Novo Fiat Uno chega com mudança radical

Sucesso de venda por décadas em várias regiões do Brasil, o Uno foi lançado pela Fiat em solo brasileiro em 1984, seguindo o padrão europeu.

Carros
2 anos atrás
Novo Fiat Uno chega com mudança radical

O carro, de conceito simples e moderno, passou desde então por várias adaptações e a mais recente ocorreu em 2017.
No Brasil, o Uno serviu de base para uma família de veículos composta pelo sedan Prêmio, a perua Elba e Fiorino nas versões picape e furgão, todo eles ainda possíveis de serem vistos pelas ruas, com exceção da Fiorino que é vendida até os dias de hoje no país.

Preços de cada versão

A gama bem completa é formada por seis versões, todas em carroceria 4 portas. Confira os valores:

Uno Drive 1.0 – R$ 43.990
Ar-condicionado, direção Elétrica com função CITY, limpador/lavador e desembaçador do vidro traseiro, volante com regulagem de altura e detalhes em Grafite, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas quatro portas, rodas de aço com calotas aro 14 polegadas, pneus 175/65 R14, computador de bordo, airbag duplo, freios com ABS e EDB, entre outros.

Uno Way 1.0 – R$ 45.990 e Uno Way 1.3 – R$ 51.390
Itens de série do Drive, mais suspensão elevada, pneus de uso misto 175/70 R14, calotas exclusivas, protetores adicionais nos para-choques, proteção nas portas e barras no teto, além de padronagem exclusiva no interior.

Uno Way 1.3 GSR – R$ 55.990
Motor Firefly 1.3 com automatizado GSR-Comfort, paddle shifts e comandos por teclas.

Uno Sporting 1.3 – R$ 52.390
Itens acima, mais visual personalizado, kit aerodinâmico e rodas de liga leve exclusivas aro 15 polegadas com pneus 185/60 R15.

Uno Sporting 1.3 GSR – R$ 56.990
Itens acima, mais câmbio automatizado GSR-Comfort com paddle shifts, visual personalizado, kit aerodinâmico e rodas de liga leve exclusivas aro 15 polegadas com pneus 185/60 R15.

Em todas as versões é possível incluir opcionais e mudar a cor que mudam o valor final do carro.

Versões históricas

Durante sua trajetória, o Uno recebeu várias denominações e versões. O famoso Uno/Mille contou com os seguintes modelos:

Uno S, Uno CS, Uno CS Top, Uno ELX, Uno SX, Uno 1.5 R, Uno 1.6 R, Uno Mille, Mille Brio, Uno Turbo i.e., Mille Eletronic, EP, EX, Smart, Mille i.e., Mille Fire, Mille Economy, Mille Way e Grazie Mille

Novas configurações

O Uno é vendido atualmente nas versões Drive, Way e Sporting, com motores 1.0 e 1.3. Pequenos mas poderosos, eles oferecem o maior torque de seus respectivos segmentos aliado a baixo consumo de combustível, além de reduzido nível de emissões.

Foi em 2017 que o carro, dono de uma vitoriosa carreira no mercado brasileiro, passou por uma profunda renovação tecnológica, elevando ainda mais seus patamares de modernidade, sofisticação e constante evolução sem perder os atributos que já o consagraram, como design arrojado, generoso aproveitamento de espaço interno, excelente acabamento, conforto, robustez e confiabilidade.

Na linha 2018 o Fiat Uno ganha de série o alerta de pressão dos pneus e chega recheado de novas tecnologias. Direção elétrica com função City em todas as versões, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC), assistência de partida em rampa (Hill Holder), sistema antideslizamento ASR, partida assistida (Tip Start), novos pneus superverdes, entre outros.

Por dentro e por fora do Uno

Externamente o Fiat Uno chega com um visual mais moderno e bonito. Ele ganhou nova grade e para-choque dianteiro, além de rodas em liga leve para as versões Way e Sporting. O já sofisticado e consagrado interior, totalmente remodelado recentemente, recebeu novos grafismos para o quadro de instrumentos com display LCD de 3,5 polegadas em alta resolução, complementado por itens de conforto e conveniência como central multimídia com tela de 6,2 polegadas, câmera de ré, retrovisor elétrico com função tilt down, volante multifuncional, computador de bordo e paddle shift para as versões automáticas.

Nova família de motores

Em 2017, o novo Uno passou a ser o primeiro modelo em escala global da FCA a receber a nova família mundial de motores Firefly. Ela foi desenvolvida para atender às mais rígidas normas e padrões de eficiência energética, emissões e durabilidade em todo o mundo.

Os novos propulsores não só atendem às resoluções Euro 6 e Proconve L6 como já estão preparados para as próximas etapas destes programas, e foram aprovados nos rigorosos testes do mercado norte-americano, que prevê durabilidade mínima de 150 mil milhas ou 240 mil quilômetros.

Os inéditos motores 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros que equipam o Uno adotam a arquitetura de 2 válvulas por cilindro com geometria do conjunto.

Essa mudança resulta em potência elevada, o maior torque em baixas rotações de suas respectivas categorias e baixo consumo de combustível.

O avançado sistema de combustão dos novos motores Flex permite maior eficiência tanto com etanol quanto com gasolina, representando o novo estado-da-arte para motores de duas válvulas por cilindro: o 1.0 alcança potência de 72 cv e torque de 10,4 kgf.m (gasolina) e 77 cv e 10,9 kgf.m (etanol), enquanto o 1.3 chega a 101 cv e 13,7 kgf.m (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgf.m (etanol).

