Peugeot 408 2019, aprimorado e requintado

O Peugeot 408 foi lançado em 2011 para ser o concorrente de gigantes do segmento. Depois de passar por sua primeira reestilização em 2016, o 408 recebeu novos aprimoramentos mecânicas e visuais em sua versão 2019.

Carros
2 anos atrás
Peugeot 408 2019, aprimorado e requintado

Com uma notável evolução de projeto, o sedã chega ao mercado amparado em quatro pilares que norteiam a concepção da marca francesa em novos veículos: estilo marcante, em linha com a nova identidade visual da marca no mundo, qualidade superior, lista de equipamentos de série mais completa da categoria e experiência única de condução.

O trabalho de renovação do design do 408 procurou combinar elegância e esportividade, com foco em estilo, acabamento e conforto. Para isso, a nova grade com barras cromadas e o conjunto de faróis de neblina demonstram foram mudados e ganharam mais robustez.

A traseira segue as linhas leves do veículo e traz lanternas de LED com novo formato. O 408 também vem com novas rodas de liga leve 17’’ diamantadas.

Preços e versões do 408

O sedã francês é oferecido pela marca em duas versões:

408 Sedan Business 1.6 THP 2019 – R$ 69.990,00
408 Sedan Griffe 1.6 THP 2019 – R$ 89.990,00

Com novo visual, o carro traz estilo expressivo. O volume do capô se prolonga até a nova grade frontal, que possui barras cromadas e agora integra o logotipo do leão.

Característicos no visual da Marca e elemento que demonstra a forte personalidade do modelo, os faróis de máscara cromada estão mais afilados e tiveram o interior retrabalhado com estilo mais refinado.

O novo para-choque tem acabamento na cor da carroceria e possui uma grade inferior que atravessa todo a dianteira e destaca sutilmente sua largura. A peça termina de forma elegante com um friso cromado que abriga as luzes diurnas em LED e os faróis de neblina.

O conjunto melhora a segurança e traz uma assinatura luminosa marcante ao veículo.
A traseira mantém o ótimo equilíbrio em volume com o para-choque inteiramente redesenhado para sugerir maior elegância e dinamismo para o veículo.

As novas lanternas completam a evolução da traseira: elas trazem iluminação em LED de nova geração conferindo sofisticação ao sedã, em linha com a nova identidade da Peugeot.

Por dentro, o motorista agora dispõe de um novo volante revestido em couro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, que integra o limitador e o regulador de velocidade.

A ampla lista de comodidades avança para os retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento, acendimento automático dos faróis e do limpador do para-brisa indexado à velocidade do veículo, bancos com revestimento parcial em couro e sensor de estacionamento traseiro, entre outros. Câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro são itens de série para a versão Griffe.

O painel recebeu um quadro de instrumentos de fundo branco com novos grafismos e materiais que conferem um acabamento diferenciado ao modelo, a exemplo do black piano, que permeia todo o console.

O conforto da cabine se reflete ainda no ar-condicionado automático Bi-Zone, que permite regulagens de diferentes temperaturas para condutor e passageiros, independentemente da temperatura externa.

Os bancos também foram alvo de modificações em sua estrutura interna e na densidade da espuma. A isso se soma a elegância e o requinte do revestimento em couro perfurado da versão Griffe.

Os ocupantes também se beneficiam do novo conjunto de suspensão, desenvolvido para entregar mais conforto em baixas velocidades, dissipando as irregularidades do piso.

Essas modificações se deram com novas articulações associadas às novas calibrações nos amortecedores dianteiros e traseiros.

Um sedã com vasta tecnologia

O novo sedã francês dispõe de equipamentos que atestam sua vasta tecnologia, como a nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas. Ela integra uma série de funções, tais como:

Rádio AM/FM com memória;
Leitor de MP3 e fotos;
Conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela;
Audiostreaming, que permite ao usuário ouvir músicas registradas no celular ou em um aparelho MP3 sem necessidade de cabo;
Computador de bordo com ajustes do veículo;
Função Jukebox: 16 GB de memória interna para armazenar a seleção de músicas em MP3 (versão Griffe);
Indicações dos sensores de estacionamento e câmera de ré integrada (versão Griffe);
Navegação por GPS com mapas da América Latina (versão Griffe);
Tecnologia: Mirroscreen
Link My Peugeot.

Duas dessas funções ganham destaque. O Mirrorscreen que permite o espelhamento do smartphone na tela do veículo. Como vantagens, o sistema oferece:

Integração e modernidade: respeito ao estilo;
Segurança: visibilidade e ergonomia preservadas, com aplicações disponíveis certificadas para utilização compatível da condução, com dois níveis de informação para o veículo parado ou em movimento;
Simplicidade: exibição e controle das aplicações compatíveis a partir da tela sensível ao toque;

Já o Link MyPeugeot é um aplicativo gratuito para smartphones, disponível tanto para Android quanto para IOS, no qual é possível monitorar o consumo de combustível, continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado, entre outros.

Porta-malas para levar o que precisar

Com 526 litros, o porta-malas do Peugeot 408 é o maior existente no segmento. A capacidade é acessada pela abertura da tampa a distância (por meio do telecomando das chaves), botão elétrico local ou comando específico no painel de instrumentos.

