Muito prazer, eu sou a Toyota Hilux SW4

É muito comum ver nas ruas aqueles carros enormes e logo vir à mente: nossa que ‘barca’. O utilitário Toyota Hilux SW4 é mais desses veículos que causam essa sensação ao desfilar por ruas e avenidas. Inicialmente trazido do Japão, passou a ser importado da Argentina em 2005 e onze depois ganhou sua primeira reformulação e essa geração trouxe mudanças visuais e mecânicas.

Carros
2 anos atrás
Muito prazer, eu sou a Toyota Hilux SW4

Agora, o modelo está ainda mais atraente, com linhas perfeitas e muito mais charmosas. Com aumento na largura e no comprimento, mas com diminuição da altura, a linha atual do SUV da Toyota tem novidades nos faróis, para-choques e lanternas. Internamente, há novidades nos painéis, no posicionamento dos comandos e no acabamento metálico. A alavanca de seleção de tração foi substituída por um botão giratório.

Preços e versões do SW4

A partir da linha 2018, a Toyota reforça seu portfólio de SUV flex com a chegada da versão SRV de sete lugares, um modelo com maior nível de equipamentos para atender o exigente mercado consumidor de carros desse tipo.

Com essa nova opção, o utilitário esportivo passou a contar com cinco versões disponíveis no mercado nacional movidas a álcool/gasolina ou diesel.

SR 4×2 A/T flex de 5 assentos – R$ 169.190,00
SRV 4×2 A/T flex de 7 assentos – R$ 182.370,00
SRX 4×4 A/T diesel de 5 assentos – R$ 250.990,00
SRX 4×4 A/T diesel de 7 assentos – R$ 256.990,00
SRX Diamond Aut. Diesel – R$ 267.690,00

Como novidades na linha flex, a Toyota SW4 SRV chega equipada com airbags laterais e de cortina, alarme ultrassônico, ar-condicionado automático, assento do motorista com ajuste elétrico em distância, inclinação e altura, bancos de couro, computador de bordo em tela de TFT, paddle shift, painel com detalhes em madeira, Smart Entry System, que permite, por meio de uma chave inteligente, desbloquear as portas com a simples pressão do botão na maçaneta, e o botão Push Start, facilitando a operação de ligar e desligar o veículo. Maçanetas cromadas e acionamento automático dos vidros com apenas um toque completam o pacote.

Além disso, o modelo conta, assim como nas versões SR de cinco e sete assentos, com coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, Sistema Multimídia Toyota Play com tela de 7” touchscreen, com sistema de navegação (GPS) integrado, sistema de entretenimento de vídeo integrado ao painel com TV Digital e leitor de DVD, rádio com CD Player/MP3, câmera de ré, Bluetooth®, conexão USB e AUX e seis alto-falantes.

Para as duas versões SR flex disponíveis ao público final, há coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e computador de bordo monocromático, Sistema Multimídia Toyota Play com tela de 7” touchscreen, com sistema de navegação (GPS) integrado, sistema de entretenimento de vídeo integrado ao painel com TV Digital e leitor de DVD, rádio com CD Player/MP3, câmera de ré, Bluetooth®, conexão USB e AUX e seis alto-falantes. No volante, ambas configurações possuem comandos integrados de telefone, áudio, vídeo e computador de bordo, tornando a direção ainda mais segura e prazerosa.

Os modelos ainda são equipados com ar-condicionado integrado analógico, que atua sobre todas as fileiras de bancos, incluindo saídas específicas para a segunda e terceira (para a versão de sete assentos), com capacidade de ajuste de intensidade para os bancos traseiros, ampliando o conforto a todos os passageiros.

As versões diesel SRX contam com todos esses equipamentos e mais abertura elétrica do porta-malas com função de memória para ajuste de altura da tampa, computador de bordo com tela de 4,2” de TFT, luz de leitura individual dianteira em LED, porta-luvas com amortecedores, retrovisor interno eletrocrômico e faróis alto e baixo com nivelamento automático e luzes de condução diurna em LED.

No caso versão a diesel, ela ainda conta com, Smart Entry+ PushStart, PaddleShift, modos de direção: Power e Eco, abertura elétrica do porta-malas com função de memória para ajuste da altura da tampa, volante com comandos integrados: telefone, áudio, vídeo e computador de bordo, ar-condicionado com display digital e regulagem de intensidade independente para as saídas de ar dos bancos traseiros, bancos dianteiros com ajuste elétrico de distância, inclinação e altura, compartimento refrigerado no painel, sistema multimídia sensível ao toque com tela de 7”: “Toyota Play” com GPS, TV Digital, DVD, MP3, USB e Bluetooth®, câmera de ré com visualização na tela.

Motores e performance

Os modelos atuais da linha SW4 seguem equipados com motores diesel e flex.

