Novo Fiat 500, um clássico italiano

Sem chamar muita atenção dos visitantes, alguns carros expostos durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 deixaram no ar a possibilidade de voltarem a serem comercializados no mercado brasileiro.

Carros
2 anos atrás
Novo Fiat 500, um clássico italiano

Um com possibilidade de voltar a ser oferecido por aqui é o Fiat 500. Reestilizado, ele tem grande chance de estar nas lojas da marca em breve, embora quando questionada sobre o modelo, a fabricante apenas informam estar testando a reação do público.

O novo Fiat 500 é um clássico da italiana lançado em 1957 como um “city car”, um “carro para a cidade”. Em 2017, ele completou 60 anos de existência e ganhou novos equipamentos. Painel com central multimídia Uconnect e tela de toque de 5”, monitoramento de pressão de pneus e indicador de troca de marcha, foram algumas das novidades inseridas no mini carro.

Mesmo não tendo sido divulgada informações de um modelo 2018/2019, o carro tem uma posição especial na gama da marca, e atrai consumidores interessados em algo diferente. E essa é uma das razões pela qual dificilmente a marca deixaria de vendê-lo no Brasil.

Entre idas e vindas, o novo Fiat 500 chegou, saiu, voltou e saiu novamente da linha da marca no país. No primeiro semestre, o modelo ainda se encontrava no site da fabricante, mas já não era mais importado.

Muitas especulações cercam o mini carro da Fiat no país. Ao mesmo tempo, na Europa, o 500 recebeu uma reestilização em 2015. Contudo, para o Brasil e México, de onde ele é importado, ele seguiu o mesmo. Agora, apareceu no Salão de São Paulo com o design repensado e fora de estoque no país. São todas as razões pelas quais o novo Fiat 500 deve chegar ao mercado brasileiro, mesmo que a marca não confirme.

Preço do Fiat 500

Quem procura ainda acha o modelo nas concessionárias da Fiat. Vendido em versão única, Cult 1.4 Evo Flex manual 2017, o mini pode ser encontrado por R$ 62.000.

Sem novidades confirmadas, o modelo de 2017 em seus 60 anos de história atingiu a marca de 2 milhões de unidades no mundo, apenas da geração atual. Somando o carro original, são mais de 6 milhões. No Brasil, o momento também é positivo para o Cinquecento, cujo modelo 2017 chega ao mercado oferecido aos consumidores com mais sofisticação e tecnologia.

Basta entrar na charmosa cabine do 500 para perceber rapidamente a nova central multimídia Uconnect. Com tela colorida de 5 polegadas e sensível ao toque o sistema reforça a conectividade com os recursos do Bluetooth e de comando de voz, entre outras funções, que são acessados de forma fácil e intuitiva.

O nível de informações do veículo também aumentou, com a introdução do GSI (sigla inglesa para indicador de troca de marcha), que ajuda o motorista a dirigir sempre na marcha mais indicada para o momento, priorizando a redução nas emissões e no consumo de combustível.

A indicação aparece na tela do quadro de instrumentos, bem como os dados do iTPMS, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus que avisa quando um ou mais pneus estão com a pressão inadequada – situação que não só prejudica o rendimento como pode afetar até a segurança de rodagem.

O teto solar elétrico Sky Wind está presente em todas as unidades, dando ainda mais estilo ao Cinquecento. Ocupando quase a capota inteira, a peça gera um efeito de continuidade com o para-brisas e amplia a sensação de liberdade para os ocupantes. Importado do México, o Fiat 500 2017 está disponível em versão única, Cult 1.4 Evo Flex, com câmbio manual de cinco marchas.

Entre os muitos itens de série do Fiat 500 se destacam: controle de estabilidade, Hill Holder (auxílio de saída em rampa), a direção elétrica Dual Drive (com dois níveis de assistência), volante multifuncional revestido de couro, modo de condução Sport, faróis com regulagem elétrica de altura e rodas de liga leve de 15 polegadas.

