Mustang Shelby GT 500, potência e performance nota 1000

Considerado o carro de rua mais potente da Ford, novo Mustang Shelby GT500 2020, teve os dados de performance divulgados pela marca. Os detalhes impressionam a começar pelo motor. Será o V8 supercharged de 5.2 litros, com 770 cv e 86,4 kgfm, com a maior densidade de potência e torque existentes no mundo atualmente.

Carros
1 ano atrás
Mustang Shelby GT 500, potência e performance nota 1000

Ele tem também uma nova transmissão Tremec de dupla embreagem e sete velocidades, cinco modos de direção, os maiores freios dianteiros da categoria (com discos de 16,5 polegadas) e rodas opcionais de fibra de carbono.

Tudo isso, somado às estratégias de controle desenvolvidas nas pistas, dá ao novo Shelby um tempo de 10,6 segundos na prova de 0-100-0 mph – que mede quanto o carro leva para acelerar de 0 a 100 mph (160 km/h) e voltar à imobilidade –, à frente de muitos superesportivos.

“A força bruta de aceleração em arrancadas e as mudanças incrivelmente rápidas e suaves destacam como a alma do Shelby GT500 foi elevada no nosso Mustang mais avançado de todos os tempos”, diz Ed Krenz, engenheiro-chefe de programa da Ford Performance.

Mais detalhes

Para garantir não apenas performance, mas também conforto e adrenalina ao trocar de marcha, os engenheiros da Ford desenvolveram junto com a Tremec uma transmissão que oferece máximo controle e trocas incrivelmente rápidas em vários modos de direção. No modo esportivo, seu novo sistema de embreagem úmida com solenóides realiza trocas em até 80 milissegundos.

Os cinco modos de direção do Shelby GT500 2020 melhoram ainda mais a experiência do motorista. Um botão no console permite mudar instantaneamente sua personalidade, de um carro “normal” para um azougue nas pistas, com resposta mais agressiva do acelerador e do câmbio. O comportamento da suspensão, do controle de estabilidade e do freio ABS muda, assim como o som do motor e o painel de instrumentos, para criar uma nova sensação de dirigir.

No modo normal, o tempo de troca de marchas permite uma direção tranquila. No modo esportivo as trocas são cerca de 20% mais rápidas e se mantêm mais tempo nas faixas de torque máximo. Os modos de pista e drag são puro desempenho.

“Cada modo muda totalmente o estilo de direção do Shelby GT500. É uma experiência visceral multissensorial completa”, diz Pat Morgan, gerente de Powertrain da Ford Performance.

A potência é transmitida às rodas traseiras por um eixo cardã de fibra de carbono, com diferencial de escorregamento limitado Torsen com relação de 3,73:1. Os semieixos e a suspensão também foram redesenhados para trabalhar com a quantidade enorme de energia do motor.

Supermáquina

O novo Shelby GT500 chega ao mercado norte-americano no segundo semestre, juntando-se ao Shelby GT350 para atuar em diferentes segmentos. Com potência de mais de 700 cavalos e sua primeira transmissão de dupla embreagem, ele oferece excelente desempenho em linha reta para as corridas de arrancada.

Nas pistas sua performance é ainda melhor, devido ao chassi projetado para competição, com pneus Michelin personalizados e freios com os maiores rotores dianteiros já oferecidos em um cupê esportivo americano. Nas ruas, seu design aerodinâmico desafiador e as tecnologias de controle de direção da Ford Performance contribuem para tornar cada momento ao volante ainda mais empolgante.

Motorização exclusiva

Como motorização exclusiva, ara tornar o novo Shelby GT500 o Mustang de rua mais rápido de todos os tempos, a Ford Performance criou um conjunto que atinge novos níveis de potência e torque.

“Com sua motorização de supercarro, o novo Shelby GT500 leva o Mustang de sexta geração a um nível de desempenho antes reservado somente a veículos fora de série”, disse Hermann Salenbauch, diretor global de programas de veículos da Ford Performance. “Como um Mustang, ele tem de ser capaz de competir com categorias superiores de preço.

Por isso, criamos um novo padrão entre os carros de performance americanos, com o motor V8 de rua mais potente já produzido, além de uma transmissão que tem as trocas mais rápidas já oferecidas na linha para o máximo de precisão e velocidade.”

A supermáquina é equipada com um motor 5.2 supercharged de liga de alumínio, montado à mão. Para manter o ar de admissão mais frio e obter um centro de gravidade mais baixo, a equipe inverteu um compressor de 2,65 litros com intercooler ar-líquido, engenhosamente instalado no vão do motor V8.

Como no Shelby GT350, seu bloco de liga de alumínio tem camisas de cilindro de peso reduzido e cabeçote de alumínio de alto fluxo, além de bielas forjadas maiores, sistema de lubrificação e dutos de resfriamento aprimorados. O cárter estrutural adiciona robustez ao conjunto e reduz vibrações, com um sistema de circulação ativo patenteado para manter o óleo onde ele é necessário.

