Os segredos do Ford Ka e do Ka+

O Ford Ka foi lançado em 1996 na Europa e em 1997 no Brasil. Poucos sabem, mas o carro tem inspirações egípcias, sendo baseado em uma pirâmide, com suas formas mais orgânicas e o nome “Ka”, que significa “Alma” ou “Espírito”.

Carros
2 anos atrás
Os segredos do Ford Ka e do Ka+

Embora tenha desembarcado por aqui como uma linha de carro mais barato entre os oferecidos pela fabricante, ele não agradou logo de cara devido seu design polêmico, que lhe rende o apelido de ‘baratinha’, devido seu formato.
Outras razões para desconfiança foram: considerarem um carro feminino ou mesmo por ser considerado muito pequeno, com limitação de quatro passageiros, no máximo.
Em 2002 acabou sofrendo uma leve reestilização, mas só em 2014, no entanto, a Ford apresentou sua nova geração, transformando o hatch compacto em um carro mais moderno, podendo brigar de igual com seus concorrentes.
Atualmente, o Ford Ka já é o terceiro carro mais vendido no Brasil, principalmente, entre quem procura seu primeiro carro 0km.

Preços e versões do Ka

Ka S 1.0 – R$ 44.780
Ka SE 1.0 – R$ 45.990
Ka SE Plus 1.0 – R$ 47.390
Ka SE Tecno 1.0 – R$ 49.190
Ka Trail 1.0 – R$ 49.390
Ka SEL 1.0 – R$ 52.990
Ka SE 1.5 – R$ 50.190
Ka SE Plus 1.5 – R$ 51.690
Ka Trail 1.5 – R$ 53.590
Ka SEL 1.5 – R$ 57.390

Freestyle

Além das versões comuns, a montadora prepara para esse ano o lançamento do Ford Ka Freestyle.
Com características inéditas de design, engenharia e tecnologia, o veículo faz parte da ampliação da linha, criando um produto diferenciado para um novo consumidor.
Diferente do Ka “clássico”, esse modelo tem suspensão elevada, spoilers, máscara negra nos faróis, rack de teto e será equipado com a central multimídia Sync, com tela de 6,5 polegadas, disponível só em modelos maiores, como o Fiesta e o EcoSport.
Por se tratar de uma versão diferenciada, o pacote de equipamentos é generoso e conta com ar-condicionado, trio elétrico, direção elétrica, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, assistente de emergência, airbag duplo e talvez airbags laterais ou de cortina, como no modelo indiano.
O Ka FreeStyle tem uma arquitetura aprimorada que o coloca dentro de um novo nicho no mercado, o dos utilitários compactos, ou CUVs, com maior versatilidade para atender as novas aspirações dos consumidores da categoria.
O sobrenome FreeStyle foi emprestado da série de maior sucesso do EcoSport. Portanto, ele é marcado pelo visual robusto, com altura elevada do solo e vários itens diferenciados que destacam a sua personalidade própria.
A frente de linhas fortes e esculpidas exibe uma grade ampla com acabamento metálico, para-choques encorpados e faróis com máscara negra e moldura cromada, além do farol de neblina com moldura em forma de “C” bastante atraente.
Na traseira, destaque para as novas lanternas, com interpretação contemporânea, alinhada com toda a linha de produtos da Ford. O rack de teto exclusivo também em acabamento metálico chama bastante atenção. O modelo conta ainda com rodas de liga leve de 15 polegadas e retrovisores com acabamento na cor Magnetic.

Exterior e Interior

Cheio de personalidade, o Ka tem ampla grade trapezoidal dianteira em formato de colmeia, para-choques com design integrado ao capô e faróis dianteiros escurecidos transmitem força, robustez e imponência ao conjunto.
O espaço interno é privilegiado e com acabamento superior em algumas versões, valorizando o conforto. Atualmente, as versões a partir de Ka SE trazem o ajuste de altura do banco, proporcionando maior visibilidade e conforto para o motorista.

Já a versão exclusiva “Ka Trail” traz um kit de acessórios para quem é apaixonado por emoção: rack de teto (item com finalidade estética), adesivos laterais exclusivos, moldura na caixa de roda e equipamentos internos exclusivos.