Mais detalhes do Fiat 500

A fiel releitura do Cinquecento permanece apaixonante. O visual romântico e nostálgico da carroceria é reforçado pelos faróis arredondados acima das lanternas e os frisos cromados na dianteira que formam um desenho icônico e fazem o carro parecer um simpático ‘ratinho’. O tamanho também pesa a favor do mini-carro. São 3,55 m de comprimento, 1,63 m de largura e 2,30 m de entreeixos.

Com essas medidas, não dá para oferecer uma carona para qualquer pessoa. De acordo com a montadora, a cabine recebe com conforto passageiros de até 1,85 metros. No entanto, uma pessoa com 1,70 m fica com a cabeça apenas quatro dedos de distância do teto na dianteira e três dedos no banco traseiro. O teto em vidro fixo, que pode ter acionamento elétrico (opcional), dá a impressão de mais espaço, por isso também é uma solução adotada pelos concorrentes.

Para quem gosta de se mexer dentro do veículo, acessar a parte de trás pode ser meio dificultoso, já que o carro tem apenas duas portas. Mas depois de passar pelo teste, é possível viajar confortavelmente com espaço suficiente para as pernas e ombros. A única coisa que incomoda durante o trajeto é a parte interior da coluna “c” que, mais encorpada, reduz o espaço para acomodar a cabeça dos ocupantes da fileira de trás.

Embora não seja um carro alto, o motorista tem a sua disposição ajuste manual de altura do banco e regulagem de altura no volante. Mas a largura do console central, que acopla o câmbio e os comandos do vidro elétrico, pode atrapalhar as pernas de quem vai à frente. Compensa a boa posição para as trocas de marchas e para acionamento dos vidros. Comandos do rádio no volante são de série e também contribuem para a boa ergonomia.

Fiat 500X Cross e Sport

Fiat 500X é produzido na Itália (Planta de Melfi) e comercializado na Argentina, Uruguai, Chile, Costa Rica, Colômbia e Equador. O modelo ficou no estande da Fiat com a expectativa de testar a aceitação do público brasileiro e a possibilidade de ser importado, dependendo dos fatores econômicos futuros.

Por dentro, o Fiat 500X oferece muita funcionalidade, segurança e conforto. Traz de série, por exemplo, volante em couro multifuncional, sistema UConnect de 7 polegadas, quadro de instrumentos em TFT de 3,5 polegadas, direção elétrica dual drive, ar-condicionado automático dual zone, piloto automático, sensor de estacionamento, Start & Stop, 6 airbags, Hill Holder, TPMS (Sistema de monitoramento pressão dos pneus) e freio de estacionamento elétrico. Além disso, o modelo é o único carro de seu segmento que oferece de série o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de velocidade e Lane Assist (aviso cruzamento de faixas).

Por fora, traz ainda rodas de liga 17”, câmera de ré, retrovisores externos eletricamente ajustáveis, faróis full LED e luzes traseiras também em LED, que garantem até 20% mais brilho e economia de energia de 66% em comparação aos faróis de halogênio.

Já o Fiat 500 Sport é equipado com motor Fire 1.4 16V de 100cv, a versão foi projetada para realçar a originalidade e, ao mesmo tempo, mostrar um estilo ainda mais sofisticado e inovador.

De série, traz muita tecnologia, como a central multimídia Uconnect de 7 polegadas compatível com Apple Car Play e Android Auto, volante em couro multifuncional, quadro de instrumentos em TFT 7 polegadas, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores externos elétricos, direção elétrica Dual Drive e ar-condicionado automático. Conta ainda com rodas de liga de 16”, teto solar Skydome e 7 Air bags. Exteriormente, traz novos faróis com luzes de circulação diurna em LED, além de novo design de pneus.