O novo motor Firefly tem boas respostas em baixa rotação, característica dos motores de três cilindros, dando ao compacto da saídas bem dispostas e retomadas animadoras. O conjunto motor/câmbio ficou bem afinado, garantindo conforto durante a condução.

“De fato o carro esta mais potente e elegante. Esse novo motor fez toda a diferença e eu que já tive um Uno mais antigo percebi a diferença. Não apenas no motor, mas em quase tudo. Hoje ao meu vê, o Uno é uns dos melhores carros que existe com melhor custo benefício no Brasil. Além de muitos itens de série e tecnologia que muitos carros do valor dele não possuem na mesma faixa de preço, é muito econômico e tem baixa manutenção”, declarou Rodrigo Souza

Versões ganham direção elétrica

Outra novidade na nova linha do Uno é que vem série em todas as versões direção com assistência elétrica. O sistema proporciona maior conforto ao motorista.

Todas as versões receberam ainda a função City: ativada por meio de um botão no painel, deixa a direção praticamente 50% mais leve durante as manobras de estacionamento.

Outra vantagem do sistema de direção com assistência elétrica está no baixo consumo energético, correspondendo a aproximadamente 8% do consumo de um sistema de assistência hidráulica. Essa maior eficiência resulta também na redução de consumo de combustível.

“A função City é fantástica e facilita muito na hora de manobrar o carro para estacionar. Deixando o preconceito de lado, para nós mulheres, melhorou e muito nossas vidas”, disse Ivana Alencar, proprietária de um Fiat Uno.

No pacote tecnológico, o carro conta com o sistema de partida assistida, que aumenta a segurança e proporciona mais conforto ao condutor. Basta o motorista virar a chave em um leve toque e tirar a mão, o próprio sistema aciona o arranque até que o motor funcione.

recursos de segurança

Com tanta inovação e reformulação, o quesito segurança não poderia ficar para trás. Além do air-bag duplo e freios ABS com EBD de série, a central eletrônica de freio passa a oferecer várias novas importantes funções para aumentar a segurança dos ocupantes. Confira:

– ESC (Electronic Stability Control – Controle de Estabilidade): Controla a estabilidade do veículo por meio de aplicação do freio de forma individual em cada roda e dosagem do torque-motor para limitar a perda de controle por derrapagem em uma situação de emergência súbita, como um desvio brusco. Ou seja, identifica o risco antes e estabiliza o carro freando as rodas individualmente.

– TC (Traction Control – Controle de Tração): Limita o escorregamento de uma única roda tracionada, transferindo o torque equivalente pelo diferencial à outra roda, permitindo que o veículo acelere de forma apropriada.

– Hill Holder: Ajuda o motorista nas arrancas em aclives, com aplicação, manutenção e liberação do freio durante a manobra, evitando que o carro ‘desça’ acidentalmente. Este dispositivo equipava até então apenas os modelos Fiat Toro, 500 e Bravo T-Jet.

– ASR (Anti-Spin Regulation): Permite que o veículo arranque ou acelere em pisos escorregadios ou molhados, evitando que as rodas patinem, diminuindo assim a perda de aderência e também o desgaste prematuro ou irregular dos pneus.

– HBA (Hydraulic Brake Assist): Ajuda o motorista a atingir e manter a intervenção do ABS durante manobra de frenagem de emergência, reduzindo a distância de frenagem.

– ERM (Electronic Roll Mitigation): Evita ou reduz a perda de contato de uma das rodas com o solo em manobras rápidas, como mudança de faixa ou desvio de obstáculos.

Faz parte desse pacote, os pneus superverdes desenvolvidos com tecnologia sustentável especialmente para o modelo. Eles contam com perfil arredondado e melhor distribuição da área de contato ao solo, mais resistentes e preparados para o solo brasileiro.

Sofisticação e inteligência

Uma ampla lista de itens de série garante ao Uno alto índice de sofisticação, aliado ao seu já consagrado aproveitamento de espaço interno, conforto, interior moderno e design único.

O novo Uno 2017 Way 1.0 Flex, além de todos os itens de série citados acima, acrescenta barras longitudinais no teto, detalhes internos na cor grafite, faróis com máscara negra, maior altura em relação ao solo, molduras das caixas de roda na cor cinza, frisos laterais das portas com inscrição Way, lanternas traseira com acabamento fumê e retrovisores externos com luzes indicadoras de direção, entre outros.
Já o Way 1.3 soma o sistema Start&Stop, chave canivete com telecomando de abertura e fechamento de portas e vidros elétricos, rádio RDS com entrada auxiliar e entrada USB para MP3/WMA.

Na versão Sporting, o carro traz ainda suspensão com acerto esportivo, spoiler na tampa traseira na cor preto brilhante, rodas de liga leve 15 polegadas, ponteira de escapamento dupla central cromada, grade dianteira na cor preto brilhante.

Tem para-choque dianteiro com detalhes em vermelho, maçanetas externas e retrovisores em preto brilhante, faixas laterais exclusivas com escrita Sporting, faixa horizontal no painel e detalhes do interior – maçanetas, quadro de instrumentos e aplique do volante – na cor Vermelho Royal.

Todas as versões oferecem dois pacotes de opcionais diferentes: Kit Comfort, itens mais voltados para conforto, e Kit Tech, composto com vários conteúdos tecnológicos.

Mesmo com tantas inovações, a quem acha que podia ser melhor. É o caso de Willian Santos. Segundo ele, o carro continua barulhento.

“Continua sem isolamento acústico satisfatório e o barulho do motor é ensurdecedor. A correia do alternador permanece com um chiado terrível. Sem contar o porta-malas que deixa a desejar por ser pequeno”, apontou.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?