Nova EcoSport, visual renovado sem estepe na traseira

Mesmo com uma grande renovação de conteúdo aplicada recentemente, com a introdução do motor 1.5 Ti-VCT de três cilindros, da nova transmissão automática e da central multimídia SYNC 3, entre outros equipamentos, a Ford já traz novidades para a linha EcoSport.

Carros
2 anos atrás
Nova EcoSport,  visual renovado sem estepe na traseira

A montadora revelou qual será o próximo passo para completar a transformação do SUV: o lançamento de uma versão sem o estepe na traseira. O protótipo do futuro modelo é uma das atrações que a marca apresenta no Salão do Automóvel 2018.

De acordo com a fabricante, a mudança estética virá acompanhada de uma inovação tecnológica. O modelo será o primeiro da categoria a adotar o “Run Flat Tire”, pneu com características construtivas diferenciadas capaz de rodar mesmo com pressão zero por 80 km à velocidade de até 80 km/h.

Já adotado como padrão por vários carros de luxo, esse tipo de pneu se destaca pelas laterais de paredes reforçadas que podem suportar o peso do carro mesmo vazio. Assim, torna-se dispensável o estepe.

“Desde o seu lançamento, o EcoSport definiu o padrão dos utilitários esportivos compactos e o estepe na traseira sempre foi uma de suas marcas registradas. Por isso, ele continuará sendo oferecido na linha. Mas, futuramente, também vamos oferecer aos consumidores a opção de um modelo sem esse item”, diz Adriana Carradori, gerente de Produto da Ford.

O modelo será introduzido na versão Titanium, que tem um perfil mais urbano. Entre outros equipamentos, ele tem teto solar elétrico, central multimídia SYNC 3 com tela de 8”, sensor de ponto cego, acesso inteligente, partida sem chave, sensor de chuva, faróis de xênon, bancos de couro e rodas de liga leve de 17”.

A mostra da Ford inclui também as atuais versões Storm e FreeStyle. O EcoSport Storm, com motor 2.0, transmissão automática e tração 4WD, além de visual personalizado vem com praticamente todos os itens oferecidos na versão Titanium, exceto o monitoramento de ponto cego.

O EcoSport FreeStyle, com motor 1.5 e transmissão automática, traz câmera de ré, ar-condicionado automático e digital, faróis com luzes diurnas de LED, tela multifuncional de 4,2” no painel, porta-malas com sistema inteligente de bagagem, bancos revestidos em tecido e couro e rodas de liga leve de 16”.

Preços e versões do SUV

Com seis versões disponíveis atualmente sendo comercializadas, o Ford Ecosport se reinventa para manter no topo de vendas dos SUVs no Brasil.

  • Ecosport SE 1.5 – RS 79.250,00
  • Ecosport SE 1.5 AT – R$ 85.250,00
  • Ecosport FreeStyle 1.5 – 86.490,00
  • Ecosport FreeStyle 1.5 AT – R$ 92.490,00
  • Ecosport Titanium 2.0 AT – R$ 100.590,00
  • Ecosport Storm 2.0 4WD AT – R$ 105.290,00

Com a mais recente investida da Ford, o SUV recebeu inovações sob o capô. Ele estreia nas versões intermediarias e básicas, o motor Dragon Aspirado 1.5 com 3 cilindros. O novo propulsor chega a ter 137 cavalos de potência a 6.500 giros RPM. Já a versão Titanium tem como principal novidade a aplicação de injeção direta no motor 2.0 o que entrega em média 173 cv de potência.

Nessa pegada, os modelos mais simples, com câmbio manual chegam a fazer entre 8 a 9 km/l abastecidos com etanol e quando alimentados com gasolina a variação do Ecosport chega a 11,5 a 13,5 km/l, números satisfatórios para que a montadora receba selo A na categoria de economia. Isso inclui ainda a versão de transmissão automatizada que em áreas urbanas faz entre 7,0 a 10,0 km/l.

Segurança a toda prova

A nova Ecosport teve a segurança como prioridade por parte da Ford. Não à toa, o SUV vem equipado com 7 airbags, o maior pacote no segmento. São dois frontais, dois de cortina, dois laterais e um de joelho para o motorista.