Muito mais conexão

A partir do Ka SE, o carro vem equipado com o My Connection com comandos de voz, Bluetooth, entradas USB e auxiliar.
Além desta tecnologia, vem também com o inovador MyFord Dock, um compartimento com tampa de abertura ajustável que mantém seu smartphone seguro e posicionado para uso de aplicativos, além de poder ser recarregado através de uma exclusiva entrada USB localizada dentro do MyFord Dock.
Já o SYNC® Media System oferece um sistema multimídia exclusivo e inovador que equipa as versões do Ka SE plus, Tecno e SEL.
Desenhado para permitir uma interação intuitiva com o veículo, ele possui controles de áudio no volante, tela de 3,5″, entrada auxiliar, USB, conexão Bluetooth®1, leitor de CD e MP3.
O sistema oferece ao motorista comando de voz, possibilitando que ele atenda chamadas, ouça e envie SMS, além de controlar o som do carro sem tirar as mãos do volante. O SYNC® também traz duas tecnologias importantes: AppLink e Assistência de Emergência.
O AppLink permite ao usuário utilizar aplicativos de seu smartphone por meio de comandos de voz. Esta tecnologia Ford garante a segurança ao dirigir, possibilitando que o motorista mantenha as mãos no volante e os olhos na pista.
Compatível com aplicativos para smartphones, disponível para Android™ e iOS, ele depende apenas da compatibilidade do smartphone com o sistema.

Performance e consumo

As versões do Ford Ka estão disponíveis com motores 1.0 12v TiVCT de 3 cilindros (de 85 cavalos) e 1.5 16v Sigma (de 110 cavalos).
Além de potência e economia, o Ka oferece conforto ao dirigir, com direção elétrica de série e tecnologia de partida a frio Ford Easy-Start.
As informações do Inmetro, com o motor 1.0 de três cilindros rodando na cidade e na estrada, assim como abastecido com álcool e gasolina no tanque, é possível alcançar resultados surpreendentes de consumo. Na cidade, por exemplo, o consumo (Km/L) é de 8.9 com álcool e 13.0 com gasolina, enquanto o consumo estrada (Km/L) é 10.4 com álcool e 15.1 com gasolina.

Sedan ou Ka+

O Ford Ka sedan ou novo Ford Ka+, assim batizado pela montadora, está sendo vendido no mercado nacional desde 2014, quando a marca lançou o modelo compacto pela primeira vez no Brasil.
O veículo é uma boa opção para quem busca mais que um carro compacto. A linha 2019 chega com mudanças como a grade trapezoidal dianteira com quatro barras, o para-choque tem design integrado ao capô e os faróis dianteiros cromados transmitem elegância, robustez e imponência ao conjunto.
O espaço interno é privilegiado e com acabamento superior. Nessa linha, todas as versões do Ka Sedan trazem o ajuste de altura do banco, proporcionando maior visibilidade e conforto para o motorista.
O porta-malas com capacidade de 445 litros permite levar muito mais do que um compacto comum. Todos os modelos agora vêm com tapetes em borracha.

Preço do Ka sedan

SE 1.0 (Flex) – R$ 49.250
SE Plus 1.0 (Flex) – R$ 51.290
SE 1.5 16v (Flex) – R$ 53.750
SE Plus 1.5 16v (Flex) – R$ 55.690
SEL 1.0 (Flex) – R$ 57.290
SEL Advanced (Flex) – R$ 56.690
SEL 1.5 16v (Flex) – R$ 61.250

Por dentro e por fora do Ka+

O Ford Ka sedan é um carro para quem procura espaço interno e design na parte externa. A ampla grade trapezoidal dianteira com quatro barras, o para-choque com design integrado ao capô e os faróis dianteiros cromados transmitem elegância, robustez e imponência ao conjunto.
O espaço interno é privilegiado e com acabamento superior. Somado a isso, agora todas as versões do Ka + trazem o ajuste de altura do banco, proporcionando maior visibilidade e conforto para o motorista.
Já o porta-malas é generoso e com capacidade de 445 litros permite levar muito mais do que um compacto comum.

