada, o teto de vidro ajusta-se automaticamente à velocidade do veículo, para garantir a melhor aero acústica possível e manter a ventilação de forma adequada.

Quando o veículo voltar a circular em baixas velocidades, automaticamente o teto solar retorna à posição de inclinação máxima. Se o veículo estiver estacionado, o teto panorâmico deslizante também pode ser aberto e fechado pelo lado de fora.

O sistema também possui a função “one touch” para abertura e fechamento.

O Parktronic, também presente no Classe A, é um sistema que manobra automaticamente o veículo para dentro de uma vaga de estacionamento. O sistema utiliza doze sensores ultrassônicos, 6 em cada para-choque.

Os presentes nos cantos do para-choque dianteiro têm um alcance mais longo, permitindo que meçam o tamanho da vaga enquanto o veículo circula. Esta informação é mostrada no painel de instrumentos.

Quando o “estacionamento automático com funções dirigir e frear” estiver ativo, com o veículo circulando a uma velocidade entre 0 e 35 km/h, o Active Parking Assist irá medir as potenciais vagas.

Quando o sistema encontrar uma vaga adequada, e após o motorista parar o veículo e engatar a marcha a ré, poderá dar início ao estacionamento automático.

A partir das dimensões de largura e profundidade da potencial vaga, o sistema avalia se o espaço é paralelo ou perpendicular. Então, a direção eletromecânica é acionada pelo Active Parking Assist, que calcula a trajetória, manobra e freia o veículo automaticamente, o motorista controla somente o acelerador.

A tecnologia dos Faróis Full LED de alto desempenho fornecem uma iluminação de cor branca e agradável, que se aproxima do espectro da luz natural do dia, além de baixo consumo de energia e longa vida útil.

As luzes para circulação diurna em fibra óptica, iluminam-se primeiro em azul, depois mudam de cor para um branco brilhante, através de uma suave transição.

Além do visual impressionante, os Faróis Full LED proporcionam mais segurança principalmente à noite, graças as tecnologias LED de projeção e reflexão e, a ampla distribuição da luz fornecida pelos faróis principais, a estrada é muito melhor iluminada, quando comparada aos faróis de halogéneo convencionais.

E por fornecer uma iluminação mais próxima ao espectro de cores da luz natural do que os faróis de xenônio, por exemplo, a tecnologia LED causa menos tensão ocular para o motorista.

Ao destravar o veículo, a função “Coming Home” recepciona o motorista com uma agradável iluminação. Os faróis primeiro piscam em amarelo, então um LED azul é ativado e posteriormente faz uma transição para o branco. As lanternas traseiras também possuem tecnologia LED e criam uma atraente assinatura visual, além de melhorar a visibilidade do veículo.

Ficha técnica do Classe A

A 200
Resumo dos dados técnicos:
Motor – 1.6L
Potência – 156 cv
Câmbio automático de 7 marchas
Rodas – 17 polegadas
0 a 100 km/h – 7,8 s
Velocidade máxima – 224 km/h
Resumo dos dados técnicos:

A 250
Motor – 2.0L
Potência – 211 cv
Câmbio automático de 7 marchas
Rodas – 18 polegadas
0 a 100 km/h – 6,4 s
Velocidade máxima – 240 km/h

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?