Novo BMW Série 3, a perua da vez

As novidades envolvendo o Série 3 não param. Depois do sedã que ganhou vários prêmios recentemente, a BMW revela a chegada da versão perua, que na Europa é chamada de Touring. Considerada a sexta linhagem lançada em 32 anos de história, a novidade se destaca por ser a mais espaçosa, eficiente e tecnológica já produzida até hoje.

Carros
1 ano atrás
Novo BMW Série 3, a perua da vez

Acompanhe um pouco mais de informações acerca da nova geração da família.

O modelo está um pouco maior que a geração anterior. São 4,70 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,47 m de altura. O entre-eixos ficou 41 mm maior chegando aos 2,85 m. No visual, a perua é igual ao sedã até a coluna B, incluindo o visual modernizado e mais agressivo que da geração anterior.

Com as novas medidas, ficou mais confortável e amplo aos ocupantes da frente. Tem mais espaço para os ombros e para passageiros de forma geral mais espaço para a cabeça e para quem vai atrás mais espaço para as pernas.

A tampa do porta-malas tem acionamento elétrico e o espaço para carga ficou 112 mm mais largo que o anterior, além dos 500 litros de capacidade, ou 5 litros a mais que antes. Com a segunda fileira rebatida chega aos 1.510 litros.

Essas mudanças tem sido uma tendência entre as montadoras que lancem veículos dessa magnitude. Elas parecem ter entendido que não basta ser um carro grande, mas sim espaçoso internamente e, ao mesmo tempo, confortável.

Na Europa, essa perua vai duelar com outros modelos bem legais, como o Mercedes Classe C Station, Audi A4 Avant e Volvo V60. O BMW será lançado oficialmente no final de junho e chega ao mercado europeu em setembro. Há ainda uma versão híbrida da perua prevista para 2020.

Uma curiosidade cerca o modelo no Brasil. Embora o desenho do modelo havia sido registrado no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, em outubro do ano passado, logo após a estreia do sedã, o Série 3 Touring não deve chegar ao mercado brasileiro, já que o segmento de SUVs praticamente extinguiu o de peruas no país.

A perua será apresentada em um evento em Munique, no final de junho, e começa a ser comercializada nos mercados europeus em setembro. Os preços ainda não foram anunciados.

Motorização Touring

Para esse modelo, a BMW disponibiliza seis opções de motores para a Europa. Das versões a gasolina, duas tem o quatro cilindros, turbo, de 2 litros. A 320 Touring com 184 cv e a 330i Touring com 258 cv. A M340i xDrive Touring usa o seis cilindros de 3 litros, turbo, de 374 cv.

Na variante que envolvem modelos a diesel, também são dois quatro cilindros 2.0 turbo e um seis cilindros. As versões 318d e 320d rendem 150 cv e 190 cv, respectivamente. A de topo, 330d xDrive entrega 265 cv.

A transmissão é manual de seis marchas para as versões 2.0 turbodiesel com opcional pela automática de oito marchas. Para os motores a gasolina, a automática é a única possibilidade de câmbio.

Mais esportivo

O novo Série 3 Touring é mais esportivo que seu antecessor. Quem afirma é a própria BMW. Isso foi possível em razão do centro de gravidade mais baixo e uma distribuição de peso de 50% em cada eixo. A rigidez do chassi foi melhorada em 25%.

O modelo perua traz de série amortecedores que elevam a distância do solo. No entanto, a BMW oferece como opcional a suspensão esportiva M Sport que reduz a altura em 10 mm. Entre outros itens desde as versões de entrada, destaque para as rodas de 17 polegadas, 19’’ como opcional, e faróis em LED.

Como faz com outros modelos, a montadora oferece a quem quiser ainda mais esportividade a possibilidade de levar a suspensão adaptativa da linha esportiva M com amortecedores controlados eletronicamente. O kit oferece também os freios esportivos com quatro pistões nos discos dianteiros.

Quanto ao design, não tem grandes surpresas na dianteira, uma vez que a perua tem o mesmo estilo do sedã. Já na parte de trás, a perua recebeu lanternas de LEDs mais finas, as luzes de neblina ficaram mais altas, o vidro traseiro ganhou 20 mm na largura e há um novo para-choque com saída dupla de escapamento nas extremidades.

Sedã é vendido por aqui

Se a perua não vai dar as caras pelo Brasil, quem se interessa por um Série 3 pode comprar a variante sedã. O modelo que recebeu o prêmio “Qual Comprar 2019”, da revista Auto Esporte, classificado como melhor opção de compra entre os sedãs premium do Brasil, é oferecido atualmente em duas versões, importadas da Alemanha: 330i M Sport, por R$ 269.950,00, e 330i Sport pelo valor de R$ 219.950,00. No segundo semestre deste ano, ambas passam a ser produzidas localmente na fábrica do BMW Group em Araquari, Santa Catarina.

A versão Sport será disponibilizada em sete opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), e mais seis de acabamento metálico (Preto Safira, Prata Glacier, Branco Mineral, Cinza Mineral, Vermelho Melbourne e Azul Mediterrâneo).

A versão M Sport, por sua vez, conta com cinco tonalidades diferentes: Branco Alpino, Preto Safira, Branco Mineral, Cinza Mineral e a exclusiva Azul Portimao, de acabamento metálico. Internamente, o modelo top de linha traz forração de couro Vernasca, em combinações de bege ou preto, ou ainda em Mocha ou Cognac; enquanto a Sport oferece revestimento em Sensatec, nas tonalidades bege ou preto.

BMW 330i Sport – Esta versão vem com novas rodas de liga leve V spoke, de 18 polegadas e cinco raios duplos, acabamento externo BMW Individual em High-gloss Shadow Line, acabamento interno em Alumínio Mesheffect e pacote Sport Line, com bancos Sport e outros elementos de design esportivo.

O pacote tecnológico traz faróis full-LED, faróis de neblina em LED, Driving Assistant, Parking Assistant, com câmera de ré e sensores de obstáculos dianteiros e traseiros; sistema de som HiFi; freio de estacionamento com Auto Hold e monitoramento da pressão dos pneus.

BMW 330i M Sport – A variante top de linha se diferencia pela presença de diversos itens M Sport. Entre eles, rodas de liga leve M Double spoke, de 19” e cinco raios duplos, freios e suspensão M Sport, pacote M Sport aerodinâmico, com spoilers e saias laterais exclusivos; volante M em couro e cintos de segurança M Sport.

O sistema de som neste caso é Surround Harman Kardon. O interior do sedã oferece ainda revestimento de teto BMW Individual em Anthracite, acabamento em Alumínio Tetragon, Head-up Display colorido, direção esportiva variável, Parking Assistant Plus, além de assistente de farol alto e fechamento automático da tampa do porta-malas.

Outra tecnologia de destaque no BMW 330i M Sport é o BMW Live Cockpit Professional que engloba duas telas digitais, sendo um display de 12,3 polegadas e outro, de 10,25”, do sistema iDrive; ambas com design personalizável e aptas a serem controladas por comandos de voz.

Elas combinam informações essenciais de condução, como velocidade, rotações do motor, quilometragem e nível de combustível, com dados gerais, como rotas, chamadas telefônicas e de entretenimento, entre outros.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?