Novo BMW Série 3, o melhor sedã Premium do Brasil

Conquistar um prêmio conceituado no mundo automotivo é motivo de muita comemoração e divulgação por parte das montadoras. Razões para isso não faltam, afinal ser destacado nesse mercado tão concorrido é para poucos.

Carros
1 ano atrás
Novo BMW Série 3, o melhor sedã Premium do Brasil

É assim que a BMW celebra a premiação “Qual Comprar 2019”, da revista Auto Esporte, que classificou o novo Série 3 como melhor opção de compra entre os sedãs premium do Brasil. O prêmio avalia os pontos positivos e negativos de cada modelo, considerando aspectos como valor médio do seguro, índice de desvalorização e custo de revisões, entre outros.

Lançada no início deste ano no Brasil, a sétima geração do modelo mais vendido da história da BMW está totalmente reformulada, com novo visual, maiores dimensões e um nível inédito de conectividade e sistemas assistentes de condução, oferecendo uma combinação de tecnologia, esportividade e prazer em dirigir jamais vista.

Entre os equipamentos, destaque para o Assistente Pessoal Inteligente (Intelligent Personal Assistant), os Faróis a Laser — até dez vezes mais potentes do que fontes de luz convencional —, os sistemas Parking Assistant Plus e Driving Assistant Professional, que inclui Remote 3D View e o Reversing Assistant, que refaz em marcha a ré os últimos 50 metros percorridos pelo veículo.

Preços e versões

O modelo é oferecido atualmente em duas versões, importadas da Alemanha: 330i M Sport, por R$ 269.950,00, e 330i Sport pelo valor de R$ 219.950,00. No segundo semestre deste ano, ambas passam a ser produzidas localmente na fábrica do BMW Group em Araquari, Santa Catarina.

A versão Sport será disponibilizada em sete opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), e mais seis de acabamento metálico (Preto Safira, Prata Glacier, Branco Mineral, Cinza Mineral, Vermelho Melbourne e Azul Mediterrâneo). A versão M Sport, por sua vez, conta com cinco tonalidades diferentes: Branco Alpino, Preto Safira, Branco Mineral, Cinza Mineral e a exclusiva Azul Portimao, de acabamento metálico.

Internamente, o modelo top de linha traz forração de couro Vernasca, em combinações de bege ou preto, ou ainda em Mocha ou Cognac; enquanto a Sport oferece revestimento em Sensatec, nas tonalidades bege ou preto.

BMW 330i Sport – Esta versão vem com novas rodas de liga leve V spoke, de 18 polegadas e cinco raios duplos, acabamento externo BMW Individual em High-gloss Shadow Line, acabamento interno em Alumínio Mesheffect e pacote Sport Line, com bancos Sport e outros elementos de design esportivo.

O pacote tecnológico traz faróis full-LED, faróis de neblina em LED, Driving Assistant, Parking Assistant, com câmera de ré e sensores de obstáculos dianteiros e traseiros; sistema de som HiFi; freio de estacionamento com Auto Hold e monitoramento da pressão dos pneus.

BMW 330i M Sport – A variante top de linha se diferencia pela presença de diversos itens M Sport. Entre eles, rodas de liga leve M Double spoke, de 19” e cinco raios duplos, freios e suspensão M Sport, pacote M Sport aerodinâmico, com spoilers e saias laterais exclusivos; volante M em couro e cintos de segurança M Sport.

O sistema de som neste caso é Surround Harman Kardon. O interior do sedã oferece ainda revestimento de teto BMW Individual em Anthracite, acabamento em Alumínio Tetragon, Head-up Display colorido, direção esportiva variável, Parking Assistant Plus, além de assistente de farol alto e fechamento automático da tampa do porta-malas.

Outra tecnologia de destaque no BMW 330i M Sport é o BMW Live Cockpit Professional que engloba duas telas digitais, sendo um display de 12,3 polegadas e outro, de 10,25”, do sistema iDrive; ambas com design personalizável e aptas a serem controladas por comandos de voz. Elas combinam informações essenciais de condução, como velocidade, rotações do motor, quilometragem e nível de combustível, com dados gerais, como rotas, chamadas telefônicas e de entretenimento, entre outros.

