Nova Ram Heavy Duty 2019, robusta e tecnológica

É possível ter uma picape mais robusta do que a Ram? Sim e a reposta está dentro da própria montadora que acabada de lançar uma nova versão denominada Heavy Duty 2019.

Carros
2 anos atrás
Nova Ram Heavy Duty 2019, robusta e tecnológica

De acordo com a fabricante, essa é a picape mais robusta e de maior capacidade no segmento com uma aptidão de reboque de 15,9 toneladas e uma capacidade de carga de 3,5 toneladas. Para isso, vem impulsionada pelo motor Turbo Diesel Cummins I6 com torque de 138 kgfm.

A nova picape da Ram não é só força, mas também se torna referência em dirigibilidade, luxo, materiais, inovação e tecnologia que ultrapassam qualquer concorrente.

“Os proprietários da Ram Heavy Duty demandam constantemente os mais altos níveis de capacidade para lidar com os maiores trabalhos e com uma capacidade de reboque de 15,9 toneladas. Com isso, nós agora detemos os mais importantes títulos do segmento”, afirma Reid Bigland, Head da Marca da Ram da FCA.

“Nós estamos oferecendo aos proprietários o luxo e a tecnologia que, até o momento, não eram possíveis em uma picape de trabalho pesado. Interiores da mais alta qualidade, sistemas de segurança ativos e nossa premiada tecnologia Uconnect contribuem para termos as melhores picapes Ram 2500 e 3500 já construídas.”

Motores

Com uma longa lista de inovações, o novo Turbo Diesel de alto rendimento Cummins de 6,7-litros I6 oferece até 138kgfm de torque a 1.800 rpm e 400 cavalos a 2.800 rpm.

As mudanças começam com cilindros revestidos com grafite compactado, passando por pistões mais leves e mais robustos com anéis de baixa fricção. Este conjunto se conecta ao virabrequim que, agora, passa a ser apoiado em novos mancais, garantindo menos ruído e vibração.

A segunda variante do Turbo Diesel Cummins também oferece impulso de desempenho com 370 cv a 2.800 rpm e 117 kgfm de torque a 1.700 rpm.

O motor standard na Ram 2500 e 3500 Heavy Duty 2019 foi aprimorado para o comprovado e potente HEMI V8 de 6.4 litros, oferecendo 410 cv a 5.600 rpm e 59 kgfm de torque a 4.000 rpm para atender os requisitos de carga e reboque de um usuário para trabalho pesado.

Transmissões

Os modelos Ram 3500 Heavy Duty empregam o câmbio Aisin AS69RC de seis velocidades automático controlado eletronicamente. Essa transmissão é projetada para operar com o torque colossal do motor Turbo Diesel e níveis de peso de veículo aumentados enquanto oferece uma troca de marchas aprimorada.

As mudanças projetadas para melhorar a qualidade de troca de marcha controlada eletronicamente incluem novos controles de solenoide de força variável para a embreagem de conversor de torque.

Pela primeira vez na Ram Heavy Duty, o HEMI V8 de 6,4 litros vem acoplado à transmissão automática macia de oito velocidades TorqueFlite 8HP75. Mais de 40 mapas de troca de marcha individual estão disponíveis para otimizar os pontos de mudança para economia de combustível, desempenho e dirigibilidade.

As transmissões utilizam tecnologia de câmbio eletrônico, eliminando a conexão mecânica entre a transmissão e o seletor de engrenagem. A Ram Heavy Duty 2019 utiliza um inovador mostrador e-shift giratório do lado esquerdo do console central do painel de instrumento, liberando o espaço tradicionalmente ocupado por um console ou alavanca de câmbio montada na coluna.

Caixas de transferência e eixos

As versões de tração nas quatro rodas dos modelos Ram 2500 e 3500 Heavy Duty 2019 são equipadas com uma caixa de transferência temporária BorgWarner. O motor HEMI V8 de 6,4 litros e variante Turbo Diesel de 6,7 litros Cummins possuem acionamento elétrico através de uma caixa de transferência de transmissão eletrônica (BW 44-46) ou manual (BW 44-47), dependendo do modelo.

Os novos eixos dianteiros e traseiros na Ram 2500 e 3500 Heavy Duty 2019 foram projetados para aprimorar a durabilidade, operar com carga e recursos de reboque líderes da indústria e minimizar o NVH, assim como tirar proveito das oportunidades de otimizar o peso. A Ram 3500 Heavy Duty é oferecida com um eixo traseiro AAM com 12 polegadas a mais totalmente novo para operar com potência e capacidade líder de sua classe.

Força bruta

Robusta e de maior capacidade no segmento para reboque de até 15,9 toneladas e capacidade de carga de 3,5 toneladas, os caminhões Ram Heavy Duty apresentam chassis totalmente novos construídos com 98,5% de ação de alta resistência, seis barras transversais separadas, travessas principais hidroformadas e travessas traseiras totalmente encaixotadas para ótima resistência e eficiência de massa.

Travessas de chassi dianteiras largas permitem que as molas de suspensão dianteiras fiquem levemente posicionadas para fora – um fator que permite a geração de rigidez de rodagem positiva. Na porção traseira do novo chassi a estrutura inclui travessas traseiras totalmente encaixotadas.

