Motorista Uber, entre a profissão e a renda extra

Toda pessoa sonha em ter seu negócio e se tornar seu próprio chefe para administrar seu horário e conciliar entre trabalho e casa. Uma ótima opção para trilhar esse caminho é se tornar um motorista Uber.

Auto
2 anos atrás
Motorista Uber, entre a profissão e a renda extra

Encarar esse negócio é mais fácil do que se imagina. A maioria das pessoas podem pode dirigir na plataforma e garantir um ganho mensal igual ou maior do que ser empregado. O programa está disponível em celular com sistema Android, iOS e Windows Phone.

Com a popularização desses serviços de transporte, também cresceu o número de pessoas interessadas a fazer parte dessa plataforma. Basta atender alguns requisitos para se tornar um.

Para se cadastrar, basta entrar no site da Uber. Mas é necessário seguir alguns requisitos que vamos mostrar nesse artigo. O interessado deve ter CNH, Carteira Nacional de Habilitação, com a observação EAR, (exerce atividade remunerada). Não é aceita a carteira PPD, (Permissão Para Dirigir), apenas a permanente e o condutor precisa ser maior de 21 anos.

De posse da CNH com a categoria correta é a observação EAR, o cidadão deve encaminhar a foto, tudo por meio do site da Uber.

O envio do documento é necessário para que a empresa verifique sua elegibilidade para dirigir na plataforma. Depois disso, não precisa fazer mais nada. Em poucos dias o interessado será avisado sobre o status da sua verificação de segurança.

Após tudo feito fica uma dica: a empresa aconselha esperar sair os resultados da verificação dos documentos antes de investir em algum veículo. Isso significa que é preciso esperar até que a Uber confirme a validação dos documentos exigidos para atuar junto a organização.

Nada será cobrado para se cadastrar e encaminhar os documentos exigidos, Porém, quando começar a dirigir, um percentual das suas tarifas serão pagar para o Uber, além de uma taxa de 10 reais por semana. O que entrar das corridas é todo seu.

Com o cadastro aprovado, o segundo passo é enviar uma foto de seu CRLV certificado de registro e licenciamento de veículo, e ficar online. Caso não tenha um carro você pode alugar com desconto em uma das locadoras parceiras.

Para ser aceito, você deve possuir um veículo que seja de 2008 ou mais novo. Por mais que goste, não é permitido utilizar veículos mais antigos para realizar as corridas.

Além disso, o carro deve ter quarto portas, capacidade para cinco lugares e ter ar condicionado para o conforto do usuário.

É indispensável que a carteira de motorista esteja na data de validade, além de todos os seus outros documentos. As licenças necessárias para dirigir profissionalmente na sua cidade também devem estar ativas. Isso pode variar de um município para outro.

Também é preciso contratar um seguro Uber com cobertura de acidentes pessoais de passageiros. Além disso, não esqueça de informar a seguradora que o carro será utilizado para fins comerciais no transporte de aplicativos. Aliás, no momento da contratação do seguro é importante não suprimir qualquer informação para evitar dor de cabeça, caso seja necessário acionar o serviço.

Como ocorre na maioria das empresas no momento da contratação, será necessário apresentar o comprovante de antecedentes criminais sem nenhuma ocorrência. Lembre-se, você vai transportar pessoas e precisa ter a ficha limpa.

Somado a tudo isso, é imprescindível que o certificado do registro e licenciamento do veículo esteja devidamente ativo e em dia com a lei.

Como fazer para ter o EAR na CNH

Para dirigir como Uber, é necessário que o interessado adicione a observação “Exerce Atividade Remunerada” em sua CNH.

A solicitação deve ser feita em um posto do Detran ou Poupatempo. Entre em contato com um desses órgão em busca de informações e de como adicionar a observação “Exerce Atividade Remunerada” em sua CNH.

O passo seguinte exige a realização de exames e pagamento de taxas referentes a esta mudança. Após aprovado e pago, em alguns dias a sua nova CNH será liberada você já pode seguir seu cadastro com a Uber.

Veja o passo a passo de como inserir essa observação da carta

Entrar no site do Poupatempo. Na página inicial, dentro de Serviços mais solicitados, clique em Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Definitiva – DETRAN, clique em Alteração de Dados, clique em Incluir a expressão Exerce Atividade Remunerada, escolha entre Modelo Novo (com fotografia) ou Modelo Antigo (sem fotografia), defina entre Exame médico na Validade ou Exame Médico Vencido. Por fim, selecione o município onde reside e o município do registro da CNH.

