Nissan Kicks 2019, um sonho de consumo

Nascido em 2016, o Nissan Kicks, logo que apareceu conquistou o coração dos brasileiros. Sua promoção se deu durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, mas até o ano passado, o veículo era produzido pela montadora no México, embora de forma exclusiva para o mercado brasileiro.

Carros
2 anos atrás
Nissan Kicks 2019, um sonho de consumo

Agora, o Nissan Kicks é nacional e passou a ser produzido em Resende-RJ, onde a fábrica que já fazia os modelos March e Versa, recebeu mais R$ 750 milhões para fabricar o crossover da marca japonesa.

Além dessa novidade que cerca o SUV, a fabricante revelou detalhes do modelo nacional e confirmou que ele passará a ser vendido em sete diferentes versões, trazendo equipamentos inéditos e mais opções de paleta de cores.

A cor vermelho Malbec do Nissan Kicks é novidade para as versões S e SV, enquanto a SL ganha também essa opção, além das combinações em dois tons que acabam de surgir: Prata Classic com teto Preto Premium, Preto Premium com teto Cinza Grafite, Cinza Rust com teto Preto Premium e Branco Diamond com teto Preto Premium.

Com essa mudança, o carro já aparece nas ruas e concessionárias do País, mais elegante e modernizado, justamente, para continuar sendo sucesso de vendas em terras brasileiras.

Muitos não sabem, mas o modelo original do Nissan Kicks começou a ser comercializado no Brasil apenas em 2016, sendo reajustado pela primeira vez só agora.

Preços e versões do novo Kicks

Nissan Kicks S MT 2018: R$ 72.990
Nissan Kicks S MT Pack Safety 2018: R$ 74.190
Nissan Kicks S CVT 2018: R$ 80.990
Nissan Kicks SV CVT 2018: R$ 87.490
Nissan Kicks SV CVT Pack Plus 2018: R$ 90.490
Nissan Kicks SL CVT 2018: R$ 96.490
Nissan Kicks SL Pack Tech CVT 2018: R$ 98.890

Com o Kicks fabricado no Brasil, a Nissan passa a atuar também em novos segmentos do mercado, como taxistas e pessoas com deficiência (PcD), com uma versão exclusiva, com câmbio CVT, que se encaixa na faixa de isenção total de ICMS e IPI.

Entre outras novidades, o modelo de entrada S, equipado com câmbio manual ou automático CVT, traz de série ar-condicionado, pacote elétrico, Isofix, volante com ajustes de altura e profundidade, entre outros itens.

Já, o modelo Nissan Kicks CVT adiciona controles de tração e estabilidade (VDC), sistema inteligente de partida em rampa (HSA), rodas de liga de 16″ e faróis de neblina.

Tem ainda o alerta de colisão. O sistema atua como um auxílio ao motorista caso haja uma possibilidade de colisão frontal iminente.
Quando o risco for detectado, o sistema pode atuar em três passos:
1. Aviso sonoro e visual no painel.
2. Segundo aviso sonoro e visual no painel e frenagem parcial, caso o motorista não apresente reações.
3. Frenagem total para evitar ou diminuir o impacto causado por uma colisão.
Aparece ainda como item de segurança, o controle inteligente em curvas. Essa função ajuda o motorista a se sentir confiante nas curvas, fazendo com que o veículo siga a trajetória ideal.
O sistema controla o carro por meio do freio-motor e da frenagem em cada uma das quatro rodas em resposta às circunstâncias de condução.
Completa a gama de tecnologia a favor do motorista, o sistema de auxílio de partida em rampa que garante estabilidade nas subidas, impedindo que o carro desça em uma ladeira, mantendo automaticamente a pressão na tração por alguns segundos.

Principais novidades

Para a linha 2019, a Nissan promete importantes mudanças no seu visual interno e externo. Confira algumas das alterações que o veículo sofrerá:

Na parte externa o Kicks terá nova grade frontal “V-Montion”, faróis em formato de bumerangue e teto flutuante, dando um ar modernizado ao veículo.

Já no interior, as novidades estão na sua estética, tais como o aumento na largura e altura, chegando a ser o maior SUV do seguimento:

4,28 metros de comprimento;
1,76 m de largura;
1,58 m de altura;
2,62 m de entre-eixos.

O Nissan Kicks tem ainda bancos com tecnologia Gravidade Zero e controle dinâmico de chassi, que permite melhor estabilidade em curvas utilizando o controle eletrônico de estabilidade, sendo um sistema inédito no segmento, assim como os assentos que se auto-moldam ao corpo dos ocupantes.

No porta-malas, o Nissan Kicks 2018 apresenta abertura elétrica, estepe de tamanho menor, iluminação e ganchos para amarração de carga. O volume é de 423 litros, mas pode ser ampliado com o rebatimento parcial ou total do banco traseiro.

Na parte mecânica o Nissan Kicks vem equipado com o motor 1.6 16V de 114cv e a nova transmissão CVT recém-apresentada nos modelos March e Versa.

Trata-se de um motor moderno que possibilita até igualar os números de etanol e gasolina, mas a baixa potência e o torque não ajudam a conquistar consumidores que querem um pouco mais de performance.

