Muitas novidades para a Kawasaki Z400

Os amantes de motocicletas têm um motivo a mais para comparecer no Festival Duas Rodas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no final de agosto. Será lá que a Kawasaki vai apresentar a novíssima Z400.

Motos
3 semanas atrás
Muitas novidades para a Kawasaki Z400

A mais recente integrante da Linha Z foi criada para ser uma verdadeira supernaked. Para isso, traz elementos compartilhados com a Ninja 400 e que reforçam aspectos característicos dos modelos de maior cilindrada da Linha Z, como leveza, agilidade e, claro, esportividade.

Preço

Com um visual imponente, semelhante a de uma moto de maior cilindrada, a Kawasaki Z400 chegará à rede de concessionárias a partir com preço público sugerido de R$ 22.990,00.

As cores são Candy Lime Green/Metallic Spark Black e Candy Cardinal Red/Metallic Flat Spark Black.

Novo patamar

Desenvolvida em paralelo com a Ninja 400, a Z400 alcança um novo patamar de performance após significativas melhorias no motor e no chassi, mantendo o inconfundível conceito Sugomi que marca os principais itens de desempenho e estilo encontrados nos modelos supernaked da Kawasaki, como potência, alto nível de controle e design agressivo, que em conjunto oferecem uma experiência visceral e que estimula os sentidos do piloto.

Com 23% mais potência e 40% a mais de torque, além de 3kg mais leve que a antecessora, a Z400 chega com novo motor de 399 cm³ projetado para manter um equilíbrio entre desempenho e controle, oferecendo melhor performance em todas as faixas de rotações, suavidade e linearidade na entrega de potência, eficiência no consumo e bom torque desde baixas rotações. É tão compacto que pode ser facilmente comparado a um motor de 250cc, apesar da capacidade cúbica superior.

Montada em novo chassi derivado da superesportiva Ninja H2, a Z400 oferece manobrabilidade inigualável, o que facilita substancialmente a pilotagem, sendo uma característica importante tanto para os que estão ingressando no mundo das duas rodas quanto para os mais experientes que desejam uma motocicleta ágil, divertida e mais interessante para o dia a dia.

Medindo 310 mm, o disco frontal semi-flutuante oferece alto poder de frenagem à Z400. Um novo cilindro mestre do freio dianteiro contribui para melhor controle, enquanto as dimensões e o material da mangueira foram cuidadosamente selecionados, auxiliando o acionamento mais preciso. O ABS usa a mais recente unidade da Nissin, a mais compacta e leve disponível.

Conforto ao piloto

Com uma posição de pilotagem ergonômica e guidão mais elevado, a moto oferece um conforto a uma gama diversa de pilotos de diferentes estaturas ou estilos de pilotagem, além de proporcionar um controle mais natural e confortável da motocicleta, favorecendo a condução diária ou em distâncias maiores.

Destaque também para a combinação entre um banco mais estreito e a altura do assento de apenas 785 mm, o que dá ao piloto uma linha desobstruída para que seus pés alcancem o solo.

Além de contribuir para marcar o visual da Z400, os novos faróis em LED são mais eficientes e com maior iluminação, favorecendo a segurança. Já o painel é o mesmo que equipa a Z650, oferecendo um design de fácil leitura dos dados, com tacômetro digital que simula um conta-giros analógico, além de possuir indicador de marchas ao centro e tela LCD multifuncional na parte inferior.

Novo motor

O novo motor da Z400 entrega um desempenho significativamente melhor em comparação com o antecessor: potência máxima de 48 cv a 10.000 rpm e torque máximo de 3.9 kgf.m a 8.000 rpm contra 39 cv a 11.000 rpm e 2,8 kgf.m a 10.000 rpm da Z300.

Para alcançar este resultado houve mudanças no design do propulsor, incluindo nova admissão de ar, e inúmeros outros esforços para a redução de peso, apesar da capacidade cúbica maior.

O deslocamento de 399 cm³ da Z400 vem de um diâmetro e curso de 70,0 mm e 51,8 mm, respectivamente.
Coletor de admissão fornece um caminho mais curto e mais direto para a entrada de ar no cilindro, melhorando a eficiência de enchimento e contribuindo para o aumento da potência do motor, especialmente em altas rotações.

O coletor de admissão também contribui no layout do chassi, liberando espaço sob o assento, o que resulta num design que oferece fácil acesso ao solo.

Graças ao potencial de uma moderna injeção e à experiência da Kawasaki com ajustes na configuração deste item, as válvulas de aceleração secundárias usadas na antecessora da Z400 puderam ser eliminadas, contribuindo para a diminuição de peso.

Design compacto

Com a chegada de um novo motor, foi possível mexer também no layout, otimizado em relação ao tamanho, peso e eficiência. O novo propulsor é tão compacto quanto um de 250cc. O design clean, com a utilização apenas do que é extremamente necessário, e o layout renovado resultaram em um motor mais esguio e um sistema de refrigeração com tubulação externa minimizada.

A realocação de componentes como a corrente de comando ajudou a manter o propulsor mais baixo e a deslocar volume para a frente.
O cilindro é inclinado para frente em um ângulo de 20 graus, resultando em um motor mais curto.

O projeto revisado do cárter permite um direcionamento mais direto dos tubos de escape, também contribuindo para a economia de peso.

O layout do sistema de arrefecimento foi completamente revisado realocando components para economizar peso e reduzir a tubulação externa.

