Onix 2020 chega renovado para manter a liderança

A linha 2020 de carros no Brasil ganhou mais um concorrente de peso. A Chevrolet acaba de apresentar a segunda geração dos novos Onix hatch, o veículo mais vendido do País nos últimos três anos, e sedã, que abandonou o nome Prisma e passa a se chamar Onix Plus.

Carros
4 semanas atrás
Onix 2020 chega renovado para manter a liderança

Revelado em março, durante o Salão de Xangai, a nova família Chevrolet Onix é a primeira da General Motors a adotar a plataforma GEM (Global Emerging Markets), desenvolvida em conjunto com os diversos centros de engenharia da marca no mundo, com foco no Brasil e China.

Além do novo Onix, a plataforma também será empregada no novo Tracker, modelo já revelado na China e que será produzido no Brasil em 2020.

Preços e versões

De acordo com a Chevrolet, o sedã chega às lojas neste mês de setembro. O hatch começa a ser vendido em novembro.

A versão de entrada do hatch, LT, com câmbio manual, terá preço a partir de R$ 51.590. Já a versão de topo do sedã Onix Plus, LTZ, terá preços entre R$ 62.290, com câmbio manual, e R$ 66.290 com o automático de seis velocidades.

Os preços iniciais e de topo eram os mesmos que a GM praticava na geração anterior. O Onix Plus 2020 será lançado inicialmente em três versões. A mais simples, Turbo, partirá de R$ 58.790, a Turbo LT de R$ 61.790 e a Turbo LTZ, de R$ 65.790.

Motor turbo

Para as versões de topo, o novo Onix 2020 traz um inédito motor 1.0 de três cilindros, flexível. Com etanol, a potência é de 116 cv e o torque, de 16,8 mkgf torque. Esse motor equipa as versões mais caras, como a LTZ com câmbio automático de seis velocidades.

Com o novo propulsor, na estrada o Onix Plus roda 15,7 km/l com um litro de gasolina e 10,9 km/l com etanol. Na cidade, os números são de 12, km/l com o combustível mineral e 8,6 km/l com o derivado de cana-de-açúcar, de acordo com dados divulgados pela GM.
O novo motor promete nível de desempenho próximo do 1.0 TSI de Volkswagen Polo e Virtus. A GM anuncia uma aceleração de zero a 100 km/h no sedã em 9,7 segundos. Esse tipo de motorização é cada vez mais popular no mercado brasileiro e também vai equipar o novo Hyundai HB20S.

Equipamento e itens de série

Diferente da geração anterior, o sedã Onix Plus 2020 é mais bem equipado de itens de segurança passiva e conforto, com várias melhorias em relação ao Prisma. Na versão de topo, o Onix Plus 2020 traz seis air bags, controles eletrônicos de tração e estabilidade e sistemas Isofix e Top Tether de fixação de assentos infantis no banco traseiro.

No quesito tecnologia, o carro conta ainda com central multimídia MyLink com integração a smartphones com sistemas operacionais Android e iOs (iPhone), câmera na traseira, controle de velocidade de cruzeiro, partida do motor por botão e chave presencial, além de Wi-Fi a bordo, como na linha Cruze, e carregador de celular por indução. O banco do motorista do Onix 2020 tem ajustes de altura.

O novo sedã da Chevrolet tem também acendimento automático dos faróis e assistente de partida em rampa (Hill Assist). Outro destaque é o serviço de concierge OnStar, que inclui rastreamento, assistência 24 horas e sistema de informações que pode ser acionado por comandos de voz ou por aplicativo no smartphone.

Visual

O design das duas configurações mantém os traços do modelo revelado na China meses atrás. Conta com um novo estilo de grade frontal dupla, usando uma linha cromada para dividir as duas entradas de ar. Os faróis estão colados à grade, enquanto as pontas do para-choque trazem linhas em LED. Na traseira, as lanternas são mais longas e trazem elementos em LED.

Com a nova plataforma, o Onix Plus, antigo Prisma, ficou maior do que a primeria geração, medindo 4,47 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. O porta malas é de 469 litros.

O Onix hatch também cresceu e passa a brigar com concorrentes de peso como Volkswagen Polo e Toyota Yaris. O seu estilo visual também foi melhorado. A dianteira é a mesma, o que acaba por conferir um porte maior. Diferente da traseira, também nova, que exibe lanternas de desenho limpo com a mesma assinatura luminosa do irmão três volumes.

A renovação também alcançou a parte de dentro do novo Onix 2020. O painel tem desenho moderno no estilo dual cockpit, envolvendo motorista e passageiro. Chama a atenção a nova central mutimídia com tela flutuante e que roda com MyLink 3, nova geração do sistema, mais rápida e com mais funcionalidades.

O volante tem um novo desenho e o painel de instrumentos perdeu o grande e chamativo velocímetro digital para adotar contadores analógicos, mas oferece uma tela TFT central monocromática que exibe dados do computador bordo e velocidade em grafismo menor.

Segurança 5 estrelas

Falha corrigida das primeiras versões do hatch, a nova geração se destaca em segurança. Aliás, é o grande destaque da nova geração do Onix Plus.

Fabricado no Brasil, o carro ganhou cinco estrelas para proteção de ocupantes adultos e cinco estrelas para proteção de ocupantes infantis, além do Latin NCAP Advanced Award pela proteção de pedestres.

O Latin NCAP destaca a presença do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e seis airbags como equipamento padrão: dois dianteiros, dois laterais de corpo e dois de cortinas. O New Onix Plus mostrou bom desempenho nos testes de impacto frontal, lateral e lateral de poste para ocupantes adultos e crianças.

Onix Joy

O carro mais vendido do Brasil pelo quarto ano consecutivo, a versão de entrada do Onix chega com atualização visual. O modelo Joy aprimora ainda mais a sua relação custo-benefício. Além de virtudes reconhecidas pelo mercado, como amplo espaço interno, diversos itens de conveniência, confiabilidade mecânica e baixo custo de manutenção, o hatch agrega refinamento em sua primeira atualização visual.

Externamente, as mudanças se concentram basicamente na parte frontal e traseira do veículo. Mudam capô, grade, faróis, lanternas e para-choques. Outra novidade é a opção de acabamento Black, que agrega luz de posição diurna em LED, rodas aro 15 com calotas escurecidas, maçanetas pintadas na mesma cor da carroceria, logo Chevrolet com fundo preto e moldura da grade e retrovisor em preto brilhante.

Internamente, as diferenças ficam por conta do acabamento exclusivo do painel central e dos bancos com revestimento híbrido. Ar-condicionado, direção com assistência elétrica, transmissão com seis marchas e comando elétrico das travas e vidros são equipamentos de série em todas configurações. Já o sistema multimídia e o ajuste eletrônico dos retrovisores externos, por exemplo, são ofertados como acessórios.

Com as mudanças, o Onix Joy fica com o visual parecido com o das atuais opções Advantage. Essas versões receberam a reestilização de 2016, mas tiveram o acabamento simplificado. Não têm, por exemplo, rodas de liga leve ou central multimídia MyLink 2, mas oferecem câmbio automático, sendo opções mais em conta para o público PcD, Pessoa com Deficiência.

O Onix Joy chega às concessionárias Chevrolet a partir deste mês em seis opções de cores: Branco Summit, Prata Switchblade, Vermelho Chili, Cinza Graphite, Preto Ouro Negro e a nova cor Azul Blue Eyes. As demais novidades da linha serão divulgadas em momento oportuno.

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