O propulsor a diesel D-4D 2.8 L 16 V Turbo intercooler oferece torque de 45,9 kgf.m e potência de 177/3.400.

A motorização Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, comum nos modelos Hilux e SW4, foi especialmente projetada para o mercado brasileiro. O grande destaque é a tecnologia de duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i), que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, além da adição do sistema de partida a frio, eliminando a necessidade do subtanque auxiliar, refletindo em melhor desempenho. Outro aprimoramento é seu ganho de 7% em eficiência de consumo.

As versões flex da picape média e do SUV apresentam 163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina. O torque máximo é de 25 kgfm (com álcool e gasolina), sempre a 4.000 rpm.

Desgin: identidade própria

A atual geração da SW4 passou a ter, desde sua última reformulação, identidade própria de um SUV, de acordo com sua história e reputação. Ao descolar sua imagem derivada de uma picape, no caso a Hilux, o utilitário esportivo uniu inovação a um toque delicado de refinamento, que fundiu elegância e sofisticação ao DNA Toyota de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade.

Na dianteira, a grade cromada adota uma base contínua ao longo dos faróis com luzes de halogênio, com sistema “Follow me Home”, proporcionando ao veículo uma aparência moderna. O para-choque adota uma forma tridimensional bem definida com molduras cromadas, conferindo profundidade aos faróis de neblina.

As superfícies esculpidas dos para-choques dianteiro e traseiro são destacadas por um eixo que se conecta a toda lateral do SUV. As soleiras, os espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, assim como a luz interna e de ignição visam facilitar o acesso ao veículo.

No ângulo traseiro, os faróis traçam uma linha contínua pelo bagageiro, complementando-se com a moldura cromada. Os faróis de neblina da traseira foram incorporados ao para-choque, reforçando a segurança, com um toque estético refinado.

As opções SRX, com cinco ou sete assentos, passa a contar com faróis de neblina dianteiros em LED e ajuste elétrico no assento do passageiro como itens de série.

O spoiler traseiro, os trilhos do teto e a antena, em estilo barbatana de tubarão, concedem ao carro um senso de esportividade apurado, ao proporcionar melhor performance aerodinâmica.

Acabamento sofisticado

Com materiais Premium, o SUV é sofisticado, elegante e funcional. Para isso, a Toyota tratou do interior com a qualidade levada aos mínimos detalhes. Destaque para o rebaixamento do painel central, sustentado por colunas feitas de materiais suaves ao tato, que oferecem suporte para as pernas do condutor e passageiro.

O toque refinado dos materiais de acabamento está por toda a parte. Os assentos são revestidos de couro nas versões a diesel e na nova SRV flex de sete lugares e de tecido premium marrom escuro nas demais versões.

Em relação aos bancos traseiros, a segunda fileira vem com assento rebatível 60/40, apoio de braços na posição central, porta-copos duplo e inclinação do encosto com ajuste de posição longitudinal.

Para facilitar a entrada nos bancos da última fila, a segunda e terceira fileiras, para a versão sete lugares, há um sistema de rebatimento one touch, que diminui o esforço do usuário. Na terceira fileira, os encostos são mantidos na vertical para aumentar a capacidade de carga total do veículo e contribuir, ainda mais, para a sua funcionalidade.

Segurança máxima

A nova geração do SUV médio também recebeu nota máxima em segurança nos testes realizados pelo Latin NCAP. O modelo da Toyota recebeu cinco estrelas, a nota máxima, tanto para passageiros adultos quanto para crianças, no Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe. O teste avalia a segurança proporcionada aos ocupantes do veículo em uma simulação de colisão.

Todas as versões de cinco e sete lugares listam uma série de sistemas com a finalidade de levar ao motorista e ocupantes, total tranquilidade em quaisquer terrenos.

Fazem parte dos itens de série ligados à segurança da SW4: freios ABS com distribuição eletrônica (EBD), Assistente de Frenagens Emergenciais (BAS), Controle Eletrônico de Tração (A-TRC), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), sensor de estacionamento traseiro, Assistente de Reboque (TSC) e de Subida (HAC), três airbags, sendo dois frontais (motorista e passageiro) e um para joelho (motorista), sistema ISOFIX para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro, seis alças de segurança, apoios de cabeça dianteiro e traseiros com regulagem de altura, cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força e cintos de três pontos na segunda fileira de assentos (também incluídos na terceira fileira na versão de sete assentos).

Além disso, a nova versão SRV flex automática e a SRX diesel de cinco e sete assentos ainda contam com dois airbags de cortina e dois laterais para o motorista e o passageiro dianteiro e sistema de alarme perimetral e volumétrico com acionamento à distância. O Assistente de Descida (DAC) está disponível somente na versão SRX.

Pilotando Sonhos

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