Moda outonal na Itália

Se pelo Brasil ainda existem dúvidas sobre a volta do Cinquecento nas lojas, na Europa ele continua fazendo sucesso. Mais especificamente na Itália, para lançar a nova estrela da moda, a Fiat aliou-se a outro nome de relevo do mundo do estilo e da moda, L’Uomo Vogue. Ambas as marcas acompanharam, refletiram e, por vezes, influenciaram hábitos de consumo e estilos de vida em Itália e a nível global, com a marca de Turim a recordar que, “acima de tudo, exportaram Itália para o mundo”.

Desenhado pelo Centro Stile Fiat, o novo 500 Collezione sucede à série especial criada na primavera, seguindo as estações da moda com uma nova inspiração, certo de conquistar quem deseja distinguir-se com classe, bem como os apreciadores de uma estética sofisticada e de um estilo intemporal.

Este cliente, moderno e conectado, aproveita ao máximo tudo o que a cultura urbana tem para oferecer. Disponível tanto em versão berlina com teto de vidro, de série, como em versão descapotável com capota maleável cinzenta, o 500 Collezione ostenta cores de carroçaria exclusivas, como a pintura bicolor “Brunello”, uma combinação contrastante de Bordeaux Opera e Cinzento Carrara.

Por fora ou por dentro, distinguem-se por particularidades cor de cobre, como a lista decorativa no tablier ou o acabamento das jantes de liga leve de 16″, conteúdos exclusivos, sofisticado tecido listrado e, toque final na elegância de uma viatura, o logótipo “Collezione” cromado em itálico na porta da bagageira.

Itens de série e opcionais

  • Direção elétrica Dual Drive
  • Air bag duplo
  • Freios com ABS + EBD
  • ESP (controle de estabilidade)
  • Hill Holder (controle de saída em subida)
  • ESS (sinalização de frenagem de emergência)
  • ASR (controle de tração)
  • Ar-condicionado
  • Computador de bordo
  • My Car
  • Trip computer A e B
  • Rádio CD com MP3 e entrada auxiliary
  • Seis alto-falantes
  • Faróis dianteiros com regulagem elétrica de altura
  • Banco do motorista com easy-entry
  • Memória e regulagem de altura
  • Banco traseiro bipartido
  • Retrovisores externos elétricos
  • Função Sport
  • Vidros e travas elétricos
  • Chave canivete com telecomando de abertura e fechamento das portas
  • Follow me home
  • Comando elétrico de abertura do porta-malas e da tampa de combustível
  • Volante com regulagem de altura
  • Tomada de 12V no console central
  • Rodas de liga leve 15 polegadas
  • Porta-objetos sob o banco do passageiro, nas portas, no encosto dos bancos dianteiros e no console central
  • Volante em couro com comandos do radio
  • Piloto automático
  • Teto solar elétrico Sky Wind
  • Blue&Me® (com interfaces Bluetooth e USB)
  • Air bags laterais nos bancos dianteiros
  • Faróis de neblina
  • Apoia-braço central dianteiro
  • Detalhe cromado no pomo do câmbio
  • Spoiler traseiro
  • Pinças de freio pintadas de vermelho
  • Rodas em liga 16”
  • Bancos esportivos revestidos parcialmente em couro

Ficha técnica do Fia 500

  • Motor: 1.4
  • Transmissão: Manual de 5 marchas
  • Aceleração (0 à 100km/h): 11,8 s
  • Velocidade Máxima (km/h): 172 (e) / 170 (g)
  • Cilindrada (cm3): 1368
  • Potência (cv): 88 (e) / 85 (g)
  • Torque (kgfm): 12,5 (e) / 12,4 (g)
  • Freios: Quatro freios à disco com dois discos ventilados.
  • Comprimento: 3546 mm
  • Largura: 1627 mm
  • Altura: 1497 mm
  • Distância entre eixos: 2300 mm
  • Peso: 1061 kg
  • Porta – Mala (L): 185
  • Direção: Elétrica
  • Tanque de Combustível: 40 L

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?