O 4×4 Renault Arkana, pode chegar ao Brasil em 2020

Sua primeira aparição ocorreu em 2018 durante o Salão Internacional do Automóvel de Moscou. Foi nesse evento que a Renault apresentou o show-carro Arkana que acaba de ser lançado pela montadora em versão SUV Coupé. Tudo indica que ele estará à venda no Brasil em 2020.

Carros
1 ano atrás
O 4×4 Renault Arkana, pode chegar ao Brasil em 2020

O modelo é inédito da marca. Além de manter praticamente o mesmo visual do conceito, o novo SUV faz sua estreia na Rússia com motor turbo e opção de tração 4×4 revelando acabamento interno mais refinado para ficar acima do Captur. Criado como um veículo para mercados emergentes, deve aparecer no mercado brasileiro entre 2020 e 2021, durante o novo ciclo de investimentos da fabricante.

Para criar o estilo do Arkana, a Renault fez um trabalho colaborativo entre vários estúdios de design da marca ao redor do mundo, com retoque final feito pelo escritório na França. Seguindo o novo padrão de estilo da marca, desenvolvido por Laurens van den Acker, vice-presidente sênior de design, o SUV também tem elementos visuais e de acabamento dos próximos carros da empresa.

Com a revelação do Arkana, podemos contemplar a visão da Renault sobre o que é um utilitário esportivo com linhas de cupê. “Uma fusão única entre a elegância de um sedã e a robustez de um SUV”, nas palavras dos franceses.

Preços e versões

A pré-venda do modelo foi iniciada nesta semana, com chegada do carro às lojas marcada para o início do 2º semestre. A versão de lançamento Edition One sai por 1,419 milhão de rublos, aproximadamente R$ 88.800, na versão 4×2, e 1,499 milhão de rublos, cerca de R$ 93.800, na variação 4×4.

Sobre sua vinda para o Brasil a dúvida sobre o dia e mês, já que o ano será 2020. Executivos da divisão brasileira confirmaram que o SUV está em estudos e que seu lançamento dependeria de uma série de fatores, seguindo o novo regime automotivo Rota 2030 que ainda não tinha sido assinado.

Durante o lançamento do Kwid Outsider, a Marca revelou que irá iniciar um novo ciclo de investimentos no país, com a meta de alcançar os 10% de participação de mercado, o que provavelmente abrirá as portas para a chegada do Arkana entre 2020 e 2021.

O novo Renault Arkana Coupé SUV será oferecido em uma gama de 7 cores de carroceria e 3 níveis de acabamento.

Nova plataforma

De acordo com a Renault, o Arkana utiliza uma plataforma de nova geração, que apesar de derivada da utilizada por modelos como Duster e Captur, conta com 55% de novos componentes.

O SUV-cupê será vendido com duas motorizações. A primeira é a mais importante, estreando o motor 1.3 TCe turbo de 150 cv feito em parceria com a Mercedes-Benz, o mesmo utilizado pela marca alemã no novo Classe A. Ele tem torque de 25,5 kgfm a partir de 1.700 rpm, distribuído pelo câmbio CVT X-Tronic. Segundo a fabricante, entrega um consumo de 14,2 km/litro e tem autonomia de 700 km.

Já a segunda opção traz o propulsor 1.6 de 114 cv a gasolina, combinado ao câmbio manual de 5 marchas, 6 posições na versão de tração integral.

Por fora o design da versão de produção do Arkana Coupé SUV difere apenas ligeiramente do carro-conceito. Sendo assim, foi mantida a linha inclinada do teto, a cintura muito alta e o pára-choque largo e expressivo. Os componentes cromados na grade e ao redor das janelas e os faróis de LED em forma de C incorporam o DNA do design da Renault, para destacar sua aparência elegante.

Por dentro do Arkana

O visual mais sofisticado do que o visto nos carros brasileiros da marca impressiona por dentro do Arkana. A lista de equipamentos do modelo inclui itens como sistema de som premium Bose e um pacote de assistência eletrônico com monitor de pontos cegos e câmera 360°.

O SUV-Cupê chega maior do que o Captur, medindo 4,545 metros de comprimento, 1,820 m de largura, 1,565 m de altura e 2,721 m de entre-eixos. São 22 cm mais de comprimento e 5 cm a mais de entre-eixos. Embora não pareça, é o suficiente para que faça a ligação entre o Captur e o Koleos em muitos mercados.

O interior eleva um pouco o jogo em comparação aos SUVs menores da Renault. Tem estilo diferente de todos os carros da marca vendidos no Brasil. Foi desenhado para colocar o motorista em foco, com o console central voltado levemente para o condutor, junto com a central multimídia de 8”. Tem até iluminação ambiente com 8 opções de cor.

Os bancos dianteiros têm ajuste de lombar e de altura, enquanto os traseiros trazem sistema de aquecimento – novamente pensando no inverno russo. O volante também tem aquecimento, assim como os espelhos laterais, vidros traseiros e dianteiros. O porta-malas tem capacidade para 508 litros, crescendo para 1.333 litros com os bancos traseiros rebatidos.

O veículo conta ainda com alguns detalhes chamativos, como os balanços curtos, o vão livre de 205 mm e as rodas de 17”. Para quem faz questão de saber mais detalhes sobre os ângulos do carro, a Renault informa um ângulo de entrada de 21° e 26° de saída.

Itens de série

Na versão Edition One, o Renault Arkana é equipado com bancos de couro, faróis full-LED, acabamento cromado na carroceria, rodas de liga leve de 17”, central multimídia com tela de 8” e conexão Android Auto e Apple CarPlay, chave-cartão com acabamento vermelho, e sistema de som BOSE composto por 8 alto-falantes, um subwoofer e um amplificador digital.

Inicialmente, segundo a Marca, apenas 100 unidades serão disponibilizadas.

Em todas as versões, o Renault Arkana será vendido com chave presencial, mantendo o formato de chave usado em outros carros da empresa, mas agora com acabamento estilizado. As portas são travadas automaticamente quando o motorista se afastar do veículo com a chave no bolso. Terá função também para acionar o motor pela chave a uma distância de até 200 metros.

Para atender seu primeiro mercado, a Rússia, o SUV terá sistema de tração 4×4 logo no lançamento, além da 4×2. Terá os modos 2WD, Auto e Lock, e a Renault promete que irá ajudar a andar em situações mais exigentes. O sistema funciona até 80 km/h, fazendo uma distribuição exata de 50/50 entre as rodas dianteiras e traseiras.

A versatilidade e robustez do SUV da Renault Arkana Coupé na estrada são os frutos dos esforços conjuntos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e da colaboração da Aliança com a Daimler.

Para chegar a esse resultado, o Arkana passou por uma série de testes de resistência e durabilidade, incluindo 300.000 km de testes em condições extremas de direção. Este rigor garante um conforto ideal, na cidade ou em estradas sinuosas, independentemente das condições meteorológicas.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?