Novo HB20, conquistando corações

Após soltar teasers do teto, coluna e farol nas últimas semanas, a Hyundai coloca fim no mistério e revela o visual exterior do queridinho da montadora: o HB20. Esta é a segunda geração do hatch que chegou e conquistou o gosto dos brasileiros.

Carros
3 semanas atrás
Novo HB20, conquistando corações

Produzido em Piracicaba, SP, o modelo é segundo carro mais vendido do Brasil atualmente, com 70.386 emplacamentos até o final de agosto. A segunda geração atualizou toda a plataforma e não reaproveita nem uma peça do modelo anterior em sua carroceria. O hatch virá com a missão de continuar entre os carros mais vendidos do país.

O novo design, como muitas modificações, agrada, mas também recebeu críticas. Uma delas remete a grade frontal que dava certa identidade ao modelo e agora está bem diferente desagradando alguns fãs do carro da marca sul-coreana.

De acordo com a marca, o Hyundai HB20 2020 adota o estilo de design chamado “Esportividade Sensual”, identidade que fez sua estreia na nova geração do Sonata, apresentada em abril deste ano.

Com linhas marcantes, a dianteira ficou muito parecida com a do irmão maior i30. A traseira recebeu lanternas que lembram a de veículos mais caros, como os da BMW. Outra novidade são os apliques pretos para simular um teto flutuante, revelado em umas das imagens divulgadas pela montadora para gerar suspense até o lançamento oficial.

Preços não revelados

O leitor que se interessa por matérias automotivas logo quer saber por quanto o carro será vendido. Pois bem, os valores do Hyundai HB20 2020 só serão divulgados no lançamento, no dia 16 de setembro.

Atualmente, o hatch tem valores entre R$ 44.990 e R$ 68.990 – sem contar a versão aventureira HB20X, que alcança os R$ 75.590. O mais provável é que tenha um preço inicial próximo dos R$ 50 mil, enquanto o topo de linha pode passar dos R$ 70 mil e tenha uma versão 1.0 turbo automática por menos de R$ 70 mil para não perder as isenções para o público PCD.

O que está confirmado

Em meio as revelações, está confirmado para 16 de setembro a data de lançamento da segunda geração do HB20. Além do hatch, serão lançadas também as versões aventureira e sedã. Mesmo mantido na briga por esse segmento, a novo carro da Hyundai acabou se tornando pequeno em relação a lançamentos mais recentes, exemplos do VW Polo e do Fiat Argo. O novo modelo tem entre-eixos três centímetros maior (2,53 metros).

Além disso, alguns pontos de fixação da carroceria foram alterados e a utilização de aços de alta resistência subiu de 19% para 30%. A ideia é deixar o carro mais leve e seguro. Com essas modificações, o espaço interno foi ampliado em 47mm.

A mecânica chega com novidades e uma boa, por sinal: o novo HB20 terá motor 1.0 turbo flex de injeção direta, capaz de gerar 120 cv e 17,5 kgfm de torque a 1.500 rpm. O atual 1.0 turbo com injeção eletrônica entregava apenas 105 cv e 15,5 kgfm. O 1.6 flex aspirado de 128 cv e 16,5 kgfm pode ser substituído pelo novo tricilíndrico turbo.

Para se manter igual à concorrência, o novo HB20 ficará mais seguro. Embora a plataforma seja derivada da utilizada pela primeira montagem do compacto, a estrutura passa a contar com uma proporção elevada de aços de ultra alta resistência. Há ainda controle de estabilidade e de tração com hill holder, tecnologias não disponíveis no atual. O ponto negativo fica por conta dos airbags tipo cortina que ficaram de fora. O hatch contará apenas com apenas bolsas laterais.

A direção elétrica disponível atualmente somente para a versão aventureira se tornará padrão no HB20 2020.

Novidades no design

Em meio as mudanças promovidas externamente, nota-se os faróis quase encostando na entrada de ar e espichando até chegar perto da coluna A, contando com uma linha em LED na parte de baixo, para iluminação diurna.

Na parte de trás, as lanternas horizontais têm novo formato, semelhante ao do protótipo SAGA. A tampa do porta-malas está bem mais alta e inclinada. Embora a fabricante tenha dito que adotaria o estilo de teto “flutuante” ao mostrar um teaser da coluna C pintada de preto, acabou que só tem este detalhe em outra cor, já que a coluna A segue na mesma cor que a carroceria.

Detalhes do interior ainda não foram divulgados pela Hyundai. Mas sites especializados em notícias automotivas que tiveram acesso ao modelo na Coreia do Sul, revelam que o novo HB20 terá um painel totalmente novo, recebendo uma central multimídia com tela flutuante de 8 polegadas e que contará com Android Auto e Apple CarPlay.

Deve desaparecer aquele monte de botões físicos que ficavam espalhados e o hatch recebe três comandos para o ar-condicionado abaixo do display e com uma pequena tela com as informações de temperatura e intensidade do ar.

Por lá, o HB20 conta com um painel de instrumentos redesenhado, recebendo um velocímetro digital e conta-giros analógico, além do computador de bordo.

Sedã e HB20X

Para quem espera notícias da versão sedã e do aventureiro HB20X, a Hyundai não esqueceu deles. Mesmo sem nenhuma aparição da dupla, nem mesmo camuflada, e sem confirmação para o evento do dia 16 de setembro, especula-se que estão em desenvolvimento e chegarão em breve.

O HB20X adotará um visual ainda mais próximo do conceito SAGA – o protótipo visto na Coreia do Sul que é 90% parecido com o modelo do Salão de São Paulo.

Já o HB20S, tudo indica que será bem diferente do atual. A fabricante sul-coreana teve um cuidado especial com a linhagem do modelo e ao invés de só alongar o hatch, criou uma identidade própria para o modelo.

Espera que ele tenha um pouco mais de cara de cupê do que de sedã, algo que a Hyundai anda fazendo muito com seus carros de três-volumes. Tudo indica que será mais próximo do Elantra, tanto no caimento do teto quanto no formato das lanternas.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?