Novo Mercedes Classe C, líder por excelência

Com amplas modificações, o Classe C, líder em vendas no segmento dos sedãs premium no mercado brasileiro com novidades. Os modelos C 180, C 200 e C 300 que passaram a ser produzidos no Brasil, na cidade de Iracemápolis, desde março de 2016, estão completamente renovados.

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2 anos atrás
Novo Mercedes Classe C, líder por excelência

Dentre as mudanças, destaque para o design interno e o externo que foram aprimorados com uma reconfiguração de estilo. Traz ainda uma arquitetura eletrônica totalmente nova.

Ponto forte da marca, a experiência de uso foi beneficiada por um display de instrumentos totalmente digital aplicado a partir da partir do C 200 EQ Boost e sistemas multimídia com informações e músicas sob medida.

Entre os modelos mais vendidos da Mercedes-Benz em todo o mundo, o Classe C em sua geração atual registrou quase 2 milhões de emplacamentos ao redor do mundo, desde seu lançamento, em 2014, atingindo um recorde de vendas histórico na família do Classe C entre uma geração e outra.

No mesmo período, no Brasil, a família consolidou a preferência dos compradores de seu segmento, com representatividade de 40% de participação dentro do portfólio da marca.

Um dos destaques da 30ª edição do Salão do automóvel de São Paulo, a família de sedãs Classe C chega ao mercado inicialmente com quatro versões de sedãs: C 180 Avantgarde, C 180 Exclusive, C 200 EQ Boost e C 300 Sport.

Preços e versões do Classe C

A família de Classe C estará disponível nos concessionários da marca, a partir de novembro, com os seguintes preços:

C 180 Avantgarde – R$ 187.900,00
C 180 Exclusive – R$ 188.900,00
C 200 EQ Boost – R$ 228.900,00
C 300 Sport – R$ 259.900,00

Novos motores garantem eficiência

Além das alterações de estilo, a nova linha do Classe C traz importantes novidades na motorização, com destaque para as versões C 200 EQ Boost e C 300 Sport:

“O Classe C, um dos modelos mais bem-sucedidos da Mercedes-Benz não para de se reinventar. A inovação do motor C 200 EQ Boost é caracterizada pelo desempenho de seu motor elétrico que é alimentado pela bateria de 48 volts, que potencializa sua performance e supera as expectativas”, afirma Holger Marquardt, managing director Marketing e Vendas Automóveis América Latina e Caribe.

O C 200 com EQ Boost com sistema de 48 volts faz parte da nova geração de motores de quatro cilindros a gasolina está sendo lançada no novo Classe C. Essa tecnologia, que une aumento de esportividade e ao mesmo tempo economia de consumo, está sendo incluída pela primeira vez em um veículo da marca.

Esse modelo é equipado com uma rede elétrica adicional de 48 volts, com um motor de arranque/alternador unificado acionado por correia (BSG – Belt-driven Starter-generator). O novo motor turbo a gasolina, com 1,5 litros de cilindrada, equipa o novo C 200 EQ Boost e seus componentes elétricos tradicionais, como as luzes, são alimentados por uma rede com 12 volts.

A combinação de uma nova rede elétrica de 48 volts e o BSG cria condições para funções adicionais que ajudam a diminuir ainda mais o consumo de combustível, aumentando, ao mesmo tempo, a agilidade e as características de conforto.

Ao acelerar, o BSG pode auxiliar o motor de 183 cv/280 Nm com um “empurrão” de 14 cv e torque de 160 Nm, superando o curto instante até que o turbocompressor tenha desenvolvido sua pressão total de alimentação.

O mesmo recurso é usado para alcançar a rotação ideal do motor o mais rapidamente possível durante as trocas de marchas: assim, os tempos de trocas da transmissão automática são reduzidos.

Nas reduções de velocidade, o motor elétrico funciona como um alternador recuperando energia cinética e carregando a bateria. A bomba d’água é movida a eletricidade e comandada por um mapa que adapta continuamente o fluxo do líquido de resfriamento à necessidade do momento.

O C 200 EQ Boost inclui, ainda, o modo de deslizamento com o motor totalmente desligado e a frenagem regenerativa com parada inteligente do motor sempre que o veículo diminua a velocidade sem que o motorista acione o freio. Com isso, o propulsor é desacoplado e o motor desligado.

Por exemplo, o motorista pode estar a 120 km/h com rotação à 0, tendo como auxílio somente o motor elétrico: isso traz a vantagem de maximizar a economia de combustível, garantindo simultaneamente uma confortável resposta do veículo.

O sistema start/stop opera de forma particularmente confortável, graças ao motor de arranque/alternador acionado por correia. O motor é religado quase em silêncio, com pouca vibração e de forma muito rápida.

Para quem busca eficiência, o turbocompressor, acionado pelos gases do escapamento, usa um sistema de dupla entrada. Devido à sua configuração de duplo fluxo (os tubos do escapamento de cada dupla de cilindros são separados entre si e só se unem imediatamente antes da turbina), as características de torque foram aperfeiçoadas, ao mesmo tempo em que a retropressão do escape foi mantida baixa.

O motor também conta com o sistema Camtronic de variação de levantamento das válvulas. Ele permite um ajuste em dois níveis do levantamento das válvulas de admissão.

O comprovado processo de combustão BlueDIRECT e uma câmara de combustão aperfeiçoada ajudam a garantir baixas emissões de escapamento.
Medidas para redução de atrito interno dentro dos cilindros complementam a estratégia de eficiência da nova unidade de força.