Para levar a potência e o torque ao exclusivo eixo de transmissão de fibra de carbono, a Ford Performance usou a calibração do sistema de dupla embreagem do Ford GT. O Shelby recebeu uma transmissão de dupla embreagem TREMEC de 7 velocidades, capaz de fazer mudanças em menos de 100 milissegundos – muito mais rápida que qualquer caixa manual.

Essa transferência de dupla embreagem é projetada para operar com vários modos de direção, incluindo normal, chuva, esporte, arrancada e pista, além de recursos como o bloqueio das rodas dianteiras para aquecimento dos pneus traseiros e controle de arrancada por meio do sistema Track Apps.

Performance evoluída

Com performance evoluída, o Mustang mais poderoso já produzido para as ruas é dotado uma tecnologia de chassis ativo de ponta, com pneus Michelin e freios Brembo.

O Shelby GT500 conta com uma geometria de suspensão revisada, nova direção com assistência eletrônica e molas helicoidais dianteiras e traseiras de baixo peso. Além de suspensão ativa MagneRide de última geração, ele conta com as tecnologias mais avançadas. O resultado é a maior aceleração lateral já alcançada em um Mustang, para melhor desempenho nas pistas e controle do motorista.

Para se sair bem sobre toda essa potência no asfalto são usados dois tipos de pneus Michelin, com compostos e bandas de rodagem especiais: Pilot Sport 4S, personalizados da Ford Performance, e Pilot Sport Cup 2.

Um carro tão veloz não podia contar com sistema de freios amadores. Para isso, o poder de frenagem é garantido por discos duplos de freio de 420 mm, os maiores de todos os cupês esportivos norte-americanos, com pinças Brembo maiores e mais rígidas, de seis pistões. Com área de varredura 20% maior que a do Shelby GT350, esses freios têm mais de 30% de massa térmica adicional nas rodas dianteiras.

O novo Shelby GT500 conta com dois pacotes de opcionais voltados à performance. O “Handling Package” inclui suportes ajustáveis de montagem dos amortecedores e spoiler com aba “Gurney”. Para os fãs mais extremos, há o “Carbon Fiber Track Packege”, com rodas de fibra de carbono aparente de 20 polegadas, rodas traseiras meia polegada mais largas, pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 personalizados, aerofólio ajustável GT4 e divisor de fibra de carbono aparente. O banco traseiro é eliminado para reduzir o peso.

Design funcional e desafiador

Não dá para falar de um carro tão potente sem destacar seu design. O Shelby GT500 tem um visual funcional e empolgante que transmite a sua capacidade dinâmica, desenvolvido por uma equipe multifuncional de designers. “Desde a grade dianteira dupla, com um fluxo de ar de resfriamento 50% maior que o do Shelby GT350, até os componentes aerodinâmicos e de força descendente mais avançados que já oferecemos, cada milímetro do Shelby GT500 tem como objetivo melhorar o desempenho”, disse Melvin Betancourt, gerente de design da Ford.

A grade com aberturas grandes e o capô musculoso contribuem para o design aerodinâmico e agressivo do Shelby GT500, inspirado nos modernos caças a jato. Os para-lamas dianteiros mais largos, com rodas especiais de 20×11 polegadas, são proporcionalmente alinhados aos para-lamas traseiros, que alojam rodas de 20×11,5 polegadas.

O novo spoiler traseiro e o difusor traseiro feito com novos materiais compostos contribuem para melhorar o gerenciamento térmico.

Qualidade, tecnologia e conforto

O Shelby GT500 não é dotado apenas de potência. O cockpit da máquina foi projetado especialmente com materiais premium inspirados nas competições e acabamento exclusivo. Seus detalhes de alta classe incluem um aplique de fibra de carbono exposta no painel de instrumentos e relevos de porta com inserções de camurça Dark Slate Miko de costura aparente.

Os bancos de corrida Recaro com apoio lateral firme e passagem para ancoragens de segurança oferecem o mais alto nível de desempenho. Para os que procuram ainda mais conforto, são disponíveis bancos com ajuste elétrico e apliques de camurça Miko.

O novo Shelby GT500 tem painel de instrumentos com tela colorida de 12 polegadas e sistema de áudio premium de alto desempenho da B&O Play, opcional, com 12 alto-falantes. Tudo isso é controlado por meio da tela sensível ao toque de 8 polegadas da central multimídia SYNC 3, com rádio por satélite Sirius XM e serviço de conectividade FordPass Connect.

As novas cores do Shelby GT500 2020 incluem vermelho Hot, laranja Twister e prata Iconic, que também podem ser acompanhadas de listras esportivas.

Referência:

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?