Nova Fiat Strada estreia em 2020
A nova Fiat Strada tem já tem data para chegar ao mercado. A montadora revelou que o lançamento será em março de 2020. Para isso, a produção será acelerada a partir de fevereiro, período no qual será formado em Betim, Minas Gerais, estoque suficiente para abastecer a grande rede de concessionárias da marca.

O que se sabe é que o projeto utiliza uma plataforma mista. A parte traseira virá da Fiorino/Strada atual, com direito ao eixo rígido do tipo Omega, enquanto a frente usará componentes da arquitetura do Uno/Mobi e Argo.
Isso foi decidido pela fábrica a fim de manter os custos relativamente baixos em razão da picape ter sido pensada para substituir a Strada a longo prazo.
Quanto ao visual, a nova Strada terá componentes do Mobi, porém o estilo será próprio. Não espere nada parecido com o subcompacto da Fiat. Alguns atributos serão trazidos do, mas a grande maioria das peças de estamparia e estilo frontal e traseiro serão diferentes.
Nome não foi revelado
Embora já exista flagrantes do carro, ainda camuflado, e algumas informações técnicas, o nome ainda não foi revelado. Mesmo sendo tratada como nova Strada, a picape tem chances de receber um batismo diferente, uma vez que a antiga geração ainda fica em linha por um tempo.
A nova geração chega com o objetivo de não deixar de atender nenhuma faixa de mercado, uma vez que a variedade de versões foi um dos motivos da Strada vender bem por mais de 20 anos.
Motorização
Em relação aos motores, o principal destaque será o uso do novo motor Firefly 1.3. Com 109/101 cv e 14,7/13,7 kgfm a 3.500 rpm, o propulsor de quatro cilindros tem torque em baixa suficiente para lidar com a capacidade de carga prevista na nova picape. O 1.8 E.torQ não será mais oferecido.
Cabines e carroceria
Sobre as cabines, a opção de modelo simples continuará a ser mais voltada para o trabalho. Por sua vez, a cabine dupla terá quatro portas.
A configuração de carroceria permitirá ao modelo concorrer com a Renault Duster Oroch, um pouco menor do que a Toro.
Outra novidade é que a nova geração é homologada para cinco pessoas, algo que a Strada atual cabine dupla, com três portas, não oferece. Com capacidade para quatro ocupantes, o utilitário da Fiat fica atrás da Volkswagen Saveiro cabine dupla nesse aspecto.
Novidades
Muitas novidades são esperadas com a chegada da nova Strada. Uma de destaque é a evolução de tecnologia. A picape chega com a oferta de controles eletrônicos de estabilidade e tração, segurança extra oferecida no Uno e Argo e que será trazida para o novo modelo.
Isso ocorre porque os projetos novos lançados em 2020 têm de vir com a salvaguarda, que passará a ser obrigatória para todos carros produzidos no Brasil até 2022. O que inclui comerciais leves como a picape. Essa, aliás, é justamente a exigência que deve determinar o fim da geração atual da Strada, diga-se de passagem, após 25 anos de bons serviços prestados ao mercado nacional.
Versão atual
Enquanto esperamos pela chegada da nova geração, é possível encontrar nas concessionárias do Brasil um modelo recém-renovado da Fiat Strada.
Sucesso de vendas graças à sua robustez e versatilidade para ser usada tanto para o transporte de cargas, quanto para passeios em família, a família Fiat Strada é composta pelas versões Adventure 1.8 Cabine Dupla e Freedom 1.4 Cabine Dupla. Além delas, a linha conta ainda com as versões Working 1.4 Cabine Simples, Hard Working 1.4 Cabine Simples, Hard Working 1.4 Cabine Estendida e Hard Working 1.4 Cabine Dupla.
- Fiat Strada Working 1.4 Cabine Simples – R$ 49.990,00
- Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine Simples – R$ 56.990,00
- Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine Estendida – R$ 65.690,00
- Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine Dupla – R$ 68.690,00
- Fiat Strada Freedom 1.4 Cabine Dupla – R$ 73.290,00
- Fiat Strada Adventure 1.8 Cabine Dupla – R$ 79.990,00
Fiat Strada Freedom
No final de 2018, a Fiat lançou uma versão customizada da Strada. Denominada Freedom, tem motor 1.4 e Cabine Dupla. Ela faz parte do lançamento recente da linha 2019 e foi criada para atender à demanda de clientes que necessitam de um veículo para trabalho, mas que também utilizam o carro em seu dia-a-dia particular.
Completa, a nova versão oferece excelente espaço nos bancos traseiros, terceira porta exclusiva e pode ser equipada com central multimídia com tela de 6,2”, DVD, GPS e câmera de ré.
Com destaques por dentro e por fora, traz de série rodas de liga leve 14”, faróis de neblina com detalhes cromados, para-choque com skid plate, capota marítima, maçanetas das portas e retrovisores na cor do veículo e sensor de estacionamento traseiro.
Além disso, conta com vidros e trava elétricos, rádio B6 Connect, entrada USB para carregar dispositivos e ler dados, volante em couro com comando do rádio, iluminação do porta-luvas, retrovisores com ajuste elétrico, para-sóis com espelhos e novos bancos com tecido exclusivo da versão com bordado “Freedom” no encosto. As saídas de ar, o painel do rádio e o comando da climatização contam ainda com pintura especial.
Fiat Strada Adventure
A versão topo de linha Adventure 1.8 traz de série central multimídia com TV digital, CD/DVD player, rádio AM/FM, conexão Bluetooth, navegador GPS e câmera traseira de estacionamento. Como novidade na linha 2019 chegaram os pneus Scorpion ATR (All Terrain).
Ela conta ainda com uma ampla gama de itens incluídos nas versões Working e Hard Working, como bússola e inclinômetros, volante em couro com comando de rádio, capota marítima e rodas de liga leve de 16 polegadas. Isso torna a Adventure um dos mais completos produtos de seu segmento. O único opcional é o diferencial Locker.
Motor elogiado
Sem tirar de linha a Strada atual, que deve passar a ser direcionada para frotistas, a nova Strada, já em 2018, ganhou alterações no motor, ao invés do 1.4 do modelo antigo, a nova versão possui motor 1.3 GSE de 4 cilindros, com 100 cv de potência e 1.8 R.torQ EVO de 139 cv.
O câmbio permanece automatizado com 6 velocidades e devido a utilização de aços mais sofisticados e a permanência do peso poderá trabalhar em toda a sua potência juntamente com o motor. Não obstante a Fiat ainda estuda abaixar o nível de consumo.
20 anos de sucesso
Em 2018, até outubro, foram 56.292 mil unidades emplacadas e 59.193 produzidas, somando 1,36 milhão de picapes vendidas no mercado nacional desde o lançamento. O recorde de vendas em um ano até hoje foi em 2014, com 153.139 unidades no ano, cerca de 70.000 a mais que a segunda colocada.
No mesmo ano, a jovem Fiat Strada atingiu a marca de 1 milhão de unidades vendidas no Brasil. Como se pode comprovar por esses números, entre as picapes compactas, o desempenho de vendas da Strada é notável.
Suas vendas, quase sempre, superam a soma de todos os demais modelos concorrentes comercializados. Em 2018, sua participação de mercado em seu segmento deve atingir cerda de 53%, com aproximadamente 67.000 picapes produzidas e 65.000 emplacadas.