A barra transversal estrutural de eixo traseiro com provisões engate de quinta roda e pescoço de ganso receberam inovações na 2019 para acomodar a maior capacidade de reboque.

Nos veículos equipados com o pacote de câmera auxiliar opcional, o conector de para-choque de 4/7 pinos padrão é substituído por um conector de 12/7 pinos para suportar a opção de câmera remota. Um sistema de suporte de câmera de alta definição traseiro, montado manualmente é padrão com imagem dinâmica no monitor de 12, 8,4 ou 5 polegadas.

Também a câmera de visualização de carga na Luz de Freio Montada na parte superior central oferece uma visão da plataforma para facilitar a conexão aos reboques de quinta roda ou de pescoço de ganso, assim como o monitoramento de cargas de plataforma.

Suspensão

Em picapes dessa magnitude, a suspensão faz toda diferença.
A Heavy Duty geralmente possui uma suspensão equipada para cargas pesadas e constantes. Isso resulta em uma rodagem mais firme quando descarregada.

A nova Ram 2019 inclui Amortecimento de Resposta de Frequência (FRD) de impacto em todos os quatro cantos. As válvulas de FRD de impacto se ajustam automaticamente ao tipo de resposta de roda vertical, permitindo que a Ram Heavy Duty tenha suspensão como a de um carro esportivo e suspensão flexível em um terreno irregular.

Os engenheiros acrescentaram molas progressivas e renovaram as buchas do sistema de suspensão, incluindo o projeto de mola de cinco elos exclusivo na Ram 2500, oferecendo melhores características de transporte de carga e articulação aprimorada sobre obstáculos quando comparado a um sistema de feixe de mola.

Uma suspensão a ar traseira de nível ativo exclusiva de sua classe está disponível tanto na Ram 2500 quanto na Ram 3500 e inclui um novo modo de abaixamento de plataforma para facilitar ao máximo o engate de reboque mais pesado.

No caso do modelo 2500, ela utiliza dois air-bags para substituir as molas helicoidais. Já a Ram 3500 apresenta um sistema de feixe de mola traseiro Hotchkiss com suspensão a ar opcional. Com a adição de air-bags complementares, os engenheiros da Ram foram capazes de suavizar os feixes de mola de carga pesada, permitindo um movimento de suspensão mais descarregado.

Na dianteira, uma nova estrutura de barra transversal de suspensão de duas peças adiciona uma interface soldada mais longa e maior resistência ao chassi.

Novo sistema de frenagem

Um novo sistema de frenagem atualiza pinças, servo-freio e cilindro mestre. Combinado com um deslocamento de pedal de maior relação, a Ram Heavy Duty 2019 oferece uma execução mais confiante e robusta com menos esforço para o motorista. O sistema reprojetado também oferece distâncias de frenagem mais curtas e frenagem que corresponda à maior capacidade.

Recursos da nova Power Wagon

A Ram Power Wagon 2019 é a picape off-road de produção mais capaz da indústria. A Power Wagon apresenta uma suspensão única, elevação de suspensão de fábrica, diferenciais dianteiro e traseiro de travamento, barra estabilizadora de desconexão e um gancho de 5,4 toneladas.

Uma novidade na Power Wagon é uma câmera 360, que inclui linhas de grade da câmera de visualização dianteira para ajudar na navegação em obstáculos. Um gancho WARN Zeon-12 montado na frente integrado e totalmente novo oferece o exclusivo guia de cabo e retentor de guia de cabo com um novo cabo sintético que não dobra, não se desgasta e é mais manobrável.

O novo cabo também diminui o peso em 13kg. Um pacote de conteúdo da Power Wagon continua a estar disponível na Tradesman, o que inclui todo o equipamento off-road, mas mantém os elementos de projeto da Tradesman.

Segurança e proteção

As novas picapes Ram 2500 e 3500 Heavy Duty 2019 incluem mais de 100 elementos de segurança e proteção disponíveis, incluindo uma gama de sistemas ativos e passivos para auxiliar o motorista e passageiros, oferecidos em todos os modelos.

Frenagem de Emergência Automática (AEB), monitor de câmera de 360 graus e pressões de pneu selecionáveis são apenas algumas das novas tecnologias especializadas encontradas nas novas picapes Ram. O Monitoramento de Pressão de Pneu, por exemplo, agora pode monitorar até seis pneus na picape e inclui fiscalização de pressão de pneu do reboque para até 12 pneus.

Embora uma câmera de ré seja um recurso padrão na maioria dos veículos, a Ram Heavy Duty oferece uma segunda câmera traseira para monitorar a carga na plataforma.

Como a primeira de sua categoria, os sensores de ré da Ram 3500 incluem sensores projetados especificamente para cobrir a largura adicional das rodas duplas traseiras, fornecendo uma visão mais ampla de cobertura ao dar marcha à ré com visão limitada.