Performance

O Novo Ka sedan está disponível com motores 1.0 12v TiVCT de 3 cilindros (de 85 cv) e 1.5 16v Sigma (de 110 cv), ambos com classificação A nos testes do Conpet/Inmetro.
Além de potência e economia, o carro oferece conforto ao dirigir, com direção elétrica de série e tecnologia de partida a frio Ford Easy-Start.
O Inmetro avaliou o consumo de combustível do carro rodando na estrada e na cidade e, ainda abastecido como gasolina e álcool. Confira as médias entre cidade e estrada:
1.0 – média (cidade/estrada) – 10,4 Km/l com álcool
1.0 – média (cidade/estrada) – 15,1 Km/l com gasolina
1.5 – média (cidade/estrada) – 9,5 Km/l com álcool
1.5 – média (cidade/estrada) – 16,6 Km/l com gasolina

O que dizem os proprietários

Agilidade, estabilidade e dirigibilidade foram alguns dos quesitos apontados como positivos do Ford Ka.

“Não temos o que reclamar do carro. Tínhamos um modelo antigo e trocamos por esse novo que foi praticamente refeito em todos os aspectos. Ele está mais espaço e inserido em uma categoria acima de carros populares. É ágil e fácil de dirigir”, declarou Sergio Mello.

“Não tem nada a ver com a antiga versão. É muito estável na pista e não deixa a desejar em nada. O carro ficou fantástico e muito melhor do que as primeiras versões do Ka. Eu e minha família estamos muito contentes”, falou Marcelo Macedo.

Já Aldair Ramos fez críticas ao modelo. “O porta-malas continua sendo pequeno e decepcionante. A Ford poderia melhorar isso. Também não gostei do sistema de áudio que tem tela pequena, além do pós-venda que continua sendo uma barreira para quem tem um Ka”, apontou.

Fabiano Almeida, dono de um Ka sedan fez elogios ao carro. “É o único do segmento a contar com os controles de estabilidade e tração, portanto muito mais segurança para os passageiros. Assim como o hatch, o espaço no interior é suficiente para 5 passageiros.
O porta-malas está na média do segmento e dá conta das bagagens de uma família, com destaque para as dobradiças pantográficas, algo raro no segmento. Os materiais utilizados na cabine oferecem bom aspecto visual”, pontuou.
O barulho do motor foi citado com um problema a ser corrigido por Gustavo Almeida. “Não é só a Ford, mas as montadoras cada vez mais economizam no isolamento acústico e com isso o resultado é que na hora de uma pisada funda o barulho do motor vai forte para dentro da cabine. Isso incomoda um pouco”, narrou.

Ficha Técnica do Ka

1.0 – Potência (cv) 80 (G) / 85 (A) – câmbio manual de cinco marchas.
1.5 – Potência (cv) 105 (G) / 110 (A) – câmbio manual de cinco marchas
Comprimento do veículo (mm) 3886
Largura do veículo sem espelhos (mm) 1695
Largura do veículo com espelhos (mm) 1911
Altura do veículo (mm) 1525
Entre-eixos (mm) 2491
Peso em ordem de marcha (Kg) 1007
Capacidade do tanque de combustível (L) 51
Capacidade do porta-malas (L) 257

Ficha Técnica do Ka +

Motor: 1.5
Combustível: Flex
Potência (cv): 110 cv (E) / 105 cv (G) a 5 500 rpm
Torque (mkgf): 14,9 mkgf (E) / 14,6 mkgf (G) a 4 250rpm
Câmbio: Manual, 5 marchas
Tração: Dianteira
Suspensão dianteira: Independente, McPherson
Suspensão traseira: Eixo de torção
Direção: Elétrica
Rodas: Aço, 14
Pneus: 175/65 R14
Comprimento (m): 4,25 m
Largura (m): 1,69 m
Altura (m): 1,52 m
Entre-eixos: 2,49 m
Porta-malas (l): 445 l
Tanque (l): 51 l

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?