Picape Mercedes Classe X, ultrapassa as fronteiras do mundo das picapes

Com expectativa de venda no Brasil a partir desse ano, o Classe X, a picape média da Mercedes-Benz encanta por sua beleza e atrai todos os olhares. Esse, com certeza, será um veículo que não passará despercebido.

Carros
2 anos atrás
Picape Mercedes Classe X, ultrapassa as fronteiras do mundo das picapes

Com o Classe X, a montadora alemã apresenta não apenas um design progressista, como também excepcional versatilidade de utilização. Assim, a picape chega robusta adequada para todos os terrenos a veículo familiar feito para o estilo de vida urbano.

O utilitário tem como pontos fortes as características típicas reconhecidas nos produtos Mercedes-Benz, como dinâmica de condução, conforto, design, segurança, conectividade e exclusividade. Deste modo, a Mercedes-Benz oferece uma alternativa às novas necessidades dos clientes de picape, além de expandir o segmento a novos grupos.

Expectativa de preço

Embora nada tenha se dito em relação ao preço da Classe X, estima-se que chegue ao mercado brasileiro com valor a partir de R$ 200 mil, dependendo da versão.

O certo é que o lançamento será feito em grande escala e o Classe X estará disponível em mais de 200 pontos de vendas da Mercedes-Benz no Brasil, chegando com a pretensão de ser a primeira picape de alto luxo do mercado mundial.

Versões da picape

A picape chega em três versões, com três tipos de motorização e equipamentos diferente para cada uma delas.

A Linha PURE, com sua funcionalidade cuidadosamente pensada, é preparada para as tarefas desafiadoras do dia a dia. Para oferecer ainda mais conforto, a linha de opcionais tem como destaque o sistema de ar-condicionado, Audio 20 USB com muitas informações, entretenimento, comunicação e opções de conexão, além de bancos dianteiros com múltiplas opções de ajuste. Dois ganchos instalados em cada lateral da caçamba permitem prender com segurança as cargas, inclusive no escuro, graças à iluminação com quatro LEDs.

A versão denominada Progressive é bem equipada tanto para trabalhos pesados quanto para aventuras. Além disso, ela se destaca com seu alto nível de opcionais e conforto. O caráter dinâmico é reforçado pelas rodas de liga leve de 17 polegadas com 6 raios, e o interior possui painel de instrumentos com dois mostradores em formato tubular e saídas de ar em prata cromo com formato arredondado.

Os trilhos de ancoragem nas paredes laterais da caçamba permitem fixar com segurança equipamentos esportivos ou de trabalho. E a bússola no espelho retrovisor comprova: você está seguindo na direção certa.

Por fim, a linha Power define um padrão totalmente novo de design, conforto e materiais de alta qualidade, graças, por exemplo, aos faróis em LED de alto desempenho, sistema de acesso KEYLESS-GO, bancos dianteiros com ajuste elétrico e suporte lombar, controle automático de temperatura THERMOTRONIC e Audio 20 CD com touchpad. As rodas de liga leve de 18 polegadas com 6 raios duplos escurecidos, o aplique inferior no para-choque dianteiro, os frisos cromados na lateral e as lanternas traseiras com tecnologia LED também tornam a superioridade deste modelo uma experiência visual.

A impressão de primeira classe também está presente no interior, que oferece estofado em revestimento Artico e microfibras dinâmica, painel de instrumentos e painéis das portas em revestimento Artico e pesponto contrastante e elementos de acabamento em preto fosco com aspecto pixelado.

Exclusivamente para esta linha, estão disponíveis elementos de acabamento com textura de madeira, marrom fosco e aspecto de alumínio com textura longitudinal, além de revestimentos em couro na cor marrom ou preta.

Bela e expressiva

Bela e expressiva, basta olhar para a Mercedes Classe X e o realce fica claro: esta picape une mundos diferentes. Primeiro por ser uma potente opção para o trabalho em todos os terrenos e aventuras. Segundo por ser um veículo com sofisticados elementos de design, que incorporam toda a modernidade da metrópole.

Quando vista de frente, é possível notar um capô com vincos salientes e o para-choque dianteiro com aplique inferior cromado formando uma simbiose: um refinado estilo urbano que mistura elementos do ousado mundo off-road. Os faróis são marcantes e trazem a tecnologia LED opcional que amplia a aparência da grade dianteira da Classe.