Projeto moderno

Após centenas de projetos, a nova linha de picapes Ram Heavy Duty 2019 avança com toda a força em direção à capacidade aliada à modernidade. O interior espelha o projeto expressado na recentemente lançada Ram 1500 com luxo, materiais, inovação e tecnologia incomparáveis superando de longe qualquer oferta da concorrência.

Na nova linha, todos os recursos, tecnologia e materiais premium ajudam a picape repaginada a continuar sua liderança com um interior com qualidade, tecnologia e luxo.

O novo painel de instrumentos combina uma aparência robusta e estruturalmente interdependente, posicionando os controles centrais para cima e em direção ao motorista, melhorando o manuseio geral dos controles de sistema. A Ram Heavy Duty 2019 apresenta o Uconnect 4C NAV com uma tela sensível ao toque de 12 polegadas totalmente configurável, que pode exibir apenas um aplicativo, tais como mapa de navegação, em toda a tela de 12 polegadas, ou pode ser dividida na metade, operando dois diferentes aplicativos ao mesmo tempo. Os controles HVAC redundantes e um novo grupo de interruptores ergonômico aprimorado oferecem melhor aparência e feedback.

A picape é dotada de um monitor de informações ao motorista com animação 3D colorido de 7 polegadas com função reconfigurável que permite que o condutor personalize as informações dentro do painel de instrumento. O monitor é projetado para comunicar visualmente as informações, usando gráficos e texto de forma rápida e fácil.

Um sistema de cancelamento de ruído ativo e vidro acústico reduz os sons ambiente da cabine em aproximadamente 10 db – a Ram Heavy Duty mais silenciosa de todas. O novo sistema HVAC oferece 30% mais fluxo de ar em níveis de ruído inferiores, incluindo ventilação de descongelamento maior para melhor desempenho.

Com até 258l de volume de armazenamento interior na Mega Cabine exclusiva incluindo dois compartimentos atrás dos assentos traseiros, a Ram Heavy Duty 2019 oferece uma capacidade de armazenamento adicional de 120% quando comparada à concorrente mais próxima. O console central repaginado é uma obra de arte útil e complexa com mais de 12 combinações de armazenamento diferentes.

De 19,7 a 22,6 litros, o console inclui uma área de base de carregador mais ampla com carregamento sem fio opcional, que pode manter um tablet pequeno ou um smartphone. Uma bandeja porta copo deslizante de três posições pode ser encaixada sob o descanso de braço central para revelar um compartimento de armazenamento profundo projetado para guardar um laptop de 15 polegadas.

Para manter os dispositivos carregados, cinco portas USB auxiliam nas portas tipo C do console central para agilizar a comunicação e carregamento. Até três conectores de 115-volts estão disponíveis. Todas as tomadas agora operam em 400 watts para carregar ou ligar ferramentas rapidamente.

Por fora, a picape traz linhas robustas combinadas com uma estética de projeto “interdependente” para melhorar a aerodinâmica e agregar capacidade e tecnologia líderes de mercado. Em vez de um foco tradicional individual nos elementos de estilo, os projetistas combinaram elementos que influenciam cada forma, resultando em uma aparência mais integrada que se alinha aos recursos mecânicos. Por exemplo, a grade, o capô e os para-lamas compartilham peças de um modelo em relação ao outro, assim como o painel de instrumentos e console central.

Interdependente com um novo capô mais leve de alumínio, uma abertura de grade dianteira maior e mais agressiva resulta em confiança e robustez. A Ram Heavy Duty 2019 está disponível em seis estilos diferentes de grade com uma orientação completa a partir de um foco histórico.

Três variações de faróis estão disponíveis oferecendo a melhor iluminação do segmento: Halógeno, totalmente de LED/refletor e totalmente de LED/projetor com Sistema de Iluminação dianteira (AFS) adaptável para até 15 graus de movimento na direção esperada de percurso.

Recursos inovadores

As novas Ram 2500 e 3500 são equipadas com uma gama de recursos inovadores e de última geração. O premiado sistema Uconnect de quarta geração oferece novos serviços conectados e de conveniência, e mantém os clientes Ram conectados, envolvidos e informados ao mesmo tempo que mantêm as mãos no volante e os olhos na estrada.

A picape oferece uma tela sensível ao toque de 12 polegadas reconfigurável com gráficos personalizados para diversos modelos Ram e conectividade de última geração. A personalização é facilitada com a nova tela dividida, permitindo duas aplicações diferentes para a configuração desejada, tal como controles Apple CarPlay e HVAC, ou um aplicativo, tal como navegação por toda a tela.

A nova Ram oferece quatro sistemas de áudio para mergulhar os passageiros na melhor experiência sonora, incluindo Sistema de Áudio Harman Cardon de 750-watts com 17 falantes e um subwoofer de 8 polegadas.
O Uconnect 4C exclusivo do segmento com monitor de 12 polegadas também oferece o próximo nível de entretenimento de áudio com SiriusXM com 360L.

O novo serviço permite que os motoristas e passageiros descubram mais do que o SiriusXM oferece baseado em suas preferências de audição, incluindo a inédita e exclusiva programação sob demanda SiriusXM com 360L que incluem mais canais, acesso a milhares de horas de programação gravada sob demanda e ofertas play-by-play esportivas aprimoradas.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?