Outro diferencial é o Sistema de Monitoramento de Ponto Cego (denominado BLIS) com Alerta de Tráfego Cruzado (CTA), onde um sinal visual é mostrado no espelho retrovisor externo apontando o lado em que o veículo se aproxima.

Estão presentes ainda no EcoSport, Assistente de Partida em Rampas, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e Tração (TCS) com Sistema Anticapotamento (RSC), este por sua vez monitora a inclinação do carro em manobras mais bruscas reduzindo o risco de acidentes e capotamento.

O carro tem também Piloto Automático, que mantém a velocidade determinada sem precisar pisar no acelerador e controle de velocidade de cruzeiro.

Veja o que oferece cada versão

Ecosport SE
7 airbags (Cortina, Joelho, Laterais e Frontais)
Sistema Advance Trac com Controle de Tração e Estabilidade
Ar-condicionado
Sistema HLA – Assistente de Partida em Rampas
Interatividade com aplicativos como Car Play e Android Auto
Controle de Estabilidade Anti-Capotamento (ROM)
Entrada USB 2
Roda Liga Leve 15¨
Sensor de estacionamento traseiro e monitoramento individual de pressão dos pneus
Sync ®
Tela de LCD multifuncional configurável no painel de instrumentos 2,3¨ touchscreen no painel central 6,5¨
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com sistema de abertura e fechamento
Volante com revestimento em couro

Ecosport FreeStyle 1.5
7 airbags (Cortina, Joelho, Laterais e Frontais)
Sistema Advance Trac com Controle de Tração e Estabilidade
Ar-condicionado
Sistema HLA – Assistente de Partida em Rampas
Bancos com revestimento em couro e tecido
Interatividade com aplicativos como Car Play e Android Auto
Controle de Estabilidade Anti-Capotamento (ROM)
Câmera de ré
Entrada USB 2
Roda Liga Leve 16¨
Sensor de estacionamento traseiro e monitoramento individual de pressão dos pneus
Sync ®
Tela de LCD multifuncional configurável no painel de instrumentos 2,3¨ touchscreen no painel central 6,5¨
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com sistema de abertura e fechamento
Volante com revestimento em couro

Ecosport Titanium 2.0 AT
7 airbags (Cortina, Joelho, Laterais e Frontais)
Sistema Advance Trac com Controle de Tração e Estabilidade
Ar condicionado digital E automático
Sistema HLA – Assistente de Partida em Rampas
Bancos com revestimento em couro.
Conectividade com Car Play e Android Auto
Controle de Estabilidade Anti-Capotamento (ROM)
Câmera de ré
Entrada USB 2
Faróis de xenon
Roda Liga Leve 17¨
Sensor de estacionamento traseiro e de ponto cego com alerta de tráfego cruzado (BLIS)
Sensor de monitoramento individual de pressão dos pneus
Sistema de monitoramento
Sistema de navegação
Sync ®
Tela de LCD multifuncional configurável no painel de instrumentos 2,3¨ touchscreen no painel central 6,5¨
Teto solar elétrico
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com sistema de abertura e fechamento
Volante com revestimento em couro

Ecosport Storm
Ajuste de altura do banco do motorista
Ajuste de altura e profundidade do volante
Ajuste lombar do banco do motorista
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
Apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura
Aquecedor
Aviso de portas abertas
Aviso dos faróis acesos
Ar condicionado automático e digital
Banco traseiro bipartido
Banco traseiro rebatível
Bolso porta-revistas atrás dos bancos dianteiros Passageiro
Bancos revestidos em couro
Console central com porta objetos
Console de teto com porta óculos
Descansa braço integrado ao console central
Desembaçador do vidro traseiro
Ganchos para sacolas no porta-malas
Iluminação do porta-luvas
Iluminação do porta-malas
Luz de cortesia
Luz de leitura
Pára-sol do motorista com espelho de cortesia
Pára-sol do passageiro com espelho de cortesia
Ponto de Força 12V
Porta luvas Climatizado
Porta-malas com abertura elétrica
Tapetes de borracha
Vidros elétricos
Vidros elétricos Dianteiros / Traseiros com sistema de abertura / fechamento com um toque para cima / baixo
Volante revestido em couro
Acendimento automático dos faróis
AppLink
Assistência de Emergência
Alto falantes: 9 alto falantes
Câmera de ré
Computador de bordo
Controle ativo da grade frontal
Chave com sensor de presença: Acesso inteligente e Partida sem chave- Ford Power
Conexão bluetooth
Controles de áudio no volante
Conectividade com Car Play e Android Auto
Comandos de voz com funções de áudio, telefone e navegador
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Entrada USB: 2
Limpador do para-brisa com temporizador e velocidade variável
Leitura e envio de mensagens SMS
Piloto automático
Radio AM, FM
Sensor de chuva
Sistema de navegação
Sony Premium Sound
Sync ® 3
Tela de LCD multifuncional touchscreen no painel central 8¨
Tela de LCD multifuncional configurável no painel de instrumentos 4,2¨

