Novo Toyota Corolla chega ao Brasil em 2020

Depois de aparecer na China, em 2018, o novo Toyota Corolla teve mais novidades reveladas no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, agora em março de 2019. A 12ª geração do médio aparece como hatch, perua e sedã híbrido.

Carros
2 anos atrás
Novo Toyota Corolla chega ao Brasil em 2020

Assim como seus irmãos de plataforma, o Corolla sedã traz uma mudança radical nas suas linhas, em busca de atrair o público mais jovem. Por essa razão, promete ser mais seguro, com a adição de equipamentos de segurança ativa e passiva, e mais econômico, tanto pelo uso do motor 2.0 de 170 cv quanto com a futura versão híbrida.

Em meio as novidades apresentadas pela montadora japonesa, destaque para a configuração mais esportiva da gama, o Corolla Hatchback GR Sport, com uma mãozinha da Gazoo Racing. Tem ainda a perua Corolla Touring Sports Trek, configuração aventureira que ‘rouba’ o sobrenome da grife de bicicletas. Não podia faltar uma configuração do sedã com motorização híbrida.

A estreia na maioria dos mercados irá acontecer ao longo de 2019. A montadora informa que, na Europa e nos EUA, começará a ser vendido entre março e junho. A nova geração deve ser apresentada aqui no Brasil até o final deste ano de 2019, porém, sua venda só será iniciada mesmo em 2020, já a fabricante japonesa está atualizando a fábrica em Indaiatuba (SP), com investimento de R$ 1 bilhão e o processo levará até um ano e meio para ser concluído.

Preço

O preço do carro ainda não foi divulgado para o mercado brasileiro, assim que estiver disponível, divulgaremos.

Versões e visuais

Conforme mostrou a Toyota, o Corolla terá três visuais. As versões com motor a combustão, terão um design próximo do hatch e da perua, com o mesmo formato de grade e que foi apresentado na China como Levin, nome de uma das versões na China.

O segundo modelo será a híbrido, trazendo faróis de formato diferente, mais retangulares do que as do hatchback, e com luzes de neblina afastadas da grade.

Segundo a montadora, alguns mercados, como os Estados Unidos, terão uma variante com cara mais esportiva chamada XSE, com uma grade bem maior que engloba parte do para-choque e ainda recebeu uma segunda entrada de ar mais acima. Os faróis têm formato semelhante ao da versão normal, mas com luzes de LED.

Em meio a tantas mudanças, a 12ª geração do Corolla traz uma revolução aparente. Os faróis têm desenho forte, acompanhando vincos na parte da frente do carro, e ainda trazem luzes em LED. É praticamente impossível de relacioná-lo com o modelo atual. A traseira segue o mesmo estilo, embora a versão esportiva XSE mostre lanternas diferentes, com desenho mais convencional e com uma ligação que atravessa o porta-malas.

Por dentro do Novo Corolla

Se por fora é possível notar alterações visuais, por dentro não é diferente. A aposta da Toyota foi em uma cabine mais limpa, concentrando a maior parte dos botões na central multimídia ou nos comandos do ar-condicionado.

Por falar em multimídia, equipamento indispensável nos dias de hoje dentro de um veículo, ela usará uma tela flutuante de 8 polegadas com um novo sistema, já com compatibilidade com Apple CarPlay. A má notícia é que não existe nada de Android Auto, pelo menos por enquanto. A explicação está na política da Toyota que até há poucos meses era não trabalhar com o sistema operacional da Google.

As mudanças alcançaram também o painel de instrumentos. Enquanto as versões básicas trazem uma tela TFT de 4,2 polegadas, as mais caras recebem um display de 7 polegadas entre o velocímetro e o conta-giros, capaz de mostrar dados da central multimídia, do controle de cruzeiro adaptativo ou servir de velocímetro digital.

Corolla ficou maior

Construído sob a plataforma TNGA, o novo Corola ficou maior, mesmo seu mantendo seu entre-eixos com 2,70 metros de comprimento. Porém, é aqui que as similaridades terminam e vem a explicação do porque ele está maior. Para conseguir ficar mais espaçoso, a frente foi encurtada 3,3 cm, enquanto a traseira cresceu quase 1,5 cm.

As alterações foram feitas para reduzir o centro de gravidade, montando o motor em uma posição mais baixa. Além disso, aproveita melhor o espaço de entre-eixos para deixar os passageiros mais confortáveis. Isso faz com que tenha 4,64 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,43 m de altura.

Motorizações

O que todo consumidor e entusiasta do Corolla espera é por informações do motor. Vamos lá. O sedã será vendido com o motor 1.8 atual, com alterações para ficar mais potente e econômico.

As versões XSE e SE adotam o novo 2.0 de quatro cilindros com injeção direta. Gera 170 cv a 6.660 rpm e 21,4 kgfm a 4.800 rpm. Trabalha com o câmbio CVT melhorado, que continua com a primeira marcha mecânica, mas o CVT agora simula 10 marchas – só que perdeu os paddle-shifts atrás do volante, fazendo trocas manuais na alavanca.

Além das opções a gasolina, o novo Corolla ainda terá versão híbrida, com um conjunto formado pelo 1.8 com outro motor elétrico, o mesmo utilizado pelo Prius, gerando 122 cv e reabastecendo as baterias com o movimento do veículo. Na Europa será oferecida outra opção de motor, uma versão melhorada do 1.6 usado atualmente por lá, com 132 cv.

Promessa de mais segurança

Em meio as promessas da montadora quando da apresentação do Corolla 2020, a Toyota assegura que todos os seus carros montados com a plataforma TNGA serão mais seguros, recebendo o pacote Safety Sense.

Com ele, o sedã passa a contar com sistema pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de saída de faixa, leitor de placas de trânsito e faróis altos automáticos.

O piloto automático trabalha junto com o leitor de faixas, fazendo com que o sedã seja capaz de acompanhar o trânsito e fazer pequenas curvas sozinho, embora exija que o motorista continue com as mãos no volante.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?