Em seguida, clique em Agendar Serviço e escolha a data e horário que você deseja ir. Não se esqueça de anotar o número do protocolo de agendamento, pois precisará apresentar no atendimento.

Compareça no Poupatempo no dia/horário agendado com o seguintes documentos: CNH ou RG + CPF e Comprovante de endereço (original + cópia simples). Não é possível tirar cópia dentro da unidade.

No Poupatempo, é preciso apresentar seu protocolo de agendamento e os documentos originais e cópia simples exigidos. O interessado passará por um cadastro (foto e biometria), e pagará uma taxa de R$38,86.

Após isso, a pessoas irá fazer o exame psicotécnico em uma clínica credenciada próxima ao Poupatempo. Lá deverá pagar uma taxa de R$90,67. Depois, basta voltar ao Poupatempo para entregar a avaliação, e retornar para pegar sua CNH no dia agendado.

Passo a passo para começar a dirigir

Depois de concluída a etapa de envio de documentos e aprovação, vamos ao trabalho. São três passos:

1- Entrar no aplicativo e informar seus dados pessoais e os documentos solicitados.

2- Baixar o app Uber Partner na loja de aplicativos do seu celular para receber o convite de uma sessão de ativação. Logo em seguida, você receberá um telefone com o aplicativo da empresa que é exclusivo para os parceiros, ou seja motoristas.

3- Após tudo aprovado, é só pegar no volante, ser responsável e começar a dirigir.

Viagens em São Paulo

Cada cidade do País tem suas regaras. Se você pretende receber viagens na cidade de São Paulo, precisamos que você possua os cursos de CONDUAPP ou CONDUTAX.

Se você não possui nenhum dos dois cursos, o interessado deve se cadastrar e realizar seu curso CONDUAPP pela Uber ou por uma das instituições homologadas e aprovadas pela Prefeitura. Caso você já possua o certificado de curso ou o documento CONDUTAX, é só enviá-lo para a Uber.

No caso de quem concluiu o curso recentemente com uma instituição homologada e aprovada pela Prefeitura, é só enviar o certificado através do site ou do aplicativo de parceiro.

Outro documento necessário é o comprovante de residência (endereço) em seu nome. Caso não possua um, você pode baixar e preencher uma declaração de endereço e enviá-la para nós.

Com tudo encaminhado e aprovado, já é possível realizar viagens a partir de São Paulo normalmente.

Prós e contras de ser Uber

Ter lucro proporcional ao esforço e possibilidade de ganho progressivo, além de possibilidade de almoçar em casa e economizar nas despesas do dia a dia, são alguns fatores positivos de ser tronar Uber.

Mas tudo vai depender muito do quanto você trabalhar, dos seus gastos e da sua organização financeira. É preciso pensar na diferença entre faturamento e lucro, ou seja, fazer as contas de quanto realmente vão colocar no bolso
Confira o que tem de prós e contra em encarar esse trabalho:

À favor

  • Flexibilidade de horário
  • O uso do Uber como renda extra (depois do expediente e em horários alternativos)
  • Facilidade de entrar na Uber e já começar a trabalhar
  • Alternativa rápida para quem perdeu o emprego

Contrário

  • Falta de regulamentação
  • Você não tem salário fixo
  • Altos custos de manutenção
  • Rápida desvalorização do carro
  • Não ter direito a férias, 13º e FGTS
  • Rápido aumento de carros Uber nas ruas (aumentando, assim, a competitividade e diminuindo o valor recebido por corrida)

Aliás, se decidir entrar para o ramo, lembre-se, também, de incluir no planejamento um valor para manutenção do veículo e para troca do mesmo, quando for necessário.

Regras para se tornar Uber passou por mudanças

Depois de muita discussão entre prestadores de serviços e governos que buscavam alternativas de regularizar o serviço no País, em 2018 algumas mudanças passaram a ser exigidas para quem trabalha no setor.

Depois de anos de discussão, o projeto de regulamentação para esse tipo de transporte foi aprovado Câmara dos Deputados em março deste ano.

Uma série de regras foi criada para o prestador de serviço e entre os artigos ficou definido que os municípios passam a ser responsáveis por regulamentar e fiscalizar esses serviços.

