Novo Evoque, o brilho diferente da Land Rover

Um dos veículos muito aguardado pelos brasileiros acaba de desembarcar por aqui. O Lande Rover Evoque chega ao Brasil em sua versão topo de linha com visual atraente, porém com um valor que vai assustar.

Carros
1 ano atrás
Novo Evoque, o brilho diferente da  Land Rover

O novo SUV foi apresentado no fim de 2018 na Europa. Lançado em 2011, o Range Rover Evoque, SUV compacto de luxo mais famoso do mercado, ganha uma nova atualização oito anos depois.

Dono de muitas características que o fazem diferente dos concorrentes, seguiu a tendência do mercado, introduziu um motor híbrido, tecnologias alinhadas com o tempo e renova o design já impactante. A nova geração tem clara inspiração no seu “irmão maior”, o Range Rover Velar.

Preço

Se por um lado o visual chama atenção e agrada aos olhos, o valor do SUV não é para qualquer um. O Evoque R-Drynmic HSE com pintura metálica, coluna de direção com ajustes elétricos e detalhes em preto na carroceria, sai por R$ 312.900,00.

Linhas inconfundíveis

Ao olhar para o novo Evoque é possível notar que parece ser igual ao da primeira geração, mas nada que possa incomodar, afinal estamos falando de uma modelo bem-sucedido e apreciado, logo funciona bem manter a estratégia. Os faróis são mais finos, há uma nova linha de cintura abaixo dos retrovisores e as lanternas estão com uma máscara escura, agora atravessando a traseira como nos Porsche.

O novo visual foi inspirado no Range Rover Velar e, igual a ele, as maçanetas são retráteis e destacam a carroceria de cinco portas, a única disponível no novo Evoque. O SUV ainda empresta do Velar as linhas transparentes da carroceria, o que torna esta segunda geração ainda mais refinada e luxuosa.

Conjunto mecânico

O novo Evoque também não muda no que diz respeito ao conjunto mecânico. Contudo, ele não é mais de origem Ford, como ocorria com a antiga geração antes dos motores Ingenium. A carroceria foi mantida e continua feita em alumínio e aço, embora o uso de materiais leves não dê grande resultado final na balança.

O SUV conta com motor 2.0 diesel e tração integral, de série, com peso de 1.930 kg, muito para um carro de 4,37 metros, que mesmo nas versões mais leves a gasolina pesa aproximadamente 1.700 kg. Este peso, aliás, é sentido quando se guia mais rápido e particularmente em pisos escorregadios, mesmo que a eletrônica dê uma mão para tornar a direção sempre fácil e pouco exigente.

Interior com novidades

O interior sim sofreu mudanças significativas. As novidades promovidas na Land Rover foram pensadas em agradar não apenas aos olhos, mas sim no conforto e tecnologia.

O novo SUV ganhou 2 cm de entre-eixos, o suficiente para tornar a área traseira mais acolhedora. Até mesmo o porta-malas cresceu e tem tem 591 litros com os bancos levantados, se tornando mais explorável pelo proprietário. Não muda na profundidade, mas o espaço sob a cobertura aumentou 4 cm e cresceu 2 cm na largura. Porém, ficou faltando um segundo espaço abaixo do piso, ocupado pelo estepe. Em resumo, o Evoque não muda muito, mas se torna um carro mais espaçoso e habitável.

Podemos dizer que a segunda geração do Evoque é completamente inédita no habitáculo, que agora se desenvolve muito de forma horizontal e surge muito mais tecnológico, como foi visto no Velar. Por dentro, são três telas, uma de 12,3″ para os instrumentos e duas de 10″ no console, uma acima da outra, sendo uma para o sistema multimídia e a outra para a climatização.

Das três, apenas a tela de 10″ do sistema multimídia surge como item de série. As outras duas são opcionais. Para quem se importante bastante com o controle da temperatura, ele é feito por dois comandos giratórios para que o motorista possa fazer o ajuste sem tirar os olhos da estrada. Uma forma de garantir mais segurança durante a pilotagem.

