Nissan Sentra 2019, nova geração com design de cupê

Segundo pronunciamento feito nos EUA durante o Salão de Nova York, a nova geração do Nissan Sentra já está sendo desenvolvida pela marca japonesa. De acordo com o pronunciamento do vice-presidente de planejamento de produto, Michael Bunce, a marca continua tendo muita confiança no segmento de sedãs, mesmo com a ascensão recente dos SUVs.

Carros
2 anos atrás
Nissan Sentra 2019, nova geração com design de cupê

O Nissan Sentra, é um dos líderes no segmento de sedãs e carro chefe da marca na categoria. Ele chega em 2019 com uma grande novidade. Trata-se a da instalação do sistema multimídia Nissan Multi-App que não fazia parte do carro mesmo ele sendo um dos mais sofisticado da montadora.

Essa é uma das principais medidas tomadas pela fabricante que também reajustou o valor do Sentra 2019 disponível nas versões de acabamento S, SV e SL, com preços que partem de R$ 82,9 mil.

A central multimídia Nissan Multi-App é oferecida como equipamento de série nas configurações SV e SL. Ela dispõe de tela sensível ao toque de 6,2 polegadas e uma série de funcionalidades, como visualização de fotos e vídeos e a loja virtual Multi-App Store, que permite baixar aplicativos como Waze, Spotify, TuneIN Radio, Wather Channel, Skype, entre outros.

Existe ainda a possibilidade de acessar a internet, fazer buscas por comando de voz, conectar o celular para atender ligações por viva-voz via Bluetooth, ouvir músicas, entre outros.

As mudanças no sedã inclui ainda a leitor de DVD, câmera de ré integrada, armazenamento interno de 2.2 GB para músicas, fotos e vídeos, e navegador por GPS, que pode ser atualizado via internet.

Entretanto, como nem tudo é bom, esse mesmo espetacular recurso fica devendo algumas funcionalidades como o espelhamento da tela de smartphones via Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink, indispensáveis nos dias de hoje e já presentes na maioria dos rivais.

As versões mais caras saem de fábrica com display LCD colorido de cinco polegadas, banco com ajustes elétricos, acabamento interno em couro, chave inteligente, partida por botão, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado automático de duas zonas, controles de estabilidade e tração, monitoramento de ponto cego, alerta inteligente de colisão, alerta inteligente de tráfego cruzado, entre outros.

Preços e versões do Sentra 2019

Nissan Sentra – 2.0 S – R$ 82.900,00
Nissan Sentra – 2.0 SV – R$ 93.500
Nissan Sentra – 2.0 SL – R$ 106.350

Com design esportivo, o Sentra ressalta a forte conexão com as famílias de sedãs e crossovers da Nissan vendidos nos principais mercados globais. Os elementos de estilo que caracterizam o modelo são os parachoques e a assinatura da grade “V-Motion”, além da tomada de ar inferior e faróis e lanternas.

O capô de vincos pronunciados ressalta a pegada esportiva do visual, assim como os para-lamas dianteiros mais encorpados, que dão aspecto robusto.
O que já é bonito, fica ainda mais espetacular na versão topo de linha SL que incorpora contorno em LED nos faróis em formato de bumerangue, na parte superior, oferecendo aparência de veículo premium. As maçanetas e moldura das janelas cromadas e luzes de direção nos retrovisores reforçam o requinte.

As rodas são de liga leve, aro 16 para versão S e aro 17 para SV e SL. Diferente de alguns concorrentes, elas estão disponíveis como estepe em todos os três pacotes de acabamento.

O sensor crepuscular dos faróis está presente em todas as versões e o interior continua aconchegante e espaçoso. Como destaques, o volante inspirado no do cupê esportivo Nissan 370Z e o cluster central no painel de instrumentos e o console central.

O banco do motorista vem de fábrica, na versão SL, com seis ajustes com acionamento elétrico para assento e duas posições para o encosto lombar.