Máximo em conforto e segurança

O conjunto de tecnologias oferecido na opção top de linha M Sport inclui também o Driving Assistant Professional, que tem como principal objetivo assegurar uma condução inteligente em condições de trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal, entre outras aplicações.

Ao estacionar o veículo, o motorista tem à disposição o Parking Assistant Plus que, por sua vez, permite parar e posicionar o veículo automaticamente, realizando manobras com a máxima precisão e segurança, com a ajuda de câmeras e sensores externos.

A função Surround View, por exemplo, exibe imagens do entorno do veículo, em tempo real, na tela do sistema de navegação. Por meio dela, que também é sensível ao toque, o usuário pode explorar a área ao redor do veículo, girando a imagem com os dedos para uma melhor visualização de obstáculos, evitando, assim, colisões.

Também é possível observar o veículo pela tela de um smartphone. Basta acionar a função Remote 3D View, por meio do BMW Connected App. Com o auxílio do aplicativo, é possível localizar o veículo, caso o motorista o perca de vista, bem como verificar, a uma distância segura, o que ou quem está próximo dele.

A gama de recursos inclui ainda o Reversing Assistant, cuja função é registrar os últimos 50 m percorridos pelo veículo, podendo, se desejado, “desfazê-los” em marcha a ré.

Os faróis à laser, outra novidade do BMW 330i M Sport, possuem feixe de luz concentrado capaz de superar em 10 vezes a intensidade luminosa de fontes de luz convencionais, como por exemplo os faróis halógenos. Os BMW Laserlight geram uma luz branca particularmente brilhante e pura, além de fornecer um feixe de alcance de até 530 metros. A distribuição de luz varia de acordo com a velocidade do veículo e com o ângulo de esterço de volante.

Somando-se ao seu elevado dinamismo e sofisticação, o novo BMW 330i é dotado de conectividade avançada. Ela agrega, entre outros dispositivos, o BMW ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em smartphones – conectado à internet.

Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes; além de Chamada de Emergência Inteligente.

Outro recurso adicional ao amplo cardápio de inovações disponíveis no novo BMW Série 3 é a preparação para Apple Car Play, em que é possível transferir a interface de alguns recursos do iPhone para o sistema de infotainment do veículo com a ajuda de conexão sem fio.

Em resumo, a lista de equipamentos do novo BMW Série 3 continua recheada com tecnologias concebidas para proporcionar os mais elevados patamares de conforto e conveniência aos ocupantes. Confira, a seguir, as novidades e os conteúdos de cada versão.

Motor: potência e eficiência

Sob o capô do novo BMW 330i encontra-se um motor BMW TwinPower Turbo, com quatro cilindros em linha, 1.998 cm³ e capaz de gerar 258cv de potência (entre 5.000 e 6.500 rpm) e 400Nm de torque máximo (entre 1.550 e 4.400 rpm) – respectivamente, 13cv e 50Nm a mais que a geração anterior.

Estes incrementos de potência e torque são resultado do aperfeiçoamento minucioso do sistema BMW TwinPower Turbo, que agrega turbocompressores twin-scroll, injeção direta de combustível de alta precisão, sistema de controle de válvulas variável Valvetronic e comando de válvulas Duplo-VANOS.

O sistema de injeção de alta precisão garante uma dosagem perfeita de gasolina e combustão particularmente limpa. O sistema de injeção direta permite ainda um fluxo ideal de gasolina através de câmaras de combustão, com pulverização feita por injetores com múltiplos orifícios.

O conjunto é capaz de impulsionar o sedã de 0 (zero) e 100 km/h em 5,8 segundos, e ajuda-lo a atingir velocidade máxima de 250 km/h. Este desempenho formidável deve-se também à tração traseira, outra característica distintiva da marca, e à presença de um câmbio automático esportivo Steptronic, de oito marchas, com alavancas atrás do volante para acionar os engates (shift-paddle). A versão mais recente desta transmissão apresenta um escalonamento de marcha apto a garantir maior eficiência nas trocas de marchas e eliminação de vibrações.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?