Cores disponíveis na Nova Ecosport

Azul Belize
Branco Ártico
Vermelho Arpoador
Prata Dublin
Preto Bristol

Confira a ficha técnica de cada modelo

Ecosport SE 1.5 2019
Motor: 1.5 – 3 Cilindros
Potência: 137 cv (e) / 130 cv (g) – 6.500 rpm
Economia: Nota A
Altura: 1.693 mm
Carga Útil: 433 kg
Alimentação: Flex – Gasolina e Etanol
Comprimento: 4.269 mm
Direção: Elétrica
Distância entre eixos: 2.519 mm
Freios Dianteiros: Disco Ventilado
Freios Traseiros: Tambor
Largura: 2.057 mm
Peso: 1.660 kg
Pneus; 205/65 R15 – Liga Leve Aro 15”
Portas: 4 Portas
Porta – Mala: 362 l
Sistema de Partida a frio: Ford Easy- Start
Suspensão: Independente Tipo Macpherson na dianteira e Eixo auto-estabilizate na traseira
Tanque de Combustivel; 52L
Torque: 159 Nm (e) / 153 Nm
Transmissão: Câmbio Manual de 5 marchas

Ecosport Titanium 2.0
Motor: 2.0 – 4 Cilindros
Potência: 176 cv (e) / 170 cv (g) – 6.500 rpm
Economia: Nota B
Altura: 1.693 mm
Carga Útil: 394 kg
Alimentação: Flex – Gasolina e Etanol
Comprimento: 4.269 mm
Direção: Elétrica
Distância entre eixos: 2.519 mm
Freios Dianteiros: Disco Ventilado
Freios Traseiros: Tambor
Largura: 2.057 mm
Peso: 1.750 kg
Pneus; 205/50 R17 – Liga Leve Aro 17”
Portas: 4 Portas
Porta – Mala: 356 l
Sistema de Partida a frio: Ford Easy- Start
Suspensão: Independente Tipo Macpherson na dianteira e Eixo auto-estabilizate na traseira
Tanque de Combustivel; 52L
Torque: 221 Nm (e) / 202 Nm
Transmissão: Câmbio Automático de 6 marchas

Storm
Altura do veículo (mm): 1693
Altura livre do solo (mm): 200
Combustível : Gasolina / Etanol
Comprimento do veículo (mm): 4269
Capacidade de carga (Kg): 376
Direção: Elétrica
Distância entre-eixos (mm): 2521
Freios dianteiros: A Disco
Freios traseiros: A Tambor
Largura do veículo com espelhos (mm): 2057
Largura do veículo sem espelhos (mm): 1765
Motor: 2.0
Número de cilindros: 4
Potência (cv): 170 (G) / 176 (E)
Pneu: 205/50 R17
Porta-malas (L): 356
Peso do veículo em ordem de marcha (Kg): 1469
Peso bruto total (Kg): 1845
Roda: Liga Leve 17¨
Sistema de partida a frio Ford Easy-Start
Suspensão dianteira: Independente tipo Macpherson
Suspensão traseira: Independente, tipo “Trailing Arm” com duplo braço e barra estabilizadora
Torque (Nm): 202 (G) / 221 (E)
Tanque de combustível (L): 52
Tração: Dianteira e Traseira
Transmissão: Automática 6 velocidades com trocas de marchas manuais no volante.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?