O quadro de instrumentos é outro atributo que dispensa comentários a atrai pelo charme com a tecnologia TFT (Thin Film Transistor) e display de LCD 5 polegadas colorido de alta resolução na versão SL. Para agradar o consumidor, os materiais são de qualidade superior e estão presentes em partes como descansos de braços, bancos, painel suave ao toque, além das portas, que ganharam acabamento em piano black.

Quando o assunto é espaço, as comodidades não se limitam aos equipamentos e acabamento. Mesmo pessoas de alta estatura tem fácil acesso ao interior do carro por conta do excelente grau de abertura das portas, de quase 90º, característica comum dos produtos Nissan, oferece mais conforto aos passageiros.

Como dito anteriormente, o sedã tem entreeixos de 2,70m que permite aos passageiros com mais de 1,80 m, por exemplo, acomodar-se com muito espaço, sem encostar os joelhos nos bancos dianteiros mesmo quando esses estão recuados.

O conforto dentro carro não para por aí. Para uma condução agradável, o motorista tem à disposição ajuste de altura do assento e também da coluna da direção, que ainda pode ser regulada na profundidade e altura. Tudo isso desde a versão de entrada. As versões SV e SL trazem bancos de couro para reforçar a sofisticação.

Aparecem ainda como destaque e diferenciais a chave-inteligente i-Key; acionamento elétrico para os quatro vidros com um toque para motorista; botão para ignição do motor; sensor de estacionamento traseiro e controle de tração e estabilidade para todas as versões.

O ar-condicionado é composto de duas zonas com controle automático de temperatura e a câmera de ré está disponível a partir da versão SV.

Motor e consumo do Sentra

O carro vem equipado com o motor 2.0 litros flex aspirado de quatro cilindros, que entrega 140 cv, a 5.100 rpm, e 20 kgfm, a 4.800 rpm, com o câmbio automático Xtronic CVT.

Admirado pelos proprietários do Sentra, esse motor atende à demanda do mercado de sedãs médios e oferece maior confiabilidade e baixo custo de manutenção. Com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS), o bloco desenvolve 140 cavalos de potência a 5.100 rpm e entrega torque de 20 kgfm a 4.800 rpm.

Já o câmbio XTRONIC CVT® utilizado no veículo é de última geração, carregando duas décadas de liderança da marca japonesa em inovação em transmissões continuamente variáveis. A relação é mais ampla que os CVTs convencionais e que as transmissões automáticas de sete velocidades.

De acordo com o Inmetro, o consumo de combustível do Nissan Sentra 2.0 flex rodando na cidade e na estrada, bem como abastecido com álcool e gasolina no tanque é de:

7,7 Km/l média estre cidade e estrada com álcool
11,2 Km/l média estre cidade e estrada com gasolina

Outra exclusividade do Nissan Sentra vendido no mercado brasileiro é a suspensão, adaptada para atender aos padrões de conforto dos exigentes consumidores de sedãs médios.

Dentre as medidas tomadas, a montadora adicionou um reforço na barra estabilizadora da suspensão traseira e melhorou o embuchamento de rolamentos e dos amortecedores para aperfeiçoar a dirigibilidade e reduzir muito o efeito de ressonância/trepidação no interior.

As intervenções pontuais, acrescentaram mais conforto, estabilidade e robustez ao sistema independente do tipo McPherson com barra estabilizadora na dianteira e com eixo de torção, com barra estabilizadora e molas helicoidais. Toda a calibração de suspensão foi desenvolvida exclusivamente para o país pela engenharia da empresa no Brasil.

Escudo de segurança, sistema exclusivo Nissan Sentra 2019

A linha 2019 também segue com o sistema Safety Shield, um conceito que reúne três sistemas de segurança para deixar os ocupantes ainda mais tranquilos: Monitoramento Inteligente de Ponto Cego, Alerta Inteligente de Colisão e Alerta Inteligente de Tráfego Cruzado Traseiro

O monitoramento trata-se de um radar que emite um aviso visual quando um objeto estiver na região de ponto cego e acrescenta um sonoro, caso o motorista acione a luz indicadora de direção para o mesmo lado do objeto no ponto cego.

