Novo Audi RS 4 Avant chega ao mercado brasileiro

Com preço definido e lançamento oficializado, a Audi do Brasil lança no mercado nacional o RS 4 Avant, a quarta geração de um dos esportivos mais emblemáticos da marca. O modelo combina excelente condução com a usabilidade do dia a dia.

Carros
2 anos atrás
Novo Audi RS 4 Avant chega ao mercado brasileiro

O modelos foi apresentado no último Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2018. O RS 4 Avant vem equipado com motor V6 de 2.9 TFSI, que desenvolve 450 cv de potência. A máquina, que tem tração permanente quattro da Audi, faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, o que a coloca no topo de linha da família A4.

Preço

Quem quiser comprar o modelo vai ter de desembolsar uma boa grana:

Novo Audi RS 4 Avant – R$ 546.990

Design inspirador

Para definir o Novo Audi RS 4 Avant, os designers da montadora se inspiraram em diversos detalhes esportivos usados no Audi 90 quattro IMSA GTO.

A frente apresenta entradas de ar sólidas com uma estrutura em colmeia típica dos modelos RS e uma ampla grade Singleframe. Em comparação com o A4 Avant, as caixas de rodas, que foram ampliadas em 30 milímetros cada, também são destacadas pelos relevos quattro nas rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas.

Na traseira, o difusor, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de teto, equipamentos específicos da linha RS, compõem um visual ousado.

Comparado com o antecessor, o novo RS4 Avant é 80 kg mais leve, marcando 1.790 kg no total.

Esportividade e potência

No novo RS 4 Avant, o motor V6 biturbo 2.9 TFSI tem torque máximo de 600 Nm – 170 Nm a mais do que seu predecessor – e atinge uma ampla faixa de rotação, entre 1.900 e 5.000 rpm. Com esse conjunto, o carro tem velocidade máxima de 280 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.

A potência de 450 cv é transferida para o sistema de tração permanente quattro, característica única no segmento, por meio de um câmbio de oito velocidades Tiptronic com tempos de trocas de marcha reduzidos e preparados especialmente para a condução esportiva.

Agilidade, precisão, estabilidade e tração podem ser ajustadas com o software do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). O diferencial esportivo ainda oferece um ajuste específico onde é possível desativar o controle ESC pressionando o botão por mais de 3 segundos.

A suspensão esportiva deixa o RS 4 Avant sete milímetros mais baixo do que o A4 Avant. Os motoristas podem criar sua própria experiência pessoal de direção usando o Audi Drive Select, com quatro modos de condução disponíveis: Comfort, Dynamic, Auto e Individual.

O consumo médio de combustível é de 7,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. O novo RS 4 Avant pesa 1.715 kg, já o seu motor pesa apenas 182 kg.

Design interior traz Audi Virtual Cockpit

Os detalhes esportivos no interior do carro podem ser notados em razão da cor preta que dá esse destaque. Os assentos têm costura em padrão de colmeia. O volante multifuncional com base plana, a estrutura do câmbio automático e as faixas iluminadas do painel trazem o emblema RS.

No Audi Virtual Cockpit, gráficos específicos da linha RS fornecem informações sobre força G, pressão dos pneus e temperatura, bem como potência e torque.

O temporizador de voltas é capaz de memorizar até 99 voltas e comparar os tempos entre si. Status de componentes técnicos como a temperatura do óleo, do motor e do fluido de transmissão e a pressão do ar nos pneus são apresentados no painel.

para que prioriza espaço interno, o RS 4 Avant está maior em sua nova geração. A distância entre eixos possui 2.826mm, enquanto a largura dos ombros nos assentos frontais foi ampliada em 11 milímetros. O apoio central de braço da frente, os suportes laterais de porta, os porta-copos e o novo compartimento atrás da luz central interna enfatizam as características da marca na usabilidade cotidiana.

Em sua configuração básica, o compartimento de bagagem do novo RS 4 Avant oferece 505 litros, volume que sobe para 1.510 litros com os assentos rebaixados. O carregamento do porta-malas é simplificado por soluções inteligentes, como a abertura e o fechamento elétrico com sistema hands-free, que responde ao movimento do pé.

Equipamentos de série

O RS 4 Avant vem ‘completão’. Para manter os olhos na via em todos os momentos, o motorista conta com o Head-up Display. O dispositivo projeta todas as informações relevantes diretamente no para-brisa, no campo de visão do motorista, com símbolos facilmente compreensíveis e dígitos numéricos. Se estiver em modo manual, o visor também sugere a mudança de marcha com o paddle shift.

O sistema de infotainment está acessível por meio do sistema MMI Touch presente no console central. O touchpad sensível ao toque oferece entrada de caracteres ou gestos com dedos. Outras funções são selecionadas por meio do controle de voz. Já o visor central mede 8,3 polegadas.

Para quem se incomoda com o ar condicionado, o novo Audi RS 4 Avant regula a temperatura e distribuição do ar separadamente para o condutor, passageiro dianteiro e passageiros traseiros. Quando um dedo aproxima de um dos controles de temperatura, sua função aparece em dimensões maiores e pode ser selecionado com o toque na tela. Os passageiros no banco de trás usam uma unidade de controle colocada do console central traseiro para ajustar a temperatura.

O sistema de infotainment possui uma unidade de DVD, memória flash de 10 GB, leitores de cartão, conector USB com função de carregamento e conexão AUX-IN. A interface do smartphone pode ser projetada no RS 4 Avant com integração via Apple Car Play e Android Auto.

Quem curte um som limpo e potente vai se apaixonar pelo sistema de som Bang & Olufsen que oferece a melhor qualidade de áudio, com amplificador de 755 watts, 19 alto-falantes e dois subwoofers.

Embora surja com vários atributos, é possível turbinar o RS 4 Avant que traz como opcional o pacote Audi Assistance Tour. Trata-se de uma ampla variedade de recursos de alta tecnologia, como o Traffic Jam Assist que auxilia na condução durante engarrafamentos e movimentação de velocidade até 65 km/h, o Audi Active Lane Assist que corrige a direção e alerta sobre possível saída da faixa sem sinalizações, o Adaptive Cruise Control que mantém distância do veículo da frente acelerando e freando se necessário com auxílio de sensores e câmera e o assistente de luz alta Audi.

Freios de cerâmica também estão disponíveis como opcional e trazem vantagens na otimização do sistema de frenagem, que garantem mais segurança e esportividade.

Ficha técnica

  • Motor: 2.9 turbo FSI
  • Cilindros /cilindrada: 6 em linha/2.894 cm³
  • Potência: 450 cv entre 5.700 e 6.700 rpm
  • Torque máximo: 600 Nm entre 1.900 e 5.000 rpm
  • Tração: quattro
  • Transmissão: tiptronic, 8 velocidades
  • Peso: 1.715 kg
  • Comprimento: 4.781 mm
  • Largura: 1.866 mm
  • Altura: 1.404 mm
  • Distância entre-eixos: 2.826 mm
  • Tanque de combustível: 58 l
  • Porta-malas: 505 l
  • Aceleração 0-100 km/h: 4,1s
  • Velocidade máxima: 280 km/h

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?