Nissan apresenta o IMs, um ‘sedã esportivo elevado’

Os carros do futuro, enfim, chegaram. A partir de agora o que mais veremos pelas ruas são automóveis com design extravagantes, muita tecnologia e bem diferente do que estamos acostumados. Um exemplo é o Nissan IMs, revelado na edição 2019 do Salão do Automóvel de Detroit. Um modelo totalmente novo, um “sedã esportivo elevado”, que combina as vantagens dos atributos, plataforma e tecnologia de propulsão desenvolvidos por meio da Nissan Intelligent Mobility (Mobilidade Inteligente da Nissan).

Carros
2 anos atrás
Nissan apresenta o IMs, um ‘sedã esportivo elevado’

Com uma carroceria que mais se assemelha a um sedã do que um crossover, as proporções revolucionárias do conceito IMs criam um segmento automotivo único, que é definido por sua identidade como veículo 100% elétrico, cuja bateria está localizada abaixo da carroceria, aumentando a altura da cabine.

O espaço interno generoso, resultado de uma maior distância entreeixos, apresenta uma configuração única de disposição dos bancos “2+1+2”. Os bancos dianteiros são giratórios e o banco traseiro permite acomodar três passageiros ou, quando os assentos laterais traseiros estão rebatidos, é possível uma configuração “Premier Seat” para o assento traseiro central, digna de uma viagem em classe executiva.

Design imponente

O imponente design externo e interno do IMs se tornou possível devido à inovadora tecnologia elétrica e autônoma desenvolvida por meio da Mobilidade Inteligente da Nissan.

O IMs é um estudo de dualidades e contrastes. No modo autônomo, ele permite uma condução com as mãos totalmente livres. Já no modo manual, ele entrega uma experiência de condução empolgante de alta performance que apenas um veículo elétrico avançado pode oferecer.

O mesmo projeto inovador também possui os mais altos níveis de tecnologia de segurança e conectividade com o mundo virtual, recursos combinados a um estilo atraente, que dão destaque ao design e know-how criativo japonês.

Tecnologias

Combinando os três princípios da Mobilidade Inteligente da Nissan – Condução Inteligente, Propulsão Inteligente e Integração Inteligente – o IMs aponta para a criação de uma sociedade baseada no transporte sustentável proporcionado pelos veículos elétricos, autônomos e conectados.

A tração do IMs consiste em dois motores elétricos, dianteiro e traseiro, e uma bateria de recarga rápida de 115 kWh, que entrega 483 cv (360 kW) e 81,57 kgfm (800 Nm) de torque, garantindo que o carro-conceito não apenas vai estar à altura dos sedãs esportivos mais modernos, mas também vai deixar muitos deles para trás.

Com tanta tecnologia aplicada, o carro conceito tem autonomia estimada de 610 km com uma única recarga da bateria, se equiparando ao nível de desempenho de seus pares equipados com um motor a gasolina.

O sistema de tração integral de alta performance dá ao modelo um equilíbrio perfeito entre a parte dianteira e traseira, bem como uma força de tração excepcional e uma excelente performance nas curvas em praticamente todas as situações. E, graças a uma suspensão avançada a ar que se adapta às diferentes situações de condução, o IMs oferece um prazer de dirigir suave e macio, além de uma capacidade de se manter estável nas curvas.

Design externo atraente

O design externo do IMs é caracterizado por linhas horizontais e verticais simples, em vez de superfícies esculpidas. Ele renuncia ao “teto flutuante” característico da Nissan para dar uma nova dimensão à carroceria, com uma coluna dianteira posicionada mais à frente e uma coluna traseira maior.

O design com linhas puras não é apenas esportivo, mas também resulta em um coeficiente de arrasto menor. Além disso, vários componentes da carroceria, como para-lamas, spoiler dianteiro, parte inferior da carroceria e uma bandeja inferior que se estende por toda a carroceria, proporcionam uma força de sustentação negativa mais efetiva e um mínimo de sustentação positiva em alta velocidade.

“Ao observar o legado dos modelos de maior sucesso da Nissan, percebemos que alguns deles – como a primeira geração do Murano e nossa linha Z – têm em comum silhuetas extremamente simples”, comentou Albaisa. “A simplicidade do design faz com que a qualidade percebida aumente de forma natural”.

A linguagem característica do design V-motion da Nissan, que faz parte de toda a linha 2019 de modelos da Nissan, é destacada na frente do IMs, desprovida de grade frontal graças ao posicionamento e formato dos faróis.

Com formato em V, o design do conjunto luminoso é ousado e esguio, sendo, ao mesmo tempo, marcante e prático e dando ao veículo um visual futurista, mas também característico da marca. Já as rodas são de 22 polegadas que dão um ar ainda mais esportivo ao modelo.

No modo de condução autônoma, os faróis dianteiros e traseiros do IMs ficam azuis, piscando continuamente na parte central da dianteira e da traseira para alertar os pedestres e demais motoristas de que ele está sendo operado em modo autônomo.

O exterior também apresenta profundas aberturas para as portas, um capô com design tridimensional, lanternas traseiras holográficas, um spoiler traseiro integrado e um para-choque traseiro ‘atrevido’.

Design interno futurista

Se por fora ele já é espetacular, se prepare para conhecer as novidades do interior do IMs. Para expressar o grande espaço oferecido pela cabine, os designers criaram uma separação visual entre a carroceria e a parte traseira. Para dar prioridade ao espaço interno do veículo, todos os componentes do grupo motopropulsor estão confinados sob o assoalho da cabine.

