New Fiesta menos versões, mas mantém tradição

Mesmo retirando versões e modelos do New Fiesta, não são mais oferecidas as versões com motor 1.0 EcoBoost (turbo) e motor 1.6 com câmbio automatizado de dupla embreagem PowerShift, além da carroceria sedã que também não está mais disponível em nenhuma configuração, o carro continua com atrativos que valem a compra.

Carros
2 anos atrás
New Fiesta menos versões, mas mantém tradição

Em busca de manter as vendas, o Ford New Fiesta recebeu uma reestilização. Lançado em meados de 2010, o hatch compacto “premium” recebeu suas primeiras mudanças visuais em meados de 2013, quando passou a ser produzido no Brasil e ganhou novos motores e uma série de outros detalhes.

O modelo atual recebeu retoques sutis no visual e novos equipamentos, como o sistema multimídia com tela sensível ao toque, Android Auto e Apple CarPlay.

O Ford segue sendo comercializado com o motor 1.6 Sigma flex aspirado e transmissão manual de cinco velocidades em todas as configurações a venda no site e concessionários. O New Fiesta ajudou a consolidar no Brasil o segmento de compactos premium, formado por carros com design diferenciado, motorização acima de 1.0 e maior valor agregado de tecnologia e equipamentos.

Preços e versões

A linha atual do New Fiesta foi reduzida pela montadora e agora é formada pelas versões 1.6 Sigma SE, SE Style e SEL, todas com transmissão Manual.

A versão sedã, a Ford não declarou o fim dele, embora não conste mais no site da fabricante. Outra medida tomada pela marca foi a retirada da linha tanto do motor 1.0 EcoBoost quanto do câmbio automático Powershift.

Versões SE – R$ 52.690,00
O New Fiesta SE, com motor 1.6 Sigma e transmissão manual. Ele vem de série com: direção elétrica, ar-condicionado, trava, retrovisores e vidros dianteiros elétricos, central multimídia SYNC 1 com AppLink e Assistência de Emergência, sensor de estacionamento traseiro, farol de neblina, freios ABS, alarme volumétrico, computador de bordo e conta-giros.

Conta também com ajuste manual do banco do motorista em quatro direções, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, banco traseiro bipartido (60/40), ponto de força 12 V no console e chave canivete.

Versão SE Style 1.6 – R$ 56.590,00
Esse modelo traz o pacote de aparência composto por rodas de liga leve de 16 polegadas, grade dianteira, retrovisores e moldura do farol de neblina com acabamento em preto. Vem equipada com controle de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, vidros elétricos traseiros e fechamento global.

Versões SEL – 58.090,00
O New Fiesta SEL 1.6 traz ar-condicionado digital (EATC) e rodas de liga leve de 15 polegadas, além de central multimídia SYNC 3 com tela de 6,5 polegadas, controle de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, vidros elétricos traseiros e sistema de fechamento global.

Conectividade de última geração

Uma das investidas mais recentes da Ford ao New Fiesta foi a destinação a central multimídia SYNC 3. Ela tem tela colorida capacitiva de 6,5 polegadas sensível ao toque. Compatível com Apple CarPlay e Android Auto, conta com duas entradas USB iluminadas e energizadas, ergonomicamente posicionadas no painel.

O SYNC 3 utiliza uma nova geração de sistema de reconhecimento de voz e nova interface gráfica, de funcionamento rápido e intuitivo. Entre outras funções, ele permite fazer e receber ligações e mensagens de SMS, selecionar estações de rádio e músicas sem precisar tirar as mãos do volante e acessar vários aplicativos por meio da interface SYNC AppLink.

O sistema dispõe também da Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática ao serviço de urgência, SAMU, através de um celular conectado em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte da bomba de combustível. Há ainda o modo manobrista, que impede a mudança das configurações do sistema por outra pessoa, protegidas por senha.

A versão de entrada SE do New Fiesta vem equipada com central multimídia SYNC 1, com tela de 3,5 polegadas, comandos de voz para celular e áudio, sistema AppLink para acesso a aplicativos e Assistência de Emergência.

Embora existisse a possibilidade de uma nova geração do Ford Fiesta por aqui, ele apenas foi lançado lá fora. Maior e mais bonita, refinada e equipada, a nova versão do hatch compacto ainda não tem previsão para chegar ao Brasil. A explicação é a aposta no Ka 2019, atualizado e mais equipado, para o segmento de compactos.

A atual linha do Ford New Fiesta, no entanto, ainda segue chamando atenção por seu visual agressivo e ao mesmo tempo esportivo.

O design da frente valoriza as formas esculpidas da carroceria do New Fiesta, com linhas marcantes e esportivas e detalhes que agregam sofisticação. O desenho do para-choque é totalmente novo, com grade inferior de abertura ampla que faz o carro parecer mais largo e assentado. Efeitos de luz e sombra são usados para destacar as formas esculpidas da carroceria, valorizando a precisão e qualidade.

A dianteira com formato pronunciado tem como destaque os faróis mais afilados e a enorme grade hexagonal, além do para-choque com um friso cromado em “L” emoldurando os faróis de neblina. O capô com vincos complementa o conjunto.

Já as laterais adotam linha de cintura ascendente e conjunto de quatro janelas, proporcionando uma boa visibilidade ao condutor, além de vincos marcantes nas portas. A traseira fecha com lanternas compactas e verticais em posição mais elevada, sendo que na versão topo de linha elas são iluminadas por LED.

Por dentro, o automóvel traz acabamento predominantemente em plástico. O desenho do painel segue a geração antiga dos carros da Ford. As versões mais equipadas agora trazem uma central multimídia com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, além de ar-condicionado automático e digital e detalhes de acabamento em couro.

Motor Sigma

O motor 1.6 Sigma TiVCT Flex, o único presente nas versões a venda, tem bloco, cabeçote e cárter de alumínio, duplo comando de válvulas variável e independente, bomba de óleo variável e sistema de partida a frio Ford Easy Start.

O propulsor desenvolve o torque máximo de 157 Nm (@ 5.500 rpm) com etanol e de 154 Nm (@ 4.250 rpm) com gasolina. Também é econômico, com consumo na cidade de 8,2/12,0 km/l (etanol/gasolina) e na estrada de 10,0/14,6 km/l (etanol/gasolina).

Ele alcança de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos e chega a velocidade máxima de 190 km/h. Tem consumo de 8,2 km/litro no etanol e 12,0 km/litro na gasolina, quando na cidade, bem como 10,0 km/litro no etanol e 14,6 km/litro na gasolina, em rodovia.

Com esse motor, o Ford New Fiesta apresenta uma boa performance. Embora o torque em baixa não seja tão generoso, ainda assim imprime no compacto o desempenho esperado.

Com câmbio manual de cinco marchas, o hatch se mostra bem esperto, tendo boas saídas na cidade e garantindo retomadas de velocidade adequadas na estrada, mesmo com alto giro provocado pelo esforço.

Em condução na rodovia, a rotação fica em nível aceitável e o conforto a bordo é garantido. Os engates são macios e precisos, enquanto as relações de marcha são condizentes com a proposta do motor.

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