Com alças pantográficas, a tampa permite acessar o interior do bagageiro com facilidade e os espaços laterais permitem acomodar demais objetos. Para prolongar este espaço até o habitáculo, a funcionalidade dos bancos traseiros rebatíveis de forma fracionada 1/3 – 2/3 permite aumentar ainda mais o volume de carga.

Motor e cambio modernos

As duas versões do novo 408 vem com motor 1.6 turbo THP Flex, que entrega até 173 cv de potência com etanol e 166 cv com gasolina. A transmissão é automática de seis velocidades para todas as versões. Ela recebeu algumas alterações com o objetivo de reduzir o consumo de combustível.

Esse propulsor torna o sedã um dos melhores em desempenho do segmento ao adotar a tecnologia bicombustível de injeção direta com turbocompressor. Entre as alterações necessárias para a transformação do THP a gasolina em bicombustível está o mapeamento do calculador. A nova calibração foi desenvolvida especialmente para atender às condições brasileiras e a preferência dos consumidores por motores que ofereçam boas retomadas de velocidade.

Um modelo de segurança superior

Em termos de segurança, o novo Peugeot 408 também se destaca. Para isso, o veículo conta com um nível de equipamentos de primeira. As duas versões de acabamento disponibilizam como item de série alarme, sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis.

Vem com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção), cinco cintos de segurança com três pontos (com pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga para os cintos dianteiros) e apoios de cabeça dianteiros e traseiros disponíveis para os cinco ocupantes.

O novo PEUGEOT 408 vem equipado ainda com sistema de frenagem antitravamento (ABS) de última geração com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio à frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo.

O controle de estabilidade (ESP), de série em todas as versões, detecta e corrige riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador. O ESP pode ser desligado para favorecer manobras em baixa velocidade. A partir de 50 km/h o sistema é religado automaticamente.

Itens de série da versão business

Volante revestido em couro
Maçanetas internas cromadas
Rodas de liga-leve de 16″
Luzes diurnas de LED (Day Running Lights)
ISOFIX
ESP – Programa eletrônico de estabilidade
3 apoios de cabeça traseiros com regulagem altura
3 cintos de segurança traseiro de 3 pontos
Cintos de segurança dianteiros pirotécnicos
Faróis de neblina dianteiros
Freios ABS e REF (Distribuição eletrônica)
Trava de segurança infantil nas portas traseiras
Piloto automático e limitador de velocidade
Alarme perimétrico e volumétrico
Modo ECO
2 Chaves tipo canivete com comandos abre/fecha
Computador de bordo
Hill Assist (controle de ajuda em subida)
Sensores de estacionamento traseiros
Entradas USB e auxiliar/Jack
Rádio com MP3
Comandos no volante para rádio e Bluetooth
Tomada de energia 12V
Banco do motorista com regulagem de altura
Ar condicionado com regulagem manual
Retrovisores externos com comandos elétricos
Vidros elétricos sequencial/anti-esmagamento
Coluna direção com regulagem altura e profundidade

Peugeot 408 Sedan Griffe
Teto solar
Volante revestido em couro com detalhes cromados
Maçanetas internas cromadas
Rodas de liga-leve de 17″ – Diamantada
Luzes diurnas de LED (Day Running Lights)
Frisos cromados nos vidros laterais
ESP – Programa eletrônico de estabilidade
3 apoios de cabeça traseiros com regulagem altura
3 cintos de segurança traseiro de 3 pontos
ISOFIX
Cintos de segurança dianteiros pirotécnicos
2 Air bags laterais + 2 Air bags de cortina
Faróis de neblina dianteiros
Freios ABS e REF (Distribuição eletrônica)
Trava de segurança infantil nas portas traseiras
Iluminação “Follow Me Home” (Acendimento dos faróis por um tempo determinado)
Piloto automático e limitador de velocidade
Alarme perimétrico e volumétrico
Modo ECO
2 Chaves tipo canivete com comandos abre/fecha
Acionamento automático do limpador de para-brisas
Computador de bordo
Hill Assist (controle de ajuda em subida)
Retrovisor interno eletrocrômico
Sensores de estac. diant/traseiros e câmera de ré
Acendimento automático dos faróis
Navegação GPS
Entradas USB e auxiliar/Jack
Comandos no volante para rádio e Bluetooth
Central multimídia touchscreen de 7″
Rádio com MP3
Tomada de energia 12V
Conexão Apple CarPlay e MirrorLink
Ar condicionado automático digital bizone
Banco do motorista com regulagem de altura
Retrovisores externos com comandos elétricos
Vidros elétricos sequencial/anti-esmagamento
Retrovisores externos rebatíveis eletricamente
Coluna direção com regulagem altura e profundidade

Ficha técnica do Peugeot 408 Business

Motor: 1.6
Transmissão: Automática com modo manual de 6 marchas
Aceleração (0 à 100km/h): 8,1 s
Velocidade Máxima (km/h): 215
Cilindrada (cm3): 1587
Potência (cv): 173 (e) / 166 (g)
Torque (kgfm): 25
Freios: Quatro freios à disco com dois discos ventilados
Comprimento: 4276 mm
Largura: 1815 mm
Altura: 1498 mm
Distância entre eixos: 2710 mm
Peso: 1441 kg
Porta – Mala (L): 526
Direção: Eletro-hidráulica
Tanque de Combustível: 60 L

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?