O câmbio voltou a usar uma alavanca e agrada bastante. Essa mudança permitiu mais espaço para objetos, como um smartphone, mas que infelizmente não pode ser carregado por indução, uma pena, já que outros modelos mais baratos contam com essa opção.

Ponto de vista

De dentro do carro que tem dimensões compactas, é possível notar que ele ainda continua bastante admirável na cidade, mesmo com a largura generosa e o peso elevado. Nada que atrapalhe, afinal o motor turbodiesel 2.0 de 240 cv tem torque de sobra, e faz esse detalhe passar despercebido.

A linha do Evoque 2020 foi reforçada com os renovados motores a gasolina e diesel, todos 2.0 ligados ao câmbio automático de 9 marchas da ZF, caixa manual está prevista apenas para o diesel de 150 cv. Há também um sistema híbrido leve.

Esse novo propulsor ‘mestiço’ desfruta de uma rede elétrica suplementar de 48 volts, que não alimenta a parte de bordo como instrumentos e multimídia, nesse caso quem atua é uma bateria 12 volts, no entanto coloca em funcionamento um pequeno motor elétrico de 15 cv que está conectado ao virabrequim do trem de força.

Em baixas velocidades, ele é movido pelas rodas e gera corrente que abastece uma bateria de 0,2 kWh, e ajuda o motor 2.0 em acelerações mais fortes. Paralelo a isso, o Evoque consegue se enquadrar como um híbrido e conseguir vantagens fiscais em diversos países, incluindo o Brasil.

Conforto e curiosidade

A vocação do Evoque é percebida pela suspensão de controle eletrônico Adaptive Dynamics, inteiramente voltado ao conforto. O sistema absorve melhor e garante a precisão da direção em curvas.

A título de curiosidade, como alternativa aos bancos em couro tradicionais, é possível pedir o revestimento “alternativo”, que usa tecidos de eucalipto ou semelhantes ao veludo, obtidos com 53 garrafas de plástico recicladas. São medidas que mostram o interesse das montadoras em sustentabilidade.

Modelo 2020

A segunda geração do Evoque tem silhueta que se assemelha a um coupé, com capacidade tanto para a estrada como para terrenos off-road, esse SUV compacto promete uma condução confiante e segura, independentemente das condições.

Com maçanetas retráteis, faróis Full-LED, InControl Touch Pro de 10,2’’ e teto panorâmico de série, o Novo Range Rover Evoque tem um design mais sofisticado e novas tecnologias avançadas.

  • A versão disponível no País é o Evoque R-Dynamic HSE P300 que traz:
  • Faróis de LED Premium com assinatura DRL e Assistente de Farol Alto Automático (AHBA).
  • Retrovisores externos elétricos com aquecimento, luzes de aproximação e função antiofuscante.
  • Touch Pro Duo, Tela Interativa do Motorista e Sistema de Som Meridian™.
  • Abertura da tampa do porta malas por gesto.
  • Assentos dianteiros elétricos em couro Windsor perfurado de tom duplo com memória e 16 ajustes.
  • Pacote de estacionamento: Monitor de Saída Livre, Park Assist, Sensores de Estacionamento de 360° e Monitor de Tráfego em Ré.
  • Rodas de 20″ com 5 raios divididos Estilo 5079 Gloss Dark Grey com acabamento Diamantado contrastante.
  • Retrovisor interno ClearSight.
  • Tecnologia ClearSight Ground View.
  • Sistema de entrada Keyless.
  • Pacote Drive: Assistente de Pontos Cegos, Controle de Cruzeiro Adaptativo e Frenagem de Emergência em Alta Velocidade.
  • Recursos de conectividade: Navegação Pro, InControl Apps, Apple CarPlay e Android Auto™.
  • Tecnologias de condução: All Terrain Progress Control, Terrain Response 2, Efficient Driveline, Assistente de Manutenção de Faixa e Monitor de Fadiga do Motorista.
  • Coluna de direção elétrica.
  • Pacote Black Exterior.

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