O alerta de colisão trabalha considerando a velocidade relativa e distância com objeto à frente e, em caso de risco de colisão iminente, emite avisos visuais e sonoros para alertar o motorista. O BSW e o RCTA funcionam como “olhos” eletrônicos que auxiliam o motorista a ver onde a visão não alcança.

Já o Alerta Inteligente de Tráfego Cruzado Traseiro utiliza um radar para detectar a aproximação traseira de um outro veículo pela lateral quando o motorista estiver manobrando em marcha ré.

São tecnologias oferecidas pela Nissan que auxiliam o motorista proporcionando melhor dirigibilidade por meio de sinais e informações que promovem mais segurança não apenas ao motoristas, mas também aos passageiros.

Sentra tem bons itens de série

Desde de versão de entrada, o Sentra apresenta bons itens de série. Confira:

Nissan Sentra S
Câmbio XTRONIC CVT® com função overdrive
VDC (Vehicle Dynamic Control) – controle de estabilidade e tração
Direção elétrica com assistência variável
Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
Ar-condicionado
Chave inteligente presencial (I-Key)
Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start) e abertura das portas sem o uso da chave
Volante com acabamento de couro e novo design esportivo com controle de áudio e BluetoothTM
Computador de bordo
Air bag duplo
Faróis de neblina
Sensor de estacionamento
Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular)
Retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção
Rodas de liga leve de 16”
Maçanetas externas e internas cromadas
Rádio CD player com entrada auxiliar para MP3 player/iPod® conector USB e Bluetooth™ e 4 alto-falantes
Pneus 205/55 R16
Peso Total: 1327 kg

Nissan Sentra SV
Air bags laterais e de cortina
Faróis dianteiros em LED
Retrovisores externos rebatíveis eletricamente
Retrovisor interno com bússola digital
Rodas de liga leve de 17” com novo design esportivo e acabamento grafite
Teto solar com controle elétrico
Banco do motorista com regulagem elétrica
Painel de instrumentos com display colorido em TFT de 5”
Bose® Premium Audio – sistema premium de som c/ 4 alto-falantes, 2 tweeters e 2 subwoofers
Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA) – Safety Shield
Monitoramento de ponto-cego (BSW) – Safety Shield
Alerta de colisão frontal (FCW) – Safety Shield
Pneus: 205/50 R17
Peso: 1.360 kg

Nissan Sentra SL
Ar-condicionado automático digital Dual Zone
Controle de velocidade de cruzeiro (cruise control) com comandos no volante
Bancos de couro na cor preta
Porta-copos traseiros integrados ao descansa-braço central
Luz de leitura para o motorista e passageiro dianteiro
Sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters
Sistema de navegação integrado ao painel com NissanConnect™
Rádio CD player com MP3, tela touch screen com display colorido de 5,8”, entrada auxiliar para MP3 player/iPod® e conector USB no console central
Câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio
Rodas de liga leve de 17”
Pneus: 205/50 R17
Peso: 1.360 kg

Ficha técnica do Nissan Sentra

Arquitetura: 5 Lugares e 4 Portas
Motor: 2.0 16 válvulas – Cilindros
Combustível: Flex – Gasolina e Etanol
Cilindrada: 1.997 cm3
Potência: 140 cv – 5.100 rpm
Torque: 20 kgfm – 4.800 rpm
Taxa de Compressão: 9,7:1
Alimentação: Eletrônica Multiponto seqüencial
Tração: Dianteira
Transmissão: Automática XTRONIC CVT
Suspensão Dianteira: Tipo Pseudo McPherson com barra estabilizadora
Suspensão Traseira: Eixo de Torção com barra estabilizadora
Freios Dianteiros: Disco Ventilado.
Freios Traseiros: Disco Sólido.
Comprimento: 4.635 mm
Largura: 1.761 mm
Altura: 1.504 mm
Distância entre eixos: 2.700 mm
Porta – Mala: 503 litros
Tanque de Combustível: 52L
Direção: Elétrica com assistência Variável

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?