O design se completa com as linhas bem definidas do para-lama e das rodas de liga leve de 19 polegadas de raios duplos, nos fazendo encontrar rapidamente uma característica essencial: a caçamba da primeira picape com a estrela. O santantônio em inoxidável polido, a cobertura da caçamba opcional e a iluminação em LED integrada ao espaço de carga se destacam em sua categoria.

Independente o ângulo que a picape de luxo é vista, o inconfundível design da Mercedes-Benz está presente em cada detalhe. As três linhas claramente distintas: Pure, Progressive e Power podem ser combinadas com uma variedade de acessórios originais para personalizar ainda mais a espetacular Classe X.

Motorização

A picape de luxo da Mercedes-Benz deverá chegar em terras brasileiras com três motores disponíveis: 2.0 a gasolina de 166 cv; 2.0 diesel com 163 cv ou 190 cv; e V6 diesel de 3,0 litros e 258 cv.

Muito se especular sobre os propulsores e, em breve, nosso site trará novidades sobre eles.

Tecnologia e segurança

Em meio a tecnologia presente na Classe X, destaque para o sistema opcional de acesso e liberação para a partida Keyless-GO que permite abrir e ligar o veículo ao levar a chave eletrônica. O assistente de partida em rampa, Hill Start Assist, ajuda o motorista a arrancar com o carro em subidas elevadas.

Quem viaja na picape alemã tem a seu alcance o controle automático de temperatura de duas zonas Thermotronic, opcional, que mantém o clima perfeito. Devido à suspensão confortável e aos bancos com ajuste eletrônico individual, suporte lombar e aquecimento, realizar viagens longas não será um problema com os ocupantes que irão suportar horas dentro do carro sem maiores problemas.

Além disso, a informação e o entretenimento estão garantidos com os modernos sistemas de rádio e navegação Comand Online, Audio 20 USB e Audio 20 CD, que oferecem os serviços de conectividade Mercedes me connect.

O carro vem dotado também de um pacote de estacionamento com câmera de 360° que facilita o condutor estacionar e manobrar a picape. Todas as funções são simples e intuitivas, graças ao conceito operacional e de display cuidadosamente pensado para o interior da Mercedes Classe X.

Como todo carro com alta potência, os freios devem ser compatíveis. Por isso, a picape conta com um sistema de alta performance com discos de grandes dimensões. No eixo dianteiro, os discos têm diâmetro de 32 cm e são internamente ventilados. No eixo traseiro, seu diâmetro é de 30,8 cm.

Os diversos sistemas de controle dinâmico de direção, como o programa de estabilidade eletrônica ESP®, o sistema de frenagem antibloqueio ABS, o sistema de controle de tração ASR, o assistente ativo de frenagem e a distribuição eletrônica de força de frenagem EBD aumentam ainda mais a segurança e o conforto ao volante.

Já o sistema eletrônico de tração facilita as ações de arrancar e acelerar ao frear as rodas de um lado do veículo e evitar a derrapagem. Até mesmo em terrenos difíceis, como em uma descida íngreme, o regulador de velocidade em descidas DSR permite definir uma velocidade e mantê-la com o auxílio do acionamento dos freios, dentro das limitações da física.

Ficha técnica

  • Motor: diesel, dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 2.298 cm3; 16V, biturbo, 85 x 101,3 mm, 15,4:1, 190 cv a 3.750 rpm, 45,9 mkgf
  • entre 1.500 e 2.500 rpm
  • Cilindrada (cm3): 2298
  • Potência (cv): 190 (Diesel)
  • Torque (kgmf): 45.8 (Diesel)
  • Câmbio: automático de 7 marchas.
  • Suspensão Dianteira: Suspensão de braços sobrepostos, molas helicoidais, amortecedores a gás, estabilizador
  • Suspensão Traseira: Eixo traseiro Eixo traseiro multibraço parcialmente rígido, molas helicoidais, amortecedores a gás, estabilizador
  • Freio Dianteiro: disco ventilado.
  • Freio Traseiro: disco ventilado.
  • Altura: 1.819 m
  • Largura: 1.92 m
  • Comprimento: 5.34 m
  • Entre Eixos: 3.15 m
  • Peso: 2234 kg
  • Tanque (l): 73 litros
  • Porta Malas (l): 1016 litros
  • Ocupantes: 5
  • Portas: 4

Referência:
– https://carrosfichatecnica.com.br/mercedes-classe-x-2018-2019-preco-ficha-tecnica-fotos/
– https://quatrorodas.abril.com.br/testes/mercedes-benz-classe-x-brilhando-na-lama/

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?