Mini deixa Countryman e Clubman JCW mais potentes

Parecia impossível, mas a Mini rompeu barreiras e durante a revelação da linha 2020 dos Countryman e Clubman John Cooper Works divulgou que a versão mais esportiva dos dois modelos teve o motor 2.0 turbo extensamente retrabalhado para entregar mais potência.

Carros
1 ano atrás
Mini deixa Countryman e Clubman JCW mais potentes

Estamos falando de um carro que já era veloz, mas agora conta com nada menos que 306 cv e 45,9 mkgf, configurando um aumento expressivo de 75 cv e 10,2 mkgf em relação ao motor usado até então. Esse é apenas uma da série de novidades apresentadas.

Resultado esperado

Com as mudanças promovidas, devido ao expressivo aumento de potência, agora a perua Clubman acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, 1,4s a menos do que os modelos anteriores. Já o SUV Countryman cumpre a prova em 5,1 segundos. Em ambos, a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.

O câmbio automático de oito marchas também foi melhorado e promete mudanças mais precisas e mais silêncio a bordo. Isso era preciso para acompanhar a nova ‘explosão’ do veículo. A transmissão também é acoplada a um diferencial dianteiro com bloqueio mecânico. O sistema transfere a força do motor para a roda que tiver mais tração. Isso melhora arrancadas e o comportamento em curvas.

Clubman e Countryman, aliás, têm tração integral, contudo o sistema privilegia o envio de força para as rodas da frente. O eixo traseiro só é conectado se houver perda de tração na frente.

Ao promover maior potência aos veículos, a suspensão também teve de ser mexida. Os dois modelos tiveram esse sistema revisado e ganharam freios mais potentes. Agora as pinças de freio têm quatro pistões e os discos ficaram maiores, com 13 polegadas. Há também um novo escapamento.

Mudanças sutis

Por fora, as mudanças visuais foram mínimas e apenas direcionaas ao Clubman que ganhou uma nova grade dianteira, faróis levemente remodelados e o parachoque traseiro ficou maior para acomodar o novo escapamento.

Linha Mini

A geração atual é composta por quatro versões. Confira quanto custa e o que cada uma oferece:

MINI Cooper Cabrio – R$ 146.990,00
Esta opção vem equipada com ar-condicionado automático digital dual-zone, volante esportivo multifuncional revestido com couro, rodas de liga leve Cosmos Spoke, de 17 polegadas e calçadas com pneus Runflat; bancos dianteiros esportivos e revestidos em lethearette; sensor de estacionamento traseiro; e controle de cruzeiro com função freio. A lista inclui ainda MINI Excitement Package com iluminação nas maçanetas, luzes de ambiência e projeção do logo da MINI no piso; Pacote Connected Media com Chamada de Emergência Inteligente, MINI Connected, Serviços de ConnectedDrive, Serviços Remotos e Teleservices

MINI Cooper S Cabrio – R$ 176.990,00
Esta versão conta com assentos dianteiros esportivos e revestidos com couro, rodas de liga leve Propeller Spoke, de 17 polegadas, calçadas com pneus runflat; ajuste eletrônico de amortecimento; ar-condicionado digital automático dual-zone; faróis adaptativos de LED; MINI Driving Modes; MINI Excitement Package, com iluminação nas maçanetas, luzes de ambiência e projeção do logo MINI no piso; e MINI Head-Up Display. O veículo traz ainda Pacote Connected Navigation Plus com Apple CarPlay, Interface Bluetooth Hands Free, Chamada de Emergência Inteligente, MINI Touch Controller, Sistema de Navegação MINI com RTTI (informação de trânsito em tempo real), Serviços ConnectedDrive, Serviço de Concierge MINI, Serviços Remotos, tela multimídia sensível ao toque de 8,8 polegadas, Teleservices, sensor de estacionamento com câmera de ré, sistema de áudio Hi-Fi Harman/Kardon, além de superfícies internas iluminadas em MINI Yours Piano Black.