Já a transmissão traz o que existe de melhor no segmento. O XTRONIC CVT é o câmbioo de última geração que está presente em países da Europa, nos EUA, entre outros.
Com diversas combinações de relações de marcha, possibilita melhor utilização do motor em qualquer faixa de rotação. Vantagem na ultrapassagem de veículos, na aceleração do freio-motor em subidas e descidas e no auxílio de frenagem nas curvas em alta velocidade.
O crossover vai de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos. Confira o consumo da cada motor na cidade e na estrada:

Nissan Kicks 1.6 MT 2018 – 7,8 km/litro na gasolina e 11,1 km/litro no etanol
Nissan Kicks 1.6 CVT 2018 – 7,7 km/litro na gasolina e 11,4 km/litro no etanol
Estrada
Nissan Kicks 1.6 MT 2018 – 9,0 km/litro na gasolina e 13,0 km/litro no etanol
Nissan Kicks 1.6 CVT 2018 – 9,4 km/litro na gasolina e 13,7 km/litro no etanol

Embora não exista confirmação, um projeto da Nissan está deixando todos apreensivos. Trata-se de um Nissan Kicks que teria um consumo de aproximadamente 34 km/l. Isso mesmo, já imaginou? A fabricante imaginou e o nome do carro será Nissan Kicks e-Power com tem previsão de ser apresentado ainda este no Salão do Automóvel de São Paulo. Porém, suas vendas provavelmente só começarão em 2019 sem data definida.

Se o projeto de concretizar e isso realmente for verdade, tudo indica que essa versão dominará as vendas de SUVs no mercado nacional, já que além de ser um carro atraente pelo seu visual diferenciado, se for aliado de uma economia tão diferenciada assim, deve-se esperar um monopólio, visto que a economia de consumo do novo Kicks 2019 será um dos principais fatores analisados na compra do modelo.

Confira o que vem de série

O SUV da marca japonês agora traz de série:
Tela Digital com 12 funções;
Ar-condicionado digital;
Banco de couro;
GPS e central multimídia sensível ao toque com tela de 7 polegadas e sistema Android;
Chave inteligente;
Retrovisores externos com regulagem elétrica.

Ligada as novas exigências do mercado brasileiro, a montadora também caprichou na parte de segurança, trazendo os seguintes itens:
Seis Airbags;
Controle de estabilidade e tração;
Freios ABS com EBD;
Cinto de três pontas com apoio de cabeça em todos os bancos;
Auxiliar de partida em rampas.

Nas versões topo, a Nissan mantém recursos como Visão 360º, Controle Inteligente de Chassi (Chassi Control), que reúne o Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control), o Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control) e o Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake), que atuam na suspensão, freios e também na estabilidade.

Destaque para a inovadora câmera 360° inteligente, que detecta qualquer objeto ao seu redor, seja parado ou em movimento.
As quatro câmeras estrategicamente posicionadas proporcionam uma visão em close do que está à sua frente, na direção traseira e nas laterais.

Os sensores de ré na traseira informam sobre objetos atrás do veículo, permitindo que suas manobras sejam mais seguras e confiantes.

O que dizer do Nissan Multi-App, disponível apenas para a versão SL? Trata-se é uma central multimídia no painel do seu Nissan Kicks. Com ele, você pode sincronizar suas contas nas redes sociais e até mesmo fazer a instalação de aplicativos.

Líder de vendas

Com vendas totais somando 1,4 milhão de unidades durante os três primeiros meses de 2018, o mercado latino teve expansão de 7,1% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Jato.

O crescimento foi impulsionado especialmente pelos SUVs, onde a liderança ficou com o Nissan Kicks.

Com 22.507 unidades comercializadas em todo território latino-americano, o SUV da Nissan ficou cerca de mil unidades à frente de seu principal rival, o Honda HR-V.

Avaliações de quem tem um Kicks

Anderson Martins é proprietário de um Nissan Kicks versão SL e fala da satisfação de ter comprado. “Vale a pena. O carro é muito confortável, rodagem macia, econômico ao extremo e silencioso. O sistema de câmera 360º é fantástico para estacionamento. O desempenho é satisfatório e compatível com o câmbio CVT. Para completar, instalei apoio de braço e piloto automático (cruise control) com custo de R$ 1.600,00 e ficou show de bola”, revelou.

“Já andei em um e achei bem confortável e silencioso. O acabamento é bom e seus acessórios dispensam comentários”, declarou Diego Albuquerque.

Adalberto Santos também fez elogios ao carro. “Atualmente esse é um segmento que não pode ser desprezado por nenhum fabricante. A Nissan sabe disso e lançou um veículo que tem tudo para aumentar sua participação no mercado, principalmente na versão intermediária SV. Um grande passo para quem tem fortes concorrentes pela frente”, disse.

A única crítica foi feita por André Matos. Segundo ele, o desempenho deixa a desejar em trechos urbanos e não existe controle automático de velocidade nem como opcional.

Ficha técnica da versão SL CVT

Motorização: 1.6
Combustível: Álcool Gasolina
Potência (cv): 114 114
Torque (kgf.m): 15,5 15,5
Velocidade Máxima (km/h): 175
Tempo 0-100: 12 segundos
Consumo cidade (km/l): 8,1 11,4
Consumo estrada (km/l): 9,6 13,7
Câmbio: CVT
Tração: dianteira
Direção: elétrica
Suspensão dianteira: Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira: Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios: Dois freios à disco com dois discos ventilados.
Altura (mm): 1.590
Largura (mm): 1.760
Comprimento (mm): 4.295
Peso (Kg): 1.142
Tanque (L) : 41
Entre-eixos (mm): 2.610
Porta-Malas (L): 432
Ocupantes : 5

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?