New Subaru XV chega para impressionar

“A categoria SUV evoluiu”. Com esse slogan, a Subaru traz ao mercado brasileiro o New Subaru XV 2018. De acordo com a montadora, o modelo chega 80% modificado em relação à versão anterior, além de evolução presente no design, estabilidade, segurança e conectividade.

Carros
2 anos atrás
New Subaru XV chega para impressionar

A fabricante, reconhecida pela competência no desenvolvimento de veículos off-road, ostenta vários títulos no Mundial de Rali, tradição a ser defendida pelos veículos da marca.

O New Subaru traz essas características e configura como substituto do Impreza hatch. É um carro feito para apresentar uma grande experiência no asfalto e fora dele.

O ponto de vista da Subaru com o XV segue uma fórmula popular, especialmente nos segmentos menores, ou seja, consiste em tomar a base de um carro compacto, neste caso, o do hatch Impreza, e transformá-lo em elementos off-road. Essa é a proposta da marca com esse modelo recém-lançado.

Assim, a montadora começou discretamente a vender a nova geração do XV, considerado um hatch aventureiro médio com jeitão de crossover. A Subaru colocou no mercado dois modelos que se diferenciam por configurações dos itens e acabamentos, sendo a mecânica a mesma, parecido com o que ocorre entre o Forester L e Sport.

Para quem ainda tem um pé atrás com os carros japoneses da atualidade, quando o assunto é Subaru, a conversa é outra. Criada em 7 de maio de 1953, a montadora asiática foi uma das primeiras empresas automobilísticas do Japão.

O nome “Subaru” que em japonês significa grupo de estrelas Plêiades é representado no logotipo da empresa que apesar de ser pequena no ramo automobilístico, quando comparada com muitas de suas competidoras, a fabricante se destaca por ser uma empresa altamente lucrativa há vários anos.

Os veículos mais conhecidos da marca japonesa são as versões com turbocompressor dos modelos Legacy e Impreza. A geração XV, embora mais nova, já conquistou os amantes dos compradores da marca no Brasil.

Embora bastante modificado, a mecânica continua por conta de um 2.0 aspirado. Contudo, é possível notar grande evolução. Destaque para o peso do quatro cilindros boxer FB que teve 80% das peças trocadas e reduziu 12 kg no peso.

A fabricante investiu também em injeção direta e rende 156 cv e 20 kgfm de torque a 4.000 rpm, associado a um câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas e trocas sequenciais por borboletas no volante.

Segundo a marca, o propulsor é capaz de levar o XV de zero a 100 km/h em 10,4 segundos e à velocidade máxima de 194 km/h. Costumeiramente utilizado pela Subaru, a tração é integral permanente e tem o recurso X-Mode, capaz de otimizar a entrega de força para superar terrenos escorregadios.

Somado à elevada altura do solo de 22 centímetros, o sistema habilita o modelo a ter aspirações realmente aventureiras.
A parte eletrônica é complementada por recursos off-road como o controle de velocidade em descida.

Os pneus são 225/45 colocados em rodas aro 18 polegadas. O lado aventureiro vai muito além da questão estética. Com o sistema de tração integral Symmetrical All-Wheel drive ativado a partir de um botão localizado ao lado da alavanca do câmbio, o carro de transforma para encarar desafios.

Preços e versões do Subaru XV

New Subaru XV L – R$ 114.900,00
New Subaru XV S – R$ 123.000,00

Se para alguns não traz força e potência, o XV aposta em um bom pacote de equipamentos de série para abonar o seu valor, pouco acima das versões top dos crossovers compactos, porém, ainda assim mais barato do que a maioria dos médios.

Entre os componentes, o “aventureiro” apresenta faróis direcionais de leds, ar-condicionado de duas zonas, painel de instrumentos com visor digital de 6,3 polegadas, abertura e partida sem chave, freio de mão eletrônico, sistema de som com seis alto-falantes, tela multimídia sensível ao toque de oito polegadas e câmera de ré, afora controle de estabilidade com hill-holder, airbags frontais, laterais dianteiros, do tipo cortina e para os joelhos dos ocupantes que vão à frente e Isofix no banco traseiro.

Acesso por aproximação, partida por botão e volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade, além de bancos revestidos em tecido, completam as belezas internas do New Subaru.

O modelo mais caro, XV S, conta com um upgrade que inclui teto solar, banco do motorista com regulagem elétrica, assistente de farol alto, detector de ponto cego e revestimento de couro com costuras laranjas.

O estilo se tornou mais vincado por fora, seguindo a modelagem geral da nova geração do Impreza, enquanto o interior foi totalmente remodelado. Ele está mais parecido com um crossover do que um hatch médio.

Mais detalhes do aventureiro Subaru

Montado sobre a plataforma global Subaru, o XV cresceu. O automóvel tem 4,46 metros de comprimento e 2,66 m de distância entre-eixos.

A arquitetura global do fabricante permitiu um modelo maior e muito mais afiado de dirigir graças ao aumento de 70% na rigidez torcional.

De acordo com a Subaru, a altura elevada de rodagem não atrapalha na rolagem de carroceria, que teria ficado 50% menor nas curvas.

A suspensão aposta no arranjo mais esportivo de McPherson na dianteira e braços duplos sobrepostos na traseira.
Da mesma maneira, a nova plataforma de bitolas e entre-eixos maiores também permitiu uma direção de relação bem mais rápida.