Entre as mudanças que contribuem para a redução de peso do motor estão:

Eliminação das válvulas de aceleração secundárias

Rota mais simples para o sistema de arrefecimento, com menos líquido

Embreagem mais compacta

Paredes mais finas do sistema de escape

Volante mais leve e virabrequim revisado

Comando de válvulas forjado

Engrenagens fabricadas com menos material

Transmissão e embreagem

A troca de marchas da Z400 está ainda mais suave em razão das relações de marcha mais próximas. Já a embreagem assistida deslizante mais compacta oferece 20% menos esforço ao acionar o manete de embreagem.

Ela e foi desenvolvida com base na experiência em competições e utiliza dois tipos de cames, um de assistência e um deslizante, oferecendo duas funções não disponíveis em uma embreagem padrão.

Quando o motor está acelerando normalmente a embreagem funciona com assistência; já quando ocorrer freio-motor excessivo como resultado de reduções de marcha rápidas o efeito deslizante entra em ação, evitando que a roda traseira sofra solavancos.

Chassi

A Z400 possui um quadro de treliça semelhante ao design utilizado no chassi da Ninja H2. A avançada análise de rigidez dinâmica da Kawasaki foi utilizada para garantir a rigidez ideal e o baixo peso. O motor é montado de forma rígida e usado como um membro estrutural.

Com novos motor e chassi, o posicionamento do propulsor pode ser otimizado. O chassi da Z400 tem um estilo supersport com entreeixos curto e um braço oscilante longo, complementado por um ângulo de caster menor que proporciona um manuseio leve e natural.

Os entreeixos mais curto (de 1.405 mm para 1.370 mm) contribui para uma pilotagem ágil e fácil.

A posição otimizada da fixação da balança traseira contribui para uma condução realmente derivada de uma superesportiva.

Além de contribuir para a redução de peso, o uso do motor como parte estrutural ajuda a obter a rigidez ideal para estabilidade.

O design mais leve dos novos motor e chassi, além de grandes esforços para minimizar o peso, resultam em uma Z400 de apenas 167 kg (3 kg a menos que a Z300), mesma faixa de peso das motocicletas monocilíndricas.

Além dos novos motor e quadro, outras mudanças que contribuem para a redução de peso do chassi incluem:
-Fixação do motor
– Entreeixos mais curto
– Novo design de roda
– Pneus radiais
– Design inspirado na Z650, utilizando um número mínimo de carenagem.

Freio, rodas e pneus

O disco dianteiro semi-flutuante maior tem o mesmo tamanho do utilizado na Z1000.

Recém-projetado, o cilindro mestre do freio dianteiro ajuda a eliminar o curso morto, contribuindo para o controle.

Na traseira, o disco de 220 mm é acionado por uma pinça com dois pistões maiores, de 25,4 mm para 27 mm.

A Z400 é equipada com a mais recente unidade de controle ABS da Nissin. Desenvolvida especialmente para motocicletas, oferece precisão e é a mais compacta e leve disponível.

Rodas de cinco pontas semelhantes às da Z650 contribuem para o baixo peso, enquanto a rigidez lateral otimizada beneficia o manuseio, aumentando a estabilidade nas curvas.

Pneus radiais na Z400 oferecem leveza, excelente aderência e colaboram para o manejo ágil e o conforto na pilotagem. Além disso, o pneu traseiro de 150 mm contribui para o design mais imponente.

Estilo

A Z400 combina o estilo agressivo da Z650 com o design mais robusto para criar uma impressão marcante, ágil e masculina. O visual “musculoso” e “atlético” reflete o aprimoramento da performance [enquanto forma um design fluido que parece “flutuar” acima do motor. Tal como outros modelos da Linha Z, os elementos de design Sugomi conferem uma silhueta instantaneamente reconhecível como uma supernaked da Kawasaki.

O corpo mais volumoso a faz ter a aparência de uma moto de maior cilindrada.

O design mais afilado do farol dianteiro em LED é complementado por um visor compacto e escuro que aumenta a aparência agressiva e esportiva.

Espelhos elegantes completam o guidão mais largo e plano.

O compacto design do pára-lama dianteiro, assim como o tanque de combustível mais inclinado à frente e a lanterna traseira em LED contribuem para o visual dinâmico da Z400.

PAINEL
A Z400 é equipada com o mesmo painel da Z650, que apresenta um layout que facilita a leitura dos dados. O tacômetro de estilo analógico possui indicador de posição de marcha no centro e fica no topo de uma tela LCD multifuncional.

O indicador de marcha aumenta a precisão da troca e a confiança, enquanto também confere um ar mais esportivo à Z400.

O tacômetro oferece três modos de exibição selecionáveis, permitindo que o piloto ajuste os instrumentos de acordo com a preferência.

Tela de LCD em display negativo, o que dá uma aparência mais moderna e esportiva ao painel.

Além do velocímetro digital e do indicador de marcha, inclui as seguintes funções: hodômetro, dual trip, nível de combustível, autonomia restante, consumos médio e instantâneo, temperatura do líquido de arrefecimento, relógio e indicador de pilotagem econômica.

Recursos de conveniência

O assento dianteiro pode ser facilmente removido puxando um cabo localizado sob o banco traseiro, facilitando o acesso à bateria.
O espaço de armazenamento sob o banco tem dois níveis para um uso mais eficiente do local, suficientemente grande para acomodar uma trava de segurança em “U”.

Pontos de fixação nos suportes de pedaleira traseiros e na parte de baixo da rabeta facilitam a amarração da bagagem.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

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