Elas incluem o processo Conicshape patenteado pela Mercedes-Benz, reduzindo o desgaste e o consumo de combustível.
Condução Inteligente e segurança

O sistema de frenagem adaptativa (ABR), por exemplo, integra a Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem (EBD), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), Controle de Tração na Aceleração (ASR), Assistente de partida em subidas (HSA), Pré-carregamento (Priming), Secagem automática na chuva e função HOLD.

Já o Cross Wind Assist atua em caso de ventos transversais na estrada que empurram o veículo para os lados, esse sistema proporciona estabilidade mantendo o veículo na trajetória determinada pelo motorista. Isso funciona através de leves frenagens nas rodas do lado da ação do vento, sem perder velocidade.

O Curve Dynamic Assist entra em ação durante a aceleração em curvas. O sistema utiliza os sensores e as funções do ESP® para garantir mais estabilidade e segurança de dirigibilidade. Quando esses sensores registram a tendência do veículo em “sair de frente”, minimiza esse efeito com uma intervenção através de frenagens seletivas nas rodas internas, com relação ao sentido da curva.

O novo Classe C possui o assistente de frenagem ativo. Com o auxílio de um radar, o sistema pode detectar um acidente iminente com outro veículo, enviando avisos visuais e sonoros. Se o motorista não reagir, o sistema pode ajudar com força de frenagem, podendo até evitar uma colisão.

Nova dianteira e novo design de faróis

O novo visual do Classe C combina emoção com inteligência. A aparência dos veículos é definida especialmente por sua dianteira e o design dos faróis e lanternas traseiras.

Com a renovação do design do modelo, os para-choques dianteiros foram recriados para todas as linhas. O novo design torna a configuração exterior da versão Exclusive ainda mais expressiva e para a Avantgarde uma personalidade ainda mais dinâmica.
Adicionalmente, o design das luzes dianteiras e traseiras é definido por contornos claramente marcados, com faróis Full LED.

Interior renovado

Com mais requinte aplicada em todas as versões, o interior ganhou sofisticação já característica da Mercedes-Benz.

O console central é caracterizado por um elegante acabamento, na versão Exclusive apresenta madeira marrom escura fosca com poros abertos e no C 300 Sport, madeira preta. A camada tridimensional de madeira real no console central combina caráter artesanal com uma sensação de modernidade.

Novas cores interiores disponíveis incluem cinza escuro para as duas versões do C 180 e C 200 EQ Boost, além do marrom para o interior do C 300 Sport.

Ainda em relação ao interior, nas versões C 200 EQ Boost e superiores, o Classe C traz um novo conceito de cockpit que inclui um conjunto de instrumentos totalmente digital, que permite a opção entre três estilos visualmente distintos: “Clássico”, “Esportivo” e “Progressivo”. Entre as opções de telas, temos:

Painel de instrumentos: O C 180 tem um cockpit clássico, com dois visores. Entre eles há um display colorido de 5,5 polegadas (resolução: 383 x 600 pixels). A partir do C 200 EQ Boost, o cockpit é totalmente digital, tem 12,3 polegadas na diagonal e oferece alta resolução, com 1.920 x 720 pixels.

O novo cockpit do C 200 EQ Boost, disponibiliza três estilos diferenciados: “Clássico”, “Esportivo” e “Progressivo”. Os estilos podem ser trocados rapidamente de acordo com o gosto pessoal ou para combinar com o interior selecionado.

Display central: Nas versões C 200 EQ Boost e superiores, o display central de alta resolução no formato 16:9 agora conta com tela de 10,25 polegadas na diagonal e resolução de 1.920 x 720 pixels. O modo de apresentação permite que as informações exibidas possam ser capturadas intuitivamente, com gráficos claros e informativos.

Pela primeira vez, o Classe C ganha também controles sensíveis ao toque no volante. Eles reagem a movimentos de arrasto como a tela de um smartphone e permitem que o condutor controle todas as funções do painel de instrumentos, além do sistema de informação e entretenimento, sem ter que tirar as mãos do volante.

Sistemas multimídia: informação e música sob medida
O Classe C traz de série o sistema multimídia Audio 20, com duas entradas USB, um leitor de cartões SD, conexão Bluetooth e interface de mídia. O novo sistema multimídia NTG 5.5 permite integração com smartphones e utilização do aplicativo WAZE.

Principais novidades por modelo

C 180 Avantgarde

– Novo para-choques dianteiro
– Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 10 raios
– Faróis full LED com novo design interno
– Novo design das lanternas traseiras
– Console central com acabamento black piano
– Novo volante com comandos sensíveis ao toque
– Nova tecla Keyless-start
– Novo sistema multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (WAZE)
– Assistente de frenagem ativo

C 180 Exclusive
– Novo para-choques dianteiro
– Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 10 raios
– Faróis full LED com novo design interno
– Painel superior e portas com acabamento ARTICO
– Console central com acabamento em madeira marrom escura fosca com poros abertos
– Novo volante com controles sensíveis ao toque
– Nova tecla Keyless-start
– Novo sistema multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (WAZE)
– Assistente de frenagem ativo

C 200 EQ Boost
– Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 5 raios duplos
– Motor 1,5 litro turbo com EQ Boost: 183 + 14 cv / 280 + 160 Nm
– Recuperação de energia nas frenagens / desaceleração
– Função coasting (roda livre) com motor totalmente desligado
– Cockpit digital configurável com 12,3 polegadas
– Tela central com 10,2 polegadas

C 300 Sport
– Novo motor 2.0 turbo com 258 cv (antes 245 cv)
– Grade frontal diamante cromada
– Novas rodas AMG de 18 polegadas de cinco raios com fundo preto
– Console central com acabamento black piano
– Novo volante esportivo com controles sensíveis ao toque
– Kit visual AMG
– Console central em madeira preta com poros abertos

Pilotando Sonhos

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