Contrastando com o design externo que remete à era espacial, o interior do IMs foi inspirado em uma casa japonesa contemporânea. Por exemplo, os formatos do painel de instrumentos e dos acabamentos das portas remetem a uma “nave espacial para viajar à lua” com o uso de cores e tecidos escuros que ganham vida com raios de luz, que lembram o luar e a sombra. As cores e materiais dão um ar intimista, podendo ganhar vida ao se acender as luzes em torno dos ocupantes.

No modo de condução manual, o interior do IMs se transforma em um cockpit centrado no motorista, com tecnologias avançadas de assistência ao condutor e displays que apresentam informações em diferentes níveis, dando ao motorista total controle do veículo.
No modo de condução autônoma, o volante da direção se retrai e os bancos dianteiros se viram para o interior, ficando de frente para a inovadora disposição dos assentos traseiros caracterizada pela configuração especial chamada de “Premier Seat”.

“Como não há console central, quando os bancos dianteiros se viram para trás, o interior se torna uma grande e agradável área de relaxamento, onde os ocupantes podem conversar de forma confortável”, comentou Albaisa. “O exclusivo banco traseiro central permite que o principal passageiro desfrute dos recursos de conectividade inteligente do veículo durante todo o trajeto, seja no modo autônomo, ou em funcionamento manual”.

Interface gráfica

Para completar a sensação de dualidade do IMs, a avançada interface gráfica do usuário é flexível para upgrades. Seu design simples inclui um número mínimo de botões e controles para o modo de condução manual. Quando utilizado com a tecnologia de condução totalmente autônoma, a lógica e o design da interface permitem que o condutor vivencie totalmente a alta performance proporcionada pelo motor elétrico com tração integral do veículo.

Apresentando uma espessura fina, o grande painel de instrumentos com quatro telas compactas exibe as informações em uma disposição horizontal, valorizando o espaço interno. O layout foi configurado para seguir os movimentos naturais do olho humano. Exatamente na frente do motorista, desobstruído pelo volante de direção retrátil, fica o cluster de instrumentos “em camadas”.

A primeira camada exibe apenas informações críticas, permitindo que o motorista se concentre no funcionamento do veículo sem distrações desnecessárias, enquanto a segunda oferece informações adicionais, se necessário.

Outro importante recurso é a “plataforma interna de monitoramento”, que utiliza sensores e câmeras para acompanhar as condições do motorista. Ao interpretar as expressões faciais e posturas corporais, ela determina se o condutor não tem condições de continuar dirigindo. Ativada tanto no modo manual, como autônomo, a plataforma faz com que o IMs pare de forma segura e controlada caso o motorista esteja incapacitado.

Fusão dos mundos real e virtual

Valorizando ainda mais o IMs, o sistema Invisible-to-Visible (I2V) da Nissan proporciona uma conexão inigualável com o mundo virtual. Trata-se de uma interface em 3D onde o mundo real converge com o mundo virtual. Desenvolvida pela Nissan, a plataforma I2V permite que os ocupantes do veículo vejam o que seria normalmente “invisível”, dando mais segurança e empolgação à experiência dentro do veículo.

Por exemplo, a tecnologia pode ajudar os motoristas a ver o que está depois de uma curva, visualizar informações precisas sobre congestionamentos, inclusive a causa, e escolher trajetos alternativos para uma condução sem estresse. Os motoristas podem até desfrutar da companhia de um “passageiro” do mundo virtual, na forma de um avatar de realidade aumentada em três dimensões dentro do veículo.

Pronto para o lançamento

O Nissan IMs é um estudo avançado de proporções progressivas, resultando em um tipo de veículo totalmente novo: o sedã esportivo elevado. Com seu design externo com linhas puras e uma cabine confortável e aconchegante, o IMs oferece um novo tipo de experiência de condução, seja ela manual, autônoma ou virtual.

“Criamos um veículo esportivo de alta performance que é inspirador e agradável de dirigir, seja no modo manual ou autônomo”, comentou Albaisa. “Graças à tecnologia da Mobilidade Inteligente da Nissan e as ideias incríveis de nossos designers, o IMs representa verdadeiramente o próximo passo em termos de mobilidade sustentável”.

Ficha técnica

Conceito: Carro-conceito elétrico de ruptura, com alta tecnologia e performance, tração integral e design, proporções e atributos avançados; 2 bancos dianteiros, 1 banco traseiro central “Premier Seat” e 2 bancos traseiros laterais
Recursos da Mobilidade Inteligente da Nissan: Aceleração dinâmica; modo de condução autônoma; e “Invisible-to-Visible” com display de realidade aumentada com avatar)
Tração: Integral, com dois motores elétricos; plataforma de veículo elétrico dedicada com bateria localizada abaixo da carroceria e posição de condução elevada
Motorização: Dois motores elétricos (dianteiro e traseiro) com 483 cv (360 kW) e 81,57 kgfm (800 Nm) de torque
Bateria: 115 kWh com autonomia estimada de 380 milhas (610 km)
Rodas/Pneus: Rodas exclusivas de liga de alumínio aro 22 com pneus Michelin de performance customizados 255/40 R22
Suspensão: Suspensão a ar que se adapta ao tipo de piso e ao modo de condução, oferecendo performance e conforto
Distância entreeixos: 2.900 mm
Comprimento: 4.845 mm
Altura: 1.500 mm
Largura: 1.900 mm

Pilotando Sonhos

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