Palmas para os 40 anos do Classe G da Mercedes-Benz

Quem apaga as velas dos 40 anos de sucesso em 2019 é o emblemático Classe G da Mercedes-Benz. São 40 anos de um dos modelos de maior destaque da sua história da marca que se mantém como um ícone no portfólio da marca.

Carros
1 ano atrás
Palmas para os 40 anos do Classe G da Mercedes-Benz

O acordo de colaboração entre a então Daimler-Benz AG e Steyr-Daimler-Puch, que começou no início dos anos 1970, na cidade austríaca de Graz, é agora uma peça única da história automotiva.

Na época, o conceito do novo veículo off-road era, por si só, incomum: combinava alta performance off-road com plena capacidade de tráfego e segurança, além de itens que acompanham o modelo até os dias de hoje, como a tração nas quatro rodas, por exemplo.

Preço

Optando por manter o visual retilíneo do rústico SUV, mas recheado com tecnologia de ponta, a Mercedes-Benz apresenta a nova face da AMG G 63 4MATIC aprimorando o estilo tradicional do Classe G com recursos diferenciados, detalhes de luxo e esportividade de um AMG, possuindo uma presença potente dentro e fora da estrada.

O Classe G é vendido na Europa com preço inicial de € 107.040, cerca de R$ 418 mil

Histórico de sucesso

O ano era 1975 quando a decisão foi tomada de iniciar a produção em série dos modelos G, como eram chamados na época. Ao mesmo tempo, foi decidida a construção de uma nova fábrica em Graz, onde os veículos são fabricados até hoje.

Apesar de tanto tempo já ter passado, cerca de 80% de todos os veículos desta família já produzidos ainda estão em uso, o que prova a excelente qualidade e durabilidade do veículo, que somente em 1993 passou a ser chamado como conhecemos hoje: Classe G.

Nesta longa e bem-sucedida trajetória, o clássico off-road da Mercedes-Benz já foi visto em diferentes versões especiais. O automóvel já mostrou sua versatilidade em operação com a polícia, bombeiros e serviços de resgate.

O modelo G também é conhecido em todo o mundo como o “Papamóvel”. O Mercedes-Benz 230 G pintado em madrepérola com um corpo especial transparente acompanhou o Papa João Paulo II em numerosas jornadas entre as décadas de 1980 e 1990.

20 anos de desempenho off-road

Seu 20º aniversário, em 1999, foi também o começo de um capítulo de grande sucesso na história do Classe G: a primeira variante da AMG entrou no mercado na forma do G 55 AMG. Antes disso, o Classe G só estava disponível na AMG como versões individuais.

Dez anos depois, em seu aniversário de 30 anos, em 2009, o Classe G recebeu novos equipamentos, o que aumentou o conforto interior e a exclusividade. Os bancos dianteiros otimizados ergonomicamente passaram a oferecer mais apoio, enquanto novos designs e assentos climatizados tornaram o ícone off-road ainda mais luxuoso.

Em 2012, o Classe G foi aprimorado ainda mais, graças a uma ampla gama de equipamentos, um interior com ainda mais qualidade, modificações exteriores suaves e novos recursos de segurança e conforto, como o DISTRONIC Plus e o sistema de assistência de estacionamento PARKTRONIC.

O ano de 2017 também tem um papel importante nesta trajetória de quarenta anos, foi quando a 300.000ª unidade do Classe G foi retirada da linha de montagem em Graz e entregue ao público. Neste mesmo ano, fãs do modelo de todo o mundo determinaram a especificação do veículo votando em seus equipamentos e componentes favoritos na página oficial do Classe G no Facebook.

Aparição no Brasil

Em 2018, o Brasil viu de perto a força bruta do modelo. O ícone mundial entre veículos off-road de alta performance, o Mercedes-AMG G 63, foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo totalmente renovado na edição especial de lançamento Edition 1, que se caracteriza pela construção refinada, novo design exterior, acabamento interno ainda mais luxuoso e altíssimo nível de conforto acústico.

Mantendo a robustez características do modelo desde seu lançamento, em 1979, o visual desta versão é dominado pela esportividade da grade Panamericana, acompanhada pelos arcos de rodas salientes, marcantes ponteiras do sistema de escapamento e as rodas com até 22 polegadas de diâmetro. Atualmente, a versão Mercedes-AMG G 63 está disponível no mercado brasileiro.

Motor, transmissão e suspensão do Classe G

Com um motor AMG V8 de 5.5 litros bi turbo que foi retrabalhado de maneira abrangente, usando sistemas modernos para aprimorar a eficiência sem comprometer a potência, o Mercedes-AMG G 63 4MATIC coloca desempenho superior à disposição do motorista. Esse propulsor é capaz de produzir 571 cavalos, 760 Nm de torque e chegando de 0-100 km/h em apenas 5,4 segundos, mesmo sendo meio pesado.

A transmissão do ‘jipão’ combina tração permanente nas quatro rodas com transmissão automática AMG SPEEDSHIFT 7G-TRONIC de 7 velocidades. Este sistema avançado apresenta três modos de direção e uma função automática de embreagem dupla para redução, permitindo características de direção altamente eficientes e dinâmicas.

Mesmo sendo um carro feito para aventura, todo conforto está garantido e presente dentro desse modelo da Mercedes-Benz. Para isso, as configurações de suspensão e amortecedor do chassi esportivo foram ajustadas para permitir uma condução mais ágil e agradável na estrada, mas também para garantir suas capacidades off-road, tendo a conformação rígida de suspensão como chave para isso.

O sistema do Mercedes-AMG G 63 4MATIC trabalha em harmonia com a tração permanente nas quatro rodas. O Sistema de Tração Eletrônica 4ETS, a caixa de transferência sincronizada e as três travas diferenciais garantem que o Classe G possa lidar com os terrenos mais exigentes. É possível encarar tudo que vem pela frente com esse veículo da fabricante de luxo.

O Classe G possui recursos off-road que incluem uma nova caixa de transferência e um novo modo G que modifica as características do acelerador. Além disso, tem sistema de direção e de amortecimento ajustável para garantir a máxima capacidade. A suspensão tem ajuste da AMG e o freio reduz em aproximadamente 170 kg a transferência de peso do carro.

Outros destaques do Classe G

O Classe G vem de série com pacote de estacionamento com parktronic e câmera de ré. Esse sistema permite ao motorista durante as manobras de estacionamento, monitoramento a área frontal e traseira alertando o condutor se detectar um risco de colisão, através de avisos sonoros. A câmera traseira é ligada automaticamente quando a marcha ré for selecionada, mostrando a área atrás do veículo na exibição de mídia.

O teto solar elétrico de vidro, presente em outros modelos da fabricante, proporciona uma agradável circulação de ar para os passageiros do veículo e uma maior iluminação em seu interior. A tecnologia presente neste equipamento permite abrir ou fechar o teto mesmo estando do lado de fora do veículo, possibilitando, por exemplo, que o condutor consiga ventilar o interior do veículo antes de entrar no mesmo. Além disso, caso comece a chover, o teto fecha-se automaticamente.

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Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

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