MINI John Cooper Works Cabrio – R$ 196.990,00
A opção top de linha do MINI Cabrio vem com assentos esportivos John Cooper Works, com ajuste de altura dos assentos dianteiros; rodas pretas John Cooper Works Track Spoke, de 17 polegadas; ajuste eletrônico de amortecimento; ar-condicionado digital automático dual-zone; controle de cruzeiro com função de freio; faixas esportivas John Cooper Works no capô; faróis adaptativos de LED; MINI Driving Modes; MINI Excitement package com iluminação nas maçanetas, luzes de ambiência e projeção do logo MINI no piso; volante John Cooper Works revestido com couro e MINI Head-Up Display. O conversível vem também com Pacote Connected Navigation Plus, incluindo Apple CarPlay, Interface Bluetooth Hands Free, Chamada de Emergência Inteligente, MINI Touch Controller, Sistema de Navegação MINI com RTTI (informação de transito em tempo real), Serviços ConnectedDrive, Concierge, Serviços Remotos, Tela multimídia sensível ao toque de 8,8 polegadas, Teleservices, sensor de estacionamento com câmera de ré; sistema de áudio Hi-Fi Harman/Kardon; e superfícies internas iluminadas em MINI Yours Piano Black.

MINI John Cooper Works – R$ 179.990,00
Os modelos MINI John Cooper Works, de alta performance, estão prontos para causar uma impressão poderosa com o visual agressivo e esportivo. Esses artistas indisciplinados são a reencarnação das lendas de corridas vencedoras do John Cooper e encarnam a sua própria essência do esporte motorizado.

A versão mais apimentada da linha traz todos os equipamentos da versão MINI Cooper S 3p mais assentos esportivos John Cooper Works; faixas esportivas John Cooper Works no capô; forro de teto em Anthracite; spoiler traseiro; superfícies do interior em Black Piano e teto e capa dos retrovisores externos vermelhos ou pretos, além de Sistema de áudio Hi-Fi Harman/Kardon. Os itens opcionais são o pacote Parking (Parking Assistant e Sensor de estacionamento dianteiro); roda aro 18 polegadas JCW Cup Spoke 2-tons com runflat

O modelo Exclusive, que apesar do nome é a versão de entrada, tem motor 1.5 TwinPower turbo de 136 cv e 22,4 kgfm disponíveis a partir dos 1250rpm, enquanto o Cooper S adota o 2.0 turbo de 192 cv e elevados 28,5 kgfm de torque. Nos dois casos, a transmissão é a nova Steptronic de dupla embreagem e sete velocidades.

Topo de linha, o Mini John Cooper Works, que evoca o célebre engenheiro que fez do carro uma máquina de vitórias nas pistas, traz o mesmo 2.0 turbo da versão S, recalibrado para desenvolver 231 cv e 32,6 kgfm de torque, em conjunto com uma transmissão automática de 8 marchas da Aisin e com função de Launch Control.

Por dentro do Mini Cooper

Por dentro, o MINI se destaca por conta da possibilidade de configuração com assentos em couro Chester Malt Brown para os modelos Hatch de 3 e 5 portas. Outra novidade é a Superfície Interior Iluminada MINI Yours, com desenho estilizado da bandeira britânica, no painel, do lado do passageiro.

O sistema de infotainment do MINI Hatch inclui ainda uma tela sensível ao toque. Em meio aos novos recursos do sistema MINI Connected, o destaque vai para a nova funcionalidade MINI Online, que inclui conteúdo de notícias atualizadas e alertas meteorológicos.

Por meio do Journey Mate possibilita enviar trajetos planejados a partir de um smartphone ou de outros dispositivos conectados ao sistema de navegação MINI, por meio do aplicativo MINI Connected XL. Outro recurso recém-disponível é a preparação da Apple CarPlay, capaz de transferir a interface de algumas funcionalidades do iPhone para o sistema de infotainment do veículo com a ajuda de conexão sem fio.

A combinação exclusiva de prazer ao volante, qualidade premium e estilo individual também explica o sucesso da MINI. Além das novidades, a gama é complementada pelo MINI Clubman e MINI Countryman, que ampliam a versatilidade da marca por meio do conceito de carroceria única e que incorpora quatro portas. No Clubman, a característica especial e distintiva fica para a porta traseira, dividida em duas.

O MINI Countryman, por sua vez, está maior e mais versátil na atual geração, e conta ainda com a versão híbrida Cooper S E Countryman ALL4, o primeiro híbrido plug-in da marca britânica. E a sensação “Go Kart Feeling”, um dos pilares da MINI, também se faz presente na gama atual, com a preparação John Cooper Works, oferecida para todos os modelos da marca.

Para compensar as novidades discretas no visual, o Cooper também foi renovado debaixo do capô. Isso porque agora há duas novas opções de caixas de câmbio para esse carro. A partir de agora, toda a linha Mini Cooper conta com câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?