Dentre as medidas a serem adotadas estão: a exigência de contratação de seguro de APP, Acidentes Pessoais a Passageiros, e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, DPVAT, além da necessidade de inscrição do motorista como contribuinte individual do INSS, Instituto Nacional do Seguro Social.

Outras medidas completam as mudanças com a finalidade de regularizar a profissão e também de minimizar os impactos e a quantidade conflitos entre os motoristas de empresas como Uber, Cabify, 99Pop e os taxistas.

Curso de treinamento para condutores a distância com carga horária de 16 horas e temas abordados sobre gentileza, diversidade sexual, mecânica, primeiros socorros, entre outros;

Veículo com no máximo 7 anos de uso para motoristas cadastrados até julho de 2017;

Adesivo no para-brisa indicando em qual empresa o motorista presta serviço;
Licenciamento do veículo na cidade onde o condutor mora;

Realização de Inspeção anual;

Completam a lista de atualização regras que atingem também não apenas os veículos, mas os motoristas que ficaram sujeitos à mudanças como a não permissão de uso de camiseta esportiva ou regata, jaquetas de times ou chinelos, moletom ou calça esportiva e nada que identifique clubes e agremiações.

Quem for pego fora das regras, terá o trabalho caracterizado como transporte ilegal de passageiros e estará sujeito as penalidades previstas em lei.

Planejamento é tudo para se tornar Uber

A quantidade de horas trabalhadas é determinante para os seus lucros. Mas nessa correria do dia a dia, alguns motoristas ganham mais do que outros na Uber.

Por isso, fatores como os horários em que se está online e a região em que você fica também fazem toda diferença.

Ter um plano é fundamental. Portanto, antes de começar a dirigir coloque em mente qual a meta da semana, quanto precisa ganhar e até que horas pode ficar online.

Assim, é possível planejar o seu dia e saber exatamente o que quer e o que pretende. Essa programação evita ficar horas sem receber chamados e volta para casa sem cumprir o que pretendia.

No próprio app da Uber tem como ver os melhores horários para dirigir. De acordo com o aplicativo, é das 6 às 10 horas e das 16 às 20 horas. Você pode até configurar o aplicativo para despertar quando chegar próximo desse horário. Se estiver online nesses horários as coisas podem começar a melhorar.

Não resta dúvidas que um bom planejamento é essencial para seu sucesso como motorista. Mas ainda é preciso saber mais para continuar ganhando dinheiro.

Os passageiros dever ser estudados sempre. Se avaliar o por que os passageiros pedem o serviço da Uber, vamos conseguir estar à disposição deles e consequentemente ganhar mais.

Em dias de chuva, por exemplo, mesmo que não goste de dirigir com o tempo assim, pense que muitos que usam ônibus acabam pedindo Uber e quase toda cidade fica com preço dinâmico. Se estiver online nesses horários, muitas viagens irão aparecer com certeza.

Entrar para esse ramo é saber que não tem final de semana livre se quer ganhar mais dinheiro. Os finais de semana em que a noite está agradável, muitas pessoas resolvem sair de casa e essa é outra oportunidade para trabalhar bastante.

Sextas e sábados à noite são os dias mais excelentes e não devem ser desperdiçados. Para evitar os que saem alterados do bar ou da balada, comece a trabalhar mais cedo e volte por volta das 3 horas, horário que eles normalmente começam a sair.

Ficar atento aos eventos que vão ocorrer na cidade é outra mega dica. Em São Paulo, por exemplo, são vários ocorrendo de segunda a segunda.

Nessa hora, vale muito a pena ficar online. Mesmo que você esteja longe do local, muitos motoristas estarão se deslocando para lá, o que fará com que sua região fique livre para você atuar.

Bom, com todas essas dicas, ainda vale ressaltar que o importante é estar ligado e disposto para trabalhar nas horas certas. Ir onde o povo está é o grande lance do negócio. Agora é ficar atento e melhorar seus ganhos.

Para finalizar de uma forma bem profissional, nada como pensar em ser um motorista Uber de forma absolutamente profissional, encarando o trabalho como uma profissão e seu ganha pão. Por outro lado, se a vida está precisando de um reforço financeiro, nada como pegar umas horinhas para garantir uma grana extra!

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?