A fabricante aposta na dirigibilidade para que o XV se distancie de alguns crossovers de tração dianteira e preço equivalente.

Motores e Potência do Subaru

O Subaru XV vem com motor 2.0 movido a gasolina. O conjunto entrega até 156 cv de potência, com torque máximo de 20 kgfm.

Com tração integral acionada eletronicamente sempre que o veículo detecta queda de aderência, o carro não perde força já que o sistema faz com que parte da tração dianteira seja transferida para a traseira.

Essas características, somadas ao bom desempenho da suspensão, fazem com que o XV se comporte bem em ambientes urbanos e tenha um desempenho aceitável em terrenos mais acidentados.

O aventureiro vem equipado com o câmbio do tipo CVT que pode simular uma transmissão de sete marchas. Já a tração permanece tendo ênfase: a famosa Subaru Symetrical All-Wheel Drive, agora equipada com vetoração ativa de torque, para sua distribuição entre diferentes rodas, e o X-Mode, um modo de condução para superfícies bem escorregadias que otimiza a integração entre o motor, a tração e os freios. Mudanças cruciais para quem gosta de testar o carro no seu limite para saber se cumpre o que a marca realmente oferece e vende.

Elogios de quem já teve um Subaru

Quem já teve um Subaru ou viu o XV de perto tece elogios ao veículo e a montadora, lamentando ter poucos concessionárias existentes no Brasil.

Marco Antônio Leitão é um deles. “Sou um fã de Subaru há muitos anos. Já tive um Imprenza que era fantástico e agora estou com uma Forester.

Já fui a concessionária dar uma olhada no XV e fiquei impressionado com o design a atributos do carro. Com certeza vou partir para um em breve”, declarou.

Guilherme Oliveira também elogiou o New Subaru XV. “É um carro com padrão japonês. Sem dizer que entrega uma segurança fora do comum. Não é à toa que a marca tem reputação de cinco estrelas nos EUA, País onde todas as marcas desfilam”, destacou.

Proprietário do modelo antigo, Juliano Gonçalves pretende comprar a nova versão. “Esse carro é perfeito. Vou para o meu segundo. Infelizmente o brasileiro gosta de SUV de vitrine mesmo não tendo o custo-benefício como presente nesse XV”, revelou.

O Novo Subaru XV tem garantia de cinco anos sem limite de quilometragem.

Itens disponíveis para no Subaru XV

Abertura da tampa de combustível com acionamento interno
Abertura das portas por comando a distância
Assento do condutor com regulagem de altura em 6 posições
Assentos traseiros com rebatimento 60/40
Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
Compartimento nas portas com porta-bebida
Console central com porta-copos e descansa-braço
Descansa-braço traseiro com porta-copos
Duas tomadas de 12v para conexão de acessórios
Limpadores de para-brisa com intermitência variável
Pedaleiras esportivas em alumínio
Porta-malas com iluminação
Revestimento dos assentos em couro
Vidros com proteção UV
Volante de direção revestido em couro
Espelhos retrovisores externos com luz indicadora de direção em LED
Faróis de neblina dianteiros
Rodas de liga leve de 17 polegadas
Trilhos de teto
Airbag duplo dianteiro
Airbag lateral do tipo cortina
Airbags nas laterais dos bancos dianteiros
Assistência de partida em aclive (Hill start assist)
Barras de proteção nas portas
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, limitador de carga e ajuste de altura
Controle eletrônico de estabilidade
Controle eletrônico de tração
Distribuição eletrônica de frenagem
Encosto de cabeça ativo
Fixação de cadeira de criança ISOFIX
Sistema de freios ABS com 4 canais
Ar-condicionado automático com duas zonas de temperatura
Câmera traseira para auxílio em marcha à ré
Computador de bordo em tela de alta definição com função ECO
Controle de velocidade cruzeiro com comandos no volante
Entrada auxiliar (aux-in)
Entrada USB para conexão de iPod ou pendrive
Faróis de xenon com nivelador automático SI-Drive
Sistemas Subaru de direção inteligente
Sistema de abertura, travamento das portas e partida do motor sem uso de chave
Sistema de áudio double din com 6 alto-falantes
Teto solar elétrico
Viva-voz via bluetooth para celular integrado ao sistema de som
Volante de direção com “Paddle Shift” para troca de marchas
Volante de direção multifunção com comandos para som, bluetooth e controle de velocidade cruzeiro
Sistema Inteligente de tração Symmetrical AWD (4×4)
Suspensão Independente nas quatro rodas, dianteira tipo MacPherson e traseira com braços duplos independentes com barra estabilizadora

Ficha técnica do Subaru XV

Motor: 2.0
Transmissão: CVT com modo manual
Aceleração (0 à 100km/h): 11,6 s
Velocidade Máxima (km/h): 182
Cilindrada (cm3): 1995
Potência (cv): 150
Torque (kgfm): 20
Freios: quatro freios à disco com quatro discos ventilados
Comprimento: 4450 mm
Largura: 1780 mm
Altura: 1615 mm
Distância entre eixos: 2635 mm
Peso: 1415 kg
Porta – Mala (L): 310
Direção: Elétrica
Tanque de Combustível: 60 L

Pilotando Sonhos

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