Novo Audi RS 4 Avant chega à maioridade e ao Brasil

Com motor biturbo que desenvolve 450 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, o Novo Audi RS 4 Avant chega para impressionar os brasileiros. O Station wagon, um dos esportivos mais emblemáticos da marca, tem estreia no Brasil marcada para o início de 2019. Os amantes da Audi esperam com muita expectativa esse lançamento por aqui.

Carros
2 anos atrás
Novo Audi RS 4 Avant chega à maioridade e ao Brasil

Considerado ícone da esportividade, o veículo ganha a maioridade uma vez que completa 18 anos, desde a primeira aparição no mercado mundial. A quarta geração do Audi RS 4 Avant foi revelada no Salão de Frankfurt do ano passado e desembarca agora no país para fazer parte do Salão do Automóvel de São Paulo.

O veículo combina um desempenho superior e uma usabilidade excelente para o dia a dia. Seu motor de 2.9 TFSI, que desenvolve 450 cv de potência e 600 Nm de torque, o que o torna o topo de linha da família A4. A tração quattro distribui a potência do motor V6 para todas as quatro rodas.

Embora não tenha tido o preço revelado, Audi RS 4 Avant que lá fora parte de 79.800 euros, deve chegar aqui, dependendo da cotação, custando o equivalente a R$ 323 mil sem impostos. O novo Audi RS 4 Avant estará disponível no Brasil no primeiro semestre de 2019.

“O Audi RS 4 Avant é o nosso ícone RS e tem um histórico incomparável”, diz Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi do Brasil. “Como todos os nossos modelos RS, ele combina um desempenho excelente a uma versatilidade máxima para o dia a dia.”

Detalhes esportivos na parte externa

O Audi 90 quattro IMSA GTO foi o modelo utilizado pelos designers para projetar o RS 4 Avant. Os profissionais se inspiraram em diversos detalhes esportivos, bem como em outras características para concluir desenho e demais particularidades da perua.

A frente, por exemplo, apresenta entradas de ar sólidas com uma estrutura em colmeia típica dos modelos RS e uma ampla grade Singleframe. Em comparação com o A4 Avant, as caixas de rodas, que foram ampliadas em 30 milímetros cada, também são destacadas pelos relevos quattro. Na traseira, o difusor, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de teto, equipamentos específicos da linha RS, compõem um visual ousado.

As entradas de ar maciças com a estrutura em formato colmeia RS típica e a ampla grade single frame definem a dianteira. Os faróis LED Matrix são opcionais. Em comparação com o Audi A4 Avant, os arcos das rodas são 30 milímetros mais largos.

A pintura exclusiva azul Nogaro com efeito perolado remete à primeira geração do modelo. O novo Audi RS 4 Avant traz rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas.

Potência e esportividade a toda prova

No novo RS 4 Avant, o motor V6 biturbo oferece uma potência 450 cv. Seu torque máximo de 600 Nm – 170 Nm a mais do que seu predecessor – é atingido em uma ampla faixa de rotação, entre 1.900 e 5.000 rpm. Com esse conjunto o RS 4 acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e sua velocidade máxima é de 280 km/h.

A potência do 2.9 TFSI é transferida para o sistema de tração permanente quattro por meio de um câmbio de oito velocidades tiptronic com tempos de trocas de marcha otimizados, afinado especialmente para a condução esportiva. O consumo médio de combustível é de 8,8 litros a cada 100 quilômetros, o que representa um aumento de 17% na eficiência em relação ao modelo anterior. O novo RS 4 Avant pesa 1.790 kg, sendo 80 kg mais leve que o antecessor.

A mudança de motor contribuiu não só com a redução de peso total, mas também com um aumento significativo de torque. O V6 pesa 31 kg a menos que o V8 anterior. Só isso já seria suficiente para fazer a perua wagon acelerar com menos esforço, mas não bastaria para um modelo da linha RS.

Por isso, o novo motor gera 17,3 kgfm de torque a mais que seu antecessor. O resultado é um carro que não fará o motorista dessa perua ficar sem fôlego. Ao contrário, é bem provável que a estrada não tenha retas o suficiente para você acelerar tudo que ela é capaz.

A suspensão esportiva deixa o RS 4 Avant sete milímetros mais baixo do que o S4, contribuindo com várias melhorias. A suspensão esportiva RS, mais o Controle de Direção Dinâmico (DRC), os freios de cerâmica e o volante específico da linha RS estão disponíveis como opcionais. Os motoristas poderão criar sua própria experiência pessoal de direção usando o Audi drive select, equipamento de série.

Cabine de qualidade

O caráter esportivo do RS 4 Avante pode ser notado logo de cara na parte interna que é revestida de preto. Os assentos esportivos com costura em padrão de colmeia, o volante multifuncional com base plana, a base do câmbio automático e as faixas iluminadas do painel trazem o emblema RS.

No Audi virtual cockpit, gráficos específicos da linha RS fornecem informações sobre força G, pressão dos pneus e temperatura, bem como potência, torque, entre outras informações importantes ao motorista, para que ele se preocupe apenas com a direção e a estrada.

Espaço para carregar bagagens também é destaque no novo Audi. Em sua configuração básica, o compartimento de bagagem do novo RS 4 Avant oferece 505 litros, valor que sobe para 1.510 litros com os assentos são rebaixados. A tampa do porta-malas tem acionamento elétrico para facilitar na hora de dispensar compras, bagagens ou demais objetos no compartimento do carro.

Ficha técnica do RS 4 Avant

  • Motor: Dianteiro, longitudinal, V6, biturbo, 2.9, 24V, injeção direta de gasolina
  • Potência: 456 cv a 5.700 rpm
  • Torque: 61,2 kgfm a 1.900 rpm
  • Câmbio: Automático de oito marchas, tração integral
  • Direção: Elétrica
  • Suspensão: Independente, multilink na dianteira e traseira
  • Freios: Discos ventilados na dianteira e na traseira
  • Pneus: 265/35 R19
  • Dimensões:
  • Comprimento: 4,78 m
  • Largura: 1,86 m
  • Altura: 1,40 m
  • Entre-eixos: 2,82 m
  • Tanque: 58 litros
  • Porta-malas: 505 litros (fabricante)
  • Peso: 1.715 kg
  • Central multimídia: 7 pol., não sensível ao toque

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?